As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Andréia 05/02/2023

Indo pra o final
Pra mim, de todos os 3 que já li, esse foi o mais arrastado e difícil de ler. A questão da abordagem religiosa está realmente me deixando um pouco chateada, acho que cada um é livre para ter a crença que quiser, e essa imposição da autora de determinar que uma é boa e a outra ruim está me incomodando.
Mas vou continuar, quero conhecer o final da história.

RenaTo.Lima 26/01/2023

O povo insuportável
Sinceramente fiquei indignado ao ler essa história, é todo mundo insuportável, de todos os lados, paixões sem sentido, decisões pifeas, uma obsessão por fazer aquilo que o povo acha que é o certo e fala que são os deuses que se não fosse pelas partes mágicas que são tão bem escritas que se pode ver a cena acho que já teria abandonado.
O filho é um dos melhores personagens, mas mal aparece e a Morgana fica vagando sem sentido como a melhor personagem que nunca aconteceu de verdade, que nunca fez de verdade

Raissa.Valderamos 09/01/2023

Loucura, Loucura, Loucura
Simplesmente fantástico.
O ritmo desse livro é frenético. Não me lembro em nenhum momento ficar entendiada ou algo do tipo. E AQUELA morte me choca até hoje.
A escrita da autora está no auge aqui

Clara2720 31/12/2022

Achei fraquinho, apesar de ter alguns momentos que fiquei ?? passou da metade eu ja queria q acabasse pq ficou mt entediante e não acontecia nada, achei o final bem do nada

Vih 30/12/2022

Sinceramente esperava mais, acho que a história está se prolongando em pontos que não havia necessidade, mas entendo que pela época que se passa as coisas acontecem devagar mesmo? não sei se é pelo fato do cristianismo estar tomando conta ou alguns personagens sumindo mas foi bem cansativo a leitura, o primeiro continua sendo o melhor de todos para mim e tenho esperança que no último algumas coisas mudem.

Maria.Gabrielly 22/12/2022

Sem palavras
Eu já li muitos livros bons na vida, mas essa série está passando na frente desenfreada. O enredo, a escrita, as personagens pela Deusa!
Nesse livro acontecem muitas coisas, muita passagem de tempo o que me deixou intrigada e irritada em diversas partes, eu não consigo acreditar no que aconteceu no início desse livro.
É com dor no coração que eu finalizo esse terceiro volume, sabendo que só tem mais um da série principal.
Vou sentir falta de você Morgana ( e tenho certeza que você vai me deixar de ressaca literária)

Lilian_89 01/12/2022

Um dos melhores da série
Chegamos nesse livro na melhor parte da trama, agora os acontecimentos mais esperados começam a acontecer mais rapidamente, o que aguça a curiosidade para o que vem a seguir, no próximo livro, onde teremos a conclusão de toda essa treta gigantesca em torno do reinado de Artur e a terra de Avalon.

Bruna.Toledo 30/11/2022

Gostei bastante de O Gamo-Rei. A autora conseguiu desenvolver bem os personagens sem ficar repetitivo. Mais uma vez, o ponto central é a intolerância religiosa. Os personagens virtuosos são os que transitam bem entre o cristianismo e as crenças dos povos antigos.

Manú 15/11/2022

Nesse capítulo Morgana aposta alto e tudo sai do controle.
E agora o que esperar do futuro da Bretanha e de Avalon ?

Allan 08/11/2022

Meu favorito da saga até agora!
Em O Gamo Rei temos um grande desenvolvimento na jornada de Morgana. Entendemos melhor também o relacionamento entre Arthur e a odiada Guinevere (ela realmente pode ser insuportável kkkk).

Bem ansioso para o último livro e como iremos finalizar essa história incrível. Maravilhoso!

Aryel 19/10/2022

INSTIGANTE!!
Esse já é o terceiro livro e eu não canso que me impressionar com a capacidade de imersão de As Brumas de Avalon!
Apesar de achar que o primeiro continua sendo o meu favorito, acho que esse terceiro livro é o que li mais rapidamente. Eu adoro como os personagens são humanos e complexos aqui, de modo que nenhum deles é perfeito, todos eles comentem erros e tem pensamentos absolutamente humanos.
Morgana continua sendo a minha personagem favorita de longe! Ela é complexa, e tem noção dos erros que comete.
Para mim, Artur e Lancelote são os personagens mais irritantes. Os dois também possuem suas complexidades, o que é ótimo, mas me incomoda demais o fato deles simplesmente fecharem os olhos para atitudes de Gwenhwyfar. Os dois são completos chaveirinhos dela! Eu entendi que estão apaixonados, mas a Gwenhwyfar tem algumas falas e atitudes que chegam a ir de completo encontro com o cristianismo que ela prega.
A Gwenhwyfar também é complexa, e isso me agrada, pois em dado momento a própria chega a questionar a existência de Deus, o que é algo bom, pois trás também humanidade pra a personagem (nesse momento eu tive MUITA pena dela). Porém, ela é insuportável, e as vezes me dói o coração a forma como ela fala sobre o Kevin. Ela diz que certamente alguém tão feio por fora deve ser igualmente feio por dentro, mas aí me vem o ponto: alguém que pensa algo assim não é alguém bom. Gwenhwyfar é considerada bonita mas não acho que ela seja uma boa pessoa, acho que de todos ela é a que mais possui pensamentos venenosos e nem sequer se dá conta?
Até aqui eu gosto de Morgause, ela é uma personagem que me atrai, assim como Gwydion! Acho que gosto dele, assim como acho que ele trará problemas. Gwydion é um personagem charmoso e com traumas do passado envolvendo o abandono de Morgana e o fato de Artur sequer saber que ele existia. Gwydion bêbado e incompreendido no final me chamou bastante atenção, e quero muito saber o que ele fará no próximo livro!

Juluzsg 11/10/2022

O novo gamo-rei aparece para substituir o antigo
Apontamentos:
- Lancelot chato demais
- Gwenhwyfar cada dia mais rancorosa e hipócrita
- Finalmente Morgana tem um pouco de felicidade
- As mesmas qualidades que fazem de Artur um rei excelente, fazem dele 🤬 #$%!& e pau mandado da esposa e dos padres
- Morgause criou um mostrinho. Se ela gostava tanto assim de Morgana ela não teria feito a trairagem que fez. Ela e Gwenhwyfar são as mais egoístas da obra.
- Modred já abrindo as asinhas terríveis dele.

Bruna.Duailibe 01/10/2022minha estante
Essa série de livros é maravilhosa !!