O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Bia 23/06/2020

O alienista é uma obra com humor sagaz de Machado de Assis. Abordando a historia do médico Simão Bacamarte que decide abrir um sanatório, chamado de a Casa verde, conforme a história avança ele começa a colocar mais e mais pessoas com manias e estranhezas que ele considera fora do normal, de forma que no final há mais pessoas dentro da Casa Verde do que na cidade de Itaguaí. A partir desse ponto temos uma discussão do que é loucura e do que é da ordem do racional. Um conto rápido, divertido e interessante. Leitura para um dia, mas que traz temas interessantes

Léo 25/05/2021

Era o alienista um alienado?
O alienista é uma grande sátira sobre o positivismo, que nos apresenta o Dr Simão Bacamarte, e sua missão de criar um hospital psiquiátrico. Nessa missão, o alienista tenta desvendar os segredos das mentes dos ?loucos?, seus padrões e o que forma a loucura. Com isso, o Dr Bacamarte começa a tecer seus próprios critérios sobre a insanidade, e pouco a pouco recolher várias pessoas da vila de Itaguaí, que começam a se questionar os métodos e a necessidade dos estudos do alienista.

Como uma história clássica de Machado, ela é repleta críticas a pensamentos vigentes em sua época, como o cientificismo positivista. E que nos faz refletir sobre os juízos e critérios daqueles que são considerados loucos e sãos.

Mee 15/05/2022

O Alienista
Um clássico de Machado de Assis, comecei a leitura com um pé atrás, mas curiosa, pois achei a proposta da sinopse interessante, principalmente por criticar a loucura numa época em esse era um assunto delicado.
O enredo é interessante, intrigante e até mesmo maluco, contextualizando o leitor. Entretanto, é uma leitura ?massante?, com diversas palavras inutilizadas atualmente, o que, pela falta de entendimento delas, gera um ambiente questionador, ambíguo. Em diversos trechos, por não ter entendido determinada expressão, revi a mesma diversas vezes, onde em cada qual interpretava de maneira diferente.
Basicamente, é um livro que gostei ter a experiência de ler, mas que não o faria novamente. De qualquer maneira, faz uma boa metáfora à revolução francesa numa mistura de crítica aos padrões aceitos como loucura.

Ficha técnica
Classificação indicativa - 10+ (o livro não é nem um pouco pesado, mas a linguagem é bem difícil)
Gatilhos - autocobrança (creio que o livro não tenha nenhum outro gatilho, e mesmo o citado não é algo explícito)
Cazuz0 15/05/2022minha estante
Ótima resenha

Mee 15/05/2022minha estante
Obgg :))

Josiane PADIAR Zoch 27/05/2021

Antigamente o psiquiatra recebia esse nome de Alienista porque tratava dos alienados mentais.
Questões como: o que é loucura? Como se determina quem é louco ou não?, a todo momento aparece nessa novela de Machado de Assis.
Dr. Simão Bacamarte casou-se com D. Evarista, uma viúva com 25 anos nem bonita nem simpática, pois isso facilitava sua concentração nos estudos.
Dessa forma, pessoas de Itaguaí que destoavam o comportamento conforme análise de Bacamarte eram internadas na Casa Verde (tipo um asilo para loucos). Quem não se encaixasse nos parâmetros de normalidade criados por Bacamarte era considerado 'alienado'.
Um barbeiro da cidade acaba percebendo que mais da metade da cidade está internada e ele provoca uma revolução para fechar a Casa Verde.
Daí acontece muitas reviravoltas, as internações continuam mesmo assim, inclusive D. Evarista é internada pois passou uma noite sem dormir só porque estava na dúvida de qual roupa colocar numa festa.
Até que Bacamarte chega a conclusão que estava errado e desinterna todos para refazer sua teoria. Ele diz: "se a maioria representava desvio de personalidade e não seguiam um padrão, então louco é quem mantinha regularidade nas ações e possuía firmeza de caráter".
Daí recomeçam as internações, mas logo em seguida Bacamarte concluí não ser possível manter pessoas ditas 'loucas' num mesmo lugar e numa atitude de reflexão diz: "LOUCO SOU EU".
"Se todos os outros são sãos, o louco está aqui, a julgar".

lorena 13/10/2021

É impressionante como as obras de Machado têm um poder imortal. O Alienista poderia facilmente ser colocado em paralelo à contemporaneidade de forma genial.

É bem rápido e tranquilo de ler, apesar da escrita de machado ser um pouco densa.

Não acho que seja meu tipo de livro, por isso a estrela faltante é a do gosto pessoal mesmo; mas o livro/conto é genial e muito bem escrito.

Duda 27/03/2023

Mediano
Acho esse livro/novela uma boa porta de entrada pra quem quer começar a ler Machado por conta de ele ser bem curtinho. Ele tem uma proposta bem interessante, mas achei um pouco difícil. Em certos momentos eu conseguia acompanhar o raciocínio do autor, e no entanto, em outros eu ficava completamente perdida e não entendia quase nada.

