As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Menina.Jasmim 05/07/2020

Uma boa leitura
Em As Brumas de Avalon, temos a história do rei Artur contada pelo ponto de vista das mulheres que marcaram sua vida. Irmã, mãe, tia, esposa? As vozes que ecoam nessa série e mostra que só porque não foram diretamente para a guerra, não quer dizer que a história seja menos interessante.

Nesse segundo livro, a história foca em Guinevere (Gwenhwyfar), a garota que se vê obrigada a casar com Artur, mesmo nunca tendo ido muito longe dos muros da casa de seus pais. É uma garota inexperiente e assustada, apaixonada por Lancelote, mas que precisa esconder seus sentimentos para ser uma boa esposa para o rei.

Morgana também volta nesse volume, agora com o filho já nascido e deixado na casa da tia, ela passa a trama em uma busca por esquecer sua paixão por Lancelote e se conectar novamente a Deusa que havia renegado ao sair de Avalon.

Achei A Grande Rainha bem mais fluído do que o primeiro livro da série. A história é contada de forma picotada, pulando vários anos de partes em partes, o que me deixou um pouco confusa às vezes com a idade dos personagens, mas que ajudou para a história fluir melhor, mesmo assim, não me pareceu truncada. Vemos desde o casamento de Artur até sua mudança para Camelot e o que virá a ser A Távola Redonda. Guinevere cresce muito a cada página, se tornando outra mulher no fim do livro (como não poderia? Depois de tantos anos como rainha e abortos espontâneos, não tem como uma pessoa ser a mesma), e me deixando cada vez mais zangada com seu fanatismo hipócrito pela religião católica. Artur aparece pouco, mas já sabemos que terá sérios problemas por conta de sua esposa nos próximos livros.

Para mim, a leitura foi melhor do que A Senhora da Magia e espero que os próximos sejam ainda melhores. Se gosta da Lenda de Artur e querem uma nova perspectiva, essa série é bem interessante!

V Madero 22/11/2012

Livro II - A Grande Rainha
O segundo livro foca em Arthur e sua corte... Antigos dilemas pessoais ainda pairam sobre os personagens,... Principalmente sobre Morgana, que ainda é nosso principal ponto de vista... Aqui temos noção do quanto a igreja alienou os seres humanos, os tornando fanáticos, e chatos, irritantes e muitas vezes desprezíveis (meu sentimento.) A historia gira em torno de Morgana, Arthur, Lancelot e Gwenhwyfar (esposa de Arthur). A luta contra os saxões é frequente, apesar de não termos os detalhes das batalhas (pois temos a visão feminina, e mulheres não iam a batalha) é interessante acompanhar o desenrolar da coisa.
O livro é OTIMO, e supera o primeiro... É interessante e fascinante. Devo ressaltar a parte da Terra das Fadas é esplendida, e sua consequência também.
E apesar de nada ter haver... Devo ressaltar que você sente tão bem o que se passa , que sinto um ODIO e desprezo descomunal por Gwenhwyfar.

Camile Carvalho 01/12/2012

Encantador...
O segundo livro intitulado A Grande Rainha, conta-nos a história do nascimento de uma criança muito importante para a trama e o casamento do Rei Artur com Gwenhwhyfar (Guinevere), mesmo tendo, cada um deles, outras paixões. A nova rainha, tendo sido criada em um convento, representa todo o ideal cristão da época, contracenando com Morgana, sacerdotisa de Avalon treinada por Viviane, que carrega consigo todos os costumes druídicos.

O livro nos mostra claramente o medo que Gwenhwhyfar tem pela antiga religião, além de sua fragilidade. Merlin, outro personagem importante durante o enredo, é o Bardo o qual mantém sua fé inabalada no paganismo, e embora ofendido diversas vezes pelos padres quanto à sua crença, mantém uma postura de respeito em relação a todas as fés, como no trecho a seguir: Deus é uno, e há apenas um Deus. Todo o resto são coisas de ignorantes que procuram colocar deuses numa forma que se possa compreender (). Nada acontece neste mundo sem a bênção do Uno, que nos dará a vitória ou a derrota, como Deus quiser. (p. 163)

Particularmente, fiquei muito mais motivada durante a leitura do segundo livro. Talvez por já estar mais acostumada com os personagens ou pelo fato de entrar realmente na história do Rei Artur e seu fiel cavaleiro Lancelote. O desfecho é inesperado, e ao ler as últimas palavras, tive vontade imediata de pegar o próximo livro para continuar a leitura, o que não aconteceu no final do primeiro.

=)

site: http://camilecarvalho.com/as-brumas-de-avalon-a-grande-rainha-livro-2/

Joy 20/02/2013

A grande rainha
Nunca odiei tanto uma personagem como Gwenhyfar: chata, infantil, sem carisma e auto-indulgente. Talvez pelo contraste com uma Morgana que, apesar de humana e levada pelos sentimentos, não espera ser carregada e servida somente por ser mulher.
Creio que a missão da Marion era essa mesma: mostrar um contraponto grande entre as duas personagens, nos levando a tomar partido, para que possamos proseeguir, entendendo o desenrolar da históia nos livros seguintes.

