O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Joseane 10/04/2024

Gostaria de ter lido antes. Mas sou grata por ter lido essa célebre obra machadiana. Já li Memórias Póstumas de Brás Cubas e agora O Alienista. Acho que o próximo será Dom Casmurro.

Natalia 10/04/2024

O alienista
Um médico que pauta suas escolhas da vida na ciência, até a escolha de sua esposa. Ele resolve abrir um hospício, como era chamado na época, e logo começa a internar varia pessoas que aparentemente tinham indícios de loucura, mas logo passa a internar pessoas por motivos banais, como inveja, bajulação e outras.

Esse livro é repleto de ironias, humor e sarcasmo , o que torna a história leve, divertida e muito envolvente para o leitor. Tudo isso te ajuda a enxergar a crítica do autor aos seguidores quase religiosos do cientificismo ou de qualquer outra corrente de pensamento, como a religião, o trabalho e as celebridades, por exemplo.

Afinal, é possível transformar qualquer coisa ou paixão num culto obsessivo. Por isso, acredito que a principal lição desse livro é que não podemos transformar a nossa vida a um único tema, simplificando-a e reduzindo-a a uma forma restrita de enxergar o mundo.

Além disso, com essa leitura você me questiona: o que é a loucura? Até onde vai a sanidade? Porque essas são algumas das perguntas que o próprio Dr. Bacamarte parece se fazer. Ah! E o final é inacreditável! Com um uma reviravolta incrível ?

iarakessia 09/04/2024

Será que ele é doido mesmo?
Essa história é muito boa e reflexiva. Quanta criatividade para criar uma cidade em que um psiquiatra (alienista) consegue colocar todo mundo que quisesse num hospício (casa verde)?! o final foi ótimo!!!!

Gui--no--meio--do--caminho 09/04/2024

Dr. Simão Bacamart, tão interessado pela mente humana, decide internar aqueles que ele julga vítimas da loucura e a partir daí, quanto mais ele vai analisando e investigando e esmiuçando a mente humana, o comportamento, mais ele e o leitor vão se surpreendendo o quanto nós vivemos em um mundo de loucos, pois sobreviver é uma sandice.
A ciência tudo justifica, quando não quem defina o que é ciência ou não.
É o meu preferido do Machado, pra mim aqui ele mostra todo o poder do seu sarcasmo. Fico imaginando o Machado vivendo depois da metade do século vinte, o que ele poderia ter produzido em uma época não tão carola quando a que ele vivia.

Joyce 08/04/2024

Como já esperado de Machado de Assis, temos críticas sociais em doses sarcásticas. Achei muito interessante o enredo, e como Assis critica a obsessão de Bacamarte pela ciência, o qual acredita que tudo pode ser explicado por esta, o que nos faz pensar até onde uma pessoa vai por aquilo que acredita cegamente. Fiquei pensando ao longo da leitura: alguém realmente tem o 'perfeito equilíbrio mental e moral'?

Enfim, é possível perceber ao longo da narrativa que o próprio alienista vai se tornando o alienado, mas ele se internar na Casa Verde deixa tudo ainda mais intrigante.

Radmila.Ribeiro 08/04/2024

Amo o alienista, não é a primeira vez que leio e provavelmente não será a última. "O terror também é pau da loucura".

Tita 07/04/2024

Loucura, loucura, loucura?
Por ser um clássico achei que eu não iria conseguir da sequência a leitura, mas eu me envolvi desde o começo coma história. Amei a leitura e os personagem. Como diz o ditado ? "De médico e louco todo mundo tem um pouco"

?O médico concluiu que o normal era ser desequilibrado de vez em quando, e o louco era ser equilibrado o tempo todo.?

Nicolly392 07/04/2024

Doidão
Tá aí um conto doidão do Machadão, foi deveras interessante! Ouvi o audiobook pela audible, tá ótimo.

Elizabeth 07/04/2024

Conto
Rápido, um pouco confuso, bem alienista, sendo alienista. Bom da cabeça quem será? O alienista é quem vai saber...

Jubookstan 06/04/2024

Clássico incrível
Assim como todas as obras de Machado de Assis, essa é incrível, por ser um clássico eu acreditei que não ia me prender tanto, mas você fica envolvido com a trama dos acontecimentos, como ele retrata a loucura, como ele vai classificando as pessoas, analisando elas, nos fazendo refletir sobre uma série de assuntos, como a eletrização do conhecimento e como ela manipula e afeta a sociedade, ele próprio é uma personificação disso, fico abismada e completamente extasiada com o final, onde o escritor simplesmente muda todo o nosso pensamento, obra incrível e com rápida leitura, super indico.

Franciele 03/04/2024

Alienação
Qualquer pessoa poderia se encaixar no diagnóstico do Dr. Bacamarte? A loucura é um estado patológico ou social? Pode o alienista ser um alienado? Afinal de contas, quem determina, através de comportamentos, os limites da loucura senão a sociedade em que se está inserida?
Alan.Oliveira 03/04/2024minha estante
????
Eu adoro esse livro

Alice197 03/04/2024

O alienista
Um dos melhores livros de Machado de Assis!! A leitura é pequena e te prende do início ao fim. O plot final é inesperado.

duda 02/04/2024

"A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente."

eududact 02/04/2024

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Essa história fala sobre um médico chamado Simão Becamarte, que está estudando a mente humana (do conceito de loucura)
A linguagem é coloquial, o que torna um pouco difícil a compreensão, mas você consegue entender ao decorrer do texto.
O livro é bom. Confesso que não estava colocando expectativas, pois li para um trabalho de escola. Entretanto, o jeito como Machado de Assis coloca as emoções de Simão Becamarte e a D.Evastade (esposa dele) é interessante dr se ver. Você fica curioso para saber o que acontece com os loucos que ele interna no hospício que ele cria (Casa Verde).
O final é a melhor parte do livro. Eu pulei algumas partes porque fui ler de madrugada e tinha prova no mesmo dia, então alguns acontecimentos foram confusos pra mim. Enfim, 10/10, talvez eu até leia outros livros dele.