Contos da Mamãe Gansa

Gustave Doré

Resenhas - Contos de Mamãe Gansa

Renata (@renatac.arruda) 18/10/2015

Os fantásticos contos de Charles Perrault
Em determinado capítulo de seu livro Mulheres que correm com os lobos – Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem (Rocco, 2014), a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés utiliza a fábula do Barba Azul como metáfora para discutir o princípio da iniciação feminina em que a mulher ainda ingênua se torna presa fácil para os tipos predatórios, sejam eles homens, situações desgastantes ou mesmo complexos psíquicos. Clarissa P. Estés discorre sobre a simbologia presente no conto, como o predador, que com alguns agrados consegue convencer a mais ingênua das irmãs de que não é assim tão mau; a chave do conhecimento, que faz com que a mocinha finalmente se depare com o conhecimento da verdade, embora tenha sido instruída a não entrar no cômodo secreto; e o sangue enquanto a própria verdade em si, que quase leva a heroína à ruína se ela não tivesse sabido o momento certo de pensar, buscar sua força interna e pedir ajuda.

À luz da interpretação da analista, o conto do Barba Azul ganha uma profundidade poderosa, bastante útil para se trabalhar com meninas e mulheres a noção de autonomia, busca pelo conhecimento e abandono da ingenuidade em situações abusivas, indo na contramão da moral publicada em 1697 por Charles Perrault, que aconselhava contra os perigos a que estão expostas as personalidades curiosas: "A curiosidade, com seu deslumbramento/Causa muito arrependimento", diz ele nos primeiros versos de sua moral, traduzidos por Leonardo Fróes para a nova edição dos Contos da mamãe gansa ou histórias do tempo antigo, que a Cosac Naify acaba de colocar nas prateleiras.

A história de terror, sanguinolenta e aterrorizante, foi uma das que espantou até mesmo Fróes que, em seu texto de apoio, conta que foi uma jovem mãe que o alertou sobre o que significavam tais contos na época de Perrault: mais que simplesmente histórias violentas, elas se tratavam de "ferramentas para salvar as crianças

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2015/10/contos-da-mamae-gansa-charles-perrault.html
Thaís Vitale (@LiteraturaNews) 18/10/2015minha estante
Preciso ler esse livro.

Renata (@renatac.arruda) 19/10/2015minha estante
Leia!

Thaís Vitale (@LiteraturaNews) 19/10/2015minha estante
Está na lista de desejados, Renata. Quem sabe o Papai Noel me dá de presente rsrs.

Rittes 13/05/2016

Histórias para crianças?
Incrível edição da Cosac Naify para as histórias originais de Perrault, com dois apêndices muito curiosos. Mas, o principal é conferir a verdadeira versão de contos como A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, bem diferentes das que sobreviveram ao longo de tantos séculos. Livro para crianças, mas com doses cavalares de violência e, quem diria, incesto! Para crianças avançadinhas ou adultos com espírito infantil, este é um volume imperdível.
Claudia 28/11/2016minha estante
Na verdade, o autor que inaugurou a literatura infantil foi Hans Christian Andersen (A Pequena Sereia, entre outros). Perrault e Grimm são anteriores, então não havia muita censura - histórias eram histórias e crianças eram adultos em miniatura; não que não sejam tratadas assim hoje em dia, mas naquela época era bem pior.

Yasmin 26/10/2012

Rico e interessante

Quando vi que a LP&M tinha lançado essa coleção de contos fiquei bastante interessada porque aqui no Brasil é a coisa mais difícil encontrar coletâneas tradicionais do tipo, seja as antigas dos próprios irmãos Grimm ou organizações posteriores. A maioria aqui sabe que sou fã de uma boa fantasia assim como de contos. E é com muito prazer que li alguns dos contos coletados por Perrault na França diretamente do povo e que fez sucesso naquela época em todos os círculos sociais.

