O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

João 24/03/2021

O bruxo do Cosme Velho ataca (novamente)
A muitos leitores parece ousadia tentar desvendar as tantas nuances da mente de Machado de Assis, o bruxo do Cosme Velho, e com certeza aqueles mesmos leitores achariam um ultraje tentar traçar os traços psicológicos deste escritor. No entanto, é impossível não se deleitar com a perspicácia dele.

O alienista, escrito em 1882, é um dos pioneiros do realismo machadiano e uma ótima opção para iniciar a ler a obra do maior escritor brasileiro. O enredo começa quando, em Itaguaí, surge Simão Bacamarte, um psiquiatra com uma insana vontade de estudar a loucura alheia. A partir de sua predisposição, o governo de Itaguaí o ajuda a criar a Casa Verde, um sanatório no qual o povo botava fé.

Me limito a isto! Qualquer outro detalhe seria um spoiler, pois Machado segue um ritmo narrativo muito acelerado e nos bombardeia a todo instante com referências históricas, bíblicas e com novos acontecimentos que tornam o livro irresistível.

A edição da Antofágica, com 304 páginas, pode tranquilamente ser devorada em 24 horas.

Machado de Assis produz críticas ao despotismo, um grande personagem da Idade Moderna, e, talvez, ao cientificismo, uma vertente filosófica do realismo e naturalismo.

O leitor que ousar mergulhar na mente de Bacamarte provavelmente não conseguirá manter sua sanidade ? afinal, ?se tantos homens que supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?? (p.125).

queimando.e.ressignificando 07/09/2021

Loucura?
Uma obra que faz refletirmos sobre a loucura, sanidade e os limites da ciência. Bem como, Machado traz críticas acidas e completas ilustrações, vê-se um paralelo a corrupção que corrói a unidade social até hoje.

Afinal, quem é normal?

Denise.Marreiros 22/05/2021

Qual a medida da loucura?
E quem está apto a medi-la?
Em um mundo onde todos tem um pouquinho de loucura, quem é realmente lúcido?
Mais um excelente livro desse Grande autor, mais a grande releitura.
Cada dia mais apaixonada grandes obras de nossos autores nacionais.

Mateus 29/03/2021

de fora para dentro, de dentro para fora.
para além de todas as referências históricas, que demonstram a grandiosa erudição de um dos maiores gênios da literatura brasileira, o livro promove uma troca de experiências internas e externas. impele que tomemos uma outra ótica sobre o olhar que temos dos outros, assim como do que temos de nós.

Iara Caroline 02/05/2022

Leiturinha rápida e afins
Essa edição é basicamente feita para pessoas leigas e burras, que é o meu caso então eu adorei.

Começando o mês de literatura brasileira por aqui :)

Estefania 01/04/2021

Eistein explicou a loucura como: fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes. Partindo desse princípio, Simão bacamarte era louco? Uns dizem que sim. Eu o digo, visionário!

Sheyla.Batista 16/10/2020

"A saúde da alma é a ocupação mais digna do médico"
"Mas a ciência tem o inefável dom de curar todas as mágoas, o nosso médico mergulhou inteiramente no estudo e na prática da medicina. Foi então que um dos recantos desta lhe chamou especialmente a atenção - o encanto psíquico, o exame de patologia cerebral."

Livro que livra 11/06/2023

O Alienista é alienado?!
Machado de Assis é sempre intrigante e vale cada linha lida. A narrativa é uma brilhante sátira ao estudo dos limites entre a razão e a loucura, aborda temas como interesses políticos e as relações sociais.

Obra atemporal, complexa, rica em seu conteúdo e nos detalhes, nos levando refletir a tênue fronteira entre a sanidade e a loucura.

mj4 05/04/2021

Relendo clássicos.
Uma professora da faculdade pediu para a minha turma ler essa obra machadiana, eu já a havia lido em 2019 mas senti que precisava reler para recordar toda a trajetória do Dr. Simão e os hóspedes da Casa Verde.
Apesar de ser um ótimo livro, curto, rápido e de um ótimo escritor, eu ainda acho releituras muito cansativas.

Aylana Almeida 28/09/2021

Machado mais um vez provando sua maestria!
Leitura super agradável, cômico e com várias pitadas ácidas! Essa é a fórmula Machadiana para boas e épicas histórias! Gostei muito! Leitura fluida, rápida e de fácil compreensão ?

