O Alienista Stephenie Meyer
Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Edson 20/11/2022

Rápido, satírico, crítico e muito bem escrito!
Começo dizendo que recomendo a leitura! Apesar de muitas pessoas terem certo receio ou resistência para ler Machado, considerando a complexidade de sua escrita datada do século XIX, porém, O Alienista é uma obra que traz um texto recheado de sátira e crítica, em que o personagem Simão Bacamarte, médico de renome idealiza e dirige um sanatório denominado "Casa Verde".

Com sua oratória argumentativa e persuasiva, consegue autorização da Câmara dos Vereadores de Itaguaí para administrar o sanatório, com o intuito de analisar a loucura da mente humana. Por tratar-se a Casa Verde de instituição pública, devido à autorização dos vereadores, poderia internar qualquer cidadão que o médico e, consequentemente, a ciência, apresentasse sinais de insanidade. Porém, o rigor do doutor Bacamarte em seus diagnósticos, fez com que grandes quantidades de cidadãos itaguaienses fossem coletados e recolhidos aos seus tratamentos e estudos, chegando a quatro quintos da população.

As críticas são direcionadas à varias classes, aos donos da razão, à classe política e aos que buscam o poder desenfreadamente. Os donos da razão podem ser retratados na figura do médico Simão Bacamarte, símbolo de um saber duvidoso, como o único iniciado, mantenedor dos segredos da Ciência, incapaz de revelá-los à "rebeldes e leigos" (como quando confrontado por uma rebelião), que em sua infrene voracidade em coletar casos para estudo, fez diagnosticados diversos casos por razões fúteis, de forma que sua opinião vai se transformando ao longo do texto, quando ora os loucos são aqueles que possuem algum tipo de desequilíbrio mental/emocional e em outro momento conclui que os loucos são os que não possuem nenhum falha de caráter, e passa a recolher somente os cidadãos que são honestos e bons, crítica que ao meu ver torna-se clara ao conceito de honestidade e bondade incutido na sociedade do Brasil imperial e do Brasil contemporâneo.

O texto nos traz a ideia de crítica social aos ambiciosos pelo poder na figura do Barbeiro Porfírio Caetano das Neves, que aproveita-se das circunstâncias do fervor da opinião pública acerca dos métodos do alienista e de sua Casa Verde, para erigir uma revolução (revolta dos Canjicas) eficaz num primeiro momento, tendo em vista que toma o poder, porém, fugaz, tendo em vista que não cumpre a promessa feita à população de destruição da Casa Verde, preferindo aliar-se ao egrégio médico de renome internacional.

Quanto às críticas sociais à classe política, refere-se aos vereadores como figuras covardes e sem brio, que desconsideram qualquer exagero nos métodos do médico, para manterem, em contrapartida, a fama e as verbas que o renome do doutor Bacamarte e sua Casa Verde outorgam.

Depois de liberar todos os alienados de seu sanatório, ocorre ao diligente doutor, a possibilidade de não haver doidos em itaguaí, e sim que seus estudos levaram a descoberta do perfeito desequilíbrio do cérebro, e que "Itaguaí não possuía um só mentecapto", e não possuindo um só louco, também não possuiria sequer um curado em todo seu esforço de estudo, e essa conclusão, por tratar-se de conclusão extremamente absoluta, poderia ser, portanto, errônea e paradoxalmente "destruir o largo e majestoso edifício da nova doutrina psicológica?".

Tal aflição traz suspeitas à Simão Bacamarte, que o único louco de Itaguaí, seja ele mesmo.
mpettrus 03/12/2022minha estante
Esse romance machadiano é excelente nas suas críticas contundentes, e como você bem pontuou na sua resenha, são críticas ao tempo de sua época, porém, se olharmos a sociedade hoje, também são válidas para pensarmos o comportamento da sociedade do século XXI. Inesquecível!!!

Edson 04/12/2022minha estante
Sem dúvidas, são críticas ao seu tempo, mas que são extremamente atuais.

manu 18/08/2021

quem são os loucos?
numa época onde casas de tratamento eram vistas como uma grande evolução científica, com o intuito de tratar os considerados alienados, temos nosso querido (ou não) simão bacamarte, médico alienista que busca revolucionar a medicina psiquiátrica. esse livro é simplesmente genial (o que já é meio óbvio pelo fato de ser escrito por ninguém menos que machado de assis), nele machado traz uma crítica sobre a utilização da ciência como tratamento para tudo que há no mundo. assim, temos nosso alienista, que abre as portas da casa verde, um lugar para onde eram levadas pessoas com distúrbios mentais (alienados/loucos). bacamarte acredita que estudando essas pessoas que irão para casa verde, será possível criar um remédio universal para tratar a loucura, e então passa todo seu tempo estudando aqueles que leva para ali. o que ninguém esperava era que ele passaria a tratar todos como loucos, uma mãe preocupada com um filho, uma esposa enciumada, todos iriam para a camisa de força.
o livro em si é muito fácil de ler, com cenas muito cômicas e que facilitam a leitura, mas nos deixa uma mensagem no final, afinal quem eram os loucos? os alienados ou o próprio alienista?

Mayra.Perpetua 13/01/2023

Fora da concepção pessoal de normalidade, todos são loucos
Este breve conto nos leva a refletir sobre assuntos que nunca saem da atualidade, como política e seus posicionamentos. Alem disso, é bastante perceptível a principal crítica de que ao ver do personagem principal (e que também agimos assim) a definição de loucura parte da nossa definição pessoal de normalidade, quem não se enquadra na norma estão moralmente incorretos, ou seja, são loucos.
Isabella1982 17/01/2023minha estante
Perfeito!

