O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Marcella.Pimenta 27/04/2024

Ser processado sem saber por qual crime é só um dos absurdos
Quem nunca ouviu falar em "processo kafkiano" para se referir a um processo esquisito, absurdo? E é essa a sensação que se tem no decorrer da obra. Mas os absurdos não param por aí. Não é só que ele está sendo processado e não lhe é informado o crime cometido. Ele é preso. Mas pode seguir sua rotina livremente. E há muitas outras situações completamente despropositadas.

Apesar de não conter termos rebuscados, a escrita não é fácil, já a construção das frases deixa dúvida ou incompreensão às vezes.

No fim, creio que a história é menos importante do que o que cada um extrai dela. Sabe aquele ditado de que "Não é você que lê o livro. É o livro que lê você."? Pra mim, se encaixou bem neste caso.

O livro não foi finalizado pelo Kafka (um amigo publicou a obra, organizou segundo o próprio entendimento), tanto que, nesta edição, é dito que um capítulo não foi concluído.

O estilo de escrita do Kafka, que sugere um simbolismo em cada personagem que Josef K. encontra (o advogado de defesa debilitado) ou na narração dos acontecimentos (a sensação de sufocamento do personagem principal no "fórum" ou do contraste luz/escuridão na catedral) é um dos motivos que faz da obra aberta a diferentes interpretações, como até sugere a parábola "Diante da lei" (não é nomeada assim aqui, mas é a que aparece no penúltimo capitulo).

Vi muitas pessoas enfatizando o peso do Judiciário sobre o ser humano, que se vê sem poderes de reagir aos abusos. Uma interpretação correta, e óbvia.

Pra mim, mais que os absurdos do processo, fica a reação das pessoas diante de cada um deles. O supervisor diz que K está preso, mas que ele pode ir ao trabalho, seguir com a vida, com a maior naturalidade. O fato principal, que é K não saber de que crime é acusado, nem é abordado pelos outros personagens. A localização do tribunal e das pessoas que lá trabalham também é outro disparate.

A ordem de todo o procedimento, que começou com prisão que deixa o réu livre e ele não pode nem se defender porque não sabe do que é acusado, já foi perdida e tratada como normal. A partir daí, todo absurdo é banalizado.

Enfim, é menos um livro pra pessoas do tipo "quero saber como isso vai terminar" e mais pro tipo "o que isso quer dizer?". Cada um que faça a própria interpretação.

Miguel.Sardenberg 26/04/2024

Confesso que esperava mais. Aqui acho que Kafka foi vítima de sua própria genialidade. A Metamorfose é talvez o livro mais incrível que já li, portanto esperava que O Processo tivesse parte da mesma genialidade que tornou Kafka diferente dos demais. Não que O Processo seja ruim, muito pelo contrário, um excelente livro que te deixa intrigado e nervoso até o fim. Mas aqui a minha expectativa influenciou sim na minha leitura. Ainda assim um livro bastante recomendado para quem deseja conhecer mais do autor.

joyboy0 25/04/2024

Paralisia
O meu sentimento ao ler O Processo de Kafka, foi semelhante a uma paralisia do sono, que você tenta escapar a todo custo mas não consegue. É como se você tomasse consciência no meio daquele sonho, tentasse sair a todo custo mas falha a cada momento, causando uma sensação de angústia e inconformidade.

isababy 25/04/2024

Até hoje relatavel
"a razão pode pouco contra a banalidade da violencia irracional" frase da ante capa que me fez gostar do livro, pois ele é bem chatinho, mas até os dias de hoje mesmo um século depois esse livro continua relatavel, principalmente no brasil onde a a lei se contradiz constantemente e é subjetiva, para pobres é uma, para os ricos outra.

Kali 23/04/2024

MUITO bom
O autor te deixa no mesmo patamar que o personagem principal: perdido. uma crítica póstuma (que o coitado não queria que fosse publicada) sobre os nós burocráticos feitos para que não consigamos nos mover em sociedade. aqueles que mais conhecem do processo negam esse conhecimento ate a advogados, quanto mais próximo da resposta, mais perto de perder o processo. uma jornada frustrante em um meio burocrático relevante ate hoje.

Haryadne.Moreto 23/04/2024

Angustiante
Este não é um daqueles livros cheios de acontecimentos com começo meio e fim, é um livro com escrita fácil, mas tão pesado ao mesmo tempo. Kafka te envolve em uma leitura profunda em vários aspectos. A escrita me envolveu de tal forma que foi me agoniando e me perdendo junto com o personagem. É o tipo de livro que você para de ler mas fica pensando sobre as diversas possibilidades e conexões com os acontecimentos que se pode fazer fora do livro.

ValAria34 22/04/2024

Não entendi ???
Gente, eu amei A metamorfose e por mais que fosse, assim como é O processo, com diálogos longos, capítulos imensos, eu achei que A metamorfose fluiu muito bem. O processo pra mim foi bem difícil de se ler, achei cansativo e confuso, mas não é um livro ruim, é Kafka. Talvez depois eu leia novamente com mais calma. O que eu entendi é que fala sobre a luta desse homem pela liberdade, pela sua inocência, um processo do qual ele nem sabe pelo o que está sendo processado. Pessoas e mais pessoas aparecendo em sua vida e falando sobre tal processo, dando ou retirando dele as esperanças de ser considerado inocente. É um livro muito bom, como eu disse, bastante confuso em alguns aspectos, como o relação dele com a empregada.

