As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - O Gamo-Rei

Amal0 18/09/2022

A novela de Avalon continua
A história é muito boa, cheia de intrigas e esquemas. Nenhum personagem é 100% bom, isso é algo que eu gosto muito.

William LGZ 24/08/2022

O melhor da saga até agora
Esse é o terceiro livro da série que leio e faço resenha em sequência e fico até com dificuldade de escrever mais um texto pois, apesar de ser para mim superior em comparação aos outros, os problemas e acertos mencionados nos anteriores também se encaixariam tranquilamente aqui e tenho que buscar pontos diferentes para comentar.

Desde já posso comentar que um certo acontecimento ocorrido já no início pôs fogo e trouxe toda o caos e a emoção que eu estava esperando desde que comecei a coleção, e os acontecimentos posteriores não ficaram nem um pouco atrás apesar de não terem sido tantos assim, revendo a história em minha mente até fiquei surpreso por isso.

Se não fossem por algumas decisões incoerentes tomadas por certos personagens e pela própria autora que me deixaram bem frustado, certamente minha nota seria ainda melhor pois gostei demais de todo o resto. Mas elas não estragam a obra de fato e acho que minha irritação foi até saudável porque indicou que estou me importando agora com a trama e as figuras que fazem parte dela.

Para quem já leu as anteriores e gostou do que leu, ou se como no meu caso ficou até um pouco decepcionado com a narrativa até ali, eu aconselho que prossiga pois vai valer a pena. Inclusive me deixou com com boas expectativas para a derradeira parte final!

Fulgur Idearum 29/07/2022

Essa série de livros eu li quando ainda era adolescente, e isso já faz quase 20 anos, mas ainda me lembro até hoje de como foi bom ter lido esse livro e de vários detalhes e personagens. O início talvez fosse um pouco chato, com muita descrição de um ambiente bucólico, mas conforme a história vai avançando ela vai te prendendo cada vez mais. No final eu até mesmo chorei de tão emocionante que é essa leitura. Recomendo muito.

Tomlucitor23 20/07/2022

Eu tinha que terminar esse livro logo, ainda demorei muito pra ler por conta do trabalho, mas rapaz, que negócio pesado, eu tava doido pra ver o Mordred, e ele aparecer logo no início, foram só refrescos, mas rapaz, foi tanta intriga, tanta picuinha, que parecia que eu tava numa trama de novela, e eu amei cada segundo, ainda tô chocado pela morte que teve nesse livro, para o assassinato pra ser mais exato, nunca vou superar.

bia 14/07/2022

o gamo-rei
estou apaixonada por essa saga, e este livro foi um alívio depois do segundo, do qual eu não gostei muito por causa de certa rainha hehe. Agora a história voltou a focar na Morgana linda maravilhosa e no Gywodion (não sei escrever). Ainda teve partes em surtei com a Gwenhwyfar, mas isso não é nenhuma novidade não é mesmo? Fiquei triste com algumas ações do Arthur e porque sei que ele ainda vai sofrer, mas ele bem merecia uns tapas pra acordar
Este livro mostrou pra gente que eles não são mas tão jovens quanto eram e como amadureceram ao longo dos anos, alguns mais que outros.
enfim, ansiosa para o últimoo

Andrea 14/07/2022

Uma grata surpresa!
Confesso que depois de ler praticamente todos os livros do Ciclo de Avalon, fiquei bem saturada da escrita de Marion Zimmer Bradley, mas propus-me a reler As Brumas de Avalon para fechar o ciclo. O primeiro volume é ótimo, A grande Rainha é um verdadeiro teste de paciência... Logo, demorei bastante para ler O gamo-rei por receio de ser um livro pedante. Ledo engano! Pois, a narrati a aqui volta a focar em Morgana e por isso é dinâmica e instigante! Estou ansiosa para começar o último livro dessa série!

Ana Carol 21/06/2022

Cristianismo X paganismo
Através dos pontos de vista de Morgana e Guinevere, esse terceiro livro mostra a "luta" entre a antiga religião e o cristianismo. A cada capítulo a história é contada sob o prisma de cada uma das personagens, como encaravam a vida, os costumes, os papéis e principalmente a relação de Deus / Deusa com suas vidas e Sua influência no mundo.

