Os Lusíadas

Annali.Rocha 31/08/2022

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Amanda 14/08/2022

Comecei a ler "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões para uma disciplina da faculdade sobre Literatura Portuguesa. Achei que a obra é escrita de maneira muito bela, porém achei de difícil interpretação. Talvez devido a época em que foi escrito. Certas partes compreendi a referência, como Ouriques, por exemplo. Mas recomendo. É realmente um clássico!

Larissa 24/07/2022

A leitura não me fixou, mesmo as rimas sendo legais. Quando eu lia, depois de um determinado tempo, esquecia o que tinha lido. É legal por falar sobre a história de Portugal e por misturar figuras mitológicas de várias culturas.

Rulian1 15/07/2022

Assim, eu só comecei a entender algo na página 37 "o início de tudo", e depois da página 50 e alguma coisa parei de entender.

Gabs 19/06/2022

foi ate ok, nao foi tao ruim quanto eu esperava e no final ate que eu gostei. li por causa da escola

Audra 16/06/2022

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Beca 06/06/2022

Edição maravilhosa!!
Grande parte da avaliação foi em razão da editora que tornou uma leitura que prometia ser complicada em uma imersão em Portugal de 1500 e na mente de Camões!

Logo de início tem-se uma orientação de como fazer a leitura e um resumo sobre o tema e os objetivos da obra - inclusive, as circunstâncias nas quais ele foi escrita e publicada.

Acompanhar isso foi bem legal! Houve alguns cortes de estrofes e isso facilita a leitura de uma leitora despretensiosa como eu. Mas, no geral, é um livro bem completo!
Letícia_FORS 24/07/2023minha estante
Olá! Essa versão é uma adaptação confiável? Poderia me informar, por favor?

Beca 24/07/2023minha estante
Então, Letícia, até onde eu sei é sim. A editora é muito boa e não percebi nenhuma alteração em relação ao poema original!

Letícia_FORS 25/07/2023minha estante
Muito obrigada pela informação!

Danielle665 28/05/2022

Era o que eu esperava. Ele conta alguns dos contos de Camões, achei bem explicativo e é relativamente legal. Confesso que achei que seria até mais chato, mas não foi. Como li ele para a escola, li meio na obrigação então foi bem chato.

Ana Luiza 15/05/2022

É muito bonito
A forma que Camões escreve é linda, e na maior parte do tempo fui obrigada a ler em voz alta para ouvir os versos.
Foi meu primeiro contato com texto versado, talvez tenha escolhido o livro errado para começar, na maior parte do tempo eu não entendi nada, me faltou bagagem para entender as referências (principalmente da história de portugal) e as notas de rodapé pouco me ajudaram (já que não possuíam sinalização no texto, eu até esquecia da existência delas, outras vezes achava uma palavra diferente e não possuía o significado na nota).
Pretendo estudar mais para reler e aproveitar o livro da melhor forma possível.

Milena.Laurenti 15/05/2022

bom pela experiência, mas bem tediante
deus que me livre que livro chato caras, só não dei menos estrelas pq né é camões. Se você é apreciador da literatura clássica e gostaria de experimentar uma leitura da escola classicista, é uma experiência legal, massss, se vc quer uma leitura para tirar o tédio, não. Faça. Isso.

Marília 03/05/2022

É muito interessante ver a história das grandes navegações cantada em poesia. Pena que quase não fala do Brasil.

Rodrigo Secolin 22/04/2022

Clássico e fundação da literatura portuguesa
Os lusíadas, de Luis de Camões é, sem dúvida, uma obra prima da literatura. Eu digo isto não pela história em si, a qual é a viagem de Vasco da Gama pelo Cabo da Boa Esperança a fim de alcançar as Índias pelo mar, mas pela estrutura da narração épica: são 1.102 estrofes, todas escritas em oito versos e rimadas na forma abababcc. Além disso, todos os 8.816 versos são decassílabos, ou seja, todos têm dez sílabas poéticas. É impressionante, comparável a contos épicos como A Ilíada e Odisséia de Homero (século VIII a.C.).
A história é ótima. Quem lê este livro dificilmente irá esquecer seus personagens famosos como o próprio Vasco da Gama, o velho do Restelo, o gigante Adamastor, os deuses Vênus e Marte, Baco e Netuno. Falando de deuses gregos, é interessante notar que o livro apresenta um mistura de mitologia grega e um catolicismo fervoroso, sendo que a combinação dos dois gera uma narração extremamente rica de possibilidades, as quais Camões soube aproveitar. Realmente é um livro para ser lido em total momento de inspiração.

Henriques Chacôto 15/03/2022

Os Lusiadas
Uma obra espetacular.
Epopeia clássica escrita em "in media res" (ou seja começa no meio da ação)
Diferente de "A Odisseia" de Homero, que conta a viagem de Ulisses (elogia o povo grego), e de "A Eneida" de Virgílio, que conta a história de Eneidas (elogia o povo romano), os "Os Lusíadas" contam a história da viagem de Vasco da Gama até á Índia, através de um herói coletivo, ou seja o povo português.

A obra é dividida em vários planos que são eles o:
- Plano da Viagem;
- Plano dos Deuses ou Maravilhoso;
- Plano da História de Portugal;
- Plano do poeta;

Marcos.Juciede 06/03/2022

Premissa interessante
Esse livro é bom, mas a versão em prosa, em verso é bastante difícil de compreensão, mais é uma aventura muito divertida. Eu li para a escola.