O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Maria.Heliza 15/07/2023

Difícil de ler
Demorei horrores pra conseguir ler. E no fim, acho que eu não entendi o propósito da obra. Não é ruim, apenas acho o estilo de Kafka cansativo, quase um fluxo de pensamento com um vocabulário rebuscado e um grande percurso até o fim da história, que na minha opinião não se justifica... Poderia ser um livro mais curto. Mas, não posso deixar de reconhecer a maestria do autor em criar cenários confusos e claustrofóbicos e deixar o leitor ao ponto de dar um grito de raiva.
Acho que não foi pra mim. Uma pena, gostaria muito de ter amado.

Moises Celestino 12/07/2023

"Kafka, Um Gênio..."
Um verdadeiro pesadelo sufocante e angustiante. O sentimento de impotência diante da justiça que aflige o homem comum. "O Processo", de Franz Kafka é um excelente livro, mas não indicado para qualquer leitor. A complexidade e perplexidade acusada por muitos que lêem esse clássico seria as mesmas ao ler qualquer outra obra de Kafka, um gênio. Em "O Processo", o leitor se surpreende com o clima tenso e sombrio encontrado nessa narrativa kafkiana. O livro e o autor são itens obrigatórios em uma lista culta, mas o leitor precisaria começar muito antes, com outras obras, para conseguir digerir, tanto o autor, como sua obra (toda ela).

miss swiftie 11/07/2023

Ai
Eu gostei do livro, mas me senti presa.
é tudo muito pesado, sem a leveza que eu gosto sabe? e por mais que seja bom, ainda to tentando entender o kafka e pq ele é tao adorado

Nicolas27 11/07/2023

Que obra linda, triste não ser completa, mas o "fim" me surpreendeu.
Kafka, ao mesmo tempo que é detalhista com o cenário, não nos dá detalhes sobre a trama principal. Sinceramente, é uma estrutura única, que nos abre diversos caminhos para interpretação, o diálogo com o Pintor é o meu favorito, completamente contraditório, é ilusório e realista, confuso, mas único como a obra.
Os pensamentos de K. e a progressão do seu diálogo interior é absolutamente lindo, a perturbação que a situação causa na personagem penetra e se reflete em toda a obra.

* Posso ter tido uma impressão errada, mas vou deixar registrado para quando o meu "eu" futuro reler esse livro. O K. no começo é bem orgulhoso quanto ao seu intelecto, e ao decorrer da trama, o próprio intelecto que K. se orgulha é o causador de sua perturbação e sofrimento.

Bru 11/07/2023

?Como um cão?
O Processo, obra publicada postumamente, conta a história de Josef K., banqueiro e homem de poucos mistérios. Certa manhã, K. desperta em seu quarto alugado e estranha a ausência de seu café da manhã. Intrigado, aguarda a chegada da empregada com sua refeição matinal. No entanto, para sua surpresa, quem cruza a porta do quarto não é a empregada atrasada e sim dois agentes que o intimam a comparecer a um Tribunal onde será julgado em seu, até então desconhecido, Processo. Porém, em nenhum momento é nomeado o crime ao qual está sendo acusado e a história desenrola-se a partir disto.

Lendo "O Processo" é possível compreender o porquê de Kafka pedir, em seu leito de morte, que todos seus escritos fossem queimados. É uma obra visceral, crua, sufocante e quase, para não usar de imperativos tão pesados, indigesta. Acompanhamos, junto com K., as angústias e paranoias desencadeadas por uma acusação que não é nomeada, mas, que mesmo assim, é sentida e vivida. Impossível não trazer a psicanálise para dentro das obras de Kafka, pois seus personagens são a materialização das experiências vivenciadas pelo próprio autor. Durante a leitura, questões como moral e culpa são explorados com maestria; o peso do julgamento social é tão presente que o sentimos de modo obsessivo, "metamorfoseando-o" em um Tribunal, onde os Advogados agem como representativos dos "mecanismos de defesa" ativados como barreira a esse julgamento e as mulheres podem ser entendidas como os desejos libidinais recalcados que ressurgem de modo indesejado no consciente. As comparações entre humanos e cães dentro da história nos levam até o contexto histórico vivenciado, que bebia das águas do autoritarismo pós primeira guerra mundial.

Foi um livro difícil de ler. Não necessariamente por conta dos acontecimentos e seus desenrolares, mas principalmente com a identificação pessoal e o reconhecimento de que, ainda hoje, somos sujeitados aos mesmos Tribunais, passamos pelos mesmos Processos e seguimos morrendo como Cães.

Rodrigo.o 10/07/2023

Nem bom nem ruim
Apesar de curto o livro consegue se arrastar e ficar cansativo
Eu queria ter mais nuances em relação a como o processo jurídico de forma quase toda privada funcion nesse universo, porém o foco no senhor K que é um personagem completamente desinteressante acaba matando o livro.

Beatriz3280 06/07/2023

Primeiro kafka
Não entendi nada no começo e no final parecia que estava no começo. A edição que eu li era péssima da Camelot, não recomendo, muitos erros de escrita que atrapalharam a interpretação do livro.

Raquel316 05/07/2023

Cenas absurdas e cansativo..
Na verdade não conseguir gostar da história, foi muito cansativo e só terminei pois queria saber o final. Não consegui entender o real motivo do autor escrevendo o livro (primeiro livro que leio do autor). Terei que ler outros livros dele, pra ir se acostumando com a escrita.

