O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - O Homem Que Calculava

Luiz.Felipe 30/12/2020

Uma obra extraordinária da literatura matemática com intuito de transformar a mentalidade de inúmeros leitores.

rangel.sardinha 29/08/2022

Para exercitar a mente
Os problemas propostos são muito interessantes e a maneira ludica que é apresentado e solucionado facilita demais o entendimento dos conceitos matematicos sem grande esorço

Thais.Carvalho 08/07/2022

Um livro para amantes de matemática. O personagem principal é um exímio calculista e ao longo de sua jornada resolve diversos problemas que parecem não ter solução.

Muryllo N. 20/10/2022

O Homem que Calculava - Malba Tahan
Deus é o grande geômetra, Deus geometriza sem cessar - Platão.

A obra, escrita por um brasileiro - Júlio César de Mello - que adotou um pseudônimo de escritor Árabe (Malba Tahan) é uma das obras primas da matemática brasileira, e internacional. Contribuindo com a divulgação científica da matemática, vista por um ângulo mais humano, filosófico e cristão.

O livro narra a história de Beremiz Samir, um calculista persa, que em todo o livro, nunca errou se quer um problema, ou cálculo. A partir da história, o leitor é convidado a imergir no raciocínio do exímio Calculista, aprendendo diferentes maneiras, curiosidades, origens, e diversos pontos sobre o cálculo e análise. A história se passa em Bagdá, grande parte do tempo. Um mergulho profundo nos hábitos, práticas, trejeitos, cultura, religião, termos e poesias Árabes. Mal sabia eu, que estaria aprendendo sobre a história de Eratóstenes (um dos diversos exemplos) nesse livro.

A edição, primorosa, conta com um prefácio, uma dedicatória, um apêndice, considerações sobre os problemas propostos (Ex: "O Problema da metade do X da vida"), um glossário, índice de autores, personagens históricos, matemáticos, bibliografia, etc...eu realmente não esperava 10% disso. Mas, a obra é uma mistura homogênea entre Matemática, Cultura Árabe, Religião e Didática.

O Homem que Calculava é extraordinário, em todos os aspectos, uma obra densa, profunda, simples, mansa e genial.

Muryllo Neto T. Cavalcanti

Larissa.Herbsthofe 05/07/2022

A história é até que simples e para quem gosta de matemática é ainda mais empolgante.
Foi interessante descobrir o quanto os Árabes contribuíram para a evolução da matemática.

GuiCalvin 22/06/2020

Introduzindo a matemática
O livro faz um despertar matemático através das resoluções feitas pela personagem principal do livro. Mostrando como a matemática pode ser bem usada no dia a dia e como ela é fantástica. Porém, a historia fica arrastada no meio da narrativa e acaba ficando um pouco chata e impedindo de ler em apenas um dia, mas sim separando em partes.

Gabriel 28/12/2021

O amor ao conhecimento
O livro em si, para mim, é uma demonstração no formato de história do amor ao conhecimento. Beremiz Samir, protagonista no livro, não é somente um matemático, é um verdadeiro diletante, amante da ciência que estuda. São incríveis as partes do livro onde Beremiz expõe seu amor a matemática demonstrando das formas mais criativas, não somente suas aplicações, mas também sua beleza como forma de arte.

O livro também é bastante fluido e de fácil leitura, com ótimas explicações do autor sobre os problemas apresentados. Vale muito a pena ler!

Sobrancelha do dragão 31/03/2022

Melhor abordagem da matemática que eu já vi.
Esse livro tirou meu estigma que a matemática não tem um uso prático na vida. Todos os problemas matemáticos do livro são simples e contextualizados e apresentados em uma narrativa que se passa na cultura árabe. E mostrou que a matemática vai muito além de número é cálculos.

Aline 17/07/2014

Definitivamente não é um livro para relaxar.
O enredo é fraco, portanto, não espere muito do livro nesse sentido. Entretanto, torna-se interessante para aqueles que apreciam a matemática pois demonstra resoluções de problemas de raciocínio lógico.
Outro ponto positivo é que há muitos relatos sobre a história da matemática, lendas e passagens em que muitos provérbios são citados. Enfim, é uma obra que fomenta a reflexão.
Concluindo: é um livro que deve ser apreciado e lido com mais atenção.

Mari 04/08/2022

Eu demorei pra terminar o livro mais por preguiça de pegar pra ler? A história é bem legalzinha e tentar resolver os problemas só deixa a leitura melhor.
Achei um livro bom, mas acho que seria melhor se eu tivesse lido mais rápido.

Michelle 27/09/2022

O homem que calculava
34 capítulos, com títulos longos como na obra de Cervantes, Dom Quixote. Cada capítulo nos traz um enigma, problemas, charadas ou narrativa de situação e suas respectivas resoluções.
Buscar sobre o autor e suas estratégias e inteligência é fascinante, um brasileiro que criou o pseudônimo árabe para construção e publicação. Um sucesso!

Isabella 01/10/2022

Esplêndido
Um ótimo livro para quem quer aprender , expandir os horizontes ou explorar a Matemática
O Homem que Calculava apresenta problemas com soluções engenhosas e muito interessantes .
A didática maneira como o teorema de Pitágoras é explicado é uma das razões pela qual todos deveriam ler esse livro

Vinnylit 20/10/2020

Aaah, a matemática!
O livro conta as proezas matemáticas de Beremiz Samir, o homem que calculava, na movimentada Bagdá, resolvendo problemas envolvendo joias, camelos, troco e qual é a metad. da prisão perpétua.

Eu adorei esse livro, principalmente porque amo matemática. E a forma de Beremiz resolver tudo e explicar é muito legal.
Perfeito para os apaixonados por matemática.