As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Fábio 21/06/2011

Melhor que o primeiro
Com uma narrativa mais envolvente e personagens melhores trabalhados de longe este livro supera o primeiro.

Apesar do livro dar maior enfase a Gwenhwyfar (Guinevere) é Morgana que brilha e se desenvolve na mais admiravel personagem da saga, o amadurecimento dela é notavel e instigante, fica a curiosidade que como ela ainda irá se portar até o fim da história.

Gwenhwyfar tambem foi muito bem trabalhada, apesar do crescimento dela ser de forma mais abrupta do que Morgana.

Engraçado que os homens são bem menos interessantes, excessão feita a Merlin e Kevin o arpista, Artur e Lancelot são opacos demais, e a melação da paixão entre Gwenhwyfar e Lancelot é muita chata, irrita ler como Lancelot esta mais bonito toda vez que Gwenhwyfar o ve.

Sarah 26/09/2013

Oh gosh!
Certo. Esse segundo foca mais em Arthur e Morgana. E muitas coisas acontecem, muitas mesmo. Inclusive, Arthur se casa com Gwen, uma loira bonita muito religiosa que não consegue lhe conceber um filho. Mas tem um detalhe: ela é completamente apaixonada pelo melhor amigo e primo de Arthur, Lancelote! Mas sua fé não lhe deixa se entregar ao seu verdadeiro amor.
Morgana, amargurada, passará por diversas coisas nesse segundo livro, ao qual aparece mais novos personagens e dá um delicioso gosto de "quero mais"
Briena 11/12/2013minha estante
nops! esse foca bem mais na gwenhwyfar

Natália Coelho 27/10/2013

A grande rainha
Ainda melhor que o primeiro, podemos ver como Morgana talvez não seja tão ruim assim. Ainda uma grande luta para banir os saxões da Bretanha, Gwenhwyfar foi escolhida para ser a grande rainha, esposa do nosso querido Rei Artur. Mas parece que seu coração já tem dono. O pior é que Lancelot sente o mesmo. Está apaixonado pela mulher de seu senhor, rei, amigo e primo.
O melhor dos cavaleiros também conquista o coração de Morgana, que recusa-se a voltar para Avalon. Teremos a morte de um personagem importante e uma grande traição contra Avalon. Mas no final, um pequeno amuleto decidirá o futuro reinado da Bretanha e quem será o sucessor de Artur.
Ótimo para qualquer momento!

site: http://leioreleio.blogspot.com/

Janaína Oliveira 02/10/2014

As brumas de Avalon Vol.01, 02, 03 e 04, Marion Zimmer Bradley
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem a coleção As Brumas de Avalon. Essa obra de Marion Zimmer reconta a lenda do Rei Artur através do ponto de vista, das vidas e das visões das mulheres que tiveram um papel central na vida de Artur.

Iniciando nossa aventura pelo primeiro livro, A Senhora da magia, ele nos conta a história de Igraine que com menos de 18 anos é casada com o Duque Gorlois e já tem uma filha, Morgana. Durante uma noite, o Merlin e sua irmã mais velha Viviane tem uma visão, e revela que o próximo filho de Igraine será o Grande Rei da Bretanha, porém o pai não será Gorlois e sim seu quase amigo Uther Pendragon. Prosseguindo com a leitura descobriremos como Igraine se apaixonou (ou já era apaixonada em outras vidas) por Uther, como Morgana ficou conhecida como Morgana das Fadas e como Artur se tornou o Grande Rei da Bretanha.

Conheceremos também a história de Guinevere que se casou com Artur a mando de seu pai, mas que era apaixonada por Lancelote, melhor amigo de Artur. E por não conseguir gerar um herdeiro ao trono, Guinevere cria uma série de conflitos políticos para o reino de Camelot e com sua extrema dedicação ao cristianismo, acaba colocando Artur e toda a Bretanha sob a influência dos padres cristãos, apesar dele ter jurado respeitar a velha religião de Avalon e portar em sua cintura a espada Excalibur, que lhe protege e garante sua vitória em qualquer guerra.

As brumas de Avalon acima de tudo trata-se da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere e da velha religião de Avalon representada por Morgana. Acompanhando a evolução da história, descobriremos o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha.

Há muitas histórias envolventes nessa série que é ao mesmo tempo real e lendária. Amores não revelados e muita magia. A leitura foi muito boa, eu praticamente devorei os livros. Achei muito interessante conhecer esse outro lado da lenda do Rei Artur. Recomendo a leitura para todos que tem interesse e gostam do cenário medieval.

