As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Jack 26/01/2024

O que será do Gamo-rei quando o Gamo-Novo crescer?
Ilude-se quem levado pelo subtítulo do livro pensa que a história será agora focada em Arthur. Embora seja o eixo, é engraçado como Arthur não é o personagem principal de suas próprias lendas.
Em tempos de paz, Arthur se afasta ainda mais de sua promessa feita aos filhos das antigas crenças e vira as costas ao povo de Avalon. A história do terceiro livro da saga se inicia já com acontecimentos que balançam o enredo: a queda de personagens bem consolidados, o fim de uma era da Senhora do Lago, o amadurecimento de Morgana e a ascensão da influência avassaladora de Gwen representando a força da Igreja.
A relação dissimulada de Morgana e Gwen alcançam níveis máximos de toxicidade. Gwen é insuportável com sua infantilidade, hipocrisia e fanatismo; e Morgana não fica atrás com sua própria vontade impetuosa.
A apresentação de Gwidion é algo que nos deixa com uma interrogação: que papel terá o fruto do Grande Casamento da Deusa com a Terra? Educado em Avalon e grande guerreiro, irá reinvindicar seu lugar como sucessor de Arthur? Será consagrado um de seus cavaleiros? Assumirá o conselho como Merlin da Bretanha? Virá ele desafiar o Gamo-Rei em nome da Mãe e em defesa de Avalon ou se curvará com vergonha de sua própria existência incestuosa?
Fica claro para mim que os planos de Viviane e Taliesin para o filho de Morgana foram arruinados pela própria Morgana e porque a antiga Senhora do Lago e o Merlin não contavam que o temperamento de Arthur seria mesmo de um galhudo manso, que considera até mesmo os menores caprichos de sua esposa indiscreta.
Gwidion aparece como uma promessa de sangue, só não sabemos ainda derramado por qual causa.
Veremos o desfecho no próximo livro.

Naiara 14/01/2024

Tenho muita dificuldade de falar sobre cada livro dessa saga, porque li tao em seguencia e terminei tudo para depois vim comentar e a dificuldade pode ser essa..

Contando sobre a obra toda, nao mudaria nada nela, sinto que cada sangue derramado ou loucura cometida foi essencial para tornar a historia tao incrivel e magica como foi para mim..
Fiquei de boca aberta em varios momentos, senti sim monotomia em outros porque geografias e guerras nao sao nem de longe meu forte, mas a estoria em si me deixou tao preenchida pela criatividade e por esse mundo tao diferente que para mim tudo foi preciso para esse quebra cabeça maravilhoso que foi ela completa..
Se tornou meus livros preferidos, e no meu coraçao vejo todos eles como um so, nao consigo mesmo separar..

Longe de ser um conto de fadas fofinho, mostra sentimentos profundos das mulheres tao fortes desta obra, mostra a briga de religioes entre os homens e no final mostra o que ela realmente é.
Incrivel do começo ao fim para mim.

agora quero ver o filme que nao encontro em canto nenhum :'/

Gois 11/01/2024

Evolução
O melhor da saga, até agora. Questões importantes ocorrem. Personagens se desenvolvem. Mas não é ótimo. Ainda sinto muita falta de uma melhor descrição da geografia (um mapa já ajudava), fico confuso com os nomes e queria entender melhor da magia. Recomendo mas não vá com muita expectativa.

Tauan Sposito 05/01/2024

Ótimo livro, assim como os dois primeiros da série. Animado para iniciar o quarto e último. Impressionante como a autora nos faz sentir proximidades e distanciamentos tão diferentes com cada personagem.

-Koraline 03/01/2024

Primeiro livro lido do ano, e estou curiosa para o desfecho dessa história. Confesso que gostei mais do segundo livro, mas o desenvolvimento da esposa do Artur de menina ingênua para uma mulher amarga é uma das melhores construções de personagem que já li.

