O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Aline Maia 18/11/2023

Tentei gostar
Li Kafka na adolescência e lembro de não ter gostado. Dei uma segunda chance com "O Processo" e constatei que Kafka não é para mim.

De maneira bem resumida a história do livro é sobre Josef K., um jovem que é acusado de algo e passa a ser processado. Durante todo o livro ele quer entender e descobrir o que fez de errado.

Dentre os motivos para achar a leitura ruim foi ter que aguentar o K. Que personagem insuportável e intragável!

"O Processo" é um livro não finalizado e isso deixa a história bem confusa por conta das lacunas. A escrita é arrastada e soa burocrática. Talvez algo intencional para mostrar como é a sensação de estar sendo processado e nem saber o porquê.

Entendo a importância e entendo quem gosta. Mas não foi tudo isso para mim. O livro só não será esquecível para mim porque foi um martírio ler. Tentei gostar, mas não rolou.

André Lima 10/11/2023

Primeiro livro que leio do autor....extremamente claustrofóbico e angustiante...gostei muito hehehe

Matheus.Azevedo 10/11/2023

Não se iludam com o tamanho do livro, ou pela premissa aparentemente simples.

Minha experiência foi semelhante a do protagonista com o seu processo: um misto de incredulidade, apatia e angústia, acompanhando os meandros de uma narrativa opressiva, vertiginosa e claustrofóbica; alguns pontos que reforçam o incomodo da leitura, é o caráter prolixo das falas e ações das personagens que propositalmente, não chegam a conclusões coerentes.

Talvez, necessite de uma releitura, mas no momento, não tenho psicológico para isso

Zaqueu 05/11/2023

Leitura pesada.
Existe autores que tem uma escrita angustiantes,pesados que escrevem insuportavelmente bizarras e com certeza Fran Kafka possui essas qualidades.

Temos aqui a história de Josef.K que tem sua vida toda bagunçada após ter sido acusado de algo que segundo ele não cometeu.

Leitura densa, cheia de várias camadas de interpretações e que como toda obra de Kafka não há um final feliz...mais vale a leitura com toda certeza.

Everton Gonçalves 03/11/2023

O Processo é uma obra incrível e por isso não é de se estranhar que seja uma das obras mais conhecidas de Franz Kafka. Não se trata de uma leitura fácil no começo, mas com o transcorrer da leitura a pessoa vai se envolvendo no emaranhado de confusões, falta de explicações e de lógica em tudo que acontece com o pobre Josef K.
O texto faz parte das obras inacabadas do autor, e só foi publicada postumamente em 1925, após um ano de sua morte. Seu amigo, responsável por diversas publicações após sua morte, encontrou os capítulos em envelopes separados e organizou de modo a dar um pouco de lógica à história, que ficou composta por 10 capítulo. Quando se lê, nota-se que algo ficou faltando em alguns capítulos e que a transição entre eles não é muito elaborada, todavia isso acaba colaborando para a reflexão sobre os sentimentos que o leitor vai tendo frente ao texto. O livro se caracteriza por abordar temas de alienação, burocracia, absurdo e impotência do indivíduo perante sistemas opressivos. É marcado por um realismo que causa certa angustia como se o leitor estivesse no ambiente descrito.
A história gira em torno do personagem Josef K., um jovem e bem-sucedido funcionário de um banco, que é inexplicavelmente preso em sua própria casa, sem que lhe seja informado o motivo. O romance desenrola-se à medida que Josef K. tenta entender e lidar com o complexo e opaco sistema judicial que o envolve. Ele enfrenta uma série de personagens enigmáticos, incluindo advogados, juízes e burocratas, todos os quais contribuem para a sensação de alienação e impotência de Josef K.
O Processo é uma obra que critica a natureza opressiva e irracional da burocracia e da justiça, e muitos leitores a interpretaram como uma alegoria do sistema legal e da sociedade em geral. A narrativa é marcada por um tom surreal e absurdo, tipicamente kafkiano, e o livro nunca chega a uma conclusão clara, deixando muitas questões em aberto. Isso não impede que o final seja surpreendente e arrebatador.
A obra é objeto de diversas interpretações e análises críticas ao longo dos anos, tornando-a uma das mais influentes obras do século XX. Vale muito a pena a leitura!

