No caminho dos sonhos

No caminho dos sonhos Moacyr Scliar

Resenhas - No Caminho dos Sonhos

Beatriz 19/07/2023

Estranho
Esse livro não é o pior, nem o melhora eu já li, porém eu só li porque fui obrigada pela escola????? (se não fosse pela obrigação da escola, já teria largado esse livro faz tempo)
belaisagc 07/11/2023minha estante
muito chato concordo irma

belaisagc 05/07/2023

Básico, genérico
É um livro típico escolar, acredito que não chegue a ser uma grande proposta para escolas investirem já que não traz assuntos que interessa os estudantes, sendo assim, trás uma visão chata da leitura.

Sunnyee 20/12/2022

Gostei.
É um livro curto, que conta duas histórias, a primeira é sobre um rapaz que está fugindo da segunda guerra, onde consegue chegar ao Brasil e de seu filho, que se junta a uma turma e entra em algumas enrascadas.
O que posso dizer é que gostei bastante do livro e recomendo que leiam!

Giu 12/03/2022

Tive que ler esse livro para uma da escola, e confesso que não gosto muito dos livros paradidáticos, porém esse é um pouco melhor que os outros kkkk. É interessante a história e isso dá vontade de continuar lendo, mas a leitura acaba ficando um pouco confusa, por estar contando 2 histórias diferentes ao "mesmo tempo". Mas recomendo, dá para ler em 4/5 dias se se concentrar.

Karla Marinelli 18/10/2021

Gostei muito
Aqui conta a história de um refugiado Wolf , judeu. Fugindo para o Brasil das mãos de Hitler. Essas histórias nesse tema. Me deixa reflexiva demais. Me faz pensar nas pessoas dessa época. Eu gostei muito da história. O fim é trágico. Mas emocionante. Recomendo

Karla Marinelli 18/10/2021

Gostei muito

Lohanna Torres 08/01/2021

Bom!
Achei o livro uma graça! A proposta dele de ser inteiro várias cartas enviadas de um padrinho preocupado a um afilhado descrente da vida e do passado de seu avô e seu pai me foi muito agradável. Li o livro em uma fluidez e parei algumas vezes somente pela falta de tempo. Recomendo para aqueles que procuram uma leitura descontraída e, quem sabe, refletir mais a fundo sobre, tirando assim, como se espera de Marcelo (afilhado), algum proveito dessas histórias para a vida.

@paternohilario 29/06/2020

Livro interessante. Conta sobre o Filho que pensa que seu Pai e seu Avô eram duas pessoas que não se preocuparam em fazer nada para mudar o mundo. E seu Padrinho conta para ele quem realmente ele a foram.

ma 16/09/2018

Nome do livro: No Caminho dos Sonhos (Coincidência de um leitor com a leitura) / Autor: Moacyr Scliar
No Caminho dos Sonhos é um livro que conta a história de um garoto chamado Marcelo, cujo o mesmo deseja mudar o mundo e realizar os seus sonhos, para isso ele é capaz de tudo, até de romper com a família e se refugiar em uma ilha deserta no estado do Rio de Janeiro.
Justamente, é isso que acontece, porém, seu padrinho Marcos, preocupado, decide lhe mandar uma carta e também contar duas histórias: uma do seu avô Wolf Dreizinger e a outra do seu pai Paulo Dreizinger.
Respectivamente, primeiramente, é contado a história de Wolf, ele viveu durante o Nazismo, foi perseguido e teve como solução embarcar de Lisboa para o Brasil, numa expedição emocionante.
Já seu pai Paulo, filho do mesmo, cresceu revoltado, sem conhecer a vida e sem a presença da mãe.Depois de muito tempo, se casa com Beatriz, mãe de Marcelo, mas infelizmente no dia do aniversário do filho, acaba sofrendo um acidente com Wolf, resultando em suas mortes.
Olha, não vou mentir, mas esse livro, não é um dos melhores que eu já li, achei esta história meio confusa, porém, me identifique bastante com o personagem principal, assim como ele, acho que o mundo poderia ser bem melhor, menos injusto, só que para mudá-lo é necessário cada um fazer sua parte.Sinceramente, espero um dia viver em um universo com bastante paz, sem preconceitos e desigualdade social.