Percebe-se Morgana uma pessoa madura, racional, inteligente, muitas vezes fria e calculista, que atua e sacrifica toda sua vida em nome da Deusa. Ao mesmo tempo se observa que diferente de Viviane, a Senhora do Lago e de Avalon (que parece realmente ser a única que realmente consegue ser imparcial e justa), Morgana ainda que trabalhe em nome da deusa, usa de seus poderes e influência para satisfazer Tb suas vontades (ou a não satisfação delas) , mesmo que não se aperceba disso e pense que tudo o que faz para um "bem maior" (vide o que fez a Lancelot).

Guinevere por outro lado é infantil, imatura, não tem senso do todo e das coisas importantes que uma rainha poderia fazer, vivendo sua vida presa ao seu mundinho de corte, de futilidades e também suas próprias batalhas Internas travadas entre o amor proibido e sua própria religião. Uma alma atormentada é o que se pode dizer. Teve tudo o que a maioria das mulheres não pode ter:um marido bondoso, jovem e muito amado e que lhe amava muito, todo o prestígio e privilégio de fazer parte da nobreza, um amor verdadeiro e recíproco (apesar de não poder vivê-lo em plenitude - ou poderia se fosse menos carola, visto que seu marido sabia de tudo?). No entanto passou seu tempo presa ao fato de não poder ter filhos e a culpa pelo pecado de amar outro homem que não seu marido (que parecia ser o destino de todas as rainhas daquele tempo...).

Essas duas vidas mostram ao longo do livro as diferenças brutais de viver de cada religião, mostrando principalmente como a antiga religião era mais fluida e leve, conectada totalmente com a natureza do mundo e do homem, enquanto o cristianismo como um aprisionador das almas, que trazia mais culpas e arrependimentos do que o consolo e conforto a que todos precisavam e desejavam, se desviando totalmente das palavras e ensinamentos do Cristo Salvador.

Sobre o livro em si, gostei bastante, mas fiquei um pouco aborrecida e cansada nas partes que falavam de Guenevere, sua "carolice" obstinada e irracional, e sua forma de não assumir a responsabilidade por seus atos e sua vida, sempre deixando nas "mãos de Deus e da Igreja". Também fiquei incomodada com a postura de Artur, o grande rei, que era seguido e amado por todos, um grande líder, mas totalmente controlado por essa mulher tola e limitada.

No geral é uma literatura agradável e um bom retrato desse período da história da humanidade.
Cleber 21/06/2022minha estante
Adorei sua resenha ????

Ana Carol 05/09/2022minha estante
Que honra ouvir isso de um grande leitor ??

Letícia 16/06/2022

Mágico!
Um livro incrível! Te proporciona diversas sensações no decorrer da leitura. Extremamente cativante, com personagens intensos.

Gabs Rey 22/05/2022

O Gamo-Rei
Um dos melhores na minha opinião, todo o drama e demais acontecimentos foram ótimos. Minhas reclamações são sobre a rainha Gwenhyfar, muito chata e extremamente alienada, oque torna todas as partes em que ela aparece pra reclamar de algo partes extremamente desinteressantes kkkk.

Gabi 06/05/2022

Incrível ver a degradação de caráter dos personagens e ver como eles perdem suas virtudes em nome do fanatismo e do ego. Inteligentes críticas religiosas, tema tratado de uma maneira verossímil e sensível.

Walkyria 04/05/2022

Gamo Rei
Todos os livros me deixam chocada e curiosa para saber o desenrolar da história.
Esses livros aborda temas polêmicos, perturbadores, mas autora tem a "magia" da escrita que faz com que os leitores permaneçam e tenham o interesse em continuar na leitura.

Vanessinha:) 04/05/2022

O Gamo Rei
Eu gostei bastante da evolução da Morgana e de como ela amadureceu.
Esse livro é uma verdadeira salada de fruta , pois vemos amadurecer alguns personagens, uma construção de religião e crença que faz a gente questionar bastante as opiniões de alguns personagens.
Nesse livro a Gwen ficou ainda mais interessante pois ela tem essa fé cega e acaba manipulando o Arthur, fazendo a gente questionar o quanto ela se faz de inocente no segundo livro mais nesse ela acaba mostrando as garras gostei bastante desse livro.
Quero ver como será o final dessa saga.