A Grande Gripe

A Grande Gripe John M. Barry

Resenhas - A Grande Gripe

Rita Maria Rauber 06/11/2020

A grande gripe
Uma leitura que nos mostra o histórico de algumas pandemias desde o século XIX, as principais, dá nos a entender que desde que o planeta existe, há pandemias, ou melhor alguma doença mas sendo a causada pelos vírus influenzae e outros a que mais se propaga entre o seres humanos.
Recomendo em época de pandemia como agora.

Giovanna Batalha 06/01/2021

O livro vai falar sobre a história da gripe espanhola, principalmente nos EUA, começando com a mudança ocorrida na medicina e como isso poderia diminuir mortes causadas por doenças na guerra, porém, governos diminuindo a gravidade da situação, ignorando cientista e proibindo jornais de noticiarem qualquer coisa que viesse a diminuir os ânimos certamente agravaram a pandemia, nada parecido com o que vemos hoje não é mesmo. Afinal, era gripe, apenas gripe.

@livrosdeanna 20/01/2021

Resenha
Gente como a pandemia de corona vírus fiquei curiosa para saber como tinha sido a pandemia da gripe espanhola então li esse livro para entender mais, e fiquei chocada como depois de tanto tempo ainda tem muitas semelhanças entre as duas pandemias.
?Durante toda a história da humanidade desde que se tem registro ocorreram pandemias periódicas de gripe a cada século. Pela natureza do vírus as pandemias são inevitáveis. Sempre que um vírus aviário infecta suínos ao mesmo tempo que infecta os humanos pode aconteceriam recombinação é um vírus novo transmissível aos humanos pode surgir.?
Estima-se que tenham morrido 100 milhões de pessoas de gripe espanhola que ficou conhecida assim pois apenas os jornais da Espanha publicavam informações sobre a disseminação e detalhes da doença.
A gripe causava uma pneumonia fulminante e edemas nos pulmões numa progressão muito rápida que deixava os pulmões inundados de sangue fazendo a pessoa morrer entre 24 e 48 horas.
Em Nova York tossir ou espirrar sem cobrir o rosto gerava multa de até 500 dólares, e sim assim como hoje foi recomendando o uso de máscaras.
O quinino usado para tratar a malária componente da famosa cloroquina hoje em dia também foi usado naquela época apenas porque os médicos e as pessoas estavam desesperados, já que o medicamento era usado para Malária.
O impacto da pandemia de gripe espanhola de 1918 no mundo atual representaria hoje 73 milhões de mortos. Expectativas mais altas entre 175 e 350 milhões.
O livro mostra como a sociedade americana lidou com essa pandemia e como os cientistas e as pessoas mais poderosas lideravam essa guerra.
Houveram pandemias nos anos de 1889, 1918, 1957, 1968, 2009 e 2020.
?Na época a China colocou o mundo inteiro em risco pois o governo mentiu e escondeu a doença das autoridades mundiais. A transparência do governo Chinês melhorou mas o país ainda não é completamente confiável. ?
?Uma lição de 1918 que é simples e ao mesmo tempo difícil de executar é que as autoridades devem diminuir as chances que o pânico aliene a todos. A sociedade não pode funcionar cada um cuidando de si. Por definição nenhuma civilização funciona assim.?

Pinheiro 18/07/2021

É bom, mas é extenso nos detalhes.
Dá um panorama interessante de como se dá uma pandemia. Faz o leitor pensar que elas naturalmente ocorre e apenas a ciência pode minimizar as mortes. O que eu achei mais fanático é que ele ressalta a conquista de pesquisadores americanos no desenrolar da gripe espanhola. O problema é que na metade fica entendiante: muito detalhes do que já foi anunciado nos capítulos iniciais.