Logo na introdução do livro temos um relato sobre Perrault, o caráter popular dos contos e a discussão que ele causou na época. O mais interessante é que todos os contos possuem duas morais. Uma popular e outra escrita pelo autor. "A Bela Adormecida no Bosque", "Chapeuzinho Vermelho", "Barba-Azul", "Gato de Botas", "As Fadas", "Pequeno Polegar", "A Bela Adormecida no Bosque" são alguns dos contos com morais mais interessantes e que ganharam uma conotação mais universal e menos infantil. As morais do autor são de certas formas antigas, mas se você pensa pelo contexto da época que o livro foi lançado fazem muito sentido quando se observa o fato de elas terem sido destinadas ao público feminino. Por ai você já imagina o tom machista de algumas. Conselhos que falam desde modéstia, a submissão, doçura, bom casamento e outros temas pertinentes às mulheres daquela época.

Para quem gosta de contos e principalmente de ler obras fantásticas mais tradicionais é um deleite. Desde o astuto e inteligente Gato de Botas ao grande e assustador Ogro, comedor de crianças que mata a própria filha. Perfeito para quem só conhece as versões imortalizadas pela Disney, afinal esses contos populares que veem de séculos atrás na sua origem eram sombrios. Como é o caso da Chapeuzinho Vermelho que termina na barriga do lobo e entra a moral de belas donzelas não confiar em qualquer "lobo". Ri com alguns, fiquei surpresa com outros e terminei as 160 páginas conhecendo um pouco mais a versão francesa popular de histórias que sempre quis ler, mas nunca tive a chance. Agora falta o tradicional de contos dos irmãos Grimm.

A edição da LP&M está ótima, com índice, uma capa condizente e uma introdução que situa melhor o leitor. Perfeito para quem nunca teve a oportunidade de conhecer histórias conhecidas em outro contexto. Que refletia diretamente uma época e um país. Só dei quatro estrelas porque gostaria que fossem mais contos, a versão completa. Recomendo a todos na verdade. Desde jovens a adultos. São belas histórias com (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2012/10/resenha-contos-de-mamae-gansa.html

Dayana116 26/01/2014

Contos de Mamãe Gansa
Segundo nos conta Ivone C. Beneditti na introdução desta edição, o livro, Contos de Mamãe Gansa, foi inicialmente atribuído ao filho de Perrault, Pierre, pois Perrault temia críticas dos seus adversários. Mas tarde se esclareceu que Pierre teria coletado as estórias (que eram estórias orais) e Perrault produzido as morais que acompanhavam os contos. Essas morais eram dirigidas as jovens moças.

Depois de ter lido os contos dos irmãos Grimm e depois de ler as versões de Perrault para os mesmos contos percebe-se que as versões da Disney para a Cinderela e a Bela Adormecida foram inspiradas nas versões de Perrault. E ao contrário dos contos dos irmãos Grimm, os de Perrault se aproximam muito mais de um livro infantil dos nossos dias pois seus contos, a exceção de Chapeuzinho Vermelho, são livres de cenas "sangrentas".

O livro contém: A Bela Adormecida no bosque, Chapeuzinho Vermelho, Barba Azul, Mestre Gato ou o Gato de Botas, As Fadas, Boralheira ou a chinelinha de cristal, Riqueti de Topete, Pequeno Polegar, Griselidis, Pele de Asno e Desejos ridículos. Sendo os nove primeiros contos em prosa enquanto os três últimos poemas. Embora os narrativas poéticas sejam interessantes gosto mais das narrativas em prosa.

site: http://eumesmomesmo.blogspot.com.br/2014/01/contos-de-mamae-gansa.html

Emerson 26/04/2014

Seleção interessante dos melhores contos do Charles Perrault
Fiquei surpreso em saber que estórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho e Barba Azul, por exemplo, são mais trágicas do que cor-de-rosa como pintada por desenhos infantis. Mas foi interessante para se conhecer esses clássicos da literatura universal.

isa.dantas 01/07/2016

Contos clássicos da literatura francesa estão magníficos na edição impecável da Cosac Naify, com um trabalho gráfico diferente para cada história. As histórias, apesar de sombrias muitas vezes para crianças, contam uma moral explicada ao final de cada uma delas.