Lukethespidermen 03/11/2023

O Kafka consegue exibir a alienação e a tensão em uma sociedade cada vez mais mecanizada e sem tempo. O narrador, José K, representa o homem moderno perdido no sistema. É uma crítica bem forte aos mecanismos burocráticos e a falta de humanidade na era moderna.

Mrs. B 03/11/2023

Imersa no direito
Muito bom, cheio de reviravoltas, te mantém focado em todos os detalhes e ansiando por descobrir a verdade por trás de tudo oq é apresentado.

Andurin, o calvo 02/11/2023

Uma invasão à genialidade pessoal de Kafka
O livro é um trabalho incompleto e pessoal do autor que não deveria ter sido publicado. É fruto da traição do seu amigo que não realizou o desejo do autor de queimar seus manuscritos, seja por desejos pessoais ou por apreço à genialidade de Kafka. Memo assim o livro é inegavelmente muito bem escrito e confortável na sua bizarrice.

Joyce.Rabello 29/10/2023

Devagar quase parando
"E o objetivo dessa grande organização, senhores? Consiste em prender inocentes e instaurar processos sem sentido"

minha nota é somente essa por saber que o franz foi um autor muito bom e que tem uma escrita muito boa também (tanto que grifei 26 frases) MAS de resto, acredito que pelo livro não ser totalmente acabado, ter capítulos com rasuras ou inacabados (no manuscrito original e na edição da antofagica) faz com que o final pra mim seja ??? não tem plot, não tem UAU o que é isso, terminei a leitura com muitos questionamentos e o personagem principal não brilha pra mim, não gostei tanto mas é o franz, já li a metamorfose e sei que ele é bom mas esse não me desceu :/

Regina Coelli 28/10/2023

Ainda bem que não foi queimado
Primeiro livro que li de Kafka e me deixou com muita vontade de ler outros. Enquanto eu lia pensava, isso só pode ser um pesadelo, de fato angustia e causa essa sensação claustrofóbica para quem lê. É um romance inacabado, mas a forma que Max Brod organizou, deixa as coisas ?entendiveis?, se é que pode assim dizer. O final foi chocante para mim, mas no penúltimo capítulo, onde tem a conversa na catedral explicou muito sobre o caminho que ia tomar. Kafka estudou direito, era um homem que provavelmente carregava um peso emocional e deixa esses pontos claros na sua escrita. Eu gostei muito do personagem Josef K, e da para entender como seu jeito vai se modificando ao decorrer do processo. Não deu vontade de parar de ler, queria saber onde essa loucura iria dar. Tiveram noites que até sonhei. Parece um mundo distópico e ao mesmo tempo tão real. Pra quem vive no Brasil sabe que aqui o poste faz xixi no cachorro. Bandido inocentado ao bel-prazer das autoridades judiciais, piada de humor ácido tendo penas mais severas do que um crime real (o humor não é uma doença é apenas o reflexo de uma sociedade doente), abusos de autoridade, censuras, entre tantas outras situações que consegui correlacionar a realidade com o livro. Vale a pena a leitura. Um adendo sobre a edição da Antofagica, foi impecável (as ilustrações, a estética, os textos riscados pelo autor em seu lugar de origem, as videoaulas), apenas tiro o posfácio. Nunca vi tanta besteira e ideias desconexas com a realidade escrita em um posfácio como o da Noemi Moritz Kon, detestei e revirei os olhos
involuntariamente enquanto lia.
Fer2410 27/11/2023minha estante
Oi Regina! Tudo bem? Estou no início do livro (edição da Companhia das Letras) e posso dizer, que sinto exatamente isso que você escreveu? muita conexão com a nossa triste realidade! Obrigada pela resenha! ?

Adelson 26/10/2023

O plot é interessante, porém a execução ...
A idéia de um processo que não sabe o que está acontecendo, como está sendo julgado e sobre o que é muito boa.
Mas o Sr K. um protagonista esnobe, que não liga pra nada e nada carismático desanima na leitura e por conta do livro não ter sido finalizado e capítulos faltando, talvez tenha complicado ainda mais a compreensão da obra.