Os Sonhadores

Os Sonhadores Karen Thompson Walker

Resenhas - Os sonhadores

Camila.Camilo 29/11/2020

Gostei, porém...
Eu adorei a narrativa, e fiquei empolgada demais com os acontecimentos. Eu me prendi nas histórias e queria saber mais sobre tudo, porém, foi esse "saber mais" que me frustrou. O livro não explica muitas coisas, e pra mim, ele deixou algumas pontas soltas, e eu não sei se o intuito era deixar como algo interpretativo mesmo, ou se realmente só nao foi bem trabalhado.
Tirando isso, foi uma ótima leitura.

Gui 25/11/2020

Não gostei muito. Não sei se porque não tinha o entendido..... Confesso que tive que apelar e ler o complemento que vem com ele para entender o que o autor queria expressar.

Le Storrer 21/11/2020

Esse livro aborda a questão de uma epidemia. A leitura causa um certo desconforto, ainda mais se comparando ao atual momento vivido nessa pandemia. O livro é bem escrito.

Deisy.Trampusch 16/11/2020

A história é interessante, envolvente. Me fez refletir sobre a vida de todas as pessoas e sua importância, ainda mais nessa loucura que estamos vivenciando. Assim que a história se desenrola, que mais pessoas são acometidas dessa doença você pensa "nossa, o que será que vai acontecer com todos esses Sonhadores". Daí vem o desfecho de toda essa história que me fez ler fervorosamente está obra, e é aí que não consegui evitar a frustração. Que finalzinho ruim...

Bru 16/11/2020

Eu achei a leitura arrastada. Em muitos momentos eu quis abandoná-lo.

lillimarlene 13/11/2020

Não dá para agradar a todos
Tipo do livro que faz com que ou você ama, ou deixa.

Eu sou do grupo que amei.

Um assunto muito sensível para o atual momento que vivemos.

Ju Rebellato 10/11/2020

A ideia da narrativa é ótima e o enredo começa envolvente, mas me decepcionei demais com o fim

Vitoria.Milliole 07/11/2020

Amei!
Eu li em junho e só agora vim colocar uma resenha. Na plataforma da TAG é o livro com a avaliação mais baixa, pouquíssima gente gostou. Eu me enquadro nessas pouquíssimas e realmente não consigo entender todas as opiniões negativas. O único ponto negativo que encontrei foi a escrita da autora, que foi uma imitação barata do estilo do Saramago e ficou muito superficial, mas até me acostumei no decorrer da história. Achei muito, muito boa e me prendeu bastante.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 03/11/2020

Livro custoso pra terminar. A ideia é boa, mas a execução é "meh"

@mulheres.e.literatura 01/11/2020

Resenha por @mulheres.e.literatura
Enquanto lia "Os sonhadores", me perguntava se a curadoria da TAG por acaso previu o futuro. O livro, enviado em março de 2020, aborda uma epidemia viral que se alastra em uma pequena cidade dos Estados Unidos.

O peculiar dessa doença é que ela provoca um sono profundo em seus acometidos, que ficam em estado catatônico mas produzindo ondas cerebrais iguais as de quem está sonhando.

O livro aborda todas as fases da epidemia, desde a sua paciente zero, até o desfecho depois do caos vivido pela cidade.

A narrativa alterna entre diversos núcleos familiares, como duas irmãs de 10 e 11 anos que vivem com um pai excêntrico, ou um casal mais jovem que acabou de ter uma bebê, além de uma estudante universitária que morava no mesmo corredor onde o surto iniciou.

A autora não se aprofundou na personalidade de cada personagem, o foco se deu no processo de adoecimento da cidade, e como as pessoas foram lidando com isso.

Conforme a história vai sendo narrada, me sentia manipulada pelo medo dos próprios personagens, que as vezes acreditavam estarem doentes, mesmo quando na verdade eram sintomas imaginados.

Tinham também aqueles que pareciam bem, e do nada acabam em sono profundo.

A autora narra episódios de corridas em busca de suprimentos, o uso de equipamentos de proteção, e até quarentena compulsória!

Impossível não traçar paralelos com o momento atual...

Apesar de ser um tema teoricamente pesado e assustador, a história é trazida de forma leva.

Eu li em praticamente 3 dias, o que foi uma surpresa para mim, que tenho tido dificuldade para ler no meio de tanto caos rs.