Abraços e até a próxima!

sabris 07/10/2014

A Grande Rainha é o segundo livro da saga que conta a lendária história do Rei Artur, desta vez, com maior destaque em Guinevere (ou Gwenhwyfar), mulher de Artur e Grande Rainha da Bretanha, como sugere o próprio nome do livro e em Morgana das Fadas, sacerdotisa de Avalon e irmã de Artur. Neste livro, novos problemas irão surgir para a corte da Bretanha: A Grande Guerra está chegando; Morgana dá a luz ao seu filho; Igraine morre; Artur é pressionado a trair Avalon em favor do Cristianismo e Guinevere se vê tentada a trair o rei, para poder conceber um herdeiro para o reino.
O livro continua muito mais atraente, já que agora as duas personagens mais interessantes ganham um destaque maior na história. O livro tem um final maravilhoso e com uma grande surpresa. Recomendo a todos que gostam de um bom romance, cavalaria e Idade Média, aqui vemos o Grande Rei Artur decidir entre lutar com a bandeira do Pendragon, símbolo da adoração á deusa, desde a época de Uther e a bandeira que trás a cruz e a Virgem Maria, símbolo do cristianismo.

Jacó 10/01/2015

Uma trama interessante
Nesse livro, o foco recai sobre Gwenhwyfar, esposa do Rei Arthur. É uma mulher mesquinha e leviana, que se acha muito cristã, mas não passa de uma meretriz igual Morgana, duas personagens fracas, que não tem escrúpulos em trair Arthur com Lancelot Du Lac, primo de Arthur. Mas a história vale ser lida por estar pela ótica das mulheres.

rfllmrs 21/05/2015

Maravilhoso como o primeiro...
O meu spoiler é: tem ménage heuahaua (sério)

Tauan 23/09/2015

No segundo volume, que começa pouco depois da coroação de Arthur como Grande Rei da Bretanha, há um amadurecimento das personagens, já enfrentando as consequências de suas escolhas.
A personagem que recebe maior destaque nesse volume é Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa escolhida para se casar com Arthur e se tornar a Grande Rainha da Bretanha. Ela é uma cristã fanática, com ideias extremamente patriarcais e um profundo complexo de inferioridade por ser mulher.
Guinevere se apaixona por Lancelote, o principal cavaleiro de Arthur, desde que o vê pela primeira vez. E como não consegue dar um filho a Artur, entende que isso é um castigo de Deus contra seu amor adúltero. Assim, para se redimir, Guinevere cobra de Arthur que ele se torne o mais cristão dos reis e tenta impor à Corte um estilo de vida cristão cada vez mais radical. Ao mesmo tempo, ela desenvolve um ódio crescente contra Morgana, em parte por ela não aceitar se tornar cristã e em parte pelo ciúme que sente dela com Lancelote.
É neste livro que nasce Mordred, o filho de Morgana e Arthur que é criado por sua tia Morgause, longe da Corte de Arthur.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Volnei 26/11/2015

A grande rainha
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da ?rvore s?o os quatro volumes que comp?em As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur atrav?s da perspectiva de suas hero?nas.
Guinevere se casou com Artur por determina??o do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela n?o conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera s?rias conseq??ncias pol?ticas para o reino de Camelot. Sua dedica??o ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influ?ncia dos padres crist?os, apesar de ser juramento de respeitar a velha religi?o de Avalon.
Al?m da m?e de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que ? a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher ? fundamental na trama: Morgana, a irm? de Artur.

site: https://twitter.com/volneicampos http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Jessy 15/01/2016

Sensacional
Toda a história desde o livro 1 ao 4 maravilhosa. É de prender do início ao final, muito bem escrito, personagens forte e bem articulados e uma história muito bem escrita, dá pra ver que foi fruto de uma boa pesquisa, conheci um pouco sobre a cultura pagã celta graças aos livros da Brumas de Avalon.

Sil 29/04/2016

A VERSÃO FEMININA DOS CONTECIMENTOS
Olá.

