No caminho dos sonhos

No caminho dos sonhos Moacyr Scliar




Resenhas - No Caminho dos Sonhos


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Beatriz 19/07/2023

Estranho
Esse livro não é o pior, nem o melhora eu já li, porém eu só li porque fui obrigada pela escola????? (se não fosse pela obrigação da escola, já teria largado esse livro faz tempo)
belaisagc 07/11/2023minha estante
muito chato concordo irma




SrtaPlens 30/03/2011

A doce e velha história...
Eu estava estudando a História do Brasil e minha irmã me avisou que um grande autor tinha morrido. Eu, para homenagear ele, peguei emprestado esse livro da biblioteca e...
SURPRESA!!!!
Amei o livro, amei o jeito do autor escrever, amei a história e amei os personagens. É um livro lindo e emocionante. Li em um dia. Simplesmente simples e bonito.
Vale a pena ler?
Com certeza!!!
comentários(0)comente



Eveli 11/05/2012

Este livro também é muito legal, empolgante e cheio de contradições. Do autor Moacyr Scliar, este não é o 1º livro que leio dele, os outros também são ótimos! Muito legal mesmo!! Espero poder ler mais livros como estes.
comentários(0)comente



Thaynna 10/10/2013

Nesse livro é contada duas histórias. Uma delas é de Marcelo, um menino que as vezes era um pouco revoltado. Ele queria acabar com a vida que levava. Queria deixar a família, descobrir o seu próprio caminho. Queria largar os estudos e fugir para uma praia deserta do Rio de Janeiro. O padrinho dele, Marcos, tentou fazer ele recuperar as raízes escrevendo uma longa carta, contando a vida do avô, que fugiu da Alemanha. Participou de um projeto meio estranho: juntou um grupo de pessoas que, quer refazer a viagem de Pedro Alves Cabral ao Brasil. Então o avô dele ía descobrindo como era o Brasil em que ele viveria.
Wolf era o nome do avô de Marcelo. Ele contou que ele escreveu o livro baseando na própria experiência. Ele também queria mudar o mundo queria tirar os costumes tradicionais. Ele descobriu que antes de mudar o mundo tinha que mudar a si mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leandro 19/03/2015

No caminho dos sonhos, publicado em 1988 em são Paulo, coleção Tramas, 102 páginas, produzido pelo escritor e médico brasileiro Moacyr Scliar que é famoso pelos seus contos, crônicas e romances. Esse é um livro bom e apresenta muitos fatos históricos, quem narra a história é um homem chamado Marcos, padrinho de Marcelo, um garoto que decide buscar aventuras e ser independente, porém seu padrinho resolveu contar a história do avô e do pai do garoto, Paulo e Wolf. É nesse momento que surge vários fatos históricos, como o holocausto do judeus e a descoberta do Brasil. Wolf Dreizinger, o avô de Marcelo, era de uma família judia e se dedicou a estudar química graças ao trabalho de seu pai, que estudava a alquimia. Após anos de estudo Wolf conseguiu um emprego em uma fábrica de explosivos, onde se dedicou e aperfeiçoou seu trabalho. Quando Hitler passou a caçar os judeus Wolf não se sentiu mais seguro, pois sua família foi morta e ele não sabia para onde ir. Então apareceu uma oportunidade, ele arranjara uma viagem para o Brasil em um navio, porem o dono e a tripulação da embarcação eram atores que iam fazer uma peça sobre o descobrimento do Brasil, Wolf não teve outra escolha a não ser fazer parte da peça. Durante a viagem um submarino aparece e o comandante diz estar procurando por Wolf. O capitão do navio quis entrega-lo porem a tripulação se voltou contra ele e defendeu Wolf. No desenrolar da história Wolf consegue escapar e chegar ao Brasil. Depois de contar o que ocorreu com Wolf a Marcelo Marcos conta a história de Paulo, o pai do garoto, no qual o padrinho tem participação especial. Marcos diz que Paulo era tímido, mal saía de casa e não tinha muitos amigos, até um dia ele, Marcos e outros amigos se envolverem em algo perigoso, uma revolução social, liderada pelo colega de classe de Marcos, Raul. Esse movimento consistia em roubos e caridades aos pobres, tirar dos ricos e dar aos moradores de rua de modo que pudessem conquistar a confiança deles. Paulo surtou, pois nunca tinha feito nada parecido antes e, em um ato de desonra a Raul, ele contou a mídia o feito do grupo. Houve um conflito em que todos do grupo foram contra aos métodos de Raul e a equipe se desfez. Após Marcelo ouvir essa história teve mais consciência no que estava fazendo e começou a pensar melhor em sua vida e que sempre devemos conhecer o nosso passado para que possamos pensar no futuro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 03/04/2015

