O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

JK | @analisespitorescas 09/01/2021

Afinal, o que é a loucura e a sanidade?
O Alienista é um livro bem curto, você consegue ler em apenas um dia (como estava de férias, consegui ler numa noite só).

A história se passa ainda no Brasil colônia, numa cidade interiorana do Rio. Aquelas clássicas histórias de cidade pequena onde uma das personagens principais é a própria cidade.

O alienista (que eu fiz uma "tradução mental moderna" para psiquiatra, que não sei se é correta, mas me ajudou) é um médico bastante culto que, com o apoio da câmera de vereadores, construiu uma casa -- a casa verde -- para investigar a fundo sobre a loucura. Tudo com o propósito de estudos científicos.

Para não dar spoiler, adianto que a ironia machadiana é o que torna rica uma história com uma suposta premissa simples.

leti 08/04/2020

Depois desse livro, até eu ccomecei a me sentir meio louca

Bia 13/06/2022

"Nada tenho a ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"
Machado, nesta obra, se antecipa a Foucault para revelar o quanto do conceito de loucura é relativo e depende do ponto de vista de quem está no poder. Revela, igualmente, o quanto a ciência pode ser distorcida e utilizada como instrumento de poder, pois estaria sempre do lado dos que tem ?razão?.
E quem é louco afinal? Eu, você ou todos nós? Acho que Simão Bacamarte acertou a pergunta no final

Estefania 01/04/2021

Eistein explicou a loucura como: fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Partindo desse princípio, Simão bacamarte era louco? Uns dizem que sim. Eu o digo, visionário!

liliana 25/12/2021

Não é a melhor obra de Machado mas não deixa de ser genial, como tudo o que ele escreve.
É visível a importância de O Alienista e pra quem gosta do autor, é uma leitura indispensável.

Bianca221 25/08/2023

Achei a escrita um pouco difícil, até um pouco chata, mas a história é muito boa, interessante. Faz a gente refletir sobre o que são de fato problemas.

Colecionando Planetas 02/07/2021

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Não há muito o que dizer sobre esse livro além de: Machado é realmente um mestre.

Ele traz críticas e análises humanas sempre com um toque de humor e deboche que eu adoro!

Livro que livra 11/06/2023

O Alienista é alienado?!
Machado de Assis é sempre intrigante e vale cada linha lida. A narrativa é uma brilhante sátira ao estudo dos limites entre a razão e a loucura, aborda temas como interesses políticos e as relações sociais.

Obra atemporal, complexa, rica em seu conteúdo e nos detalhes, nos levando refletir a tênue fronteira entre a sanidade e a loucura.

venske.duds 17/11/2022

Machado eu te amo!!!
Primeiro contato com o autor e não podia ser mais perfeito! Li o alienista para um trabalho da faculdade e me apaixonei pela escrita do Machado, principalmente pelas críticas a loucura e ao poder do cientista que ele faz ao decorrer do conto! Estou ansiosa para ler outros livros do autor

Dinho.Evangelista 07/02/2022

O Alienista
Nesse conto/novela encontramos a história de um Psiquiátra(Alienista) Dr. Simão Bacamarte, que devido à sua paixão pela ciência decide estudar pacientes com problemas relacionados a sanidade.

Decide então criar a famosa Casa Verde, um sanatório, onde teve a liberdade de exercer sua vocação.

A história se desenrola em torno da sede do Dr. Bacamarte em compreender e estudar essas pessoas que ele começa a enviar para a Casa Verde.

Com um final bem inusitado o livro nos leva a uma reflexão sobre a percepção que temos do que é normal e o que é "fora de padrão"

Será que vivemos em busca da perfeita sanidade ou somos perfeitos no desequilibrio das nossas faculdades?
nara.monize 07/02/2022minha estante
Perfeita análise

Ana 17/11/2022

Definitivamente, o alienista mais louco de todos.
O conto tem como personagem principal Simão Bacamarte, o alienista, que se mora em uma cidadezinha onde ele acredita que todos são loucos. Obviamente é por motivos bem bestas que ele prende muita gente na casa verde, conhecida como um manicômio, mas na época havia muito cientificismo e acredito que seja a crítica sobre isso que Machado de Assis tenha focado.
O livro é bom, mas sinceramente não me chamou a atenção em praticamente nada, mas relevante conhecer mais das obras de Machado.

bella 28/11/2022

Me diverti lendo
Agora posso falar com tranquilidade que amei um livro do Machado. Constantemente me senti lendo um enredo de alguma novela das 18h e, nesse caso, é algo bom. Com certeza vou ler novamente algum dia.

Edson 20/11/2022

Rápido, satírico, crítico e muito bem escrito!
Começo dizendo que recomendo a leitura! Apesar de muitas pessoas terem certo receio ou resistência para ler Machado, considerando a complexidade de sua escrita datada do século XIX, porém, O Alienista é uma obra que traz um texto recheado de sátira e crítica, em que o personagem Simão Bacamarte, médico de renome idealiza e dirige um sanatório denominado "Casa Verde".

Com sua oratória argumentativa e persuasiva, consegue autorização da Câmara dos Vereadores de Itaguaí para administrar o sanatório, com o intuito de analisar a loucura da mente humana. Por tratar-se a Casa Verde de instituição pública, devido à autorização dos vereadores, poderia internar qualquer cidadão que o médico e, consequentemente, a ciência, apresentasse sinais de insanidade. Porém, o rigor do doutor Bacamarte em seus diagnósticos, fez com que grandes quantidades de cidadãos itaguaienses fossem coletados e recolhidos aos seus tratamentos e estudos, chegando a quatro quintos da população.

