O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

brendafloresbf 13/05/2024

Imprevisível
Não ache que as coisas ficarão mais claras ou que suas perguntas serão respondidas. A imprevisibilidade da obra e a crítica feita pelo autor são fascinantes e ao mesmo tempo frustrantes.

Danton.Gomes 13/05/2024

A VIDA PERANTE O ESTADO
Mesmo sendo incompleto, este livro demostra o poder que um Estado pode ter sobre um determinado individuo. Você sente o peso a angustia do protagonista aumentando progressivamente a cada pagina,

Allexia.Machado 12/05/2024

Foi uma leitura bem arrastada, os diálogos são muitas vezes separados somente por uma vírgula e isso dificulta um pouco rs
Por outro lado, representa de forma fiel, ainda que com traços surrealistas do Kafka, a burocracia da justiça e a dificuldade de se obter informações, de provar sua inocência ou culpa e de entender todos os termos jurídicos que fogem do cotidiano das pessoas comuns.
Ler esse livro foi uma experiência; apesar de cansativo, valeu a pena!

lebethx 12/05/2024

Obra magistral, claustrofóbica, impulsiva, monótona e ardente, o impacto da alienação e da impotência do indivíduo.
'O Processo' e em 'Nós', de Yevgeny Zamyatin, conseguimos sentir a sociedade avassaladora, a desumanização com atmosferas distópicas e questões existenciais. Recomendo a todos que fizeram a leitura a ler a obra 'Nós', de Yevgeny Zamyatin."

Tango Fox 11/05/2024

Kafka puro e nada simples
É Kakfa. E pra quem já teve algum outro contato com alguma obra do autor, isso já diz muito. Você tem a previsibilidade que a problemática apresentada no início do livro não será resolvida, mas a total imprevisibilidade de por onde a situação apresentada levará o protagonista da trama.

Bialourenco 10/05/2024

Sufocante
K. descobre que está em um processo judicial, durante toda a obra ele procura sair dessa situação, não adianta contestar sua inocência, ele será julgado por um tribunal desconhecido e complexo.
A critica ao sistema judiciário em si é fantástica e só ela já valeria a leitura.
Meu primeiro e até então único contato com Kafka foi através de A metamorfose, esperava algo semelhante nessa obra, como a maioria dos autores que tem suas marcas assinadas, mas entre A metamorfose e O processo só há de ligação a mente do autor.
No início o livro me enfadou, cheguei a pausar a leitura e quando voltei, me intriguei com o que tinha em mãos, mesmo assim a obra é difícil de digerir e levei um bom tempo para termina-la.
Fiz a escolha certa com a edição da Antofágica, esse foi o livro em que as ilustrações mais fizeram jus a estória, a explicação que eram inseridas entre os textos e propositalmente confusas para acompanhar o sentido da obra, também gostei muito das anotações de estudiosos e especialistas da área, foi muito útil saber detalhes sobre a obra e sua publicação.
Esse livro é sufocante, como caminhar em um labirinto de lama escuro e apertado que está sendo destruído e você precisa sair dali o quanto antes, mas quanto mais reluta, mais se atola na lama. Ler Kafka é sempre uma experiência, não prazerosa como geralmente se busca ao ler um livro.
Ainda estou digerindo a simbologia, assistirei algumas resenhas de especialistas e influencers do meio literário para conferir se interpretei corretamente.
Recentemente li Noites Brancas de Dostoiévski, imaginei ?que filme bom daria isso?, em O processo de Kafka, é impossível passar o sentimento para algo visual, em vários momentos pensava ?não tem como ilustrar isso), minha mente se deliciou com o caos e confusão criados pelo autor. Noto uma ausência perturbadora de sentimentalismo, sentimento e emoção mesmo, em obras russas há a descrição realista e melancólica dos sentimentos, em Kafka tudo é reprimido, o autor fez um desenho de suas ideias, arrisco dizer que de sua mente.

FAbio909 08/05/2024

Em muitos momentos eu me sinto como o K.
Para mim, essa é a obra de kafka que os temas mais me atraíram. Esse livro é a verdadeira forma de definir kafkiano. Ver o mundo da burocracia como esse agregado de loucuras esmagadoras e brutais, na perspectiva de K me foi muito marcante quando eu li.
Senti que essa obra reflete aquele ódio imensurável que todos nós sentimos em relação ao controle do estado e as instituições.
Eu entendo quem acha chato, mas eu achei viciante.
É legal como o livro carrega toda uma sensação que eu vi em filmes expressionistas alemães, o que sinceramente, casa muito bem.

Laura.Couto 08/05/2024

Quase desisti de ler esse livro por várias vezes mas, no geral, recomendo pelo objetivo da crítica. E não aconselho a ler enquanto lê outro livro mais leve, porque assim nunca vai terminar esse. Tem que insistir pra dar certo.

vinipqz 08/05/2024

Chato
Que livro chato.
eu não costumo desgotar de quase nenhum livro que eu termino, uma vez que, diferentemente de filmes, que eu me obrigo a terminar de assistir mesmo se tiver ruim, não tenho pudor nenhum em abandonar uma leitura
mas nesse caso, eu quis terminar e bem, eu realmente não gostei
não sei se eu só não entendi direito o que ele quis dizer com essa obra ou se eu só não tava no clima nesse momento pra ler um livro desse tipo, mas definitivamente não funcionou pra mim
2 estrelas

amandafrizon 08/05/2024

O conteúdo da obra é muito interessante. Você sente o desespero tomando conta do personagem no transcorrer da obra e como tudo que ele faz para se livrar da situação inesperada não surte efeito. A crítica com ao poder judiciário é interessante e nos faz refletir bastante.

