O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

William LGZ 21/08/2023

Uma obra-prima que não me pegou
Diferente das outras obras de Franz Kafka que pude ler anteriormente, como "A Metamorfose" e "Na Colônia Penal", esta foi uma que, apesar da fantástica premissa, não me fisgou tanto e por grande parte da sua extensão fiquei inclusive bem perdido com os acontecimentos.

Isso se deve ao fato de ser um trabalho incompleto e, ainda por cima, embaralhado já que foi publicado de forma póstuma por um amigo do autor, que recebeu o texto em correspondências sem que houvesse algum tipo de numeração que esclarecesse a real ordem dos fatos. Nesta edição se tentou manter a cronologia mais coerente possível, mas mesmo assim ainda encontrei enorme dificuldade de me manter imerso na história.

De qualquer forma ainda é um livro muito elogiado por grande parte dos estudiosos e possui aqui todas características que tornaram o escritor conhecido, como suas perspicazes alegorias, a atmosfera claustrofóbica e os absurdos dentro da narrativa.

Acredito que valha a pena de ser lido e pode ser muito mais apreciado por quem tiver realmente disposto a desvendar esse quebra-cabeças com muita atenção, então o recomendo apesar de minha nota "razoável" que reflete apenas minha própria experiência e não sua qualidade.
Mika Flamino 23/08/2023minha estante
Amei a resenha

William LGZ 24/08/2023minha estante
Agradeço demais pela mensagem, essa resenha foi um pouco complicada para mim escrever mas fico muito feliz que alguém gostou ?

Luci_books 20/08/2023

Agoniante.
Kafka é mestre em nos causar agonia em suas obras. O Processo é a terceiro livro que leio do autor e ao contrário dos demais (A Metamorfose e Na Colônia Penal) esta não nos dar a sensação de ter lido uma história redondinha. Em cada capítulo a nossa agonia cresce junto ao protagonista K, o fato dele não saber o motivo de seu processo nos passa a sensação de claustrofobia por todos em sua voltar terem o conhecimento (e fazer parte do tal tributário) e ele não. Por um momento tive a ilusão de que esta ponta se amarraria, mas só depois de concluir, refletir e buscar um material de estudo de apoio compreendi de fato a real crítica presente neste livro. Sem dar spoiler, o final é de uma imensa injustiça e nos lembra que isso ocorre diariamente pelo mundo nos dias atuais. Para quem tem interesse em adentrar no universo de Kafka, sugiro deixar O Processo por último pois podem se incomodar com essa penumbra que o leitor fica junto de K.

nymeria 19/08/2023

Um livro que me deu agonia
Depois de ler a metamorfose, eu fiquei apaixonada pela a maneira que Kafka escrevia, então mergulhei em ?o processo? de uma maneira muito boa.
Esse livro é muito bom, me deixou com uma claustrofobia enorme, uma ansiedade absoluta por conta de tudo que acontece com o K.
O sistema jurídico autoritário me deu muita agonia, a forma em que ele não sabia nem do que foi culpado, aa informações para o K. serem dada de maneira muito alheia, a forma em que o próprio sistema ?culpou? o K. por ele não estar ?inteiramente? no processo, como se a culpa fosse dele de não ter ido atrás do processo me da muita agonia!!
Eu não entendo muito sobre direito, mas tenho uma noção básica de direitos humanos e tudo nesse livro me deu uma agonia.

A única coisa que me incomodou muito nesse livro foi que todas as mulheres se jogavam no pé do K. isso me deixou muito desconfortável.

Cuico 18/08/2023

Denso
Um livro claustrofóbico, angustiante, de leitura BEM arrastada e de difícil compreensão, porém com uma crítica e um significado profundo sobre um tema que se mantém atual até hoje: A impotência de um cidadão comum perante o poder judiciário e seus atuantes.

Pam 17/08/2023

Poderia ser um conto...
Josef K é processado... Mas ninguém te conta o o motivo, nem no seu julgamento.
Enquanto tenta desvendar qual sua acusação o personagem conhece personagens enigmáticos e um sistema que parece criado para penaliza-lo sem razão.