Vida em Série 18/03/2013

Melhor adaptação da lenda Pendragon.
Para aqueles que sempre foram interessados na lenda de Artur e Morgana, Brumas de Avalon trás um lado místico e político tão poderoso quanto qualquer outra história, porém com o diferencial de que o foco está nas mulheres ao redor da lenda. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgause e Morgana são as principais personagens responsáveis por resgatar a lenda e nos envolver em um mundo onde a Grã-Bretanha era disputada não apenas pelos invasores saxônicos mas, principalmente, pelo Cristianismo nascente e a Velha Religião de Avalon.

Sparr 11/12/2020

Eu quero essa rainha no fogo!!
Eu não sabia que, ao ler as Brumas de Avalon, leria sobre o atual totalitarismo. Hehehehe
Gwenhwfayr é extremamente CHATA, Carola, extremista, preconceituosa, soberba, ingrata, desleal, sem bondade, infame, egoísta, ignorante...
E sinto que a autora queria deixar realmente o leitor incomodado com tudo isso, e como Arthur era um bosta por ceder.
Lancelott é uma porcaria semelhante.
Não berrei ao final, como muitos, era evidente que algo do tipo aconteceria. Passei boa parte da jornada torcendo por um encerramento a uma personagem absurdamente asquerosa. Não tem outra definição. Não vejo nada de complexo na ignorância de Gwenhwfayr. Ela é o que é, o que foi moldada para ser e as escolhas que fez. Ponto.
Ela durante toda a narrativa, não se permitiu mudar.
Eu já falei que achei Arthur um bosta?! Não como soberano, mas no resto.

A melhor personagem é Morgana. Disparada assim muitas léguas, a melhor. Seguida por Viviane.

Não foi o melhor, mas encarei como um livro transitório. E seguimos.

Bruna 15/04/2021

Irritante e surpreendente
Essa saga pra mim é praticamente inteira novidade, eu não fazia ideia dos grandes acontecimentos, então tudo é surpreendente pra mim. Pensando em Guinevere dos filmes, eu não achava que Gwen ia ser essa chatinha carola nos livros! O tempo todo aporrinhando, enchendo o saco com os pagãos...dá pra entender que essa repulsa veio da opressão que ela passou a vida toda, que justamente por ser tolhida a vida toda, projeta essa opressão sobre os pagãos agora (psicologicamente pensando, o livro não dá pistas disso, eu que fico analisando). Merlim, Kevin, até Artur e Lancelote argumentam lindamente com ela todas as vezes que ela dá chilique, e em todas a coisa termina com um 'mas isso não é o certo e ponto'.
Reflete bem a cegueira de quando achamos que estamos irrevogavelmente certos sobre alguma coisa, e mesmo que apresentem ótimos argumentos contrários, não cedemos. Me incluo e incluo todos vocês nessa porque se você insistir que não tem nada disso e ponto, bem...eis aí sua cegueira rs

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Laura 15/09/2014

Esse livro só não foi melhor por causa da Gwenhwyfar. Caramba, que mulher escrota!!! Só sinto nojo por ela, e esse é o motivo de eu ter dado 3.5 pra esse livro. Apenas.
Grrudolph 05/04/2018minha estante
Nossa bem isso! Eu urrava de frustração lendo as barbaridades que ela fazia!

gabrielleabr_ 04/08/2021minha estante
Essa saga é incrível!!! Comecei a ler sem expectativa e me surpreendi com as personagens. Compartilho do seu sentimento com relação a Gwenhyfar, difícil defender kkk

Giulli Patoléia 04/08/2021minha estante
Chata né?! Eu estou relendo a série no volume único. Já li antes na edição de banca e nesse edição aí. Aqui acho mais fácil organizar a leitura pelos individuais.

Steinbach 02/09/2023

Não é mais interessante do que o primeiro livro!
A história traz uma nova protagonista, a Rainha Gwenhwyfar, casada com Arthur, não conseguiu dar um herdeiro ao rei, gerando certa angústia para o povo de Camelot.
O livro, traz ainda, muita divergência religiosa entre a grande rainha e os povos de religiões antigas, o que sobrecarrega a consciência de Arthur, fazendo-lhe escolher entre cumprir sua promessa a grande deusa ou deixar sua esposa contente.

Fabio 07/07/2015

A Grande ( e chata ) Rainha
Este eu já achei mais difícil de ler. Os dilemas abordados é muito do universo feminino. As mulheres passam o tempo todo pensando em casamento e com quem vão se casar, e claro, elogiando Lancelot. Gosto das partes que a autora abordou os conflitos religiosos, mas isso aparece bem pouco por aqui, infelizmente o foco é a Rainha.

Achei um livro bem cansativo, principalmente a princesa Gwennhwyfar. Queria tanto que ela morresse. Só os capítulos finais que o livro volta a ser interessante e dá um cria um interesse para dar sequencia na leitura do terceiro.
Jadde 14/08/2015minha estante
Finalmente alguém disse! Mulher chata dos infernos essa Gwenhwyfar.

Grrudolph 05/04/2018minha estante
Por favor me diz que a Gwen morre hhahaha achei ela insuportável

Caroline 11/09/2023

Continuando a reinterpretação da história do Rei Arthur, agora se vê mais sobre o reinado de Arthur em si, também se tem bastante da perspectiva de Gwenhyfar, que na minha opinião é uma personagem insuportável, apesar disso a história é muito boa e provoca bastante curiosidade.