O Alienista

O Alienista Stephenie Meyer

Resenhas - O Alienista

Etiene ~ @antologiapessoal 29/03/2021

?Quem nos afirma que o alienado não é o alienista??

Como é forte essa atemporalidade de um livro clássico, viu? Para mim, nessa leitura isso ficou tão claro! A história do médico que decide descobrir e rotular o que seria ?o perfeito equilíbrio das faculdades mentais? e pôr no hospício primeiro os mentecaptos e depois os tidos equilibrados - pois são a minoria na cidade/e é essa uma nova experiência científica -, vem brincar com nosso senso de normalidade, não acham? Simão Bacamarte tanto procurou responder e preencher as lacunas do convívio e do nivelamento sociais que chegou a questionar a própria sanidade.

O que é ser equilibrado?
Quem determina o que é normal e anormal?
Existe cura para nossas diferenças?

Irônico e levemente ácido, Machado se infiltra na realidade atual e provoca os mesmissimos questionamentos feitos lá em 1881 para nós em 2021.

NÓS somos os projetados, os comparados, os massificados, os coisificados. As mesmas roupas para todos, os mesmos tons de maquiagem, os mesmos cabelos, os mesmos corpos. A mesma postura em relação a uma opinião: defender o que se acredita é raro. (E, cuidado, você pode ser cancelado!) Quanto mais destoantes somos, mais marginalizados ficamos.

Eu pergunto: num mundo de normalizados, quem é o louco?

Machado me fez perceber que somos todos ?meio doudos?, afinal. Que ser normal é uma loucura, que é loucura ser normal.

Talvez essa resenha seja mais um amontoado de perguntas do que um texto propriamente dito. Nem creio que eu tenha ao menos algumas dessas respostas. Mas deixo com vocês as mesmas questões que essa leitura me provocou ao finalizá-la.

Seria a loucura um lugar? Se sim, onde está a sua loucura?

Francisco240 28/01/2023

Finalmente li algo de Machadão que eu gostei
Uma novela rápida, porém com o teor crítico bem aprofundado unido com uma metalinguagem levando o leitor a refletir sobre como o ponto de vista ao ser mudado altera totalmente a perspectiva ? que está sendo colocado em questão.
?Segundo Michael Foucault, a loucura não pode ser encontrado em seu ?estado selvagem?, só existe em uma sociedade. Ou seja, ao contrário do que possa parecer, a loucura não é constituída em um lugar fora da sociedade, ou mesmo a sua margem, ?? Mais em seu interior mais profundo. São os discursos Morais, os discursos científicos, os discursos religiosos, os discursos judiciais, os discursos governamentais interiores a uma sociedade que determina o nascimento do louco.?
-DANIELA LIMA

Kely 21/08/2021

Uma crítica social muito inteligente
Neste livro, Machado de Assis faz uma crítica social em formato de conto, trazendo sua ironia genial, que nos faz refletir sobre a sociedade e o comportamento humano.

Josiastds 11/04/2023

Machado de Assis
No geral eu gostei, só que a linguagem é difícil... no futuro, tomará mais próximo, comece a ler os três que tenho. Primeiro de muitos!!!

Nathane6 27/08/2020

Perfeito
Até que ponto estamos aptos a afirmar o que é normal ou não? É a grande questão que o Dr. Bacamarte vai de encontro nesse livrinho. Com muito humor e reviravoltas no estilo machadiano, essa história se tornou uma das minhas favoritas. De médico e louco todo mundo tem um pouco.

robert 19/07/2022

Afinal o que é a loucura?
Como definimos quais ideias, atos e falas são devaneios e quais são "normais"? É possível medir e definir a loucura em sua totalidade? Essa é uma novela muito interessante e que chega a um final que, apesar de esperado pelo leitor que vos escreve, foi extremamente bem idealizado.

Cosme 10/03/2023

Das sandices de Machado
O Alienista é um conto que mexe com o leitor e consegue deixá-lo curioso, irritado e aí mesmo tempo admirado com a trajetória de Simão Bacamarte. Um dos melhores textos de Machado e o personagem que mais me deu raiva :/

Emily629 10/05/2022

o alienado seria o alienista?
Leitura de clássico não é meu ponto forte, mas esse foi um livro muito bom de ler e que me fez parar e refletir muitas vezes.
Apesar de pequeno, o livro tem uma história muito interessante e que se desenrola de forma que te instiga a descobrir o próximo acontecimento.
Thais645 10/05/2022minha estante
Falou tudo.

LetAcias 11/06/2022

Bom, mas um pouco confuso
A obra usa palavras difíceis, mas é normal por ter sido escrita há mais de 100 anos. Li a versão em quadrinhos e acho que precisarei reler. Apesar disso, é uma história interessante e tem um final digno de loucos, uma insânia!

Marcos Wlrich 26/04/2021

Uma crítica social
Este livro inaugura a fase realista de Machado de Assis e apresenta diversas características que o escritor apresentará a partir de então em suas futuras obras, tais como a análise psicológica e a crítica social.

Cleidiane.Oliveira 31/01/2021

O alienista
Após o término da leitura, concluo que a mente humana é lugar de ninguém e habitação da complexidade. Ninguém jamais a conhecerá de verdade.

Emmily 08/06/2023

Minha primeira leitura de machado de Assis, achei entediante, um pouco fraco o enredo. Mas a história foi interessante, bem escrita. Foi uma leitura mais ou menos, digamos assim. Demorei mais que o necessário pra terminar, pois não me prendeu, mas teve umas frases boas e bem filosóficas.

Salino 04/12/2021

Reflexivo
Machado de Assis encanta com sua forma de escrita. Achei impressionante o desfecho da história - como nos leva a refletir acerca do que é são ou não. É crucial a leitura de autores nacionais, pois nos levam a conhecer a geografia e aspectos conhecidos de um país que pouco lê.

catolvz 05/12/2021

Se todos tem a mente sã, o louco está aqui a julgar.
Gostei muito da forma em que a história discorre rápido e prende a nossa atenção, nos deixando curiosos acerca da loucura em Itaguaí.
O que mais me atraí no Machado de Assis é o realismo e a ironia dos livros dele.
Gosto principalmente do pensamento final. Louco não é quem tem desvio de conduta ou quem não tem um desvio de conduta, louco é quem se julga são em meio a tanta loucura.