@lidcomisso 06/09/2016

Impressões
Uma reunião de nove contos clássicos, traduzidos do original, sem alteração para o "final feliz". A edição está incrível, para cada conto um tipo de papel, ilustração, diagramação e impressão, mas minha rinite não curtiu, não! "[...] nada indica tanto a vasta extensão de uma inteligência quanto a capacidade de se elevar às coisas maiores e ao mesmo tempo se rebaixar às menores."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Catarina 30/11/2016

Gostei
Não recomendo para crianças. Por, em alguns casos, ter violência e finais não felizes.

Não consegui parar de ler. São contos em suas versões originais. Alguns me decepcionaram, pois conhecia a versão adaptada para crianças e com final feliz. Outros que me surpreenderam nunca tinha ouvido falar ou apenas conhecia o título e não o conto. Essa edição da Cosac Naify é de muito bom gosto. Capa dura, apêndice com a biografia do autor e do ilustrador e duas resenhas sendo uma do tradutor.

Italo.Teixeira 26/03/2017

Um primor
Para aqueles que procuram saber como eram os contos antes da Disney, esse é um ótimo livro, com todo o peso histórico de ter lançado a base para esse tipo de literatura. Um parabéns especial para a edição primorosa da Cosac Naify, com uma ótima tradução e belíssimas ilustrações.

Sílvia 04/11/2018

A vida como ela era
São nove contos de fadas. A grande maioria sem o verniz estupidificador da Disney. Não tem caçador herói, nem todos têm seus felizes para sempre, tem sogra ogra, tentativa de incesto, abandono parental, buling e muito mais.
Depois de ler Os contos originais do Andersen e agora estes do Perrault, só digo uma coisa: precissa-se de estômago para lê-Los. É incrível que seu público original fossem crianças. Elas amadureciam mais cedo. Infelizmente hoje tem gente de 30 anos que ainda é criança.

Ana Lícia 08/11/2020

"Instruções Ocultas..."
De acordo com Perrault, estes contos poderiam vir a ser uma forma de "salvar crianças", um alerta. Deve ser tipo quando eu era criança, e me faziam medo de ficar na rua com história de fofão, ou homem do saco... Etc. Haha.

Nesta edição incrível da COSAC . (Meu Deus, que primor.) Temos 9 contos :

A bela adormecida ( Gostei)
Chapeuzinho vermelho ( Gostei, que lobo mal. Haha)
O Barba Azul ( Favorito)
O Gato de botas (Gostei, que gato safado)
As fadas ( muito bom)
Cinderela ( final feliz)
Riquet, o topetudo ( gostei)
O pequeno polegar (gostei, polegar parece o gato de botas, esperto todo)
Pele de Asno.(Gostei)

Apesar de alguns contos serem bem sangrentos, gostei de todos. Fiquei extremamente envolvida. Pena que acabou, queria mais. :(

pedelaranjalima 04/04/2021

Perfeito
Que descoberta maravilhosa! Sempre fui acostumada a assistir os contos pelas lentes da Disney, amei esse livro!

Tifane.Larabarros 16/05/2021

9 contos clássicos que trazem a nostalgia da infância. É bom relembrar as histórias originais. Leve e bom para passar o tempo.

Ingrid 01/03/2022

É Interessante
É interessante para quem quer estudar literatura infantojuvenil, mas eu não gostei dos contos e da moral, mas ele é interessante pois a partir dele outros escritores a partir desses contos os adaptaram, e vemos muitos desses sendo marcantes até os dias de hoje como Cinderela e a bela adormecida; já outros são completamente esquecidos como a pele de asno(horrível)e ainda bem que os escritores souberam o que salvar e o que abandonar.
Mas é isso acho que vale a leitura para quem quer estudar mas caso seja por entretenimento recomendo as versões mais atualizadas dos contos.

Andrea 02/05/2022

Bem mediano
Sinceramente, esses Contos da mamãe gansa são bem chatinhos e repetitivos. Impossível não compará-los com as narrativas bem mais interessantes dos Irmãos Grimm.