Nascido para correr

Nascido para correr Christopher McDougall

Resenhas - Nascido para Correr

1 | 2 | 3 | 4

Ronoc 31/12/2020

Receita para equilíbrio e bem viver
O jornalista Christopher McDougall construiu uma verdadeira declaração de amor ao ato de correr, resgatando histórias e personagens que revelam as profundas relações entre a corrida e os seres humanos.

Central no livro, o povo Rarámuri — os maiores e mais felizes corredores de todos os tempos — é o verdadeiro guardião de uma iluminada filosofia de vida que tem no correr a fonte do equilíbrio, da paz e do bem viver.

Daniel Lucca 18/10/2020

Fala muito mais do que sobre corrida... Uma verdadeira aula sobre a vida e companheirismo... Além de evolução, nutrição, biomecânica e fisiológica... Não importa se você gosta de correr ou não, se é especialista ou apenas um amador e entusiasta da corrida.. é lindo os relatos de McDougall!
Melise.Pagotto 19/10/2020minha estante
Quero muito ler esse livro.

Daniel Lucca 24/10/2020minha estante
Muito bom Melissa, recomendo!

Melise.Pagotto 25/10/2020minha estante
Vou ler ainda esse ano.

Karol.karol 06/09/2020

o livro faz da corrida algo quase mágico
são histórias reais de pessoas apaixonadas pela corrida, é encantador. Além de mostrar, de forma fascinante, que realmente nascemos pra correr. o livro traz questões físicas, históricas e culturais. não só sobre a corrida, mas sobre pessoas também. fala dos povos nativos do México que não são admiráveis apenas pela corrida, mas por toda sua cultura, alimentação, festividades e tudo o mais.
O livro contém muitos dados cientificos e pesquisas a respeito da corrida, mas também muitas histórias e em alguns momentos isso foi cansativo p mim, mas de um modo geral o livro é incrível.

Buda 30/07/2020

Um dos livros mais legais
Pra quem gosta de correr é uma ótima leitura, e pra quem não gosta tanto assim também, está recheado de boas histórias.

Rbraga 26/07/2020

??????????????????????????????

AnaJu 30/06/2020

Leitura um pouco longa mas, que deixa uma boa reflexão
O livro mostra too um histórico de corridas e ultramaratonas, mostra que correr é um ato ancestral e que contava muito com o instinto e com a percepção do próprio corpo. Em algum momento os seres humanos se perderam desse sentimento de liberdade proporcionado por correr o que lhes trouxe uma corrida ceia de lesões e dores, o livro mostra as diferenças entre esses tipos de corredores, os que são lesionados porque correm e os que correm livres tão livres que nem calçados caros e tecnológicos usam. E que nos mostram que não precisamos de muito quando e temos o espírito do que fazemos e o porque estamos fazendo aquilo pela simples sensação de prazer.

Herickson 16/06/2020

Nascido para correr", que conta a história de como Christopher McDougall, jornalista, editor contribuinte da revista Men's Health, corredor e (como 90% de nós, corredores) com histórico grande de lesões. Buscando informações sobre como se livrar delas, achou informações sobre os tarahumaras, uma lendária (mas que existe de verdade!) tribo de índios corredores em que mesmo senhores de 70 anos são capazes de correr 50 ou até 100 milhas (80 ou 160km), com leveza e velocidade que deixariam os quenianos com inveja! Tudo isso com sandálias (sim, sandálias!) sem amortecimento nenhum e sem as roupas tecnológicas que se vê hoje em dia!

A partir daí, começa uma incrível história que envolve Caballo Blanco, antigo boxeador que decidiu deixar o mundo dos brancos e se juntar aos tarahumaras, passagens por paisagens inóspitas, habitadas por narcotraficantes, receitas de Iskiate (uma bebida à base de chia, suco de limão e açúcar, tão revigorante que os tarahumaras atribuem a ela poderes quase mágicos) e pinole (um tipo de fubá de milho torrado).

