Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

leh 06/02/2021

Achei um livro chato. A história e os personagens são entediantes. Você lê, lê chega na metade do livro e a história não anda, os personagens não são bem desenvolvidos. Nem sei como eu consegui terminar de ler.

Mony 05/02/2021

Esse livro me surpreendeu bastante. Apesar dos inúmeros capítulos curtos e lento desenrolar da história que chegaram a me irritar em certos momentos, a leitura num geral foi muito boa.
A autora conseguiu construir bem seus personagens, fazendo até com que eu me identificasse (não só com o contexto pandemia-isolamento, mas também em personalidade com alguns aspectos que os personagens demonstraram.
Ainda, o livro conseguiu me fazer pensar. Questões sobre ética/justiça, amor, filosofia e tensão em momentos de desespero me deixaram em um estado de ter de parar a leitura por certos momentos para processar e analisar como eu lidaria melhor, pior, igual ou diferentemente dos personagens.
Uma leitura agradável que te faz pensar muito além do que eles estão passando ali dentro da história, mas em questões de vida também.

Dimitrya 02/02/2021

O tema se faz interessante dado o momento de pandemia que estamos passando. O ritmo de leitura é um tanto acelerado, pela forma da escrita, o que por vezes acaba se tornando um pouco confuso.

Cammy 14/01/2021

Nossa amei a esvrita da autora! É poética, é intrigante. Vc se vê ali enredado naquela loucura, vc nada nas histórias dos personagens.... P/ mim é uma história que teve que ser lida com calma, no ritmo dela... Tinja vontade própria.

Fiquei intrigada com o final pq eu estava curiosa por uma explicação, mas o fato dela ter deixado em aberto me deixou ainda mais absorta nessa história... Eu passei o dia pensando nela, sugerindo, achando sentidos e significados ocultos e sutis... Espero um dia reler esse livro que tem um clima muito único e especial... Curti muito a autora, quero ler mais coisas dela hehe

Mayara Barasino 12/01/2021

Leitura cansativa
Tive dificuldades para finalizar a leitura, pois estamos passando por um momento parecido. Achei a narrativa cansativa, esperava um desfecho mais emocionante para o final.

Celia.Mattos 09/01/2021

Na pequena cidade universitária de Santa Lora, uma estudante chega tarde em seu dormitório, dorme, e não acorda mais. O que poderia ser um acontecimento trágico, porém, ínfimo e passageiro, se torna o início de grande mistério, ao passo que outros jovens começam a dormir, e não mais acordar.
Conforme os casos crescem, acompanhamos as reações das pessoas na cidade, o pânico quanto ao contágio, a descrença de alguns, as medidas que começam a ser tomadas quando a causa para tudo isso é descoberta.
No contexto em que nos encontramos atualmente, essa história às vezes gera até um certo desconforto, pelas similaridades com algumas situações. Para além disso, a história consegue captar o interesse em descobrir como essas pessoas irão, ou se irão sobreviver a essa tragédia. Narrada num ritmo agradável, uma vez ou outra um pouco atropelado, mas um bom passatempo.

Juliana.Quadros 03/01/2021

Bem no ponto alto da Pandemia da COVID-19, a TAG coincidentemente envia aos seus associados esse livro. Ele retrata sobre uma epidemia do sono, com direito à quarentena, pessoas descrentes com a doença e paranóicos que acabam com estoque de papel higiênico no supermercado.⠀

A pacata cidade universitária Santa Lora recebe a notícia de que uma jovem universitária foi acometida por uma doença em que ela dorme profundamente, tem atividade cerebral (provavelmente sonhando), mas não consegue acordar de forma alguma.⠀

Dias depois aumentam o número de casos e ocorrências dentro da universidade e fora dela. Os habitantes passam a receber recomendações de isolamento e os alunos da universidade são postos em quarentena.⠀

A história nos trás múltiplos personagens principais: Mei e Matthew (universitários), Sara e Libby (filhas de um zelador da universidade), Rebecca (universitária acometida pela doença logo no início), Ben e Annie (professores universitários), Henry e Nathaniel (professor universitário), Catherine (psiquiatra).⠀

O livro retrata bem os avanços da epidemia, os trabalhos voluntários, os medos e algumas questões políticas.⠀

Eu achei brilhante a forma como a autora conseguiu trazer a “duração” da epidemia através da personagem Rebecca (que está infectada e grávida), por conta da evolução das semanas de sua gravidez.⠀

Como são muitos personagens, citarei somente os núcleos que mais gostei, que foi o de Mei e Matthew que trouxeram uma ideia mais geral da situação da cidade, com o trabalho voluntário que desenvolviam. Sara e Libby que mostraram algumas preocupações mais pessoais. E Henry e Nathaniel, que trouxeram outra perspectiva acerca da doença.⠀

O final, no entanto fica em aberto. A sede que eu tinha por alguns desfechos não foi saciada. Mas recomendo a leitura porque esse tema está super em alta. Legal ver as semelhanças como nessa frase:⠀

“É assim que a doença se alastra melhor: percorrendo os mesmos canais que o carinho, a amizade e o amor.”

