A Grande Gripe John M. Barry

Resenhas - A Grande Gripe

lipelimma 01/09/2021

Leitura difícil, sem dúvidas muitas informações. O contexto histórico é muito rico, e muito do que aconteceu nesta pandemia do COVID-19 já era conhecido antes, de maneira muito mais brutal.

Matheus.Toussaint 15/08/2021

A Grande Gripe
Após ver esse livro como indicação no blog do Bill Gates, decidi pegar para ler com o intuito de saber sobre a epidemia que aconteceu nos anos de 1918-1920 (Época da Primeira Guerra Mundial ? Conhecida como A Gripe Espanhola).

E antes de tudo, por quê ?Gripe Espanhola? se ela não surgiu na Espanha? A resposta é: a doença logo se tornaria conhecida como ?a gripe espanhola?, muito provavelmente porque apenas os jornais espanhóis publicavam relatos sobre a disseminação da moléstia, captados de outros países. Por motivos de a Espanha ser neutra na guerra, ela não omitia informações nos jornais, diferentes dos países que estavam em conflitos.

Imaginar que além de uma pandemia estava ocorrendo uma guerra mundial, chega a ser muito triste em saber o número de mortes. E sem contar que, morreram mais pessoas com o vírus influenza do que pessoas em guerra pelos seus países.

Essa foi uma epidemia que infectou cerca de um quarto da população mundial na época (estimativa de 500 milhões de pessoas infectadas) e trouxe a óbito entre 50 a 100 milhões de pessoas. Enquanto a carnificina (mortos pela guerra) foram em média 20 milhões de pessoas.

Pelo que se trata, durante toda a história da humanidade, desde que se tem registro, ocorreram pandemias periódicas de gripe, em geral mais de uma a cada século. Esses eventos irrompem quando um novo vírus influenza emerge. Pela natureza inerente do mesmo, as pandemias são inevitáveis.

Mas mesmo sendo inevitáveis, a arma mais eficiente contra o pânico deste vírus é a divulgação da verdade. Diferente desta época que os jornais e os governos omitiam toda real situação da gripe.

Este livro trás toda a realidade dos acontecimentos da época, países não foram abertos ao mundo desde o início e seguraram a notícia por dias enquanto o COVID se espalhava pelo mundo. Assim como a China segurou até onde conseguia, a história se repetiu.

Octávio 05/08/2021

A Grande Gripe
O que uma pandemia pode causar no mundo atual? Pergunta muito simples de ser respondida hoje, já esse livro finalizado em 2004 não foi escrito em uma época que esse questionamento era tão banal. Trás boas respostas e muitas coincidência com os erros cometidos na atual pandemia. Vale muito a leitura!

Schrodingers 24/07/2021

Um dos melhores livros que já li na vida (talvez o melhor).
A Grande Gripe é uma leitura extremamente importante e necessária. Não se trata apenas da gripe espanhola: comunicação, transparência dos governos, importância da pesquisa científica (entre outros pontos) são tópicos mais do que interligados em um cenário como o de 1918 (e apresentados de forma incrível nesse livro). Mostrando como a persistência e a união das grandes mentes científicas daquela época foi importante no combate ao vírus que interrompeu milhões de histórias antes do tempo, esse livro certamente é uma obra essencial para o entendimento de situações atuais (a própria pandemia da COVID-19, por exemplo). Recomendo à todo mundo que se interessa por biologia, fatos históricos e afins.

"Um líder deve tornar real qualquer terror. Só assim as pessoas serão capazes de enfrentá-lo." - John M. Barry.

Pinheiro 18/07/2021

É bom, mas é extenso nos detalhes.
Dá um panorama interessante de como se dá uma pandemia. Faz o leitor pensar que elas naturalmente ocorre e apenas a ciência pode minimizar as mortes. O que eu achei mais fanático é que ele ressalta a conquista de pesquisadores americanos no desenrolar da gripe espanhola. O problema é que na metade fica entendiante: muito detalhes do que já foi anunciado nos capítulos iniciais.

Vitor Hugo 23/06/2021

A evolução da medicina!
Estamos em 2021, passando por uma pandemia. Há um século atrás, nossos antepassados vivenciaram um caos parecido, porém em proporções muito maiores: A Gripe Espanhola. Considerada a pior pandemia de todos os tempos, o historiador John Barry, fez uma belíssima pesquisa sobre a gripe trazendo dados relevantes e informações sobre os acontecimentos políticos, sociais e medicinais.

O autor começa explicando o desenvolvimento da medicina como ciência. Ele apresenta de maneira clara e objetiva, a evolução da ciência médica nos Estados Unidos. Como todo esse crescimento foi importante na “luta” contra a gripe no final da primeira guerra mundial.
Se a guerra não foi o “criador” do vírus, foi sem dúvidas o propagador. Os primeiros casos de infecção ocorreram nas bases militares, navios e campos de batalha.

Assim como em 2020/2021, em 1918, políticos (sempre eles) e algumas personalidades, esconderam por meses o problema existente. Isso contribuiu para uma maior evolução da gripe. A imprensa de maneira horripilante escondeu a verdade da população, servindo a classe política.