Amanda 16/03/2021

Não é apenas gripe...
Comecei a ler este livro com a intenção de conhecer a Gripe Espanhola, mas não imaginava que iria ser presenteada com uma contextualização brilhante. Como mencionei no título, não é apenas sobre gripe. O autor teve o cuidado de pesquisar todo o momento histórico antes e depois da gripe e o quão esses fatores influenciaram na pandemia. A construção da Saúde Pública, a evolução da medicina, a guerra, as politicas internas, os grandes pesquisadores, enfim, uma infinidade de características que John M. Barry passou 7 anos anos compilando informações essências para o entendimento da mais mortal pandemia. E logicamente é impossível não comparar com os momentos que vivenciamos agora (se você está lendo isso no futuro, estávamos no meio de uma pandemia de Covid), as análises feitas sobre as possibilidade de futuras pandemias são muito precisas. A escrita do autor é de fácil entendimento, apesar que em alguns momentos são mencionado termos técnicos, mas quem é familiarizado não irá estranhar. Os capítulos sempre terminam com uma "gancho", algo perfeito para estimular a leitura, pois o livro é bem extenso. Recomendo este livro para quem tem interesse na temática, mas leia com calma afim de absorver tudo que essa obra oferece. Boa leitura 📖☺

Gigi 25/03/2021

Leitura incrível e assustadora
Um livro assustadoramente atual, uma história de 1918, publicado em 2004, que se repete em 2020. A grande gripe voltou para assombrar o planeta. A única diferença são os recursos médicos e as informações que dispomos o que impediu a dizimação da humanidade.
Lendo o livro meu pensamento sempre vagava para a palavra: apocalipse. Verdadeiro terror que o mundo viveu perto do fim da I Grande Guerra.
A leitura é perfeita para a compreensão do que estamos vivemos. Como muito debatido no livro, a melhor arma contra este vírus é a informação!!!
Recomendadíssimo! E inclusive considero o melhor livro que li neste começo de ano.
Curiosamente, ao contrário do entendimento popular, está gripe começou nos Estados Unidos e não na Espanha.

Felipe770 27/03/2021

Espetacular narrativa sobre a gripe espanhola, desde os primeiros relatos sobre casos até a descoberta do vírus (sim, ainda se achava que uma bactéria causava a gripe). Além de dar um excelente panorama sobre o que aconteceu, o autor dá uma aula sobre o desenvolvimento da medicina, em particular nos EUA, quando o país passou a utilizar abordagens científicas para problemas médicos em detrimento da ?medicina heróica?. Só não classifico como perfeito porque achei que o autor foca bastante nos EUA quando fala do avanço da pandemia e que eu gostaria de ler mais sobre outros lugares, que são mais brevemente abordados. Ainda assim, é excelente.

Jean Bernard 25/04/2021

Por que não aprender com os erros do passado?
Incrível como as semelhanças da gripe de 1918 e a pandemia atual parecem não ter ajudado muito. Muito poderia ter sido feito para mitigar os danos apenas olhando para alguns erros cometidos no passado.
O livro relata de forma agradável a evolução da medicina, da ciência e da gripe espanhola. Algumas vezes o autor se repete, podendo ajudar na compreensão ou deixando algumas passagens mais enfadonhas. Mas existe muito pontos positivos.
Quem dera nossos políticos acreditarem um pouco mais na ciência.

Marcos 26/04/2021

O livro só peça em certos momentos na tradução, que deixa o texto um pouco confuso. No restante é uma bela descrição e até bem detalhada do que foi a gripe espanhola. Os eventos são mais focados na pandemia que ocorreu inicialmente nos EUA e o seu desenrolar nos anos seguintes.

comprido 16/05/2021

bom
Terminei essa leitura , o livro foca muito na biografia do cientista fica ate pg 100 falando sobre vida do pesquisado, depois e que vai mais afundo ai que começa dizer sobre a gripe, realmente bom o livro, me lembrou bastante o momento que a gente esta vivendo , gostei bastante da obra. Vale a pena

Osório 08/06/2021

Esse livro é maravilhoso, apesar de ser bem extenso, aborda desde antes do começo da primeira guerra e da disseminação do vírus, como se instaurou em vários países e quais suas consequências, além disso, destaca importantes cientistas que contribuiram para a descoberta da vacinação e retrata diversos fatos científicos que estiveram presentes durante esse período caótico e instável.

Ju 23/06/2021

Aprender com o passado
Surpreendente as semelhanças entre a pandemia de 1918 essa de 2020. Desde a postura dos governantes até os cidadãos e as insanidades dos medicamentos testados. Mas em 1918 existe uma justificativa, a medicina era nova. Mas, e em 2020 qual a justifica?