O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Eliza.Beth 09/08/2020

Primeiro contato com Machado de Assis
Gostei bastante do conto. Uma mistura de comédia com realismo, que apesar de ter sido escrito a muitoooosss anos atrás, me parece bastante atual.
Dei boas risadas e aproveitei para pensar um pouco sobre o conceito de loucura nos dias de hoje. Vejo semelhanças.
A escrita de Machado nem tenho oq comentar. Achei belíssima. Algumas palavras desconhecidas mas nada que um dicionário ao lado não resolva rapidamente.

Duda 09/05/2023

O alienista era o louco
Simão Bacamarte é um médico psiquiatra que após se dedicar a estudar as doenças mentais, funda um manicômio em sua cidade Itaguaí e se torna obcecado pelo estudo das patologias mentais. De tal forma, que várias pessoas são recolhidas ao manicômio pelas coisas mais banais possíveis, ao que o alienista diz que é loucura. Mais tarde, o alienista irá determinar que serão recolhidos para a Casa Verde as pessoas que possuem virtudes morais e que têm perfeito equilíbrio das faculdade mentais, soltando as que antes eram consideradas loucas por fazerem coisas incomuns.

Já na introdução desta edição, ficamos sabendo que o livro é uma crítica ao cientificismo da época. Uma ironia de Machado a toda essa ideia de que a ciência é única detentora da razão (o que na verdade não é bem assim). Pra mim, o louco era o alienista, que de tão obcecado pelo estudo da loucura, já não sabia mais qual era a definição de louco. Se os que são lúcidos ou os que são loucos mesmo.

Flavia.Santana 01/04/2021

09/2021 O Alienista - Machado de Assis
O que é a loucura? E será que ela tem cura?

O texto foi publicado pela primeira vez, dividido em capítulos semanais, em uma revista da época chamada "A estação", de outubro de 1881 a março de 1882 e mais tarde entrou para uma coletânea de contos chamada Papéis avulsos.

O texto é divertido e leve apesar do tema pesado que trata, nos fazendo pensar que o autor previu o holocausto brasileiro.
Alienista era o psiquiatra, era o especialista em doenças mentais e portanto tratava dos alienados mentais.
Vai discutir a questão "O que é exatamente a loucura? Como se determina quem é louco e quem é normal? Qual o parâmetro e quem é que determina isso? E como vai separar quem é louco de quem é excêntrico? Se o indivíduo age de forma diferente das demais ela já poderia ser reclusa e trancafiadas num manicômio ou numa casa de orates?

No século XIX era muito comum, por exemplo, que mulheres, mocinhas que não se encaixassem às normas sociais fossem enviadas aos conventos ou, muitas vezes, para manicômios. Ou qualquer pessoa com algum "desvio de conduta" na época fosse retirada de circulação.
Com a valorização da ciência nesse período, foi permitido que pessoas fossem "estudadas" enquanto se encontravam trancafiadas e é nesse cenário que ocorre a história.
O Alienista é o Dr Bacamarte, um homem rico, bem sucedido, que estudou e atuou por muito tempo fora do Brasil e agora está de volta a Itaguaí com um projeto ousado que é inaugurar um hospital psiquiatrico. Suas buscas vão mexer com o dia a dia da cidade e causar certo desconforto.
Tratando de Machado de Assis sabemos que é recheado de ironias, críticas e até mesmo diversão. Nos leva a pensar sobre o conhecimento da mente, como é difícil estudar a mente humana e refletir sobre ética, humanidade e ciência.

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Bem-Vindo À Casa Verde
O Alienista" é uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis. Considerada ora conto ora novela, seu destaque fica por conta do humor mordaz apresentado através de uma bem azeitada crítica sócio-política além da caprichada análise de personagens.

Lançado em livro 1882, o texto faz parte do livro "Papéis Avulsos", porém, no ano anterior ele já fora lançado em folhetins na revista "Estação". Hoje em dia, por conta de seu sucesso e importância, é frequentemente encontrado em edição avulsa.

Sua história remonta ao Brasil Colonial. Em Itaguaí, uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro, Simão Bacamarte, um alienista ou psiquiatra, resolve traçar a fronteira entre o normal e o anormal na mente humana. Fundador do hospício "Casa Verde", pretende abastecê-lo de cobaias que julgue dignas de tomar parte de sua pesquisa. Portanto, a meia dúzia de loucos, reúne uma horda que vai desde o vaidoso e o bajulador até a supersticiosa e a indecisa. Está armada a confusão e muita água vai passar por debaixo da ponte antes da cidade "voltar a ordem".

Nesse conto, Machado desmistifica o erudito, chama a atenção para a "relatividade" da ciência e ele mal poderia imaginar a dimensão que essa palavra alcançaria no século XX, a medida que na ocasião, Einstein ainda usava fraldas... Revela também, uma visão sarcástica contra a mentalidade cientificista vigente, norteada pelo Naturalismo, de quem o escritor era um conhecido detrator.