Infelizmente, na minha opinião, o livro possui pontos negativos. O livro é vendido como se o autor fosse focar nos acontecimentos sociais na época da pandemia, mas, o que eu presenciei em mais de 500 páginas de leitura, foi uma história do avanço da medicina. Poucos foram os capítulos que explicaram o sofrimento social dentro das cidades. J. Barry, contou histórias de médicos e cientistas, fundações de hospitais, institutos e centros de pesquisas, mas explicou de modo artificial, aspectos sociais enfrentados pela população.

Outro ponto negativo do livro, é que a pandemia foi mundial, segundo o próprio autor, muito mais sentida em países como a Índia. Sua pesquisa, apesar de bem fundamentada, é focada 99% nos Estados Unidos.

“A Grande Gripe” é um livro para você compreender toda a evolução científica na área da saúde. O enfrentamento de problemas durante pandemias e epidemias, além do grande desenvolvimento tecnológico, permite que hoje, tenhamos uma prevenção e resolução de problemas de saúde, de modo mais efetivo e prático.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Ju 23/06/2021

Aprender com o passado
Surpreendente as semelhanças entre a pandemia de 1918 essa de 2020. Desde a postura dos governantes até os cidadãos e as insanidades dos medicamentos testados. Mas em 1918 existe uma justificativa, a medicina era nova. Mas, e em 2020 qual a justifica?

Osório 08/06/2021

Esse livro é maravilhoso, apesar de ser bem extenso, aborda desde antes do começo da primeira guerra e da disseminação do vírus, como se instaurou em vários países e quais suas consequências, além disso, destaca importantes cientistas que contribuiram para a descoberta da vacinação e retrata diversos fatos científicos que estiveram presentes durante esse período caótico e instável.

comprido 16/05/2021

bom
Terminei essa leitura , o livro foca muito na biografia do cientista fica ate pg 100 falando sobre vida do pesquisado, depois e que vai mais afundo ai que começa dizer sobre a gripe, realmente bom o livro, me lembrou bastante o momento que a gente esta vivendo , gostei bastante da obra. Vale a pena

Marcos 26/04/2021

O livro só peça em certos momentos na tradução, que deixa o texto um pouco confuso. No restante é uma bela descrição e até bem detalhada do que foi a gripe espanhola. Os eventos são mais focados na pandemia que ocorreu inicialmente nos EUA e o seu desenrolar nos anos seguintes.

Jean Bernard 25/04/2021

Por que não aprender com os erros do passado?
Incrível como as semelhanças da gripe de 1918 e a pandemia atual parecem não ter ajudado muito. Muito poderia ter sido feito para mitigar os danos apenas olhando para alguns erros cometidos no passado.
O livro relata de forma agradável a evolução da medicina, da ciência e da gripe espanhola. Algumas vezes o autor se repete, podendo ajudar na compreensão ou deixando algumas passagens mais enfadonhas. Mas existe muito pontos positivos.
Quem dera nossos políticos acreditarem um pouco mais na ciência.

Ronaldo 21/04/2021

Leitura Obrigatória!
Leitura obrigatória para entendermos um pouco da época que vivemos (pandemia). Começa meio truncado, mas depois de uns 15% da leitura, não dá mais para parar.
Amanda 09/08/2021minha estante
Comecei a ler esse livro pq eu vi no seu Skoob e agradeço muito por isso, pois defitivamente foi a melhor leitura que fiz esse ano :)

Felipe770 27/03/2021

Espetacular narrativa sobre a gripe espanhola, desde os primeiros relatos sobre casos até a descoberta do vírus (sim, ainda se achava que uma bactéria causava a gripe). Além de dar um excelente panorama sobre o que aconteceu, o autor dá uma aula sobre o desenvolvimento da medicina, em particular nos EUA, quando o país passou a utilizar abordagens científicas para problemas médicos em detrimento da ?medicina heróica?. Só não classifico como perfeito porque achei que o autor foca bastante nos EUA quando fala do avanço da pandemia e que eu gostaria de ler mais sobre outros lugares, que são mais brevemente abordados. Ainda assim, é excelente.

Gigi 25/03/2021

Leitura incrível e assustadora
Um livro assustadoramente atual, uma história de 1918, publicado em 2004, que se repete em 2020. A grande gripe voltou para assombrar o planeta. A única diferença são os recursos médicos e as informações que dispomos o que impediu a dizimação da humanidade.
Lendo o livro meu pensamento sempre vagava para a palavra: apocalipse. Verdadeiro terror que o mundo viveu perto do fim da I Grande Guerra.
A leitura é perfeita para a compreensão do que estamos vivemos. Como muito debatido no livro, a melhor arma contra este vírus é a informação!!!
Recomendadíssimo! E inclusive considero o melhor livro que li neste começo de ano.
Curiosamente, ao contrário do entendimento popular, está gripe começou nos Estados Unidos e não na Espanha.