O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Bia 13/06/2022

"Nada tenho a ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"
Machado, nesta obra, se antecipa a Foucault para revelar o quanto do conceito de loucura é relativo e depende do ponto de vista de quem está no poder. Revela, igualmente, o quanto a ciência pode ser distorcida e utilizada como instrumento de poder, pois estaria sempre do lado dos que tem ?razão?.
E quem é louco afinal? Eu, você ou todos nós? Acho que Simão Bacamarte acertou a pergunta no final

Sheyla.Batista 16/10/2020

"A saúde da alma é a ocupação mais digna do médico"
"Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas, o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção - o encanto psíquico, o exame de patologia cerebral."

Livro que livra 11/06/2023

O Alienista é alienado?!
Machado de Assis é sempre intrigante e vale cada linha lida. A narrativa é uma brilhante sátira ao estudo dos limites entre a razão e a loucura, aborda temas como interesses políticos e as relações sociais.

Obra atemporal, complexa, rica em seu conteúdo e nos detalhes, nos levando refletir a tênue fronteira entre a sanidade e a loucura.

darci jones and the six 29/12/2021

Eu já tive uma experiência com Machado de Assis, mas em quadrinhos foi a primeira vez. Eu gostei bastante da história, da arte, do desenvolver de tudo. Eu comecei a ler sem nenhuma expectativa, e acabei gostei muito de como o tema foi trabalhado. Sem dúvida, recomendo a leitura.

Sander.Garcia 24/04/2021

Meu primeiro do Machado
E entendo porque ele é considerado um gigante da literatura brasileira e mundial.
Alienista era o nome dado aos psiquiatras. Este, em particular, tem uma forma peculiar de encontrar e tratar seus pacientes, colocando-os todos confinados em uma espécie de sanatório, chamado de Casa Verde. Ocupava-se, por vezes, em observar pessoas nas ruas, para saber se precisavam de algum tratamento psiquiátrico. Os escolhidos eram retidos na Casa Verde, que passou a ser temida pelos cidadãos locais.
Então, quando o prédio já estava tomado por tantos insanos, vem a atitude final do Alienista, que é, no mínimo, inusitada.

liliana 25/12/2021

Não é a melhor obra de Machado mas não deixa de ser genial, como tudo o que ele escreve.
É visível a importância de O Alienista e pra quem gosta do autor, é uma leitura indispensável.

@Matcholo 18/11/2020

Livro de leitura rápida (li em um dia) é bem diferente dos demais do machado que tenho lido devido ao tom de humor que a obra tem, não perdendo a veia questionadora característica que machado, trás questões bastante relevantes em tom leve e bem humorado. Gostei bastante da leitura e essa edição da antofágica eu não preciso nem falar sobre né? Uma perfeição, e com ilustrações de Portinari o livro fica charmoso demais. Recomendo a leitura e a edição.

Colecionando Planetas 02/07/2021

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Não há muito o que dizer sobre esse livro além de: Machado é realmente um mestre.

Ele traz críticas e análises humanas sempre com um toque de humor e deboche que eu adoro!

alitzah 10/09/2021

o alienista é interessante
a história chama bastante atenção, mas o livro não me prendeu. não consegui sentir o livro e me conectar ele, também não esperava um supersuper plot, mas anyways
é bonzinho sim

Juju 24/03/2021

Obra crítica
Machado de Assis se tornou uma paixão minha, principalmente pela maneira fluida com que ele transcorre críticas em seus livros. Nesse caso, temos uma forte crítica à ciência, que me levantou uma questão interessante no decorrer da história: quem são os loucos??
Não é minha obra favorita dele (ainda prefiro Dom Casmurro) mas gostei bastante também.
A Ilusionista 24/03/2021minha estante
Aaaaaa amo esse livro!!

laurencfav 27/09/2021

O Alienista
Essa se tornou minha obra favorita do autor, acredito que principalmente por conta do tema.
Diferentemente de Quincas Borba e Dom Casmurro, achei esse muito mais fluido e divertido. O final então, foi incrível, amei.

Raul 18/09/2020

A Insanidade Coletiva ou a Individual, Apenas
É indiscutível o quanto Machado de Assis é fabuloso! O Alienista trás tanto aspectos de organização social da época, quanto expressa as relações sociais. É possível identificar a crítica clara de que aqueles que se desviam dos padrões impostos devam ser excluídos. O humor do exagero e da sátira, colocando em um sanatório mais gente dentro do que fora! Leitura essencial!

Awa 03/03/2023

A beleza cômica da ironia machadiana
Certo dia o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região. Em pouco tempo o local fica cheio e ele vai ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, mas em certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que causavam espanto. A primeira delas foi o Costa, homem que perdeu toda sua herança emprestando dinheiro para os outros, mas não conseguia cobrar seus devedores. A partir daí diversas outras personagens serão internadas pelo alienista.

- Guia do Estudante

junaufel 10/09/2020

Meu primeiro contato com o autor foi este ano com a obra Dom Casmurro. Fiquei encantada com os dois!
O autor consegue realizar suas críticas sociais usando a dose certa de ironia, sarcasmo e humor.
A escrita do autor é simplesmente grandiosa!
Indico a leitura.