Marcus.Santana 13/08/2023

Por se tratar de um clássico da literatura, esperava mais.
Apesar de ter um final, este livro tem alguns capítulos inacabados e ainda assim é considerada a obra mais importante de Franz Kafka e uma das mais importantes obras da literatura alemã e mundial.
O Processo não representa apenas um processo jurídico, mas também, pessoal. Um processo de desgaste que aos poucos degrada o protagonista, até que no final o faz sucumbir perante si mesmo.
A obra apresenta alguns momentos fictícios, no que diz respeito, o tribunal que ficava numa espécie de cortiço, numa sala de difícil acesso, onde todos falavam alto, alguns de pé, outros sentados.
A obra O processo é uma crítica direta ao sistema judiciário, demonstrando a morosidade, o autoritarismo e corrupção que nele existe. Nos mostra como um processo pode ser danoso a uma pessoa, atordoando-a física e psicologicamente. No entanto, partindo de uma perspectiva pessoal, vejo que o livro também aduz as questões das influências e como pode ser utilizada para intervir em algo que não lhe traz proveito, ou simplesmente ter aquilo que deseja.
Particularmente não gostei da história e nem da escrita! Embora com alguns lances interessantes que no decorrer passou a ficar repetitivo e enfadonha a leitura.
Tive dificuldade em terminar a leitura desse clássico que não me chamou atenção.

JP_Felix 13/08/2023

Mas hein?
Eu não entendi nada e não vou fingir que sim.
Não li nem sabia nada sobre o livro, nunca ouvi falar nem do título, só sabia que o autor existia e já tinha lido metamorfose, mas, diferente de metamorfose, neste eu boiei completamente em tudo.
E eu acho que nem é burrice minha, é só confuso mesmo. Cês acreditam que eu nem entendi qual que é a tal acusação? Algo a ver com o banco? O pintor, o comerciante, o advogado, a senhoria, esse pessoal todo aí, não entendi o que ninguém fazia na trama.

Eu sei que tem algumas críticas sociais, analógicas, metáforas, alegorias, mas eu simplesmente não peguei nenhuma porque a narrativa é tão arrastada que não consegui realmente me envolver.

Ok, aqui é culpa minha, não do livro. É um livro antigo, de um autor clássico, cujas obras não são o padrão "uma história com mensagem", são uma mensagem passada através de uma linha narrativa que explora a linguagem e a filosofia, mas... Não teve nem uma coisinha pra a gente se apoiar no mundano e no literal como a metamorfose.

Não sou ninguém para questionar a arte do autor, não posso apontar isso como um defeito, por isso estou avaliando relativamente bem, mas este livro é pra bem poucos. Para me pegar, não só a alegoria teria de ser boa, mas teria que ter a parte poética funcionando de forma lúdica. Duna é uma alegoria do contexto de sua época, mas se você ver so pela história, sem pegar as alegorias, você ainda se fica encantado pelo mundo construído. Aqui não. Ou você pega a filosofia da coisa, ou você boia do começo ao fim.

Ah, e o livro tem junto a versão original em alemão, então metade dele é a mesma história em outra língua. 300 páginas que roubei da meta do ano, mas essas 300 em português não foram exatamente dinâmicas, então tá valendo.

liaentrelivros 11/08/2023

Grandes advogados? Mas quem são eles? Como os contactamos?
Josef K., bancário, entrando na crise existencial dos 30 com os dois pés, bem no dia do seu aniversário.

Para não ficar muito tempo presa na confusão kafkaniana, já iniciei a leitura comparando as arbitrariedades do caso com os princípios processuais: esse livro bingou a ausência de todos os existentes no ordenamento jurídico! Não existe legalidade, publicidade, não tem como ter contraditório, nem ampla defesa, porque, simplesmente, ninguém sabe dizer ao menos qual é a acusação de K.

Mas, a obra não se resume à análise pela ótica da justiça, com sua morosidade ou a falta da "duração razoável do processo". É uma crítica ao sistema judiciário e às doutrinas que os governos impõem, alienando a sociedade (os superticiosos) para que não questionem suas decisões, ou, repreendendo qualquer tentativa de rebelação - mesmo que, provavelmente, você não tenha feito nada.

Assim como todo mundo, achei o livro confuso em algumas partes, quase enlouqueci tentando entender o papel do pintor, depois embarquei no pesadelo de Josef K., que é o mesmo de tantas pessoas comuns, que sofrem com o descaso da justiça e a violação da dignidade da pessoa humana pelo mundo. O final é chocante!

