O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Livinha 24/12/2023

Sinceramente, devo admitir que, de todos os livros que já li de Franz Kafka, esse fora o único que não gostei tanto. Entenda: não estou dizendo que é ruim, ele só não me fez refletir da forma que refleti com suas outras obras. Aqui temos Josef K., um homem que acorda sabendo que está detido por algo que nem ele mesmo sabe o motivo. Basicamente, Kafka disserta acerca do cerceamento da justiça através da burocracia e do quanto um homem só se conhece a partir de seu próprio processo. O autor também fala sobre isso de forma indireta: quando há um diálogo entre Josef K. e algum homem com um cargo superior, este homem sempre está acima dele (como em um batente, por exemplo), o que só mostra essa impossibilidade de ter seus direitos através da lei quando se é tido como uma pessoa ?inferior?. Um ponto que me trouxe muita angústia foi sobre o papel da mulher, pois todas são tratados como prostituta ou um mero objeto sexual - se esse foi o objetivo do Kafka ou se o mesmo escreveu justamente por ser sexista, eu não saberia escrever; mas que me trouxa angústia, trouxe sim e muita. Também falamos um pouco sobre a automatização do dever, pois em vários momentos um homem tem um comportamento abusivo e se coloca no lugar de ?estou apenas fazendo o meu trabalho?. No final das contas, ele é um livro inacabado e interessante (e talvez pelo fato de ter sido inacabado que me fez ter tantas dúvidas ao final da leitura). É um bom livro para quem entende que sairá mais confuso do que esclarecido.

Samira_santos 24/12/2023

Loucura total
Se tem alguém que sabia passar a sensação de agonia, esse alguém era Kafka. Não é o primeiro livro dele que eu li, mas é um autor que nunca deixa de me surpreender. Nesta história acompanhamos a agonia de um homem acusado de um crime que nunca foi revelado. Durante o desenrolar podemos sentir a apreensão do acusado e como a incerteza foi lhe corroendo lentamente...

onelsslnlygrl 22/12/2023

Esse é para todos meu queridos estudantes de direito.
Sim, da vontade de dormir e vc vai pensar que é um analfabeto por não entender nada e nem conseguir imaginar os cenários?. mas essa é a intenção: fazer com que ninguém entenda um processo judicial, já que as vezes ninguém entende mesmo.
Foi uma leitura obrigatória pra minha aula de processo e sendo sincera eu odiei, mas dei umas estrelas pq eu entendi o conceito.

Cristiane 17/12/2023

Profundo... instigante... às vezes confuso (mas pode ser minha capacidade interpretariva tb rsrs)... mas muito interessante!

Massasa 16/12/2023

O processo
O inferno de Dante só que o inferno é o judiciário e as pessoas que ele encontra estão todas julgando K.
Brincadeiras a parte, gostei bastante da obra, me lembra o conto "Na colônia penal", não dúvido que um esteja relacionado com o outro.

Eduardo.Weiland 13/12/2023

Um alerta
Para mim, esse livro serve como um alerta sobre a corrupção, ou, mais precisamente, a tolerância à corrupção na sociedade. Quando K. é informado que está detido, mas ninguém lhe diz qual acusação pesa sobre ele, ele se mostra (compreensivelmente) indignado com a situação.

Ao longo da história, são apresentados outros personagens ligados ao processo e ao tribunal. Todos eles demonstram saber que "o sistema" é corrupto e, o pior de tudo, parecem aceitar isso como natural. Conforme K. vai percebendo que todos à sua volta aceitam a "Lei" como ela é, aos poucos vai cedendo também. Ele chega a declarar em um momento inicial do processo que nunca poderia ser corrompido; um pouco adiante, oferece suborno ao espancador para libertar suas vítimas; por fim, já aceita as decisões do "tribunal", resignado e sem esperanças.

Creio que esse livro deve servir de alerta para que a sociedade não chegue a esse ponto, ou todos nós acabaremos como Josef K.

Agnaldo 13/12/2023

Livro especial
Um livro que me deixou com "um pé atrás" no início, mas que me surpreendeu e comoveu com o desfecho da história.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Agoniante
Agonia do início ao fim. Quer sentir agonia? Leia esse livro.
Procurei no dicionário por sinônimos de agonia: inquietação, ansiedade, aflição e atormentamento. E posso confirmar, senti tudo isso enquanto lia essa bagaça.

uchihanitro 13/12/2023

Livro que exemplifica como a justiça atuava na época do autor
Basicamente o título já diz tudo. É um ótimo suspense, embora algumas vezes cansativo de ler, em certas partes/capítulos. Você fica com várias interrogações na cabeça e esperando que, no fim aconteça o que normalmente as pessoas estão acostumadas. Durante toda história uma série de interrogações são colocadas na cabeça do leitor de modo que ele sempre pense em um desfecho para a obra, no entanto, adianto, o desfecho pode ser bem diferente do que muitos futuros leitores podem imaginar.
Porém, ressalto aqui o mais importante que está no título: essa obra é fantástica pois expoem exatamente o que ocorria, em muitos casos, por meios da justiça, no país/região onde o autor esteve. Portanto não me admiraria se ele fosse até mesmo baseado em fatos reais. Bem interessante, por fim.

Elaine 13/12/2023

O livro conta a historia de um bancário senhor K, que na véspera de seu aniversário de 30 anos é acusado de um crime, mas qual é a acusação? Quem o acusou?
Ele não sabe, e a partir daí vamos tentando entender quem o acusou, qual foi o crime.
Uma história bem fluida com diálogos extensos e bem narrados.

Citadireito 11/12/2023

Leitura Frustrante
Fiz questão de gravar um vídeo falando acerca da minha opinião sobre esse livro?adianto: estou frustrado.
Link do vídeo:

Adre 09/12/2023

Leitura obrigatória
Tais aí uma obra do Kafka extremamente importante para a formação do ser humano. Imagina acordar hoje e ser condenando por um crime que você sequer sabe o que seja, e também ninguém lhe fala o que cometeu essa é a obra de Kafka que explora os limites que uma calúnia pode causar na vida de um indivíduo e de verdade é uma das piores dores você ser condenando da maneira de ele foi, sem saber qual é o seu crime e no final, aceitar o seu destino e você sem ter feito absolutamente nada, acredita que cometeu um crime que ninguém fala o que foi, e qual foi a gravidade dele e mesmo assim você aceita que cometeu esse crime. Essa é uma das obras mais angustiantes de Franz.

Nota: 9.5/10

Jonathan153 07/12/2023

Certamente, a sua temática do absurdo do processo de Joseph K influenciou várias obras do Século XX. Este mérito é incontestável. Porém, a narrativa em si é involuntariamente hermética e confusa porque o livro não foi terminado, gerando no leitor uma certa frustração e aquele sentimento de "e se ele tivesse terminado? O que poderia ter sido?". Porém, ironicamente, o próprio Kafka não ligava para isso e mandou queimarem o livro, desejo não cumprido por Max Brodi.