O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Renata 22/09/2024

Obra-prima
Delicioso, divertido e educativo, esse livro é uma obra-prima da literatura nacional.
Um professor de matemática brasileiro que criou um personagem completo chamado Malba Tahan que escreve histórias engenhosas.
Precisamos rever nossos heróis!

Maick 08/09/2024

O homem que calculava
A história é muito interessante ,vc aprende a desvendar os mistérios da matemática ,e a vivência entre os personagens .
Leria outra vez ? Sinceramente não !
Mas marquei bastante algumas passagens significativas para futuras pesquisas.
Salã leitores !

Maria 06/09/2024

O homem que calculava
O homem que calculava trás em seus problemas criativos e divertidos muitos conhecimentos matemáticos que mostram o quanto esse mundo é incrível e maravilhoso. A cada dia eu me apaixono mais pelo excepcional universo da matemática!!????

DiogoSpolador 03/09/2024

Pra quem gosta de Matemática
Foi uma experiência única, especialmente para alguém que gosta de matemática. Se você se interessa por números e desafios lógicos, este livro vai te prender do começo ao fim. Desafios esses que podem ser assuntos em rodas de conversas com amigos e familiares. Além da cultura árabe abordada no livro. Realmente uma leitura muito legal.

Thailla.Oliveira 01/09/2024

O homem que calculava.
Muito bom! O meu pai me disse uma vez que o Beremiz faz cálculos que faz uma pessoa pensar "como ele pensou nisso?" E após terminada a leitura concordo com o que ele disse, é muito interessante ler ele resolvendo um problema e explicando de forma simples, devo dizer que me agradou bastante o final que o Beremiz teve.

Fabibiz_ 21/08/2024

Definitivamente não é um livro pra qualquer um, mas pra quem gosta de lógica e quebra-cabeças, é um livro gostoso de se ler.

Valdo.Alencar 19/08/2024

Embora eu seja descrente em relação à existência das divindades adoradas pelas grandes religiões, gosto muito de uma famosa frase de Galileu:" A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o universo". Acho que essa frase descreve perfeitamente o pensamento de Beremiz Samir, protagonista da obra, também conhecido como "O homem que calculava".

Para mim, esse livro fantástico de Malba Tahan (pseudônimo do matemático Júlio Cezar de Mello e Souza) figura entre as maiores obras de nossa literatura nacional, pois muito mais do que uma história focada na resolução de problemas matemáticos, O homem que calculava traz uma série de ensinamentos valiosos sobre a vida e o mundo, onde a matemática não é tratada como uma simples ferramenta para a resolução de problemas, mas sim como a mais bela e nobre atividade do intelecto humano.

Lehcat 03/08/2024

Inteligente e divertido
Li muito rápido! Gostoso e interessante de ler.

O jeito que as questões matemáticas são descritas e os contos os quais essas são inseridas é magnífico, você se diverte e se envolve com tudo.

Já reli duas vezes, e nunca deixo de me impressionar com a sabaderia do protagonista em lidar com as coisas de forma tão genial e ao mesmo tempo tão simplória!!

LAlia9 02/08/2024

O meu livro favorito no mundo todinho ?? é fantástico para quem ama matemática e aventuras! Cada página é uma viagem cheia de enigmas, desafios e lições valiosas ? Me apaixonei pela genialidade do Beremiz Samir e seus recursos brilhantes para problemas aparentemente sem solução. Vale muito a pena ler! ???

Dika 20/07/2024

Muito interessante
Além de trazer problemas e curiosidades sobre a matemática, traz ainda em suas páginas uma história de romance que aquece o coração de quem lê, eu confesso q imaginei esse desfecho, mas nem aos pés de como aconteceu, amei.

Jorge 19/07/2024

Leitura agradavel, prazerosa, recompensadora.
Muitos vão dizer que o livro não passa de um amontoado de problemas matemáticos que parecem absurdos. Não dê ouvidos. De fato, essa história é recheada de problemas matemáticos, mas aqui nem de longe soam cabeçudos, fora da realidade ou sem finalidade prática, pelo contrário. Aqui, o leitor tem em mãos uma deliciosa viagem pela ciência matemática, com olhar direcionado para o sentido lógico da vida. Desta forma, essa história faz compreender que a matemática está sim por toda a parte, mas que é preciso olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la.