Wane 20/04/2024

Jantando o sistema criminal
O livro é uma óbvia critica ao sistema criminal num geral, principalmente considerando a época que o livro foi escrito, mas muitas falhas ainda perduram até hoje.
Em minha humilde opinião, o livro é sufocante ao mesmo tempo que em diversos momentos torna-se confuso. Porém, ao descobrir que a obra não foi finalizada, inclusive foi um livro póstumo do qual o autor não queria que fosse publicado acabo que entendo os motivos da narrativa confusa (amigo da onça esse que o homem deixou escrito que queria que tacasse fogo nos manúscritos).
Enfim, é um livro bacana, mas imagino que obra prima não seria se o Kafka tivesse de fato finalizado ele.
PS: o pica de mel que toda mulher que se jogar encima do homem (pior que Dorian Gray)

lala.literaria 19/04/2024

O processo e a burocracia
De antemão, queria dizer que adorei O processo.
Esse livro é, basicamente, sobre a burocracia do poder jurídico e como isso prejudica o cidadão. Josef K. acorda em uma manhã sendo acusado pelo tribunal de justiça e ninguém explica o porquê de isto estar acontecendo. Ao longo do livro, nunca é mencionada a razão pela qual ele foi processado e isso é uma reflexão da realidade de como a burocracia de ações jurídicas estão em um patamar mais elevado de entendimento propositalmente para o indivíduo que está sendo julgado não compreender o que acontece, precisando de diversos intermédios que nem sempre tem a boa vontade de ajudar.
"O processo" mostra a destruição da vida de um homem que foi acusado de um crime, livro que pode parecer inacabado, mas nada o impede de ser uma obra prima.

Clara 18/04/2024

Embora eu tenha gostado da abordagem do processo (literalmente), do acesso à justiça (ou a falta dela), da não observância do princípio da publicidade entre outros, toda passagem de personagens femininos me faziam enojar e revirar os olhos, me deixou super desconfortável, de verdade. Dito isso, Josef sofreu foi pouco.

Ariella11 17/04/2024

A sensação de ler esse livro é precisamente CLAUSTROFÓBICA!
Durante os primeiros capítulos da obra tenho a impressão de partir de lugar nenhum, completamente desorientada. Para, por fim, chegar a lugar algum.

De certo que existem vermes de crítica ao sistema capitalista, burocrático e autoritário que se passa o cenário de um desenvolvimento independente de qualquer razão lógica da acusação vivenciada por Josef K. Mas tal exposição se deu de forma tão subjetiva e incompleta quanto cansativa nas infinitas descrições inconclusivos de um processo desconhecido.

Particularmente, me esforcei bastante para conseguir concluir uma leitura que para mim foi maçante e atravancanda, confundindo-se com a burocracia enfrentada pelo protagonista da obra que parece prender e confundir até mesmo o próprio autor, visto que o mesmo não chegou a concluir o trabalho.

Acredito que para se chegar em associações contemporâneas e bem articuladas com o presente é necessário um empenho incomensurável que ultrapassa pelo menos em princípios as possíveis conclusões extraídas de ?O processo?.

Dito isso, me reservo de detalhar outras demais críticas de insatisfação a obra e concluo aqui meu parecer.

Nicole710 16/04/2024

Não gostei muito
Achei tudo muito confuso no sentido negativo da palavra, me pareceu que havia algum conteúdo oculto que eu não consegui captar, não me entreteve e não me criou grandes reflexões.

Alexandre448 15/04/2024

Bom!
O livro possui lapsos temporais, oq faz a história ficar confusa em certos pontos. No entanto, sua proposta é bastante interessante e traz uma crítica bem atual acerca do judiciário. RECOMENDO!

melo 14/04/2024

O Processo
"O Processo" de Franz Kafka é um livro extraordinário que faz uma denúncia da perseguição dos regimes autoritários. Ele retrata a opressão de inocentes e o processo sigiloso e corrupto sustentado pelo Estado, em que Josef K se encontra preso em uma situação agonizante, a qual ele está sendo acusado e processado, mas não sabe pelo que o processaram e quem o fez.
Dessa forma, a trama promove a reflexão sobre o autoritarismo e, conseguimos ligar, até mesmo, ao Regime Militar no Brasil em 64. Além disso, Kafka também denuncia a corrupção dentro da burocracia e faz citações sobre a lei e o seu funcionamento. Em certo momento, inclusive, é dito que a lei é uma na teoria, mas outra na prática.

A escritura de Kafka pode ser confusa e acredito que, pelo repertório e desenvolvimento da história, esse livro é ainda mais complexo. Contudo, ainda sim, ele promove a reflexão por parte do leitor.

Querendo ou não, há livros muito mais agressivos e cruelmente realistas sobre os regimes autoritários, porém "O Processo" de Kafka demonstra um lado interessante dos inocentes, apresentando a solidão e a alteração no mindset do protagonista.