Lyvia 31/12/2023

O Gamo-Rei
Terceiro livro das Brumas de Avalon, o nome leva a pensar que se falará mais sobre Arthur, mas esse livro mostra uma Morgana mais madura, mais intensa no que se refere a defender a Grande Deusa e seus ritos. Novamente a autora nos leva pra dentro dos personagens.

sofris 22/12/2023

Foi maravilhoso, assim como todos os livros dessa série até agora, porém a repetição de um mesmo problema durante o segundo e este livro foi bem massante

Sakurazuka 08/12/2023

Muito bom, uma maravilha. Morgana rainha. A mulher do Arthur (não lembro o nome) nadinha. Mulher chata demais, deveria morrer.

Rafa Mendes 05/12/2023

Queria que a guinever não existisse
O terceiro livro de "As Brumas de Avalon" é repleto de reviravoltas, eu achei ele bem mais agradável de ler pois voltamos a ver a Morgana, minha personagem favorita, apesar de ter algumas partes com a insuportável da Guiniver, nesse livro podemos ver a decadência de Avalon e o mundo cristão dominando todo o reino de Arthur e arredores, mas muita coisa ainda está prevista para acontecer e estou ansiosa para ver o fechamento dessa história.
Quem gosta das histórias do Rei Arthur ou sobre realeza antiga vai gostar muito dessa saga. Boa leitura.

PS: Por mim essa história seria só sobre a morgana, toda vez que a Guinever abre a boca eu quero vomitar, aquela prima chata dela tbm, e eu perdi toda minha admiração pelo Lancelot, insuportável com essa devoção cega à Gwen e ao Arthur.

Bru 11/11/2023

Maravilhoso
Recheado de intrigas, religião, adultérios e desejos reprimidos. Não canso de me deliciar nos dilemas trazidos e as problemáticas feitas com maestria pela autora

JoAo 09/11/2023

O GAMO-REI
Sendo bem sincero esse foi o melhor dos três sabe, por alguns motivos um por exemplo é o desenvolvimento da Morgana que ela se "encontrou" mesmo que ela tenha se tornado o que ela mais odiava na Viviane e também eu senti que as decisões dos personagens começaram a ter mais peso e que toda a história tá se encontrando e levando até o último livro com o desfecho final da história.
Francys.Emellin 10/11/2023minha estante
O desenvolvimento da Morgana nesse livro foi muito bom.

JoAo 11/11/2023minha estante
Muito bom mesmo, eu finalmente senti que ela realmente sabia o que queria, porque em alguns momentos do livro ela tá perdida sem saber o que quer ou pra onde ir e acaba que nesse livro ela começa a tomar as rédeas da situação e a se impor mais.

Francys.Emellin 12/11/2023minha estante
E com isso acabamos se apegando a uma personagem que sempre é julgada como má em todas as outras histórias sobre o Rei Artur, nessa nós conseguimos entender seus motivos e perceber seus pontos fracos, ela é mais humana que o próprio irmão.

JoAo 13/11/2023minha estante
Falou tudo, a Morgana sempre fica com isso na cabeça sempre se achando um monstro porém ela é a mais humana e empática dos que estão ali pois muitos personagens ali só são levados por uma crença religiosa e querendo negar as outras de todo jeito.

Beatriz3396 05/11/2023

Sentindo amor e ódio pelos personagens.
Tenho pouca coisa para falar.
O livro pode ser considerado monótono em comparação aos outros, por passar grande parte do tempo acompanhando a corte do Artur, o que pode ser considerado tanto tedioso quanto informativo por parte do leitor.
Ainda odeio a Gwenhwyfar (acreditem, é assim que se escreve o nome dela!) e acredito que boa parte das coisas que deram errado ao longo dos livros foram por culpa dela.
É certo que ela sofreu muita coisa nesse livro, mais isso não muda a forma que eu me sinto em relação à ela.

Em compensação, passei a amar a Morgana ainda mais.
Ela se reconecta com que ela é, e volta para sua casa depois de muitos anos perdidos no mundo externo. É bom ver a personagem retomar as raizes. Fiquei emocionada e feliz por ela em vários momentos.

É um livro ótimo e estou ansiosa para ler o último livro.
Acho que não tenho muito mais o que falar.