O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Ingrid 04/08/2020

uma novela divertida demais para se ler, mas como tudo do machadinho, tem um "q" de crítica social. bom demais. uma leitura rápida e boa para quem está em uma ressaca literária - para quem não está também.

Juju 24/03/2021

Obra crítica
Machado de Assis se tornou uma paixão minha, principalmente pela maneira fluida com que ele transcorre críticas em seus livros. Nesse caso, temos uma forte crítica à ciência, que me levantou uma questão interessante no decorrer da história: quem são os loucos??
Não é minha obra favorita dele (ainda prefiro Dom Casmurro) mas gostei bastante também.
A Ilusionista 24/03/2021minha estante
Aaaaaa amo esse livro!!

Iara Caroline 02/05/2022

Leiturinha rápida e afins
Essa edição é basicamente feita para pessoas leigas e burras, que é o meu caso então eu adorei.

Começando o mês de literatura brasileira por aqui :)

Raul 18/09/2020

A Insanidade Coletiva ou a Individual, Apenas
É indiscutível o quanto Machado de Assis é fabuloso! O Alienista trás tanto aspectos de organização social da época, quanto expressa as relações sociais. É possível identificar a crítica clara de que aqueles que se desviam dos padrões impostos devam ser excluídos. O humor do exagero e da sátira, colocando em um sanatório mais gente dentro do que fora! Leitura essencial!

junaufel 10/09/2020

Meu primeiro contato com o autor foi este ano com a obra Dom Casmurro. Fiquei encantada com os dois!
O autor consegue realizar suas críticas sociais usando a dose certa de ironia, sarcasmo e humor.
A escrita do autor é simplesmente grandiosa!
Indico a leitura.

alitzah 10/09/2021

o alienista é interessante
a história chama bastante atenção, mas o livro não me prendeu. não consegui sentir o livro e me conectar ele, também não esperava um supersuper plot, mas anyways
é bonzinho sim

queimando.e.ressignificando 07/09/2021

Loucura?
Uma obra que faz refletirmos sobre a loucura, sanidade e os limites da ciência. Bem como, Machado traz críticas acidas e completas ilustrações, vê-se um paralelo a corrupção que corrói a unidade social até hoje.

Afinal, quem é normal?

fã de Raya unicórnio intergaláctico 13/05/2022

Foda
Esse com certeza é um livro que deveria virar um filme. Ele tem uma história curta, mas muitíssimo intrigante. Todos os personagens (sem exceção) são cativantes, e com uma bagagem enorme para serem mais explorados dentro de uma narrativa de filme. Aqui no livro tá perfeito! Como o livro é curto, o Machado conseguiu explorar de forma que todos apareçam o tanto que sua carga dramática precisa ter para mover a narrativa.
Helton.Alexandre 13/05/2022minha estante
Se não me engano, tem uma adaptação em minissérie

LUIZ 13/05/2022minha estante
Doido pra ler, mas tenho receio de não entender a linguagem já que se trata de um clássico...

fã de Raya unicórnio intergaláctico 13/05/2022minha estante
A linguagem é bem simples comparada aos outros livros

gabriela 31/03/2021

Primeiro contato completo com Machado
Eu falhei em tentar ler Machado de Assis quando tinha 14 anos, abri Dom Casmurro, mas não tinha entendido nada. Agora com mais experiência e bagagem consegui terminar minha primeira leitura do autor, e eu gostei bastante.
Aqui acompanhamos Simão Bacamarte durante uma trajetória um tanto quanto insana, e vemos uma dura crítica do autor em relação ao perfeito estado das faculdades mentais e da loucura. A grande dúvida do que separa um ser humano normal de um ser humano louco, pelo menos o que nós como sociedade consideramos loucura, e a loucura não existe sem a sociedade.
A escrita de Machado é repleta de referências riquissimas, ele é ironico, crítico e muito sagaz no que quer pontuar durante a narrativa, me surpreendi pela construção de personagens e da ambientação. Por vezes me deparei com algumas palavras e alguns termos completamente desconhecidos por mim, mas graças a essa edição da Antofágica a maioria tinha textos de apoio e explicações das referências.
E falando sobre a edição, essa daqui é belíssima, tem ilustrações lindas, comentários, textos de apoio, prefácio e pósfácio, que facilitam a leitura e te deixam mais a par de questões da época em que foi escrita. É muito importante ter esses textos de apoio, e sempre que puder dar uma olhada ao dicionário, pois assim o texto fica mais rico para o leitor.
Por fim só quero comentar que recomendo MUITO essa leitura a todos que ainda não a fizeram, e me empolguei ainda mais para ler as outras obras aclamadas de Machado, espero que em breve eu os faça.