Esta incrível obra de Moacyr Scliar tem apenas 102 páginas e conta com uma linguagem fácil. Publicada em 1988 pela FTD, a obra entra um pouco na história brasileira. No caminho dos sonhos é uma história fantástica que nos mostra que a decisão que tomamos sempre nos leva a algum lugar, bom ou ruim, sempre nos fazendo aprender com nossos erros e acertos. E então nos faz refletir sobre vários coisas além de reforçar nosso conhecimento da história brasileira. Li e recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



milena Targino 13/04/2015

SCLIAR,Moacyr.No caminho dos sonhos ,FTD,Tabuleiro do Norte /05-04-2015
No livro ''no caminho dos sonhos '' Moacyr Scliar nos faz lembrar muitas vezes do que acontece conosco ,pois o livro refere-se a um jovem chamado Marcelo , que está muito indeciso em sua vida, ao sentido de não saber o que quer ou de descobrir seus sonhos e talentos ,não querer seguir os passos de seu pai e viver em uma ''vida chata'' presa a negócio, resolve refletir sobre a vida em uma praia .
Um livro muito inspirador e encantador , pois de uma certa maneira toca em nossos corações , principalmente a nós jovens , que vivemos fazes indecisas , que ''devemos procurar nosso caminho , caminhando'' , neste livro além de tocar nosso lado sentimental , também nos faz saber um pouco mais da história do nosso país , contada através da história do avô de Marcelo , escrita em uma carta de seu padrinho .
Um livro muito bom , cheio de ideias e aventuras , Moacyr Scliar .Acertou em fazer essa mistura de reflexão e conhecimento histórico , enfim um ótimo livro.
comentários(0)comente



Mary 12/06/2015

Ótimo incentivo
'No caminho dos sonhos', de Moacyr Scliar, relata a história de um jovem que resolve larga tudo e se isolar numa praia do Rio de Janeiro. Toda a família tenta convencê-lo a não fazer isso, mais ele não escuta. Até que, seu padrinho resolve escrever uma enorme carta contando a história do seu avô. Wolf Dreizinger era nome dele. Seu avô era um fugitivo da Alemanha nazista. Participou de uma grande peça de teatro, com o tema ' A descoberta do Brasil' , que era a terra para onde ele estava indo, já que se ficasse na Alemanha, morria. A partir dessa peça, passou a conhecer melhor as terras brasileiras. Tudo foi muito difícil, mais ele não desistiu. Seu padrinho queria mostrar quem foi o avô dele e que ele, mesmo perante as lutas, não desistiu.
Esse livro realmente é um ótimo incentivo, pois tem muitos jovens hoje em dia que largam tudo e acabam caindo no mundo das drogas, bebidas ... enfim , muito bom esse livro !
comentários(0)comente



Karllos Senna 14/06/2015

SCILAR, Moacyr. Caminho dos Sonhos
O livro retrata as historias de dois familiares de Marcelo Dreizinger, um é seu avô Wolf Dreizinger e o outro é seu pai Paulo Dreizinger; primeiramente é contada a historia de Wolf, um jovem polonês que foi trabalhar na Alemanha no período do Nazismo, ele teve seus pais mortos e decidiu fugir para um novo país, o Brasil, mas antes ele teve de ir a Portugal aonde conheceu um descendente de Pedro Alvarez Cabral, que queria refazer a viagem de seu antepassado, junto de outros personagens históricos como: Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Princesa Isabel, Dom Pedro 1°, Dom Pedro 2º, Saci e etc. Wolf teve que mentir seu nome e sua nacionalidade para não ser morto, seu personagem era Hans Staden e seu melhor amigo era o Saci que lhe contava historias engraçadas e lendas folclóricas; quando chegaram ao Brasil ele se casou e teve um filho chamado Paulo, agora se inicia a outra historia do livro, ele foi criado com muito amor e ótima qualidade de vida, mas ele só tinha um amigo : Marcos , que lhe apresentou alguns novos amigos, dentre eles Raul, um jovem revolucionário, que odiava os burgueses, por essa razão ele não gostava muito de Paulo, mas o aceitou no seu grupo; Raul teve a ideia de roubar alguns livros de ensino superior em várias livrarias, mas o Dreizinger nunca tinha roubado e falhou por duas vezes, e quase foi expulso do grupo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ma 16/09/2018

Nome do livro: No Caminho dos Sonhos (Coincidência de um leitor com a leitura) / Autor: Moacyr Scliar
No Caminho dos Sonhos é um livro que conta a história de um garoto chamado Marcelo, cujo o mesmo deseja mudar o mundo e realizar os seus sonhos, para isso ele é capaz de tudo, até de romper com a família e se refugiar em uma ilha deserta no estado do Rio de Janeiro.
Justamente, é isso que acontece, porém, seu padrinho Marcos, preocupado, decide lhe mandar uma carta e também contar duas histórias: uma do seu avô Wolf Dreizinger e a outra do seu pai Paulo Dreizinger.
Respectivamente, primeiramente, é contado a história de Wolf, ele viveu durante o Nazismo, foi perseguido e teve como solução embarcar de Lisboa para o Brasil, numa expedição emocionante.
Já seu pai Paulo, filho do mesmo, cresceu revoltado, sem conhecer a vida e sem a presença da mãe.Depois de muito tempo, se casa com Beatriz, mãe de Marcelo, mas infelizmente no dia do aniversário do filho, acaba sofrendo um acidente com Wolf, resultando em suas mortes.
Olha, não vou mentir, mas esse livro, não é um dos melhores que eu já li, achei esta história meio confusa, porém, me identifique bastante com o personagem principal, assim como ele, acho que o mundo poderia ser bem melhor, menos injusto, só que para mudá-lo é necessário cada um fazer sua parte.Sinceramente, espero um dia viver em um universo com bastante paz, sem preconceitos e desigualdade social.

Biografia do autor
Moacyr Scliar nasceu no ano de 1937, em Porto Alegre.Sua mãe e professora foi quem o motivou a escrever livros, especificamente de literatura, já ganhou diversos prêmios por suas obras e infelizmente veio a falecer em 2011. Escreveu esse livro porque também queria mudar o mundo, porém, aprendeu que antes de mudá-lo, devemos mudar o nossos costumes primeiro.

comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2