O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


374 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


lauren 15/09/2022

completamente diferente do que estou acostumada.
não teria lido se não fosse pelo meu professor de matemática (que é levemente diferente de todos e passou um livro como trabalho de matemática) me surpreendi com os plots do livro (acho que foram 2 ou 3) não esperava isso em um livro quase que inteiramente de matemática, e apesar de ser um livro em certas partes muito confuso ele é bom, não foi uma leitura que eu me arrependi de fazer, agora só espero que ganhar os meus 15 pontos no bimestre??kkkkkkkkkkkkk
comentários(0)comente



H. Gomes 09/09/2022

Uma grande obra
Acho que primeiramente é bom deixar claro que Malba Tahan se trata de um pseudônimo de Julio César de Melo e Souza, engenheiro civil e brasileiro. Tantas vezes fantasiamos outras culturas e desvalorizamos a nossa.
Conta a lenda, que Julio levou o livro para várias editoras e jamais fora sequer ouvido, mas quando apareceu sugerindo um autor árabe, um calculista famoso, não faltaram oportunidades.
O livro é muito bem escrito, e se eu não tivesse pesquisado antes sobre a história do autor, eu mesmo acreditaria se tratar de um árabe, não só pelo nome, mas pelas expressões, pela reverência a cultura islâmica, muitas vezes até exagerando.
Confesso que não foi uma leitura muito agradável. Ele é contado em contos, nos quais Beremiz é praticamente um superheroi, com capacidade de contar qualquer coisa e de calcular qualquer coisa.
Muitos contos são baseados fatidicamente na capacidade de contar, outros são apenas fantasias da matemática, que muitas vezes são interessantes, mas outras, ficam cansativas. Os primeiros e os ultimos são extremamente interessantes, mas os do meio, são bem entediantes.
Acho que resumiria como um livro necessário, o autor realmente se estorçou para escrevê-lo, mas recomendo ter um conhecimento básico de matemática e bastante paciência.
Muito desse livro agora fará parte do meu pensamento quando o assunto for matemática.
comentários(0)comente



rangel.sardinha 29/08/2022

Para exercitar a mente
Os problemas propostos são muito interessantes e a maneira ludica que é apresentado e solucionado facilita demais o entendimento dos conceitos matematicos sem grande esorço
comentários(0)comente



Fellipe.Henrique 29/08/2022

É até um livro bom
É um livro interessante e de ler, a história é bem cativante e o uso da matemática durante a história é bem fluida
comentários(0)comente



Stef 28/08/2022

Leitura para a escola
O livro é bom, mas os personagens são insuportáveis. Beremiz é um palestrinha chato para CARAMBA. Que ódio! Mas, visto o contexto da época, é aceitável sua chatura
comentários(0)comente



Raul 05/08/2022

Boa a divulgação matemática
Bom, eu ouvi falar desse livro por meio das aulas do professor Ledo Vaccaro. De fato, a questão da divulgação matemática é impressionante. Mas, sinceramente, as partes que falavam da religião e "Deus é isso, deus é aquilo, blablabla amém!" são um saco!

Fora que o final estragou muito... foi previsível o relacionamento né, mas a troca de religião foi tipo "Ok, vou fazer isso pra afirmar uma cultura [eurocêntrica, branca e cristã] como superior."
comentários(0)comente



Mari 04/08/2022

Bom
Eu demorei pra terminar o livro mais por preguiça de pegar pra ler? A história é bem legalzinha e tentar resolver os problemas só deixa a leitura melhor.
Achei um livro bom, mas acho que seria melhor se eu tivesse lido mais rápido.
comentários(0)comente



Acácio 24/07/2022

Texto maravilhoso, trata com respeito matemática e religião
O livro é surpreendente. A leitura vai muito além do conteúdo de divulgação de curiosidades e problemas matemáticos, tornando-se um passeio pela cultura árabe, repleta de lendas e poesia.
Todos deveriam alguma vez na vida ler ao menos uma vez a dedicatória desse livro. Para mim as belas palavras do autor são um símbolo de respeito à diversidade religiosa; nela o autor dedica uma prece a matemáticos cristãos e ateus mesmo sendo ele muçulmano.
comentários(0)comente



Lucas 16/07/2022

Livro bem interessante
Um presente do meu tio de quando eu era adolescente e eu só fui ler agora kkk.
Curiosidades a parte, o livro é muito bom: tem raciocínio lógico, problemas matemáticos bem desafiadores e um contexto histórico bem legal. Em muitos momentos eu parava para pensar e tentar resolver alguns probleminhas. Me fez refletir bastante as mensagens/palavras de Beremiz Samir, além de sua humildade gigante.
Beca 19/07/2022minha estante
Um menino de exatas e humanas ao msm tempo hahahaha lindo


Lucas 20/07/2022minha estante
O bom é o equilibrio hahaha




Thais.Carvalho 08/07/2022

Um livro para amantes de matemática. O personagem principal é um exímio calculista e ao longo de sua jornada resolve diversos problemas que parecem não ter solução.
comentários(0)comente



Larissa.Herbsthofe 05/07/2022

A história é até que simples e para quem gosta de matemática é ainda mais empolgante.
Foi interessante descobrir o quanto os Árabes contribuíram para a evolução da matemática.
comentários(0)comente



PQN 04/07/2022

O homem que calculava
É uma leitura gostosa e calma, os capítulos são curtos e as soluções mirabolantes são compreensíveis e muito divertidas. O final me desapontou um pouco, mas os apêndices valem muito a pena!
comentários(0)comente



suzana.elisa.9 24/06/2022

Uma leitura muito boa. Confesso que demorei para concluir ela por ter dias que estava com preguiça de pensar e acompanhar as lógicas e cálculos de Beremiz.
É gratificante saber que foi um brasileiro que escreveu esta obra tão rica de valores intelectuais e morais.
Karin 24/06/2022minha estante
Um brasileiro???? Não sabia... quando pequena era leitura quase obrigatória na escola


suzana.elisa.9 24/06/2022minha estante
Simm brasileiro, também descobri a pouco. Malha Tahan é o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza...




Roberta.Chamberlain 23/06/2022

Eu adorei, foi uma leitura leve, mesmo com um conteúdo profundo: a matemática. Com pequenos problemas, majoritariamente de lógica e interpretação de texto, Malba Tahan nos incita a adentrar nesse mundo dos números e querer por vontade própria conhecer mais. Eu adorei os capítulos finais, com problemas diferentes. A história do xadrez também me impressionou bastante.

?Quem não desconfia de si mesmo não merece a confiança dos outros? (Pág. 215)
comentários(0)comente



Ricardo 19/06/2022

As razões da matemática!
Demorei terminar o livro, por causa das tarefas da faculdade. Porém, a leitura é muito fluida e deliciosa. Gostei muito dos diversos problemas matemáticos propostos de forma recreativa. Todavia, penso que o papel de um matemático abrange dimensões que vão além da arte de contagem. Muitas vezes, coloca-se no matemático a roupagem de um saber extraordinário, isto é, destinado a pouco.É um engano! Em suma, a matemática é um conhecimento profundo sobre a natureza. Cada pessoa com as visões de mundo que traz pode contribuir na construcao desse saber. Pois a natureza tem razões que apenas o coração entende.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR