O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Adriana 08/11/2010

O Homem que Calculava é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1939 e já chegou a sua 75ª edição.

A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. O livro apresenta de forma romanceada algumas lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Ao longo da leitura também se vai conhecendo alguns costumes da cultura Islã.

Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.

Sucesso de vendas no Brasil, tendo sido lida por várias gerações de leitores, a obra foi traduzida para o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão e o francês.

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o Homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

É um livro que deveria ser lido por todos, sem exceção. Super inteligente a forma como foi escrito. Editora Record; 304 páginas; Média de preço: R$ 29,90.

r_aragao 08/03/2009

é mais que um livros sobre matemática, é um livro sobre ótimas histórias.

PompeoRJ 29/01/2010

Livro Bom
Não abandonei por causa da qualidade do livro. O livro é bem interessante. Foi por falta de tempo mesmo. Estava na época do vestibular..rs
Depois nunca mais retomei, mas prometo terminá-lo.

Lucas 09/09/2009

O homem que Calculava
Livro Muito interessante para quem não é muito chegado a aventuras e ação.Este livro é um pouco complexo quando se lê pela primeira vez, Por que é complicado entender as regras matemática que Beremiz Samir usa em seus Cálculos, principalmente se a pessoa que a lê tem alguns problemas com a velha e necessária matemática.E a principal coisa que eu gostei neste livro foi que ele usa os cálculos com tanta facilidade para resolver os problemas de comerciantes, que nos chega a impressionar.Não é a toa que ele sempre recebe presentes depois de problemas resolvidos.;)

Thais Nicolau 10/09/2009minha estante
Lucas,

Sua resenha me causou arrepios, que bom que descobrimos algo em comum: ler e as dificuldade com a matemática.

Fico feliz em compartilhar esse espaço com vc.

Daniel 20/07/2012

Malba Tahan traz, de maneira interativa e leve, uma ficção da terra árabe repleta de curiosidades e problemas matemáticos. Um livro ao mesmo tempo prazeroso e didático, mostra que a arte dos números pode sim ser convidativa.

Patty 04/06/2010

Excelente livro
É um livro muito interessante, mostra o quanto a Matemática é uma ciência natural, super presente no dia-a-dia. Apresenta situações divertidas e interessantes nas quais aquele que é possuidor do conhecimento matemático se vê em vantagem em relação aos demais. Vale a pena ler e aplicar em sala de aula (profesosres de matemática)!!

Rodrigo 11/12/2009

Beremiz é um matemático fabuloso que consegue resolver problemas que parecem não ter solução como por exemplo, como dividir igualmente 35 camelos para 3 pessoas, sendo que cada uma não quer abrir mão da parte que lhes cabe?
O nome verdadeiro do autor não é Malba Tahan e ele não é árabe, é brasileiro e se chama Júlio César de Mello (eu acho), é uma ótima forma de exercício para a mente e aprendizagem matemática, tente resolver os desafios que ele propõe e depois me diga se conseguiu ou não!

Nane 01/12/2009

é um livro muito divertido, porque nos faz pensar, de maneira engraçada, em como tudo se liga por numeros.

conta diferentes aventuras de um filosofo da matematica, em uma viagem. vale a pena ler.

Phellps 12/07/2010

Um livro para os mais jovens.
O homem que calculava é um livro que trás uma premissa simples. As aventuras de um Árabe que era excepcional na matemática. Inicialmente a premissa simples traz uma história apenas como plano de fundo, para que sejam mostrados problemas matemáticos e soluções incríveis para o mesmo. Além disso, o livro passa uma visão educativa da cultura Persa.

A falta de uma história mais profunda apenas cria um desinteresse maior por aqueles que buscam algo além dos problemas matemáticos apresentados. É um ótimo livro para os que amam calculos e problemas, ou até mesmo para jovens que ainda não desenvolveram um gosto maior pela leitura, mas pra quem busca algo a mais, deixa a desejar.

Pelegrino 08/12/2009

Um de meus livros favoritos além do contexto cultural árabe o livro traz as maiores curiosidades matemáticas, vale a pena não somente ler mas aprofundar na compreensão dos problemas e suas resoluções.

Rachel 12/02/2009

Eu até tentei, mas matemática, definitivamente não é comigo!

Roberto 08/02/2009

li e gostei
Um dia meu chefe me perguntou: sabe por que eu sou chefe? Não, respondi. Então ele disse: sou chefe por que eu li o "homem que calculava". Depois dessa eu fui e li o livro. Claro, a leitura do livro não fez de mim um chefe, mas fui recompensado pela leitura de uma obra fascinante, com muita aventura nos desertos do oriente médio e pelas soluções matemáticas maravilhosas que o personagem realizava.

Mariah Eduardah 23/04/2009minha estante
depois dessa resenha.. me animei a ler :D

Raquel.Oliveira 03/05/2024

Ele realmente calculava
Agora eu lembrei pq eu deixei tantos anos na minha estante de leitura, eu ia ler na época do Enem pq algum professor me indicou. O livro é bem matemático

Elu 03/02/2009

Um jeito muito bom de gostar de matemática. Certamente, as "mil e uma noites" encaradas de um jeito muito atrativo. Recomendo.

Raquel Lima 16/01/2009

A matemática e a sua lógica em romance
Tenho um sério problema com a matemática, o que é lógico para mim não é tanto assim...tem sempre um talvez...rsrsr...então, foi um achado, um livro que me deu a lógica romanceada...