Com certeza lerei outras obras do Machado, mas bem mais para frente, pois acho que ainda não tenho bagagem literária o suficiente.
Ariel 27/03/2023minha estante
Também passei por essa dificuldade lendo o Alienista, mas no meu caso acabei não terminando kkkkk

Duda 27/03/2023minha estante
Entendo perfeitamente! Tive vontade de desistir diversas vezes kkkkkkkk

Ana 17/11/2022

Definitivamente, o alienista mais louco de todos.
O conto tem como personagem principal Simão Bacamarte, o alienista, que se mora em uma cidadezinha onde ele acredita que todos são loucos. Obviamente é por motivos bem bestas que ele prende muita gente na casa verde, conhecida como um manicômio, mas na época havia muito cientificismo e acredito que seja a crítica sobre isso que Machado de Assis tenha focado.
O livro é bom, mas sinceramente não me chamou a atenção em praticamente nada, mas relevante conhecer mais das obras de Machado.

helle 04/04/2022

Machado nunca erra
Li esse conto pela primeira vez quando tinha 11 anos para um trabalho da escola e, na minha memória, eu havia tudo um prazer enorme ao lê-lo.
Esse ano, com 17, eu quis ler novamente, por ser curtinho e ter essa memória, e valeu muito a pena!!
É muito interessante ver como o alienista gera seus critérios para inclusão de pessoas na sua clínica e como ele analisa a sociedade daquela cidade. E é ainda melhor ler sobre a reação e especulações das pessoas sobre os pacientes que são colocados lá.
Recomendo, é curtinho e muito prazeroso!

venske.duds 17/11/2022

Machado eu te amo!!!
Primeiro contato com o autor e não podia ser mais perfeito! Li o alienista para um trabalho da faculdade e me apaixonei pela escrita do Machado, principalmente pelas críticas a loucura e ao poder do cientista que ele faz ao decorrer do conto! Estou ansiosa para ler outros livros do autor

Elfo Obscuro 03/12/2022

Construção genial de humor
Te leva pro Brasil colonial, abrindo diante do leitor uma situação mais esdrúxula que a outra, de loucura em loucura o livro evolui pra algo curioso. As tiradas do Machado de Assis vão se construindo de uma forma que você nem espera, e quando percebe você tá rindo de uma piada extremamente sutil, com uma situação corriqueira.
Não nego que da pra sentir os grilhões do tempo nesse livro, é constante a sentimento de que você tá lendo um livro de outro tempo, com outra linguagem e diversos termos, hierarquias e outras coisas que pra nós não tem significado, mas a narrativa proposta e o humor do autor são atemporais.
Não foi uma leitura que mudou minha vida, mas foi bastante divertido, embora penoso. Vale a pena atravessar o mar de palavras arcaicas.

@srlucasm 14/03/2021

Um hospício, o alienista e a população
Bem-vindo(a) a Itaguaí. Lá será o cenário da história de Machado de Assis sobre um alienista (que leva o nome deste livro), os políticos e a população.

O alienista chama-se Dr Simão Bacamarte, um renomado médico com estudos no exterior, que funda na região a Casa Verde, sob a permissão dos governantes locais. Esse local tem a pretensão de estudar e tratar sobre aqueles que sofrem de transtornos mentais.

O que parece ser uma inovação, torna-se um problemão quando a maior parte da população está enclausurada naquela casa. Por conta disso, gera uma revolta popular querendo o fim daquele lugar.

Como será que o doutor vai lidar com tudo isso? Será que os estudos serão bem sucedidos? Será que a revolta deu certo? Essa trama machadiana em treze capítulos dará um fim a essas dúvidas.

O autor dispensa apresentações. É uma honra anos atrás começar a minha jornada literária lendo a clássica obra "Dom Casmurro" e depois aventurar-se em outros sucessos dele. O jeito que ele interage com o leitor é algo fascinante.

Quando penso que a obra teria um desfecho nível "conto de fadas", o autor nos surpreende. Para você que está lendo ou vai ler esta obra, leia até o fim!

Interessado em ler sem ter medo do Doutor Simão Bacamarte te levar a Casa Verde? Eis o livro. Editado pelos "doudos" da Editora Antofágica, com ilustrações de Cândido Portinari e com comentários no final de estudiosos da obra machadiana, é um livro não muito envolvente mas com um final surpreendente. Será que você se enquadraria dos tipos de loucura que o doutor está estudando? Só lendo para descobrir. Cuidado hein.

Att,
Lucas M.

Aline CS 13/02/2022

A cidade que foi tomada pela loucura
Com muitas doses de humor Machado de Assis narra como boa parte da população de Itaguaí foi parar na Casa Verde

bella 28/11/2022

Me diverti lendo
Agora posso falar com tranquilidade que amei um livro do Machado. Constantemente me senti lendo um enredo de alguma novela das 18h e, nesse caso, é algo bom. Com certeza vou ler novamente algum dia.

Beto 02/12/2022

Machado sendo Machado. Outra obra maravilhosa do autor. Curto e de fácil entendimento, o livro acaba sem a gente nem perceber e a vontade final é de voltar ao início e ler tudo novamente.

Orlando.Rodrigues 04/04/2022

Grande casa verde
O livro é muito bom, quer dizer, machado de Assis né ... O ponto é que eu gostei do livro porém achei que apesar de curto, ele ficou meio arrastado, pelo menos para mim. Teve muitos momentos filosóficos e que poderia render tanto a mais ... Porém ele foi bem corrido nessas partes, de maneira geral eu adorei pegar uma obra nacional para ler.