Ao término da leitura você vai concluir que O Homem que Calculava é muito mais que uma história sobre as aventuras de um jovem inteligente capaz de alcançar engenhosas soluções para problemas matemáticos por meio de métodos logísticos e dedutivos. E que essa história traz significados que vão muito além da importância da ciência matemática em nossas vidas. Afinal, os números governam o mundo, mas sempre haverá problemas sem solução, tendo como única fórmula possível, aquela mais humana e mais de acordo com espírito de justiça e de bondade. Como enfatizou Sócrates: Só é útil o conhecimento que nos faz melhores.

Veja mais no meu ig literário: @estante_do_jorgito
Luciana 19/07/2024minha estante
Tenho uma memória afetiva por este livro. Minha tia era professora de matemática e sempre me contava alguns trechos do livro. Essa edição é um luxo!

Jorge 19/07/2024minha estante
Luciana, isso se deve do livro ser muito dinâmico em sua construção narrativa, vc encontra problemas matemáticos, citações de matemáticos e filósofos, provérbios, poesia e até fábulas. É muito legal mesmo, vou levar muitas passagens comigo desse livro para o resto da vida.

juresenhas 07/07/2024

Ele realmente calculava
Achei muito interessante a premissa do livro, e o contato com a religião e a cultura de outro país (o livro se passa em território Árabe) foi bem legal

única ressalva que eu tenho é a intolerância religiosa no final do livro (ele passa o livro inteiro falando de Alá e do nada se converte ao Cristianismo e dá a entender que todos os matemáticos eram cristãos ??)

Somos apresentados a Samir Beremiz, o homem que calculava. Temos a história corrida juntamente com problemas matemáticos que o homem é apresentado (eles parecem ser difíceis mas tem explicação bem bonitinha e prática)

Passei 4 dias me sentindo a maior nerd do mundo por estar extremamente entretida em um livro de matemática (e fazendo as contas que eram propostas)

JoAo366 26/06/2024

Matemática para vários problemas
Eis aqui uma obra clássica de Malba Tahan, pseudônimo do escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza. Publicado pela primeira vez em 1938, o livro combina ficção, matemática e cultura árabe de forma encantadora e educativa.

A narrativa acompanha Beremiz Samir, um jovem persa dotado de uma habilidade extraordinária para cálculos matemáticos. Durante suas viagens, ele resolve diversos problemas e enigmas com sua incrível destreza numérica, o que o torna famoso e lhe garante posições de prestígio. A história é contada pelo narrador e companheiro de Beremiz, que descreve as aventuras e desafios enfrentados pelo protagonista, sempre com um toque de sabedoria e humor.

A edição comemorativa de "O Homem que Calculava" traz uma série de aprimoramentos que enriquecem a experiência de leitura. A qualidade gráfica é excepcional, com uma capa dura elegantemente ilustrada e páginas de papel de alta qualidade que proporcionam uma leitura confortável. Além disso, esta edição inclui prefácios e introduções que contextualizam a obra, fornecendo informações valiosas sobre a vida e o trabalho de Malba Tahan.

A diagramação é cuidadosa, com fontes agradáveis à leitura e ilustrações que complementam a narrativa, tornando-a ainda mais envolvente. As notas de rodapé e apêndices oferecem explicações adicionais sobre os problemas matemáticos apresentados na história, permitindo ao leitor compreender e apreciar a genialidade dos cálculos de Beremiz.

Em resumo, "O Homem que Calculava" é uma leitura obrigatória para amantes da matemática e da literatura, e essa edição comemorativa eleva ainda mais a qualidade deste clássico, fazendo jus à sua importância e legado.
Ah, e no final tem as respostas de como ele chega nos resultados!

Maria12031 24/06/2024

Muito bom!
Livro ótimo para quem gosta desse assunto: matemática.
O personagem principal é simplesmente incrível, super inteligente e admirável! Vc ainda sabe um pouco sobre uma cultura diferente do Brasil.

Ester 24/06/2024

Gostei do livro, mas em partes. No geral é legal mas a parte da matemática me quebra, eu leio justamente por odiar matemática kkkkk e esse livro é repleto de problemas matemáticos. Eu até entendo mas ainda assim acho chato