O Homem Que Calculava

Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Vinicius 15/03/2024

Excelente!
Ótimas histórias retratando os problemas matemáticos e soluções encontradas por Beremiz Samir, o homem que calculava.
Muito bom ler um livro que tenha a matemática como principal assunto, ainda mais tratando de uma forma tão simples e descontraída.

Soda Káustica 14/03/2024

Incrível. O Homem que Calculava mostra o quão fascinante pode ser o universo da matemática, também sendo uma exaltação ao raciocínio e a lógica. Como é citado no prefácio, o livro consegue criar problemas matemáticos bem ambientados com base em uma história que é interessante por si só.

Marilza18 14/03/2024

Amei esse livro. Gosto de livros que precisam de vc para acontecer. Te envolvem na história.
Queria mais dicas de livros nessa pegada, alguém tem?

Joseane 11/03/2024

A resolução dos problemas é interessante, mas o melhor foi o plot twist no final.
Gostei mais do que eu esperava.

bebebeb 04/03/2024

Resenha demais
Tu fica presa no livrooo, os problemas matemáticos são muito interessantes e é muito bem escrito vius

Gustavo 24/02/2024

Uma grata surpresa na literatura nacional
Quem me conhece, sabe que tenho dificuldades com a literatura nacional e sou mais um dos brasileiros que não tem tanta proximidade com os números.
Pois bem, Malba Tahan nos privilegia com sua escrita simples, com a apresentação de problemas que em momentos escolares não nos eram apresentados com tal leveza.
Vale ainda destacar que, a história de pano de fundo traz um romance gracioso, com elementos da cultura árabe que muitas vezes fora deturpado por outras fontes de cultura.
Leitura extremamente agradável e de uma qualidade incrível que vale a pena ser lido e relido ao longo dos anos, por sua riqueza de detalhes.
PS: vale mencionar um pequeno detalhe: infelizmente, as edições da Editora Record tem um problema seríssimo de edição/ correção ortográfica, pois os pronomes oblíquos em sua maioria não são colocados com hífen, sempre deixando as palavras juntas (e não facilitando a leitura).

Maria3427 18/02/2024

Foi sofrido, mas acabou
Me aventurei em um livro de matemática e esperava o quê? Rsrsrsrs
O enredo em si é interessante. A história oferece um fundo cultural bem rico e diferente do que estamos acostumados. Não preciso dizer que pulei todas as partes em que o matemático Beremiz discorria longamente sobre um cálculo né.
Se você ama matemática ou até trabalha na área, é um livro pra você.
O final achei bastante problemática a questão religiosa, não falarei mais para não dar spoiler.

Vanemaid 12/02/2024

Não é meu tipo de livro
Li ele por enstusiasmo de um colega de trabalho que gosta de matemática.
Nunca foi a minha matéria preferida, mas eu mandava bem no ensino fundamental.
No ensino médio caí no fundo do poço e desde então não domino a arte da matemática.

Foi um livro difícil no começo, demorei no mínimo uns 6 meses para começar a ler, e pelo menos uns 10 ou 12 capítulos pra começar a sentir algum prazerzinho na leitura, ou achar alguma coisa interessante. Ou até mesmo pegar empatia pelo homem que calculava. (se tu não pega empatia pelo personagem principal, bom, ferrou)
Tem algumas filosofias muito boas, é muito rico em cultura e conhecimento sobre a religião e muito mais ainda sobre a arte da matemática, que é o fator 1 do livro kkkk.

Pra quem gosta e entende (tem lógica matemática), vai ser uma leitura deliciosa.
Pra quem não curte como eu, vai ser meio meh.

Jandira.Antunes 31/01/2024

O homem que calculava
O homem que calculava é uma oportunidade para os amantes dos algarismos e jogos matemáticos se deliciarem.
O autor narra a história de Beremiz Samir, um viajante com o dom dos cálculos matemáticos, que maneje os números com a facilidade de um ilusionista.
Problemas aparentemente sem solução tornam-se claramente compreensíveis.
É um ótimo livro para mostrar que a matemática está sim presente no nosso dia-a-dia.
O autor relata no livro versículo bíblicos, que são as partes que mais gostei e que não adianta ter toda sabedoria e não tiver amor,discernimento para resolver as situações.
Super indico o livro maravilhoso

EderAugustto 31/01/2024

Uma leitura leve e prazerosa.
De uma forma bem lúdica, o autor te apresenta aplicações práticas do pensamento matemático e do raciocínio lógico. Interessante como o livro te leva a pensar que muito se pode fazer no dia a dia com uma àrea do conhecimento tão cheio de pré conceitos. Além disso, é um passeio por uma cultura diferente da maioria encontrada no ocidente e com muitos detalhes empregados no texto para contextualizar o leitor.

Thaið 27/01/2024

Livro pra doido ler
Esse livro é pra gente de exatas que gosta de ter umas leituras meio "pra q q eu comecei a ler isso?", oq me define 100%. nunca pegaria esse livro pra ler por livre e espontânea vontade, mas meu chefe me recomendou e eu dei uma chance pro livro. é legal.

Marlon.Vitor 24/01/2024

Perfeito
Um livro sensacional para amantes de matemática. As aventuras de Beremiz Samir são, sem dúvida, magníficas.

Cyle 20/01/2024

O homem que calculava
Pra mim o ponto alto desse livro é a facilidade com que os problemas são resolvidos. Enigmas que parecem confusos mas que possuem resoluções simples. Uma ótima leitura!