Paula A. C. 17/05/2021

Reli este livro para um encontro do Clube do Livro e tive uma excelente experiência. Como apaixonada que sou pela obra machadiana, não poderia deixar de me encantar, divertir e surpreender novamente com o humor ácido do Mestre neste que figura entre meus textos favoritos do autor.

Dinho.Evangelista 07/02/2022

O Alienista
Nesse conto/novela encontramos a história de um Psiquiátra(Alienista) Dr. Simão Bacamarte, que devido à sua paixão pela ciência decide estudar pacientes com problemas relacionados a sanidade.

Decide então criar a famosa Casa Verde, um sanatório, onde teve a liberdade de exercer sua vocação.

A história se desenrola em torno da sede do Dr. Bacamarte em compreender e estudar essas pessoas que ele começa a enviar para a Casa Verde.

Com um final bem inusitado o livro nos leva a uma reflexão sobre a percepção que temos do que é normal e o que é "fora de padrão"

Será que vivemos em busca da perfeita sanidade ou somos perfeitos no desequilibrio das nossas faculdades?
nara.monize 07/02/2022minha estante
Perfeita análise

lu lu 14/08/2021

FENOMENAL
Eu simplesmente adoro esse livro, mesmo sendo um clássico o que geralmente significa que vai ser difícil pra eu entender, eu achei extremamente fácil e legal de ler. A história em si eu acho muito incrível também (Machado né amores) mas a mensagem que esse livro passa é essencial pra se viver, sem dúvidas!!

Aline CS 13/02/2022

A cidade que foi tomada pela loucura
Com muitas doses de humor Machado de Assis narra como boa parte da população de Itaguaí foi parar na Casa Verde

Ana 17/11/2022

Definitivamente, o alienista mais louco de todos.
O conto tem como personagem principal Simão Bacamarte, o alienista, que se mora em uma cidadezinha onde ele acredita que todos são loucos. Obviamente é por motivos bem bestas que ele prende muita gente na casa verde, conhecida como um manicômio, mas na época havia muito cientificismo e acredito que seja a crítica sobre isso que Machado de Assis tenha focado.
O livro é bom, mas sinceramente não me chamou a atenção em praticamente nada, mas relevante conhecer mais das obras de Machado.

Carlos 11/03/2022

Gostei bastante
Algumas críticas socias hmmm nunca tinha lido juro kk gostei, apesar de precisar ter que buscar no Google um resumo, porque não tava fluindo a leitura, talvez por conta da escrita de palavras difíceis e fora do meu conhecimento kk

Bia 23/06/2020

O alienista é uma obra com humor sagaz de Machado de Assis. Abordando a historia do médico Simão Bacamarte que decide abrir um sanatório, chamado de a Casa verde, conforme a história avança ele começa a colocar mais e mais pessoas com manias e estranhezas que ele considera fora do normal, de forma que no final há mais pessoas dentro da Casa Verde do que na cidade de Itaguaí. A partir desse ponto temos uma discussão do que é loucura e do que é da ordem do racional. Um conto rápido, divertido e interessante. Leitura para um dia, mas que traz temas interessantes

Orlando.Rodrigues 04/04/2022

Grande casa verde
O livro é muito bom, quer dizer, machado de Assis né ... O ponto é que eu gostei do livro porém achei que apesar de curto, ele ficou meio arrastado, pelo menos para mim. Teve muitos momentos filosóficos e que poderia render tanto a mais ... Porém ele foi bem corrido nessas partes, de maneira geral eu adorei pegar uma obra nacional para ler.

Marlú 22/05/2021

O Alienista
O Alienista conta a história de Dr. Simão Bacamarte um homem que decide construir um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos aqueles que ele considera louco ,no decorrer do conto muitas coisas acontecem, mas ao final da história o próprio médico acaba por se trancar na Casa Verde porque chega a conclusão que o louco era ele.
Ler este conto de Machado de Assis me fez lembrar da época de escola em que a professora entregava- nós livros do autor para lermos nas férias e assim que voltássemos deveríamos apresentar um resumo da obra lida, claro que ganharíamos um pontinho extra o que eu quero dizer com isso e que esse gesto me fez pegar gosto pela escrita de Machado de Assis.

bella 28/11/2022

Me diverti lendo
Agora posso falar com tranquilidade que amei um livro do Machado. Constantemente me senti lendo um enredo de alguma novela das 18h e, nesse caso, é algo bom. Com certeza vou ler novamente algum dia.

helle 04/04/2022

Machado nunca erra
Li esse conto pela primeira vez quando tinha 11 anos para um trabalho da escola e, na minha memória, eu havia tudo um prazer enorme ao lê-lo.
Esse ano, com 17, eu quis ler novamente, por ser curtinho e ter essa memória, e valeu muito a pena!!
É muito interessante ver como o alienista gera seus critérios para inclusão de pessoas na sua clínica e como ele analisa a sociedade daquela cidade. E é ainda melhor ler sobre a reação e especulações das pessoas sobre os pacientes que são colocados lá.
Recomendo, é curtinho e muito prazeroso!

Pri Paiva 31/12/2022

O livro é uma obra-prima do autor.
Recheado de bom-humor, sagacidade, cultura e drama que não decepciona o leitor.

A história apresenta para nós um médico à frente de seu tempo muito conhecido no Brasil e em Portugal.

Este médico, um grande estudioso da mente humana, resolve abrir um hospício para tratar doentes mentais na cidade de Itaguaí conhecido como "Casa Verde".

E é daí que começa uma narrativa fantástica sobre a perspectiva do que é e o que não é loucura.

Eu nunca tinha lido o Alienista, nem na época de escola e adorei a experiência. Vou buscar outros livros da literatura clássica nacional no próximo ano.