Karol 29/12/2020

Tinha tudo pra ser ótimo...
...mas na minha humilde opinião não foi, uma ótima ideia a ser executada porém não foi isso que eu notei durante a leitura, pra mim foi bem arrastada, por diversas vezes pensei em abandonar, no entanto eu estava curiosa para o desfecho e tive mais decepções, muitas perguntas sem respostas principalmente sobre a doença, enfim, não indicaria esse livro.

Carol 28/12/2020

Historia super envolvente... achei uma escrita diferente! Não tem um personagem principal, por exemplo.. parece uma novela, com vários núcleos, e vai contando a história dessas famílias durante os acontecimentos.... muito interessante ler esse livro no nosso momento atual de pandemia! Acho que muita coisa a gente entende melhor, na pele mesmo, por causa de tudo que estamos passando..

Mundoliterariodarose 23/12/2020

Os sonhadores: deu sono...história muito arastada
Não sei bem o que a tag inéditos estava pensando guando escolheu esse livro no momento. Achei ele muito repetitivo em algumas partes e de tanto so se falar em sono não conseguia me concentrar na leitura. Dava logo preguiça e sono.
Resumindo, na minha opinião a tag se perdeu na escolha do livro. Muita publicidade para uma decepção. História sem pé e sem cabeça.

Francesco.Calderan 08/12/2020

Foi um desfecho....
Provavelmente foi o período em que o li esse livro, que não fez ele ser um dos melhores mas é uma ótima história.

Amanda Salomone 01/12/2020

Li o livro no auge na pandemia e foi incrível ver o universo acontecendo dentro e fora do livro. Não possui protagonista, porque retrata a realidade de vários núcleos durante a epidemia de uma doença do sono. Muito bom e bem escrito.

Cecilia381 30/11/2020

Os sonhadores- Resenha
SINOPSE
Uma pacta cidade nos Estados Unidos é transformada por uma misteriosa doença. Seus habitantes caem aos poucos em um sono profundo, perpétuo, e os que continuam despertos precisam aprender a seguir com a vida e a sobreviver - sem saber se irão acordar no dia seguinte. É um romance impactante, da autora do best-seller "A idade dos milagres"

? Bom, eu até que gostei do livro, ele me prendeu, a curiosidade sobre a doença me prendeu. A autora tinha em mãos uma história que poderia ser 5 estrelas, mas por conta da má exploração da mesma ela ficou meio vazia sabe? Ficaram algumas lacunas em branco, faltaram algumas respostas. Eu queria conhecer a doença, o porquê ela ocorreu, como ela era transmitida, sua cura, como ela chegou em Santa Lora. Mas no final não tive as respostas. O final decepcionou minhas expectativas, esperava algo mais surpreendente. Mas mesmo assim não deixa de ser um livro bom, eu gostei dele para falar a verdade, só achei que esses pontos poderiam ter se desenvolvido melhor.

PERSONAGENS
Eu amo história em que existem mais de uma narrativa ao mesmo tempo, elas me prendem, me ensinam a olhar a situação de outros ângulos. Alguns personagens verdadeiramente me cativaram, e outros nem tanto. Só fiquei triste que um dos meus personagens favorites teve um final desnecessário.

Enfim, ???/5

João Luiz CF 30/11/2020

Leitura gostosa, rápida, porém confusa no final...
Livro me surpreendeu, pois eu esperava ser muito pior, de acordo com resenhas que li aqui no Skoob. O começo da história é legal, mas o final, nem tanto... Acho que alguns personagens específicos tiveram destinos muito mal explicados, como se a autora tivesse terminado com pressa a história. A doença também tomou um rumo muito inesperado, sem explicação, que deixou um vazio na história.
Contudo, acho que isso não é um grande defeito, a ponto de desmerecer a leitura. Acredito que vale a pena, sim, você ler sobre essa epidemia do sono, até porque a obra traz diversos ensinamentos que combinam muito com o que estamos passando hoje...
Mony 05/02/2021minha estante
Eu fiquei esperando pra ver o que iria acontecer com Matthew. Não rolou kkkk

João Luiz CF 14/02/2021minha estante
Pois é, aconteceu uma coisa que ninguém estava querendo (eu acho) com a personagem principal e com o Matthew kkk