Para uma primeira leitura já achei maravilhoso, mas, é aquele tipo de livro que você sabe que numa próxima oportunidade terá muitas outras interpretações!
Mariimagno 08/09/2023minha estante
Nunca consegui terminar ?

liaentrelivros 08/09/2023minha estante
Eu fui na força do ódio, pq alguma coisa tinha que fazer sentido no fim de tudo! Hahahahaha.

Mariimagno 08/09/2023minha estante
Simmm, ele é angustiante demais kkk

An Craith 10/08/2023

Um dos melhores livros que já li na vida.
O livro narra uma grande bolha burocrática ao redor do protagonista, sendo tudo, uma grande chicana.
psraissafreire 10/08/2023minha estante
LIVRO INCRÍVEL!!!!

Pedro.Inocente 09/08/2023

Que final foi esse??
Confesso que tive um pouco de dificuldade na leitura por conta da questão das pontuações do Franz Kafka e a história é um tanto quanto complex, mas acho que ambos fazem parte dessa escrita ?claustrofóbica? dele!
Livro muito bom, me lembrou bastante 1984 do Orwell, no final fiquei tipo ?
Recomendo, única coisa é que ainda acho ?A Metamorfose? a obra prima do Kafka

vale refeição 09/08/2023

Comecei esse HQ pois a obra em si estava um pouco confusa pra mim (Achei que as imagens iriam me ajudar a imaginar melhor a obra), mas a obra é confusa, é sombria e profunda.
Até a parte que li do livro, achei que o HQ não foi tão fiel ao livro, mas manteve a integridade e a emoção da obra.
As ilustrações são lindas!

gustavohalfeld 08/08/2023

Burocracia e arbitrariedade
"O Processo", escrito por Franz Kafka e publicado postumamente em 1925, é uma obra-prima da literatura mundial que mergulha nas profundezas da burocracia absurda e da impessoalidade do sistema judicial. A história segue Josef K., que é abruptamente preso sem qualquer explicação e subsequentemente enredado em um labirinto jurídico inescrutável. Através de episódios surrealistas e muitas vezes kafkianos (um termo originado do próprio estilo de Kafka), o livro examina temas de poder, injustiça e a natureza muitas vezes arbitrária da lei. Kafka habilmente mistura o real com o absurdo, deixando o leitor em um estado de constante desconforto e reflexão sobre a natureza do sistema e da individualidade humana.

Juan Bahia 08/08/2023

Prepare um Café, Medite e Tenha Paciência
O Processo é um livro impar. O que, porque, quando, onde ou até mesmo: Joga uma bomba.

São sentimentos, pensamentos e momentos que de certo você vai passar durante a leitura.

O livro é uma representação do mundo real em um nível absurdo e ao mesmo tempo extremado.

Lemos o livro e sentimos uma angústia e inquietação e quando terminamos olhamos para frente e dizemos : "Mas que por#$".

A forma que o livro termina é fato da obra estar incompleta podem impactar na experiência geral mas ainda acredito que foi um período e um excelente livro para vivenciar.

Raul.Grenchi 07/08/2023

Loucura Kafkiana
Em O Processo, Kafka nos joga em um mundo aonde nosso protagonista Josef K. acorda um dia sendo preso, sem explicações de o porquê, e nosso narrador dizendo que ele nada havia feito. E assim acompanhamos a jornada de K. para tentar descobrir do que se trata seu processo, e como se livrar dele.

O autor consegue fazer ao longo do livro que nos acostumemos com os absurdos, passado o choque inicial, vai tudo sendo normalizado. E isso não é algo que acontece apenas na leitura, nossa sociedade muitas vezes se encontra nessa inercia diante de absurdos.

A obra também nos traz uma grande crítica de quão burocrático podem ser as questões judiciais, ou até mesmo qualquer tarefa onde envolva questões governamentais. Nos mostra o quão impotente é um cidadão diante de uma máquina pública gigante. E que não temos como fugir das consequências causadas pelas escolhas de entidades governamentais.

A obra que foi lançada postumamente infelizmente não foi concluída, pois mesmo incompleta ela já nos traz várias reflexões, mas dá para sentir na leitura que tem coisas faltando. Mesmo assim considero uma obra indispensável.