O livro foi uma ótima distração, um entretenimento, e já imagino ele sendo adaptado para o cinema!

site: https://www.instagram.com/mulheres.e.literatura/

Matheus Torezani 28/10/2020

Chato
A estória prometia ser bem legal, mesmo com os Feedbacks negativos que tinha visto, eu embarquei nessa aventura. Lamentável, não foi o pior, mas está na lista dos piores do ano. Os personagens são muito mal trabalhados, eles não possuem conexão alguma e os acontecimentos vão rolando sem muito sentido e explicação. Não gostei

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Tinha tudo para ser ótimo.
É um livro que se relaciona muito com o momento em que estamos vivendo e você consegue ver atitudes que estão acontecendo na nossa vida real, como distanciamento social, uso de máscaras e super lotação nos hospitais, fazendo com que as pessoas infectadas tenham que ficar em casa sem auxílio.

Claramente é um livro super reflexivo e com temática bem atual. Porém entre os livros recebidos pela Tag até o momento esse foi o que menos me conectei. Não curti tanto a escrita, em alguns momentos lenta demais em outros momentos super apressada. Como os personagens são muitos, também fica difícil se conectar ali.

Vocês sabem que tenho amado a seleção de livros deles, porém esse apesar de toda a ideia ótima que tem, para mim ficou um sabor meio agridoce que poderia ter um desenvolvimento e final melhor.

Ainda assim é só a minha opinião, e lembrando que livros são experiências individuais. Para outras pessoas pode ser que seja uma obra completa e fantástica.

O livro tem um peso reflexivo muito forte que nos faz repensar algumas atitudes e nos tira um pouco da nossa zona de conforto e isso é muito interessante. Pois podemos ver a situação que estamos passando sendo narrada em um livro.

Monique355 19/10/2020

Não é meu livro favorito enviado pela TAG, mas ao contrário do que muita gente avaliou, não achei ele ruim. Se trata de uma distopia bem interessante e que levanta algumas questões relevantes também. Pelo momento que estávamos vivendo enquanto sociedade quando eu li esse livro, foi um pouco angustiante pra mim, mas nada que comprometesse tanto assim a leitura. Senti falta de uma exploração melhor de alguns personagens, acredito que se tivessem sido melhor construídos o livro teria ficado mais completo.

Luly @projetocabeceira 16/10/2020

Parece que vivemos essa história
Quem ama distopias e quem ama Saramago vai certamente gostar desse livro. Não tão prolixa quanto o escritor portugues, mas claramente influenciada por ele, Karen Walker é capaz de nos deixar aflitos, tensos. Descreve a história e as sensações de um jeito peculiar, hora no presente, hora no futuro. A história gira em torno de um vírus, que acomete a pequena cidade fictícia de Santa Lora, que se espalha rapidamente entre os moradores. O ponto crucial da história é que o vírus faz os moradores caírem num sono profundo, em estado de quase coma, porém, sonhando e com atividades cerebrais surpreendentes. Detalhe: impossível não associar com a pandemia que vivemos, pois a cidade entra em quarentena e quase tudo o que é descrito foi vivenciado por nós. A gente acompanha o desenrolar de várias histórias e personagens e é TENSO!

Lu Borgese 09/10/2020

Como uma doença pode mudar tudo...
Os sonhadores, foi o livro de abril da TAG Inéditos, o primeiro que eu li da editora, sim, estou bem atrasada nas leituras do clube.

O livro é uma ficção científica, que coincidentemente o tema central é semelhante ao momento atual que estamos vivendo.

Assim, uma cidade universitária localizada em Santa Lora, nos Estados Unidos, repentinamente é acometida por uma doença misteriosa e altamente contagiosa. A doença do sono.

As pessoas, num belo dia, do nada simplesmente começam a cair num sono profundo, os especialistas acreditam que eles estão sonhando. Mas com o quê e por quê?!

Por essa razão, todos na cidade acabam ficando em quarentena, mas mesmo assim as coisas não melhoram, os hospitais vão se enchendo de pacientes em estado profundo de sono. Sem previsão de melhora, eles acabam criando vários centros hospitalares, adaptando lugares para receber cada vez mais sonhadores.

O livro foi um tanto quanto arrastado, mas não foi uma leitura ruim, achei bem interessante algumas reflexões que a obra trouxe, bem como a semelhança com o momento atual que estamos vivendo e como uma doença pode mudar tudo. Outro ponto chave, é a questão dos sonhos, o questionamento que a autora traz, sobre até que ponto a realidade é uma percepção da nossa mente, aquilo realmente faz parte do sonho ou é real? Enfim, uma leitura que te faz refletir e pensar até sobre algumas teorias, recomendo!

"O que quer que seja, assoma sobre eles em silêncio: uma sonolência súbita, um fechar de olhos. A maioria das vítimas é surpreendida em sua própria cama."

@paginasdelivrosesonhos