Biografia do autor
Moacyr Scliar nasceu no ano de 1937, em Porto Alegre.Sua mãe e professora foi quem o motivou a escrever livros, especificamente de literatura, já ganhou diversos prêmios por suas obras e infelizmente veio a falecer em 2011. Escreveu esse livro porque também queria mudar o mundo, porém, aprendeu que antes de mudá-lo, devemos mudar o nossos costumes primeiro.

Karllos Senna 14/06/2015

SCILAR, Moacyr. Caminho dos Sonhos
O livro retrata as historias de dois familiares de Marcelo Dreizinger, um é seu avô Wolf Dreizinger e o outro é seu pai Paulo Dreizinger; primeiramente é contada a historia de Wolf, um jovem polonês que foi trabalhar na Alemanha no período do Nazismo, ele teve seus pais mortos e decidiu fugir para um novo país, o Brasil, mas antes ele teve de ir a Portugal aonde conheceu um descendente de Pedro Alvarez Cabral, que queria refazer a viagem de seu antepassado, junto de outros personagens históricos como: Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Princesa Isabel, Dom Pedro 1°, Dom Pedro 2º, Saci e etc. Wolf teve que mentir seu nome e sua nacionalidade para não ser morto, seu personagem era Hans Staden e seu melhor amigo era o Saci que lhe contava historias engraçadas e lendas folclóricas; quando chegaram ao Brasil ele se casou e teve um filho chamado Paulo, agora se inicia a outra historia do livro, ele foi criado com muito amor e ótima qualidade de vida, mas ele só tinha um amigo : Marcos , que lhe apresentou alguns novos amigos, dentre eles Raul, um jovem revolucionário, que odiava os burgueses, por essa razão ele não gostava muito de Paulo, mas o aceitou no seu grupo; Raul teve a ideia de roubar alguns livros de ensino superior em várias livrarias, mas o Dreizinger nunca tinha roubado e falhou por duas vezes, e quase foi expulso do grupo.

Mary 12/06/2015

Ótimo incentivo
'No caminho dos sonhos', de Moacyr Scliar, relata a história de um jovem que resolve larga tudo e se isolar numa praia do Rio de Janeiro. Toda a família tenta convencê-lo a não fazer isso, mais ele não escuta. Até que, seu padrinho resolve escrever uma enorme carta contando a história do seu avô. Wolf Dreizinger era nome dele. Seu avô era um fugitivo da Alemanha nazista. Participou de uma grande peça de teatro, com o tema ' A descoberta do Brasil' , que era a terra para onde ele estava indo, já que se ficasse na Alemanha, morria. A partir dessa peça, passou a conhecer melhor as terras brasileiras. Tudo foi muito difícil, mais ele não desistiu. Seu padrinho queria mostrar quem foi o avô dele e que ele, mesmo perante as lutas, não desistiu.
Esse livro realmente é um ótimo incentivo, pois tem muitos jovens hoje em dia que largam tudo e acabam caindo no mundo das drogas, bebidas ... enfim , muito bom esse livro !

milena Targino 13/04/2015

SCLIAR,Moacyr.No caminho dos sonhos ,FTD,Tabuleiro do Norte /05-04-2015
No livro ''no caminho dos sonhos '' Moacyr Scliar nos faz lembrar muitas vezes do que acontece conosco ,pois o livro refere-se a um jovem chamado Marcelo , que está muito indeciso em sua vida, ao sentido de não saber o que quer ou de descobrir seus sonhos e talentos ,não querer seguir os passos de seu pai e viver em uma ''vida chata'' presa a negócio, resolve refletir sobre a vida em uma praia .
Um livro muito inspirador e encantador , pois de uma certa maneira toca em nossos corações , principalmente a nós jovens , que vivemos fazes indecisas , que ''devemos procurar nosso caminho , caminhando'' , neste livro além de tocar nosso lado sentimental , também nos faz saber um pouco mais da história do nosso país , contada através da história do avô de Marcelo , escrita em uma carta de seu padrinho .
Um livro muito bom , cheio de ideias e aventuras , Moacyr Scliar .Acertou em fazer essa mistura de reflexão e conhecimento histórico , enfim um ótimo livro.