As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Volnei 26/11/2015

A grande rainha
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da ?rvore s?o os quatro volumes que comp?em As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur atrav?s da perspectiva de suas hero?nas.
Guinevere se casou com Artur por determina??o do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela n?o conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera s?rias conseq??ncias pol?ticas para o reino de Camelot. Sua dedica??o ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influ?ncia dos padres crist?os, apesar de ser juramento de respeitar a velha religi?o de Avalon.
Al?m da m?e de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que ? a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher ? fundamental na trama: Morgana, a irm? de Artur.

site: https://twitter.com/volneicampos http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Jessy 15/01/2016

Sensacional
Toda a história desde o livro 1 ao 4 maravilhosa. É de prender do início ao final, muito bem escrito, personagens forte e bem articulados e uma história muito bem escrita, dá pra ver que foi fruto de uma boa pesquisa, conheci um pouco sobre a cultura pagã celta graças aos livros da Brumas de Avalon.

Sil 29/04/2016

A VERSÃO FEMININA DOS CONTECIMENTOS
Olá.

Todo mundo já ouviu falar do Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, e da espada Excalibur, todos esses personagens já nos são conhecidos de alguma forma. Mas o que a maioria não sabe, é que haviam muita mulheres envolvidas na história, que sem querer, ajudaram à construí-la, e com suas atitudes, ajudaram à mudá-la. Essas mulheres, são, na maioria das vezes, negligenciadas, talvez por esse motivo, a norte americana Marion Zimmer Bradley, tenha resolvido escrever a história de Arthur, à partir da visão feminina das personagens, que sem querer e nem saber, foram muito importantes para a construção dessa fantasia.
O primeiro livro, é A senhora da magia, onde conhecemos a jovem pagã Igraine, que adora a deusa de Avalon. Casada com o Duque Gorlois da Cornualha, Igraine não é muito feliz com seu marido, com ele, tem uma filha chamada Morgana. Após um tempo, ela se casa com Uther Pendragon, pelo qual é apaixonada, Igraine corta relações com Avalon, e se torna uma cristã fervorosa. Nas demais páginas, conhecemos a evolução de Morgana, que é levada por sua tia Viviane (A senhora do Lago), para Avalon, e treinada para ser sacerdotisa.
O segundo livro, tem por nome A grande rainha, Arthur já foi coroado como grande Rei da Bretanha. Nesse volume, conhecemos Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que foi escolhida para se casar com Arthur. Gwenhwyfar é uma cristã fanática, e acredita que por ser mulher, é inferior aos homens. Mas o que ninguém sabe, é que Guinevere nutre um amor secreto por Lancelote, que é o principal cavaleiro de Arthur. Gwenhwyfar exige que Arthur seja mais cristão, e quando esta conhece Morgana, desenvolve um ódio muito grande pela cunhada.
O terceiro livro é O gamo rei, algo muito terrível acontece á Viviane, Merlin morre, e um novo Merlin assume, este porém, tem comportamentos bastante cristãos, o que deixa Morgana cada vez mais preocupada com o destino de Avalon e de seus ritos. Guinevere e Lancelote tem um caso de amor, o que logo passa a ser de conhecimento público. Morgana se casa com o rei de Gales do Norte. Lancelote faz uma revelação inesperada para Morgana.

O último livro se chama O prisioneiro da árvore, Arthur assume ser cristão, Morgana quer retornar para Avalon, Nimue, uma nova sacerdotisa surge. Gwenhwyfar foge do reino, Arthur enfim tem um herdeiro, e este enfrenta o pai.

Acredito que Merlin deveria ter usado mais sua magia. Não está provado que Arthur, Merlin, e todos esses personagens realmente existiram. Mas algumas escrituras antigas, mostram que algumas pessoas com esses nomes viveram naquela época. Apesar de os livros serem pequenos, é uma leitura mais arrastada, mas o conteúdo vale a pena.

Super recomendado, boa sexta \o/

site: http://www.colunadovale.com.br/a-versao-feminina-dos-contecimentos/
Andrea 19/10/2017minha estante
Faltou marcar spoilers.

Ferreirinha 01/05/2016

Excelente
O livro me prendeu mais que o primeiro. Apesar de achar q Guinevere a maior chata do planeta achei o livro incrível e com uma narrativa muito dinâmica

garrido79 19/08/2016

Cristianismo X Paganismo: bem contra o mal?
Morgana sofre em sua consciência ter o filho de seu meio irmão, e acaba se afastando dos dois mundos (Cristianismo e Paganismo) e fica a margem da história.
Já Gwenhwyfar se torna uma Rainha também em suas atitudes, e vive rigorosamente o cristianismo, porém com a dor na consciência por Lancelot.
Arthur consegue trazer a paz após o a guerra com saxões, porém vê seu reino ameaçado por não ter um herdeiro.
Com todo esses percalços, tento como motivador essa luta Cristianismo X Paganismo e esses conflitos de consciências, fica aquela sensação de que é a luta do bem contra o mal, mas sem definir bem qual lado é o bem o qual é o mal...