Todo mundo já ouviu falar do Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, e da espada Excalibur, todos esses personagens já nos são conhecidos de alguma forma. Mas o que a maioria não sabe, é que haviam muita mulheres envolvidas na história, que sem querer, ajudaram à construí-la, e com suas atitudes, ajudaram à mudá-la. Essas mulheres, são, na maioria das vezes, negligenciadas, talvez por esse motivo, a norte americana Marion Zimmer Bradley, tenha resolvido escrever a história de Arthur, à partir da visão feminina das personagens, que sem querer e nem saber, foram muito importantes para a construção dessa fantasia.
O primeiro livro, é A senhora da magia, onde conhecemos a jovem pagã Igraine, que adora a deusa de Avalon. Casada com o Duque Gorlois da Cornualha, Igraine não é muito feliz com seu marido, com ele, tem uma filha chamada Morgana. Após um tempo, ela se casa com Uther Pendragon, pelo qual é apaixonada, Igraine corta relações com Avalon, e se torna uma cristã fervorosa. Nas demais páginas, conhecemos a evolução de Morgana, que é levada por sua tia Viviane (A senhora do Lago), para Avalon, e treinada para ser sacerdotisa.
O segundo livro, tem por nome A grande rainha, Arthur já foi coroado como grande Rei da Bretanha. Nesse volume, conhecemos Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que foi escolhida para se casar com Arthur. Gwenhwyfar é uma cristã fanática, e acredita que por ser mulher, é inferior aos homens. Mas o que ninguém sabe, é que Guinevere nutre um amor secreto por Lancelote, que é o principal cavaleiro de Arthur. Gwenhwyfar exige que Arthur seja mais cristão, e quando esta conhece Morgana, desenvolve um ódio muito grande pela cunhada.
O terceiro livro é O gamo rei, algo muito terrível acontece á Viviane, Merlin morre, e um novo Merlin assume, este porém, tem comportamentos bastante cristãos, o que deixa Morgana cada vez mais preocupada com o destino de Avalon e de seus ritos. Guinevere e Lancelote tem um caso de amor, o que logo passa a ser de conhecimento público. Morgana se casa com o rei de Gales do Norte. Lancelote faz uma revelação inesperada para Morgana.

O último livro se chama O prisioneiro da árvore, Arthur assume ser cristão, Morgana quer retornar para Avalon, Nimue, uma nova sacerdotisa surge. Gwenhwyfar foge do reino, Arthur enfim tem um herdeiro, e este enfrenta o pai.

Acredito que Merlin deveria ter usado mais sua magia. Não está provado que Arthur, Merlin, e todos esses personagens realmente existiram. Mas algumas escrituras antigas, mostram que algumas pessoas com esses nomes viveram naquela época. Apesar de os livros serem pequenos, é uma leitura mais arrastada, mas o conteúdo vale a pena.

Super recomendado, boa sexta \o/

site: http://www.colunadovale.com.br/a-versao-feminina-dos-contecimentos/
Andrea 19/10/2017minha estante
Faltou marcar spoilers.

Ferreirinha 01/05/2016

Excelente
O livro me prendeu mais que o primeiro. Apesar de achar q Guinevere a maior chata do planeta achei o livro incrível e com uma narrativa muito dinâmica

garrido79 19/08/2016

Cristianismo X Paganismo: bem contra o mal?
Morgana sofre em sua consciência ter o filho de seu meio irmão, e acaba se afastando dos dois mundos (Cristianismo e Paganismo) e fica a margem da história.
Já Gwenhwyfar se torna uma Rainha também em suas atitudes, e vive rigorosamente o cristianismo, porém com a dor na consciência por Lancelot.
Arthur consegue trazer a paz após o a guerra com saxões, porém vê seu reino ameaçado por não ter um herdeiro.
Com todo esses percalços, tento como motivador essa luta Cristianismo X Paganismo e esses conflitos de consciências, fica aquela sensação de que é a luta do bem contra o mal, mas sem definir bem qual lado é o bem o qual é o mal...

Rudi 26/08/2016

A grande rainha
O olhar feminino nessa versão de Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, toda magia da espada Excalibur, e seus personagens. Encontramos nessa historia o envolvimentos de grande mulheres, que mudam completamente o destino da historia e dos outros personagens. A força que a norte americana Marion Zimmer Bradley escreveu mostra a importância dos personagens femininos na história de Arthur, esta é uma versão incrível.

Lud 11/12/2016

Foi uma leitura bem maçante. Focada na Gwenhwyfar, tive vontade de largar o livro várias vezes. Pois essa personagem é muito infantil, ingênua e diria ainda egoísta. Ela crê na superioridade de sua religião sobre todas as outras e manipula seu marido de modo a ter o que quer. Enfim, é algo ainda bem atual, muita gente é assim, mas não é algo que atiça minha leitura. Acho que a história aborda de uma maneira interessante essa questão das divergências religiosas, de crenças e tal, mas é muito chato esse foco na Gwenhwyfar.
Grrudolph 05/04/2018minha estante
Quando focava na Gwen eu já tinha vontade de largar o livro

Natalia.Rodrigues 15/04/2018minha estante
Toda vez que foca nela daenhwyfar dá vontade de jogar o livro,nunca demorei tanto para ler um livro ...