As críticas são direcionadas à varias classes, aos donos da razão, à classe política e aos que buscam o poder desenfreadamente. Os donos da razão podem ser retratados na figura do médico Simão Bacamarte, símbolo de um saber duvidoso, como o único iniciado, mantenedor dos segredos da Ciência, incapaz de revelá-los à "rebeldes e leigos" (como quando confrontado por uma rebelião), que em sua infrene voracidade em coletar casos para estudo, fez diagnosticados diversos casos por razões fúteis, de forma que sua opinião vai se transformando ao longo do texto, quando ora os loucos são aqueles que possuem algum tipo de desequilíbrio mental/emocional e em outro momento conclui que os loucos são os que não possuem nenhum falha de caráter, e passa a recolher somente os cidadãos que são honestos e bons, crítica que ao meu ver torna-se clara ao conceito de honestidade e bondade incutido na sociedade do Brasil imperial e do Brasil contemporâneo.

O texto nos traz a ideia de crítica social aos ambiciosos pelo poder na figura do Barbeiro Porfírio Caetano das Neves, que aproveita-se das circunstâncias do fervor da opinião pública acerca dos métodos do alienista e de sua Casa Verde, para erigir uma revolução (revolta dos Canjicas) eficaz num primeiro momento, tendo em vista que toma o poder, porém, fugaz, tendo em vista que não cumpre a promessa feita à população de destruição da Casa Verde, preferindo aliar-se ao egrégio médico de renome internacional.

Quanto às críticas sociais à classe política, refere-se aos vereadores como figuras covardes e sem brio, que desconsideram qualquer exagero nos métodos do médico, para manterem, em contrapartida, a fama e as verbas que o renome do doutor Bacamarte e sua Casa Verde outorgam.

Depois de liberar todos os alienados de seu sanatório, ocorre ao diligente doutor, a possibilidade de não haver doidos em itaguaí, e sim que seus estudos levaram a descoberta do perfeito desequilíbrio do cérebro, e que "Itaguaí não possuía um só mentecapto", e não possuindo um só louco, também não possuiria sequer um curado em todo seu esforço de estudo, e essa conclusão, por tratar-se de conclusão extremamente absoluta, poderia ser, portanto, errônea e paradoxalmente "destruir o largo e majestoso edifício da nova doutrina psicológica?".

Tal aflição traz suspeitas à Simão Bacamarte, que o único louco de Itaguaí, seja ele mesmo.
mpettrus 03/12/2022minha estante
Esse romance machadiano é excelente nas suas críticas contundentes, e como você bem pontuou na sua resenha, são críticas ao tempo de sua época, porém, se olharmos a sociedade hoje, também são válidas para pensarmos o comportamento da sociedade do século XXI. Inesquecível!!!

Edson 04/12/2022minha estante
Sem dúvidas, são críticas ao seu tempo, mas que são extremamente atuais.

Geovanna 10/08/2021

"Quem realmente é o louco?"
É um livro incrível, e fico muito feliz de conseguir ele gratuitamente pela Amazon.
Primeiro, quero elogiar o prefácio da Lucy, muito simples mas que me deu aí dá mais vontade ler.

O grande interesse do Dr. Simão me contagiou desde o começo, enquanto lia tive as mesmas dúvidas dos moradores da cidade, até onde seria o limites para a ciência? Engraçado ver que o personagens tinham muito confiança no médico, afinal ele é o grande doutor, sabe o que está fazendo. Principalmente o Boticário, que mesmo quando discordava não conseguia por muito tempo.

As críticas do Machado são sempre incríveis, com muita ironia e situações bobalhonas, o fato de que todo mundo ia reclamar com ele e acabava que nada acontecia. A nova teoria dele que é incrível como acontece, e o final que é muito bom.

E claro, o tentar definir uma linha entre a loucura e o normal, o que seria um equilíbrio?

@srlucasm 14/03/2021

Um hospício, o alienista e a população
Bem-vindo(a) a Itaguaí. Lá será o cenário da história de Machado de Assis sobre um alienista (que leva o nome deste livro), os políticos e a população.

O alienista chama-se Dr Simão Bacamarte, um renomado médico com estudos no exterior, que funda na região a Casa Verde, sob a permissão dos governantes locais. Esse local tem a pretensão de estudar e tratar sobre aqueles que sofrem de transtornos mentais.

O que parece ser uma inovação, torna-se um problemão quando a maior parte da população está enclausurada naquela casa. Por conta disso, gera uma revolta popular querendo o fim daquele lugar.

Como será que o doutor vai lidar com tudo isso? Será que os estudos serão bem sucedidos? Será que a revolta deu certo? Essa trama machadiana em treze capítulos dará um fim a essas dúvidas.

O autor dispensa apresentações. É uma honra anos atrás começar a minha jornada literária lendo a clássica obra "Dom Casmurro" e depois aventurar-se em outros sucessos dele. O jeito que ele interage com o leitor é algo fascinante.

Quando penso que a obra teria um desfecho nível "conto de fadas", o autor nos surpreende. Para você que está lendo ou vai ler esta obra, leia até o fim!

Interessado em ler sem ter medo do Doutor Simão Bacamarte te levar a Casa Verde? Eis o livro. Editado pelos "doudos" da Editora Antofágica, com ilustrações de Cândido Portinari e com comentários no final de estudiosos da obra machadiana, é um livro não muito envolvente mas com um final surpreendente. Será que você se enquadraria dos tipos de loucura que o doutor está estudando? Só lendo para descobrir. Cuidado hein.

Att,
Lucas M.