O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

jusousan 24/04/2021

O Alienista
O conto (ou seria novela?) de Machado me surpreendeu ainda no começo. A obra é apresentada por meio de uma ótima crítica sócio-política.

O alienista trata dos limites da insanidade e da razão. Nessa obra, Machado aborda sobre a estrutura de poder e o ponto central da escrita é a crítica feita ao cientificismo tão comum à época.

Cheia de muita ironia e sarcasmo e, também, de personagens bem construídos, desfrutamos de poucas páginas de algo bem estruturado.

Uma leitura que recomendo bastante.

Larissa Guimarães 02/03/2021

Brilhante! Uma história cheia de contradições que trás muitas reflexões contemporâneas - fiquei durante todo o texto relacionando a história com a trajetória da luta anti manicomial bem como os estigmas colocados às pessoas "loucas".

esparramalho 05/06/2021

Machado sendo Machado (ou seja, incrível)
Esse livro é trágico e cômico. A estória é contada com base numa lenda sobre o Dr. Bacamarte em Itaguaí, o qual cria a Casa Verde e põe lá o que ele trata como loucura. Tudo é medido pelo que foge ao que ele considera senso comum. O papel do barbeiro na história me fez refletir muito sobre o crescimento político do nosso atual presidente.

Bruna 19/11/2022

De perto ninguém é normal
Um conto curioso e provocativo de Machado de Assis, sobre um médico que abre um hospício e pretende usar toda sua astúcia e brilhante currículo para curar o mal da sociedade: a loucura.

Um conto relativamente curto, provocativo e interessante mas que, na versão que eu li, um português de início do século 20, o que tira um pouco da fluidez. Demorei para engatar, mas valeu a pena.

Rafael Gonçalves 25/10/2020

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Primeiro contato com Machado de Assis depois de uma experiência não tão bem sucedida durante o ensino médio. Essa novela te prende desde o início, quando o Dr. Simão Bacamarte faz de tudo para explorar os limites do que é sanidade e do que é loucura em Itaguaí, levando a cidade a própria insanidade para realização de seus experimentos científicos. A edição da Antofágica conta com ilustrações do Portinari, texto de apresentação e posfácios que henriquecem a obra. Feliz por ter dado uma nova chance a Machadão, ansioso pela minha próxima leitura do autor.

Bruna 12/05/2021

A linguagem do livro não é a mais fácil, porem fica clara a discursão super importante sobre a saude mental e a nossa visão sobre ela.

Belinha 30/03/2022

O alienista
A historia se passa no ano de 1800 e fala sobre um médico de Alienados(Sinônimo de maluco nos tempos antigos), ele se chama Dr. Simão Bacamarte, um médico que depois de passar muito tempo fora do Brasil resolve voltar pra sua cidade natal, querendo inaugurar um tipo de sistema moderno voltado ao tratamento da loucura. Ele abre um hospital para tratar as pessoas que tem algum transtorno psicológico. Eu nunca tinha lido antes uma historia de Machado de Assis. Eu gostei bastante.

Nicolas 07/09/2021

Plus ultra

Como todo clássico, a escrita é difícil. Então, até se acostumar com ela pode demorar. Mas o livro em si é bom pra passar o tempo. Confesso que esperava mais por ser um clássico de Machado

drygo 29/10/2020

Alienista vs. Alienado
Gostei da indagação da filósofa Daniela Lima "quem nos afirma que o alienado não é o alienista?" , pois desde o nascimento da Casa Verde e o crescente número de pacientes, suspeitei do alienista em procurar e ver a loucura em todos, até mesmo no menor ato que contrariasse seu pensar, mas não olhava para si.
Desperta. Despertou e descobriu que ele era também material de estudo, não passava também de um alienado.
Refletindo sobre o texto é possível fazer uma leitura curiosa do humano e sua atitude"alienista" de enxergar em tudo alienados, mas não assume ser um também.

Dani 31/10/2020

Interessante mas poderia ser melhor
O livro aborda sobre a loucura oque seria a loucura, quem é realmente louco, uma temática interessante ainda mais na época em que se sabia muito pouco sobre isso.
Apesar de ter um potencial interessante o livro deixou a desejar se tornando uma leitura cansativa mesmo que o livro não tenha nem 70 páginas, o final é reflexivo e a história é boa mas a escrita não me despertou interesse.
Sthefani Hilário 03/11/2020minha estante
falta dez páginas pra mim, to quase lá

Lilies_. 22/12/2022

A crítica a ciência
Mais uma leitura de Machado concluída. Um conto fácil e rápido de ler, ao decorrer da história iremos acompanhar como um médico que dedicou sua vida a saúde ligada mentalmente aos seres vivos acabou se tornando um igual aos seus pacientes. O alinista nos faz pensar que tem certas coisas que a ciência não pode alcançar, podendo causar mais problemas do que soluções óbvias. Afinal, todo mundo tem uma porcentagem de loucura, não é mesmo?

Ju Nancy 26/04/2022

O alienista
Mais um livro de Machado lido e que tem uma história incrível, eu amei o personagem e cada crítica que ele faz.

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Bem-Vindo À Casa Verde
O Alienista" é uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis. Considerada ora conto ora novela, seu destaque fica por conta do humor mordaz apresentado através de uma bem azeitada crítica sócio-política além da caprichada análise de personagens.

Lançado em livro 1882, o texto faz parte do livro "Papéis Avulsos", porém, no ano anterior ele já fora lançado em folhetins na revista "Estação". Hoje em dia, por conta de seu sucesso e importância, é frequentemente encontrado em edição avulsa.

Sua história remonta ao Brasil Colonial. Em Itaguaí, uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro, Simão Bacamarte, um alienista ou psiquiatra, resolve traçar a fronteira entre o normal e o anormal na mente humana. Fundador do hospício "Casa Verde", pretende abastecê-lo de cobaias que julgue dignas de tomar parte de sua pesquisa. Portanto, a meia dúzia de loucos, reúne uma horda que vai desde o vaidoso e o bajulador até a supersticiosa e a indecisa. Está armada a confusão e muita água vai passar por debaixo da ponte antes da cidade "voltar a ordem".

Nesse conto, Machado desmistifica o erudito, chama a atenção para a "relatividade" da ciência e ele mal poderia imaginar a dimensão que essa palavra alcançaria no século XX, a medida que na ocasião, Einstein ainda usava fraldas... Revela também, uma visão sarcástica contra a mentalidade cientificista vigente, norteada pelo Naturalismo, de quem o escritor era um conhecido detrator.

Em poucas páginas, distribuídas em treze capítulos, eis uma bem humorada leitura. Só resta um aviso: cuidado com Bacamarte, foi com dificuldade que consegui escapar do seu hospício...

Laviny277353 24/07/2022

"Quem diria que meia dúzia de lunáticos..."
[24/07/2022]
Primeira vez que leio Machado de Assis.
Achei a maneira como ele escreve extremamente bela, mas por ser tão floriada e com várias palavras que eu não conhecia, acabou por não conseguir me fazer adentrar tanto na história.
Uma coisa que aprendi com esse livro é que se olhar de perto todos nós temos algum nível de loucura. O alienista só veio perceber isso no final e deu no que deu kkkkkkkkkkk. Engraçado e ao mesmo tempo trágico ??