Cris 24/05/2022

Sobre o paradoxo da mente humana: Machadão, senta aqui rs!
'O Alienista' de Machado de Assis foi escrito em 1882 e traz a história de Simão Bacamarte, um respeitado psiquiatra que viajou pela Europa e chegou em Itajaí, Rio de Janeiro, onde decidiu se estabelecer, casar com a viúva Dona Evarista e abrir um consultório que mais tarde daria lugar a um manicômio chamado Casa Verde.

Com o passar dos dias, foi empenhando-se em conhecer a mente humana e conseguiu o tão esperado reconhecimento e atenção de todos os moradores, com isso, passou a ter autonomia para decidir quem era são e quem não era. Tal comoção desagradou alguns moradores e um movimento, meramente, político liderado pelo barbeiro da cidade incutiu ainda mais holofotes para o manicômio e os métodos um tanto questionadores do alienista.

No fim, após vários protestos e a certeza de que sua teoria ao analisar a mente humana não chegaria a lugar nenhum, Simão Bacamarte deu alta a todos os pacientes internados na Casa Verde e concluiu que, na realidade, o louco era ele. Assim, o alienista resolveu se trancar no local morrendo cerca de 1 ano depois.

" ? Não há remédio certo para as dores da alma."

Bem, não há muito o que se dizer sobre os mistérios da mente humana pois nada é 100% preciso, segue sendo o maior paradoxo universal. Machado de Assis novamente trouxe um tema bem discutível para a época, sem dúvidas rs! O livro a todo momento interroga a normalidade versus loucura. Também faz uma leve crítica à ciência do século XIX.

A construção da história é algo bem estruturado embora seja um conto de apenas 88 páginas. E cada uma delas discute essa linha tênue facilmente transpassada.
Quando um livro é narrado em terceira pessoa como este, temos o poder total da narrativa, sendo assim, foi possível não apenas perceber mas sentir a motivação do médico mudar, ele não mais queria apenas ajudar o ser humano a se curar de seus males, o puro e genuíno desejo foi substituído por uma obsessão extremamente perigosa e nociva culminado então em sua própria internação.

'O Alienista' acima de tudo fala de comportamentos, atitudes e interações humanas, das mais possíveis. Também faz críticas políticas, sociais e brinca com a psicologia. Revela mais uma vez o quão ácida e pungente era e ainda é a escrita de Machado de Assis.
Indico a leitura unicamente por ser um clássico da Literatura Brasileira. O vocabulário é sim um tanto complicado e nada usual, mas uma vez familiarizado com a escrita, as palavras ganham formas e interagem junto ao enredo evidenciadando por si só a riqueza do nosso idioma. ?

" ? A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um oceano."

_Lays5 07/06/2021

Clássico
Tive que ler para um trabalho da escola e confesso que se não fosse por isso eu não leria ele agora.
Narrativa um pouco complicada, mas gostei da história.

laurencfav 27/09/2021

O Alienista
Essa se tornou minha obra favorita do autor, acredito que principalmente por conta do tema.
Diferentemente de Quincas Borba e Dom Casmurro, achei esse muito mais fluido e divertido. O final então, foi incrível, amei.

Erick.Rennan 10/10/2021

Gostei muito, porém...
O alienista traz uma história curta e bem escrita, personagens interessantes, e um tema muito bom, mas não me envolveu, não foi empolgante. Pode ser pq eu já imaginava como iria acabar, mesmo com as viradas de jogo, é meio previsível.

O tema insanidade é muito interessante pra mim, e a história traz um cara que do nada começou a internar a cidade toda pq todo mundo tinha um traço de insanidade que precisava ser tratado. Esse tipo de tema levanta algumas dúvidas em mim, no âmbito de: o quão complexo é o cérebro humano? E a consciência? A cabeça de todo mundo funciona igual? E assim vai...

Awa 03/03/2023

A beleza cômica da ironia machadiana
Certo dia o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região. Em pouco tempo o local fica cheio e ele vai ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, mas em certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos e a internar pessoas que causavam espanto. A primeira delas foi o Costa, homem que perdeu toda sua herança emprestando dinheiro para os outros, mas não conseguia cobrar seus devedores. A partir daí diversas outras personagens serão internadas pelo alienista.

- Guia do Estudante