Mateus 29/03/2021

de fora para dentro, de dentro para fora.
para além de todas as referências históricas, que demonstram a grandiosa erudição de um dos maiores gênios da literatura brasileira, o livro promove uma troca de experiências internas e externas. impele que tomemos uma outra ótica sobre o olhar que temos dos outros, assim como do que temos de nós.

Aylana Almeida 28/09/2021

Machado mais um vez provando sua maestria!
Leitura super agradável, cômico e com várias pitadas ácidas! Essa é a fórmula Machadiana para boas e épicas histórias! Gostei muito! Leitura fluida, rápida e de fácil compreensão ?

Cris 24/05/2022

Sobre o paradoxo da mente humana: Machadão, senta aqui rs!
'O Alienista' de Machado de Assis foi escrito em 1882 e traz a história de Simão Bacamarte, um respeitado psiquiatra que viajou pela Europa e chegou em Itajaí, Rio de Janeiro, onde decidiu se estabelecer, casar com a viúva Dona Evarista e abrir um consultório que mais tarde daria lugar a um manicômio chamado Casa Verde.

Com o passar dos dias, foi empenhando-se em conhecer a mente humana e conseguiu o tão esperado reconhecimento e atenção de todos os moradores, com isso, passou a ter autonomia para decidir quem era são e quem não era. Tal comoção desagradou alguns moradores e um movimento, meramente, político liderado pelo barbeiro da cidade incutiu ainda mais holofotes para o manicômio e os métodos um tanto questionadores do alienista.

No fim, após vários protestos e a certeza de que sua teoria ao analisar a mente humana não chegaria a lugar nenhum, Simão Bacamarte deu alta a todos os pacientes internados na Casa Verde e concluiu que, na realidade, o louco era ele. Assim, o alienista resolveu se trancar no local morrendo cerca de 1 ano depois.

" ? Não há remédio certo para as dores da alma."

Bem, não há muito o que se dizer sobre os mistérios da mente humana pois nada é 100% preciso, segue sendo o maior paradoxo universal. Machado de Assis novamente trouxe um tema bem discutível para a época, sem dúvidas rs! O livro a todo momento interroga a normalidade versus loucura. Também faz uma leve crítica à ciência do século XIX.

A construção da história é algo bem estruturado embora seja um conto de apenas 88 páginas. E cada uma delas discute essa linha tênue facilmente transpassada.
Quando um livro é narrado em terceira pessoa como este, temos o poder total da narrativa, sendo assim, foi possível não apenas perceber mas sentir a motivação do médico mudar, ele não mais queria apenas ajudar o ser humano a se curar de seus males, o puro e genuíno desejo foi substituído por uma obsessão extremamente perigosa e nociva culminado então em sua própria internação.

'O Alienista' acima de tudo fala de comportamentos, atitudes e interações humanas, das mais possíveis. Também faz críticas políticas, sociais e brinca com a psicologia. Revela mais uma vez o quão ácida e pungente era e ainda é a escrita de Machado de Assis.
Indico a leitura unicamente por ser um clássico da Literatura Brasileira. O vocabulário é sim um tanto complicado e nada usual, mas uma vez familiarizado com a escrita, as palavras ganham formas e interagem junto ao enredo evidenciadando por si só a riqueza do nosso idioma. ?

" ? A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um oceano."

leti 08/04/2020

Depois desse livro, até eu ccomecei a me sentir meio louca

mj4 05/04/2021

Relendo clássicos.
Uma professora da faculdade pediu para a minha turma ler essa obra machadiana, eu já a havia lido em 2019 mas senti que precisava reler para recordar toda a trajetória do Dr. Simão e os hóspedes da Casa Verde.
Apesar de ser um ótimo livro, curto, rápido e de um ótimo escritor, eu ainda acho releituras muito cansativas.

Estefania 01/04/2021

Eistein explicou a loucura como: fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Partindo desse princípio, Simão bacamarte era louco? Uns dizem que sim. Eu o digo, visionário!