O idealista Caballo Blanco se junta aos tarahumars e a outros "Más Locos", como Ted "Barefoot" (que como o nome diz, corre essas distâncias insanas descalço e praticamente sem lesões) e criam uma ultramaratona de 100 milhas.

O livro é imperdível por vários aspectos:

Faz-nos redescobrir o correr apenas por prazer, como um estilo de vida, e não apenas com objetivos (nobres, é claro!) de perder peso, melhorar as taxas dos exames, baixar tempos, etc.

Faz-nos pensar até que ponto os tênis com muito amortecimento são benéficos para nossos pés, articulações e tendões ou são apenas uma moda para nos empurrar tênis cada vez mais caros e que ao invés de ajudar, prejudicam nossos pés.

Reafirma (porque isso, nós, corredores, já sabíamos!) novamente a corrida como fonte de alegria e prazer.

Faz-nos pensar que a verdadeira fonte da felicidade pode estar nas coisas mais simples e não nas mais complexas!

A2Lan 21/04/2020

Uma verdadeira corrida!
O livro é uma verdadeira corrida, com seus altos e baixos, em momentos que você se empolga e outros que você pensa, o que faço aqui? Mas vale a pena, o autor vive uma experiência uma pela busca incansável pelo universo das ultracorridas e seus segredos.

Vinicius.Veloso 01/02/2020

Nunca demorei tanto tempo a ler um livro.

O problema não foi a obra, mas sim a munha ressaca literária mesmo.

A história é excelente e confesso que fiquei com vontade de correr uma ultramaratona.

Adorei ver o incentivo, ainda que indireto, ao vegetarianismo. Sem dúvidas, uma alimentação convergente ao desempenho atlético.

Cassiano 13/05/2019

Fundamental para corredores
O texto alia o romantismo do esporte (se é que ele existe...) com informações técnicas e clínicas sobre a sua prática. Biblioteca básica para os adeptos, em todos os níveis.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2019

McDougall, um fã de corridas ao ar livre, sofria com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista em lesões esportivas, ouviu que o corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero. No entanto, se quisesse uma solução verdadeira, não poderia percorrer apenas laboratórios, mas teria que se embrenhar entre os desfiladeiros mais isolados do México e passar pela maior aventura de sua vida, entre personagens inacreditáveis. E é neste ponto que a vida do jornalista se transforma para sempre. O livro conta a história dos índios Tarahumara, que habitam a região de encostas e cânions inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. Com a maior naturalidade, correm o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos e condições. O problema é que - apesar de viver em perfeita harmonia entre seus membros - não gostam da visita de estranhos que quebrem seus ritmos de vida. Para conseguir o contato e a confiança da tribo, McDougall precisou passar por narcotraficantes perigosos e personagens que lembram fantasmas mitológicos do velho oeste.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525048486

Joao.Victor 25/11/2018

Na corrida da vida, perde aquele que não corre!
A estratégia coesiva do autor não é ruim, porém não me agrada muito. Entretanto, a trama da história faz com que fique preso, por horas, ao livro.

vitor.milakalves 08/10/2018

Livro Sensacional!
Certamente este livro está entre o top 5 livros que já li em toda minha vida.

Diferente do que alguns falaram aqui, não achei a leitura maçante e nem monótona. Muito pelo contrário. Li o livro em 3 dias, sempre querendo saber o que estava por vir. Eu gosto de correr de forma amadora (até 5km), tenho interesse pelo assunto e talvez por isso gostei tanto do livro, mas acredito que o mesmo não é direcionado apenas para este perfil de pessoas.

Só tenho a dizer algo, leiam!!

Italo 18/02/2017

Esperava mais um pouco.
O livro apresenta altos e baixos na Leitura. Às vezes bem interessante, outras vezes um pouco monótono demais. Todavia, na parte final, consegue entreter o leitor e deixá-lo à espera da corrida final junto a Caballo Branco e os Tarahumara.

"Correr é o superpoder que nos tornou humanos, ou seja, é um superpoder que todos os humanos têm."

1 | 2 | 3 | 4