Em poucas páginas, distribuídas em treze capítulos, eis uma bem humorada leitura. Só resta um aviso: cuidado com Bacamarte, foi com dificuldade que consegui escapar do seu hospício...

esparramalho 05/06/2021

Machado sendo Machado (ou seja, incrível)
Esse livro é trágico e cômico. A estória é contada com base numa lenda sobre o Dr. Bacamarte em Itaguaí, o qual cria a Casa Verde e põe lá o que ele trata como loucura. Tudo é medido pelo que foge ao que ele considera senso comum. O papel do barbeiro na história me fez refletir muito sobre o crescimento político do nosso atual presidente.

João 31/03/2021

Adorei.
Machado

Carolina 20/01/2021

Acho Que podemos chamar este livro de conto ou mini novela.
Ele narra, de maneira leve e divertida, a história de um alienista e seus estudos sobre a loucura.
Mas, o que é loucura? E quem são os loucos?

Bruna 19/11/2022

De perto ninguém é normal
Um conto curioso e provocativo de Machado de Assis, sobre um médico que abre um hospício e pretende usar toda sua astúcia e brilhante currículo para curar o mal da sociedade: a loucura.

Um conto relativamente curto, provocativo e interessante mas que, na versão que eu li, um português de início do século 20, o que tira um pouco da fluidez. Demorei para engatar, mas valeu a pena.

Ju Nancy 26/04/2022

O alienista
Mais um livro de Machado lido e que tem uma história incrível, eu amei o personagem e cada crítica que ele faz.

Larissa Guimarães 02/03/2021

Brilhante! Uma história cheia de contradições que trás muitas reflexões contemporâneas - fiquei durante todo o texto relacionando a história com a trajetória da luta anti manicomial bem como os estigmas colocados às pessoas "loucas".

Sabrina758 02/05/2022

A ciência de um homem só. Retratando abuso de poder, saúde mental, patologização e corrupção, em O Alienista, Machado vai questionar sobre o que, de fato, é normal e patológico. O conto reflete bastante sobre figuras autoritárias e em como é prejudicial que uma pessoa só retenha tanto poder, e a banalização de vidas, causando muito mais transtornos em toda a comunidade de Itaguaí do que os benefícios a que se propõe. Infelizmente, ainda retrata muito o cenário atual da saúde mental. Contudo, falando agora sobre o livro em si, não sei se foi a edição que escolhi, mas foi bastante cansativo e me vi perdendo o raciocínio e postergando a leitura em vários momentos, mesmo sendo tão curtinho. Vale conferir pela temática e a forma como foi trabalhada a crítica (é Machado, né?!), mas talvez seja melhor procurar uma outra edição com uma linguagem mais simples.
Iara Caroline 03/05/2022minha estante
adorei a resenha, muito bem colocado

William LGZ 28/03/2022

Excelente texto, porém não me conectei à trama
Este é um livro que eu li com imensas expectativas, por ter amado todas as outras obras de Machado de Assis que consumi anteriormente e adorado a sinopse desta, mas a minha experiência lendo foi bem sofrível.

Eu realmente não entendi muito bem porque foi tão entendiante e confuso para mim acompanhar e interpretar a história de O Alienista, eu suponho que o principal motivo tenha sido por causa dos personagens que não me geraram nenhuma conexão. Eu estava lendo uma trama que eu já tinha uma ideia de como se seguiria, nada realmente me surpreendeu e ainda por cima não me importei com os destinos de ninguém porque não me afeiçoei à nenhuma figura.

Porém, essa é uma novela que traz um texto de alta excelência e a mensagem que passa é realmente fascinante. Eu a recomendo para quem gosta de clássicos pois acho que, algum dia, eu possa relê-la e achá-la muito mais brilhante do que hoje.

E avalio, levando tudo isso em conta, como uma leitura 3 estrelas; com dor no coração ao fazer isto, mas apenas assim condizendo com meus sentimentos e pensamentos a respeito dela.

Belinha 30/03/2022

O alienista
A historia se passa no ano de 1800 e fala sobre um médico de Alienados(Sinônimo de maluco nos tempos antigos), ele se chama Dr. Simão Bacamarte, um médico que depois de passar muito tempo fora do Brasil resolve voltar pra sua cidade natal, querendo inaugurar um tipo de sistema moderno voltado ao tratamento da loucura. Ele abre um hospital para tratar as pessoas que tem algum transtorno psicológico. Eu nunca tinha lido antes uma historia de Machado de Assis. Eu gostei bastante.

Lilies_. 22/12/2022

A crítica a ciência
Mais uma leitura de Machado concluída. Um conto fácil e rápido de ler, ao decorrer da história iremos acompanhar como um médico que dedicou sua vida a saúde ligada mentalmente aos seres vivos acabou se tornando um igual aos seus pacientes. O alinista nos faz pensar que tem certas coisas que a ciência não pode alcançar, podendo causar mais problemas do que soluções óbvias. Afinal, todo mundo tem uma porcentagem de loucura, não é mesmo?