As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Grande Rainha

Barbara 27/08/2023

A mesma coisa que eu já falei dos outros volumes. A perspectiva feminina é muito boa dessa história

Danielle530 16/06/2021

Meus sentimentos são confusos sobre ter ou não gostado do livro. Eu adoro a personagem da Morgana e fiquei o livro inteiro torcendo para que ela satisfizesse seu desejo romântico, o que não se concretizou. No entanto, detesto a Guinevere e torci para um desfecho trágico para a personagem, o que também não se concretizou. De maneira geral, a história foi pedante, tediosa. Outros personagens foram deixados de lado para que Guinevere tivesse um enfoque maior e ela não merecia. Gostei de algumas passagens que eu quis muito que tivessem sido mais bem trabalhadas pela autora.

Márcia 04/06/2023

As Brumas de Avalon - A Grande Rainha - Marion Zimmer Bradley
Em A Grande Rainha, segundo livro da série As Brumas de Avalon, Morgana está grávida de Arthur e morando na corte de Lot; com muita dificuldade e com a ajuda de sua tia Morgause, ela dá a luz a Mordred e o deixa para ser criado por Morgause.

Após a coroação de Arthur, logo lhe é imposta a necessidade de encontrar um esposa e rainha. Nesse momento a personagem Gwenhwyfar ressurge na trama, ela é a princesa escolhida para reinar ao lado de Arthur, não por seus próprios méritos ou por amor, mas sim pois seu pai, o Rei Leodegranz, a está oferecendo a Arthur com um dote de 100 dos seus melhores homens, todos armados e com bons cavalos. Gwenhwyfar é a personagem principal deste livro, ela é ainda uma menina quando casa-se e torna-se a Grande Rainha, porém ela é uma cristã fanática, medrosa, submissa e com um crescente desejo de transformar toda a Bretanha em cristã eliminando os rituais pagãos, e fazendo com que Arthur quebre sua promessa à Avalon.
Arthur e Gwenhwyfar casam-se, e Morgana vai morar na corte e torna-se uma das damas da Rainha porém, apesar das aparências, Gwenhwyfar alimenta um sentimento de ódio por Morgana, primeiramente por ser ela uma mulher pagã e livre, sem a menor intenção de converter-se; e em segundo lugar, porque ela percebe o amor de Morgana por Lancelote e sente terríveis ciúmes pois Gwenhwyfar, como boa cristã, jamais poderá ter o amor de Lancelote.

Morgana nutre profundos sentimentos por Lancelote desde o dia em que estiveram juntos em Avalon, e ali quase se entregaram um ao outro. Tiveram também um momento de entrega na corte de Arthur, porém Morgana sente-se recusada por Lancelote e decide retornar a Avalon, mas infelizmente ela perde-se por anos na terra das fadas, onde tempo não existe.

Quando Morgana retorna, a guerra contra os saxões já havia sido travada, Arthur havia ganhado sob a bandeira do Cristo, quebrando sua promessa à Avalon e sua corte havia se instalado em Camelot, onde Arthur formou a Távula Redonda, com seus Cavaleiros mais fiéis. Apenas algo lhe faltava: um herdeiro. Gwenhwyfar havia tentado por muitos anos, mas não conseguia gerar um filho de Arthur, o que muito lhe pesava pois essa era a obrigação primordial de uma mulher para com seu marido e senhor. Diante disso, Arthur, que já tinha conhecimento dos sentimentos de sua mulher, a entrega à seu mais fiel amigo e cavaleiro, Lancelote, para que juntos, possam gerar o tão desejado herdeiro e futuro Rei de Camelot.

Rozana 25/04/2021

Que mulher chata!
A maior parte do livro retrata a vida da versão mais chata de Guinevere que já vi, na corte de Athur, durante anos reclamando de tudo e se lamentando infinitamente. Apesar de ser uma jornada útil para entender a traição de Arthur, acaba sendo uma leitura arrastada.

