As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Iara.Antunes 03/01/2020

Nesta continuação acompanhamos o afastamento de Morgana de Avalon e da corte de irmão. O livro então fica narrado por Gwenhwyfar (Guinevere) que acompanhamos suas loucuras e obsessões pela maternidade, religião católica versus pagã. O que tornar o livro de certa forma irritante como uma pessoa pode ser tão doente e com crenças tão limitantes e pior que ela influência todo uma corte. Acompanhamos também os avanços da batalha dos saxões, as traições, as mentiras e jogos de poder.

Na reta final Morgana retorna diferente e cada vez mais sabia.

Danielle530 16/06/2021

Meus sentimentos são confusos sobre ter ou não gostado do livro. Eu adoro a personagem da Morgana e fiquei o livro inteiro torcendo para que ela satisfizesse seu desejo romântico, o que não se concretizou. No entanto, detesto a Guinevere e torci para um desfecho trágico para a personagem, o que também não se concretizou. De maneira geral, a história foi pedante, tediosa. Outros personagens foram deixados de lado para que Guinevere tivesse um enfoque maior e ela não merecia. Gostei de algumas passagens que eu quis muito que tivessem sido mais bem trabalhadas pela autora.

Daniela 04/03/2020

Para mim segundo livro foi bem melhor que o primeiro, apesar da personagem principal ser extremamente irritante. A história tem vários momentos de tensão e reviravoltas, e foi muito interessante ver o crescimenfo de alguns personagens. A questão da religião, e da extrema devoção de alguns personagens, também foi muito bem desenvolvido. Continuarei a saga, curiosa pelos desfechos.

Mariane 11/03/2020

Essa história é muito maravilhosa. Não sei como demorei tanto pra ler. Eu sempre gostei muito de fantasia histórica assim, mas acho que foi a melhor que já li até agora, melhor que As Crônicas Saxônicas. Eu amo a história da Grã Bretanha e acho incrível tudo ser narrado por mulheres. Vale muito a pena cada página.

Luisa 26/09/2021

Achei o desenvolvimento desse livro disparado melhor do que o primeiro, principalmente porque a passagem de tempo foi mais contínua, sem tantos cortes na história. Infelizmente a Gwenhwyfar é um pé no saco que estragou o livro inteiro, mostrando que crente é realmente chato p [*****].

*Si* 22/03/2020

A frágil mulher forte

Leitura envolvente, um passeio para um mundo repleto de magia e mistérios.
O segundo livro da saga tem como protagonista Gwenhwyfar, mais conhecida como Guinevere, a esposa do rei Artur. Ela é uma representação simbólica do Cristianismo. A menina loura, que aparece chorando perdida na mística ilha de Avalon, sendo ajudada por Lancelote e Morgana a encontrar o caminho de volta para o convento.
Mais tarde ela será entregue a Artur acompanhada por um importante dote e levando como presente a mesa que se tornará a Távola Redonda.
Ela, sendo a grande rainha, tem imperiosa influência sobre o rei, levando Artur inclusive a quebrar seu juramento de honrar o povo de Avalon.
A frustração de Guinevere é não conceber o herdeiro tão desejado pelo rei. E sua maior prova é conviver na corte próxima demais do seu grande amor, o fiel companheiro do rei, seu primo e chefe da cavalaria, Sir. Lancelote. Também ele o amado de Morgana que será a representação do povo pagão de Avalon e grande adversária da rainha.
Mergulhados na história somos totalmente seduzidos pelo, supostamente, frágil poder da Grande Rainha e conduzidos a um final surpreendente. Maravilhoso!!!!

Andrea 08/04/2020

Ávalon!!
Achei maravilhoso!!!

Viviane 24/04/2020

Fé e hipocrisia
A continuação das histórias do Rei Artur foca na rainha, uma carola hipócrita e maquiavélica. A leitura por vezes se torna cansativa, tendo em vista a empolgação que o primeiro livro despertava. Mas é boa para refletirmos sobre como o Catolicismo se instalou ditatóriamente em detrimento de outras fés; sobre o que se prega e o que se pratica...

Lara 24/04/2020

Melhor do que o primeiro
Com certeza é uma ótima continuação do primeiro livro e segue assim até o final do livro. Me prendeu muito mais e estou chocada como a história se desenrola. Com certeza já vou começar a ler o terceiro livro

Pierri 19/07/2020

Gostei bastante
A história melhora muito nesse segundo livro, não no ritmo, mas te envolve mais, já é propriamente a história do Rei Artur e as mulheres que o rodeiam e influenciaram nas suas decisões e batalhas no início de seu reinado. Passamos pela sua transição e desenvolvimento como o Grande Rei mitológico da Bretanha. A mudança do seu castelo para Camelot e o resultado da grande batalha prevista pela Deusa pagã.

Muito interessante, termina numa cena inusitada. No geral foi muito bom esse livro, fiquei em dúvida se dava 4,5 estrelas ou 4, dei 4 com a esperança de melhora nos outros 2 livros restantes da série!!

Leda R. Jankoski 04/08/2020

E esse final? Chocada!
Olha nunca passei tanta raiva num livro viu, o mulherzinha chata, insuportável, filha da mãe sabe?! Só leia que você vai entender do que e de quem eu estou falando. kkk
Não vou dizer que me decepcionaram, mas achei que algumas coisas neste livro foram um pouco rasas, acho que eu sempre espero mais, coisas mais grandiosas, mas foi um livro muito bom.
Agora o finaaal, meu amigo... choquei kkkk

#voupromundodasfadas
#essefinaleutbmquero

Buzzio 09/10/2020

Deusa x Deus
Eu não esperava que esse livro saísse tanto do campo de visão da Morgana, pois passa quase que por inteiro sob o olhar de Gwenhwyfar, uma jovem absurdamente religiosa. Mas, no decorrer da história, cheguei ao pensamento, não seria Morgana também super religiosa, se entregando a Deusa e seus costumes como faz?
A única coisa que talvez diferencie essas duas mulheres incríveis é o nome pelo que chamam sua/seu Deusa/Deus. Ambas sofrem quando vão contra o que lhes foi ensinado, e no fim só estão tentando encontrar a si mesmas em meio a todas as regras de suas religiões e sociedades.

P.s.: final surpreendente, fiquei muito chocada e feliz!

Janis 27/01/2023

Incrível
Achei muito interessante como a autora traz a discussão da intolerância religiosa e do direito de escolha que cada um de nós tem de escolher sua religião. Apesar de a história se passar em uma época muito antiga, é uma discussão muito atual, que ela consegue conduzir com maestria. A única coisa que me irritou na leitura foi a personagem Gwenhwyfar. Os capítulos sob o ponto de vista dela são extremamente tortuosos. Que personagem detestável! Gostaria também de ter visto mais da relação entre Artur e Morgana, e não entendo o que Morgana vê em Lancelote. Acho ele extremamente sem personalidade.