Rudi 26/08/2016

A grande rainha
O olhar feminino nessa versão de Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, toda magia da espada Excalibur, e seus personagens. Encontramos nessa historia o envolvimentos de grande mulheres, que mudam completamente o destino da historia e dos outros personagens. A força que a norte americana Marion Zimmer Bradley escreveu mostra a importância dos personagens femininos na história de Arthur, esta é uma versão incrível.

Lud 11/12/2016

Foi uma leitura bem maçante. Focada na Gwenhwyfar, tive vontade de largar o livro várias vezes. Pois essa personagem é muito infantil, ingênua e diria ainda egoísta. Ela crê na superioridade de sua religião sobre todas as outras e manipula seu marido de modo a ter o que quer. Enfim, é algo ainda bem atual, muita gente é assim, mas não é algo que atiça minha leitura. Acho que a história aborda de uma maneira interessante essa questão das divergências religiosas, de crenças e tal, mas é muito chato esse foco na Gwenhwyfar.
Grrudolph 05/04/2018minha estante
Quando focava na Gwen eu já tinha vontade de largar o livro

Natalia.Rodrigues 15/04/2018minha estante
Toda vez que foca nela daenhwyfar dá vontade de jogar o livro,nunca demorei tanto para ler um livro ...

Renata 02/02/2022

Que lombra, esse final é uma lombra doida?
Inegável que apóstolos é maravilhosa e escrita de uma maneira linda, mas?. Tem seus problemas.

odeiol1vros 01/02/2021

custou-me ler o livro por conta da maior parte dele ser escrito pela visão da chata, insuportável e imatura da Gwenhwyfar, além de ser lento. Mas o final foi bem mais fluído e me surpreendeu bastante! Muito imprevisível eu diria...

Mylenna 14/02/2021

A grande rainha mimada
?A Grande Rainha? acaba tendo um desenrolar bem mais fluído do que ?A Senhora da Magia?. Ademais, há alguns detalhes ao longo do livro que vão deixando a história cada vez mais envolvente.

Gwenhyfar é uma personagem que te deixa num misto entre pena e ranço. Complexa mas muito centrada em si própria. Morgana continua sendo minha personagem favorita, apesar de pouco aparecer neste volume.

Os rumos que o cristianismo e o paganismo tomam ao decorrer da história, acabam gerando uma série de consequências. O final muito surpreendeu-me. Gostei muito do livro, de forma geral, apesarda narrativa lenta e cansativa de Gwenhyfar.
Myrelle 14/02/2021minha estante
Vem aí a leitora do anooo

Vera Duarte 28/05/2021

A grande rainha
Gwenhwyfar, nunca fiquei com tanto ranso de um personagem como estou dessa rainha de Arthur.

Acredito que tudo que é exagerado, não faz bem, não é bem visto, minha opinião. O fanatismo pela religião aqui é gritante e me incomodou muito. A rainha, que julga à todos, com sua hipocrisia, se permite pecar por um propósito, a pergunta que fica é : Será que ela perdoaria/aceitaria essa situação se vinda de outra pessoa? Será que terei a resposta no terceiro volume? E mesmo que se arrependa, será que meu ranso vai passar?

Não é errado lutar pelo que se quer. Mas a forma que se utiliza de certos meios para alcançá-lo sim. E julgar as pessoas e depois fazer a mesma coisa, que nome se dá?

Iniciando o terceiro volume em 3,2,1......

Júlia 30/05/2021

Tô amando essa coleção!! É muito legal ver como foi o começo do cristianismo e a história do rei Artur. Só me dá muita raiva a esposa dele, pq ela é bem chata viu..

Julia 11/07/2021

Não consigo parar de leeeeer!!!
Quando você acaba se apaixonando pela história do personagem coadjuvante!!! Simplesmente não consigo parar de ler essa série!!!

Fernanda 20/08/2021

Livro dois basicamente segue a linha do livro um:Morgana continua maravilhosa! E Gwenhwyfar continua hipócrita e chatona

Rafa Mendes 12/09/2021

A segunda parte das Brumas
Essa saga é de fato muito interessante, nesse segundo livro temos participação da morgana e bastante participação da guinevere que é uma chata de galocha, a morgana é minha favorita, e a história mostra os diversos conflitos que ela passa entre seguir seu coração e cumprir com seu dever, e o mesmo acontece com a guinevere mas essa CHATA fica querendo meter o bedelho onde não cabe a ela e o artur que é uma merdinha aceita, se tem uma coisa que eu tenho RAIVA é de gente falsa e intolerante e é isso que a guinevere é, muita coisa acontece, e ainda tem muita lenha pra ser queimada, eu recomendo super, principalmente pra quem gosta das histórias arturianas, mas preparem-se pra passar raiva. Leitura leve, com paisagens medievais e de fácil entendimento, tem umas cenas picantes também, a autora desenrola a história muito bem.