Janus 17/02/2009

Nesse segundo Volume, desvendamos todo o treinamento que as sacerdotizas tem em Avalon e os planos de Viviane e Taliesin, para que Morgana e Arthur gerem um filho na noite de Beltane, o festival Pagão da Fertilidade.
Vemos o sofrimento de Morgana e o abandno do caminho da Deusa e a Manipulação que Guinewere gera sobre Arthur e a manipulação do catolocismo encima do trono da Bretanha.

Patty Pizarro 20/09/2011

A "Grande" Rainha
A leitura do segundo livro foi mais agradável do que o primeiro, porém, uma personagem despertou em mim um ódio tão grande, que se pudesse encontrá-la, acho que a mataria rsrsrs.
O título não é digno da personagem.
Ela não me pareceu uma grande rainha, mas sim, uma garota mimada que precisa ter seus desejos realizados custe o que custar.
Sempre viu as coisas do ponto de vista dela, sem levar em consideração o ponto de vista do povo ou do próprio marido e rei, Artur, ainda mais quando se trata de um assunto delicado como é a religião.
O rei também deixou a desejar....Tudo bem que seja bom ter um marido que satisfaça seus desejos, mas vejo o Artur sem autoridade nenhuma, um personagem muito sem graça. Lancelote, difícil falar, um amigo desses eu não sei se gostaria de ter, apesar que o final do livro me fez ficar em choque e ao mesmo tempo me fez rir e ter ainda mais certeza de que Gwen está longe de ser uma grande rainha, além de ser uma hipócrita.
A minha favorita continua sendo Morgana apesar de não ter participado tanto desse livro.
A leitura vale muito a pena.

LMarin 06/01/2011

A Grande Rainha foi o livro da saga menos apreciado por mim. A leitura foi lenta, monótona, chata. Faltou ação e aventura: as batalhas são apenas mencionadas. Agora a coisa mais chata desse livro sem dúvida foi a Gwenhwyfar. Ela conseguiu despertar raiva em mim pois não passa de uma carola papa-missas. Além de ser hipócrita na medida em que prega uma moral cristã rígida mas não aplica tais preceitos em sua vida. Seu fanatismo religioso é revoltante!
Um ponto do livro que achei pertinente foi a abordagem do conflito entre cristãos e pagãos. É verdade que os cristãos foram perseguidos pelo Império Romano mas ao mesmo tempo os cristãos também perseguiram e foram intolerantes com outros credos!
O autor contextualiza esse universo medieval: a relação de suserania e vassalagem, a ignorancia da população,o cotidiano medíocre das mulheres, a forte influencia exercida pela Igreja Católica e seus padres na vida da população além de ilustrar o crescimento gradativo do poder nas mãos Igreja. Quanto aos personagens Morgana sem dúvida é a personagem esférica do livro: forte e decidida. Gwenhwyfar é plana, previsível. O Rei Artur é muito manipulável e fraco. O livro é bom mas foi o rumo da história que me desagradou. Achei ridículo Artur ter rompido com Avalon por causa da Gwenhwyfar e acredito que isso seria muito improvável de acontecer naquela época já que mulheres não participavam de política e nem tinham voz ativa!

PamMachado 28/01/2011

Ótima leitura!
O segundo livro da série é muito bom, ainda mais para quem gosta de histórias relacionadas ao Rei Arthur, como eu. Super indico!

Vanessa Vieira 24/10/2011

A Grande Rainha_Marion Zimmer Bradley
Em A Grande Rainha, segundo volume da série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, conhecemos um pouco mais a respeito de Guinevere. No final do primeiro volume, A Senhora da Magia, Artur foi coroado rei da Bretanha. Devido ao seu papel de Grande Rei, ele se vê obrigado a casar e procura por uma noiva a sua altura.