No começo da história é bem interessante, queremos saber o motivo desse está sendo processado. Só que com o passar da história vai ficando cansativo e acontecendo cenas absurdas.
Só fez eu desgostar da história e não criar afeto nenhum pelo personagem

Danizio0 04/07/2023

No tribunal eu não sei o que dizer
Mano eu acho incrível como esse escritór me deixa sem saber se eu gostei dos livros dele ou não, porque as coisas sempre começam do nada e terminam do nada, aí eu fico pensado, mano que foi isso aqui que eu li?
Borges34 13/07/2023minha estante
Fiquei com a mesma sensação ?

Alek 04/07/2023

Uau.
O Processo foi o livro que me despertou interesse genuíno sobre a figura e a obra de Kafka, numa forma que a Metamorfose não chegou nem perto de conseguir. É um romance inacabado, fragmentado e sem linearidade, mas da figuratividade característica de Kafka e a sensação de labirinto e claustrofobia que a escrita nos evoca podemos retirar reflexões interessantes sobre a sociedade, a burocracia e o Direito. O que me fascinou não foram as reflexões em si, já que pude ter contato com boa parte delas no meu curso, mas sim a genialidade com a qual Kafka se propôs a transmitir elas, em 1914, de uma forma que nenhuma outra pessoa no séc. XX ou XXI conseguiu fazer.

Alan fborges 03/07/2023

Livro bom
No início o livro é bem intrigante, e desperta a curiosidade, sobre a obscuridade que é o fato de vc tentar entender o pq ele está sendo preso, e do que está sendo acusado.

É como se tivesse conspirando contra o personagem principal, me lembra muito o filme "O show de truma", do meio pro final perde um pouco o brio de ler o livro, mas ainda vale a pena.

elainegomes 30/06/2023

O livro conta a história de Josef K., um funcionário de um banco que é acusado de um crime misterioso e é submetido a um processo judicial confuso e opressivo.

Josef K. tenta compreender a natureza do processo e descobrir a identidade de seus acusadores, mas a burocracia e o labirinto legal se mostram insuperáveis.

O caráter opressivo do sistema judicial e a sensação de impotência de Josef K. aumentam ao longo da história.

A obra permite diversas interpretações, desde uma alegoria sobre o poder do sistema burocrático com forte crítica ao otimismo civilizatório, ou a alienação do indivíduo autômato que jamais questiona a natureza opressiva da sociedade moderna. Mas também podemos avaliar sob o viés teológico onde o indivíduo passa por um ?processo? com a finalidade de expiar a culpa que sequer conhece, ou ainda sob o ponto de vista social política em que se vive em Estado de exceção, o poder na mão de poucos, e estes detentores do poder são controladores, inomináveis, inalcançáveis, intransponíveis?.

Então se você gosta de uma obra aberta, essa é uma excelente opção.

Karol com kah 29/06/2023

Livro extremamente Kafkaniano
Bom eu sou suspeita pra pra falar do Kafka. Apesar de não ser uma narrativa fácil de acompanhar, amo a angústia que a leitura traz. É simplesmente incrível a genialidade do Kafka. ?

A minha versão da companhia das letras é muito legal, pois tem um capítulo com os capítulos incompletos, um capítulo com as passagens riscadas do autor e um posfácio muito interessante.

Ingrid752 29/06/2023

O processo

É um livro muito extenso, com uma cadencia muito grande, que acaba tornando-o maçante em alguns momentos. Mas acaba sendo engraçado e irritante em algum pontos. É frustante a leitura, e o não desonrolar da história. Mas crendo que esse era realmente o proposito, eu acho que ele foi prontamente atingido.

Hadassa 28/06/2023

Absurdo, caótico e claustrofóbico. Kafkaesque.
Acabei de terminar e ainda estou digerindo e tentando interpretar todas as analogias desse livro, mas vou comentar minha experiência.
Demorei pra ler ele, a narrativa é bem claustrofóbica e confusa (dos ambientes) parece um pesadelo: uma hora o personagem está em um lugar e em outra linha está num sótão ou num quarto que não é um quarto etc. As situações são completamente desconexas e absurdas mas ao mesmo tempo conectadas (?). É impressionante a habilidade que o Kafka tem com as palavras pra fazer o leitor se sentir mal.
Ele entrega a premissa da história no começo: K. é julgado por um processo o qual não sabe nada sobre, nem o que fez e nem o que deve fazer. Mas ao longo dos capítulos a história deixa de ser "fechada" em volta disso, vão aparecendo novos personagens e novas situações como se fossem "mini histórias" mas todas ligadas ao tribunal, e mesmo assim nenhuma delas ajuda na resolução do problema inicial.
O penúltimo capítulo da conversa com o padre é riquíssimo, com a pequena história que pode ser lida várias vezes e cada uma delas ter uma interpretação diferente.
É uma crítica fascinante ao sistema judicial e a condição que nós vivemos, mais fascinante ainda sabendo que Kafka era advogado e consegue transmitir esse pesadelo caótico que é a percepção dele sobre a profissão.
Não vejo muito mais o que falar sobre, é um livro que tem que ser lido. Minha única ressalva é ter comprado uma edição ruim com vários erros de ortografia e acentuação, então penso que posso ter perdido algumas nuances da obra, mas já está nos meus planos comprar outra melhor pois é um livro incrível.