Ainda que o conteúdo seja cativante, sua estrutura e escrita deixaram a desejar. Achei a obra prolixa e repetitiva. Poderia ter economizado umas 80p, rs.

olívia 06/05/2024

O processo
Não sei explicar muito bom oq o josef k. foi pra mim no livro kkkkkk achei o personagem muito top, bastante personalidade.
a história em si no começo é bem confusa, mas depois que engatou a história deu um gás pra terminar logo (isso tb por conta que quero muito ler outro livro).
Enfim, 4 estrelas pela história bem burocrática e com forte crítica ao sistema judiciário!
miguelsousa_ 06/05/2024minha estante
JA ACABOU

miguelsousa_ 06/05/2024minha estante
rainha da luta contra o sistema judiciário do país ???

Luan.NietzsChe 05/05/2024

Uma estória angustiante!
Como dito, esta é uma estória para lá de angustiante, pesada. Mesmo sendo uma obra inacabada, até mesmo não organizada, Kafka facilmente consegue nos prender na trama de Joseph K., aplicando o absurdismo na vida da personagem. O responsável pela organização e publicação do livro, foi o seu amigo pessoal, Max Brod. Nesta edição da obra, contém notas demasiadamente úteis, que ajudam a não se perder no enredo.

?O homem se ocupa então da esperança. Mas este não é o seu problema. Seu problema é evitar o subterfúgio." Camus.

O que diz o filósofo, define perfeitamente Joseph K., uma figura complicada que, diante de toda a burocracia imposta sobre ele, que o dificultava de provar sua inocência, buscava sempre caminhos mais fáceis para a resolução de seu problema. O capítulo que muito amei foi o nono, "Na Catedral", onde Joseph tem um interessantíssimo diálogo com um padre ? salvo engano ? e ele lhe conta a alegoria do porteiro e do homem do campo. Simplesmente incrível!!

A burocracia age como um monstro em nossa sociedade, impondo seus tentáculos em todos os caminhos que o povo decide caminhar. E veja bem! Nem sempre em todos os caminhos, mas na maioria das vezes, não são nem o povo quem decide! Somos obrigados. É tanta burocracia, que nem sempre a própria burocracia resolve alguma coisa, e sim piora.
Sara.Goncalves 05/05/2024minha estante
uma boníssima resenha

Luan.NietzsChe 05/05/2024minha estante
muito obrigado, meu amor

Céu cheio de estrelas 04/05/2024

Talvez você precise tomar um pouco de ar... :)
É um deleite ler o kakfa escreve. Seus capítulos languidamente descritos, e para alem disso, escritos de maneira fluída, bonita, lírica, fazem-me aspirar a mais frases, mais palavras e menos pontos finais.

Quanto ao livro em si: é um assomo de angústia em um ambiente psicodélico. O livro descreve o percorrer de um processo que segue suas próprias regras, tão distantes do mundo real que é quase como se o processo inteiro fosse um Deus. Seus dogmas imutáveis não respeitam qualquer lei mundana. Na verdade, uma vez que a pessoa está dentro do processo é como se fosse emanada uma força centrífuga que atrai toda a vida do acusado. O leitor está vendo tudo isso de dentro dessa força, com tudo sendo jogado de um lado a outro. Você sabe que há um processo, um acusado e que alguma coisa está errada,mas as informações terminam por aí. O resto é a busca por alguma explicação de sua parte e um esforço exponencial da parte de Josef K para provar sua inocência (ao tempo em que também busca alguma informação). E falando sério, eu poderia ficar páginas e páginas lendo Kakfa escrever sobre isso, mas também é necessário tomar um pouco de ar :)

O que se aprende com esse livro: é muito importante que protejamos um Estado de coisas dentro dos padrões democráticos e constitucionais, a fim de termos garantidos nossos direitos fundamentais! Isso jamais pode ser flexibilizado.

Marta 03/05/2024

“A lógica, na verdade, é inabalável, mas ela não resiste a uma pessoa que quer viver.”
Sempre gostei de Kafka e com a leitura desse livro não foi diferente, mas alerto que essa é uma leitura extremamente claustrofóbica, é assim que me sentir durante a leitura. Kafka era um escritor profundamente introspectivo que acreditava que a literatura deveria refletir a realidade de sua época. Uma das principais ideias defendidas por Kafka era a de que a vida moderna era cada vez mais impessoal e alienante. Por isso ele é um autor denso. Esse livro traz a história de K. que no dia de seu trigésimo aniversário é surpreendido pelo conhecimento de que há um processo penal contra si, que é embasado numa acusação que não é revelada nem para o réu, nem para o leitor e, durante um longo e exaustivo ano, Josef se empenha em defender-se, enfrentando a burocracia estatal e judiciária e as arbitrariedades que permeiam seu processo. No decorrer do livro, o leitor acompanha a incessante tentativa do acusado de conseguir defender-se, o que parece quase impossível, visto que o mesmo não podia nem ao menos ter acesso aos autos do processo, nem mesmo por meio de advogados, o que, por óbvio, torna inviável uma defesa plena quando não se sabe nem ao menos o teor de sua acusação. Esse romance de Kafka no final nos traz várias interpretações, cada uma vai depender de quem o ler. Recomendo muito a leitura para os que gostam de obras mais densas e para os que apreciam o autor.