Guinevere, uma fanática cristã, é escolhida para ser a Grande Rainha. Apesar de ser uma pessoa muito religiosa e que se julga uma "mulher perfeita" ela acaba se apaixonando pelo primo de Artur e um dos principais cavaleiros da Távola Redonda, Lancelote. Os seus sentimentos por ele ficam bem guardados, ocultos, mas Lancelote não sai dos seus pensamentos e dos seus desejos mais profundos.

Ela tenta diversas vezes ter um filho de Artur e não consegue e imagina que sua esterilidade seja uma punição de Deus pelos seus desejos libidinosos por Lancelote. Em busca de redenção de seu "pecado", Guinevere começa a fazer a cabeça de Artur para que ele se torne um rei cristão e não caminhe ao lado da Deusa. Ela chega a pedir que ele proíba as fogueiras de Beltane, afirmando que os cultos aos deuses pagãos estão afastando-os de Deus e por isso Ele não os enviou um filho, como punição.

Morgana permanece um tempo no País das Fadas, e acaba esquecendo um pouco de Camelot e de suas tristes experiências. Depois de alguns anos, ela retorna para o reino de Artur e é vítima do ódio de Guinevere. Guinevere não gosta de Morgana por ela ser pagã e também sente ciúmes dela com Lancelote.

No período em que Morgana habita o País das Fadas, Igraine vem a falecer no convento, com problemas de coração. Em seus instantes derradeiros, Guinevere está do seu lado, mas ela não pára de chamar pelo nome de Morgana e de se culpar por a ter enviado para ser criada por Viviane em Avalon.

A trama central de A Grande Rainha é o confronto entre religião e opiniões sobre Guinevere e Morgana. Guinevere é muito irritante, imatura e ignorante. Como nunca teve a sua própria opinião, foi alienada pelo fanatismo e se torna uma pessoa insuportável.

Morgana é a minha personagem favorita da saga! Apesar de todo o sofrimento pela qual ela passa, principalmente quando descobre que ficou grávida do Deus Cornudo, continua sendo uma mulher forte, guerreira e firme em suas opiniões!

O livro me causou tanto impacto que acabei sonhando com ele, sério! Sonhei que estava na Ilha de Avalon, ao lado de Viviane....rsrs. Recomendo a leitura, com toda a certeza!

Tauan 23/09/2015

No segundo volume, que começa pouco depois da coroação de Arthur como Grande Rei da Bretanha, há um amadurecimento das personagens, já enfrentando as consequências de suas escolhas.
A personagem que recebe maior destaque nesse volume é Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa escolhida para se casar com Arthur e se tornar a Grande Rainha da Bretanha. Ela é uma cristã fanática, com ideias extremamente patriarcais e um profundo complexo de inferioridade por ser mulher.
Guinevere se apaixona por Lancelote, o principal cavaleiro de Arthur, desde que o vê pela primeira vez. E como não consegue dar um filho a Artur, entende que isso é um castigo de Deus contra seu amor adúltero. Assim, para se redimir, Guinevere cobra de Arthur que ele se torne o mais cristão dos reis e tenta impor à Corte um estilo de vida cristão cada vez mais radical. Ao mesmo tempo, ela desenvolve um ódio crescente contra Morgana, em parte por ela não aceitar se tornar cristã e em parte pelo ciúme que sente dela com Lancelote.
É neste livro que nasce Mordred, o filho de Morgana e Arthur que é criado por sua tia Morgause, longe da Corte de Arthur.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Volnei 26/11/2015

A grande rainha
A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da ?rvore s?o os quatro volumes que comp?em As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur atrav?s da perspectiva de suas hero?nas.
Guinevere se casou com Artur por determina??o do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela n?o conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera s?rias conseq??ncias pol?ticas para o reino de Camelot. Sua dedica??o ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influ?ncia dos padres crist?os, apesar de ser juramento de respeitar a velha religi?o de Avalon.
Al?m da m?e de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que ? a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher ? fundamental na trama: Morgana, a irm? de Artur.

site: https://twitter.com/volneicampos http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Jessy 15/01/2016

Sensacional
Toda a história desde o livro 1 ao 4 maravilhosa. É de prender do início ao final, muito bem escrito, personagens forte e bem articulados e uma história muito bem escrita, dá pra ver que foi fruto de uma boa pesquisa, conheci um pouco sobre a cultura pagã celta graças aos livros da Brumas de Avalon.

Sil 29/04/2016

A VERSÃO FEMININA DOS CONTECIMENTOS
Olá.

Todo mundo já ouviu falar do Rei Arthur, de Merlin, dos Cavaleiros da Távola Redonda, e da espada Excalibur, todos esses personagens já nos são conhecidos de alguma forma. Mas o que a maioria não sabe, é que haviam muita mulheres envolvidas na história, que sem querer, ajudaram à construí-la, e com suas atitudes, ajudaram à mudá-la. Essas mulheres, são, na maioria das vezes, negligenciadas, talvez por esse motivo, a norte americana Marion Zimmer Bradley, tenha resolvido escrever a história de Arthur, à partir da visão feminina das personagens, que sem querer e nem saber, foram muito importantes para a construção dessa fantasia.
O primeiro livro, é A senhora da magia, onde conhecemos a jovem pagã Igraine, que adora a deusa de Avalon. Casada com o Duque Gorlois da Cornualha, Igraine não é muito feliz com seu marido, com ele, tem uma filha chamada Morgana. Após um tempo, ela se casa com Uther Pendragon, pelo qual é apaixonada, Igraine corta relações com Avalon, e se torna uma cristã fervorosa. Nas demais páginas, conhecemos a evolução de Morgana, que é levada por sua tia Viviane (A senhora do Lago), para Avalon, e treinada para ser sacerdotisa.
O segundo livro, tem por nome A grande rainha, Arthur já foi coroado como grande Rei da Bretanha. Nesse volume, conhecemos Gwenhwyfar (Guinevere), a princesa que foi escolhida para se casar com Arthur. Gwenhwyfar é uma cristã fanática, e acredita que por ser mulher, é inferior aos homens. Mas o que ninguém sabe, é que Guinevere nutre um amor secreto por Lancelote, que é o principal cavaleiro de Arthur. Gwenhwyfar exige que Arthur seja mais cristão, e quando esta conhece Morgana, desenvolve um ódio muito grande pela cunhada.
O terceiro livro é O gamo rei, algo muito terrível acontece á Viviane, Merlin morre, e um novo Merlin assume, este porém, tem comportamentos bastante cristãos, o que deixa Morgana cada vez mais preocupada com o destino de Avalon e de seus ritos. Guinevere e Lancelote tem um caso de amor, o que logo passa a ser de conhecimento público. Morgana se casa com o rei de Gales do Norte. Lancelote faz uma revelação inesperada para Morgana.

O último livro se chama O prisioneiro da árvore, Arthur assume ser cristão, Morgana quer retornar para Avalon, Nimue, uma nova sacerdotisa surge. Gwenhwyfar foge do reino, Arthur enfim tem um herdeiro, e este enfrenta o pai.

Acredito que Merlin deveria ter usado mais sua magia. Não está provado que Arthur, Merlin, e todos esses personagens realmente existiram. Mas algumas escrituras antigas, mostram que algumas pessoas com esses nomes viveram naquela época. Apesar de os livros serem pequenos, é uma leitura mais arrastada, mas o conteúdo vale a pena.

Super recomendado, boa sexta \o/

site: http://www.colunadovale.com.br/a-versao-feminina-dos-contecimentos/
Andrea 19/10/2017minha estante
Faltou marcar spoilers.

Ferreirinha 01/05/2016

Excelente
O livro me prendeu mais que o primeiro. Apesar de achar q Guinevere a maior chata do planeta achei o livro incrível e com uma narrativa muito dinâmica