A teoria das janelas quebradas

A teoria das janelas quebradas Drauzio Varella

Resenhas - A Teoria das Janelas Quebradas

@medusarm 24/09/2023

O buraco é mais fundo, né?!
Drauzio consegue fazer a gente entender toda uma pirâmide social.
Adoro os livros dele, pois não são apenas "crônicas", tem conhecimento e pesquisa.
Quem leu carcereiros vai identificar alguns personagens.

Super recomendo! É ótimo!!!

bellabuffon 29/02/2024

Perfeito
Sou fã dos livros do Dr. Drauzio Varella, e esse também não decepcionou. Ele possui crônicas repletas de curiosidades, histórias cativantes, trechos muito engraçados, fatos científicos interessantes e explicados facilmente. Foi uma delícia ler esse livro, super leve e indico para todos. O autor é um excelente escritor e não deixou a desejar em nada, nem neste nem em qualquer outro livro. Um sopro de cultura e histórias nacionais em meio de tantos anglicismos cotidianos.

Laura Regina - @IndicaLaura 31/03/2022

Coletânea de 55 crônicas sobre o cotidiano.

Drauzio Varella, conhecido médico da tv, também é um excelente contador de histórias - de vários tipos, como o desejo de correr, a vida em presídios e o dia a dia observados em seus mais de 70 anos.

Eu particularmente adoro as entrevistas de Drauzio, a maneira como ele consegue modular qualquer historieta numa narrativa cheia de emoção e surpresas. Aqui, temos a nata das crônicas publicadas na “Folha de São Paulo”, mostrando a visão do médico sobre o que já viveu por aí.

Então temos o que ele viu no Carandiru e no Presídio Feminino, o que conversou com amigos e desconhecidos, o que observou quando criança ou idoso, o que refletiu sobre o mundo - de um jeitinho só dele. Eu adoro, e curti muito ir lendo o livro aos pouquinhos, saboreando cada crônica.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Juliane.Motta 27/12/2021

O livro é curtinho com crônicas que carregam temas da Casa de Detenção, medicina, ciência, relacionamentos, enfim a vida ordinária narrada impecavelmente pelo Dr. Drauzio Varella.
Nas entrelinhas há sempre uma crítica social, o que torna os textos atemporais. E ao final de cada crônica, há sempre uma provocação como nas fábulas, sempre com uma moral da história, que levará o leitor a parar por alguns minutos afim de sedimentar a ideia.

Aline 21/08/2020

Adoro a narrativa do Drauzio e me senti muito envolvida nesse livro de crônicas. Cada uma delas trata de um assunto e cada uma delas me fez ter uma sensação ou reflexão deferente. Os contextos abordados são muito variados: relacionamento, saúde, cadeia, sociedade, situações cotidianas... isso faz com que a leitura seja leve e rápida, sem deixar de ter pontos chaves que ficam martelando na cabeça depois de cada virada de página. Muito bom!!

Marcos 16/10/2014

Resenha feita por mim para o blog Psychobooks
Comentários

A Teoria das Janelas Quebradas é uma coletânea de crônicas escritas por Dráuzio Varella para a Folha de São Paulo, por dez anos. Os textos tratam de temáticas ligadas a situações cotidianas vividas pelo autor, a questões médicas e científicas e a sua experiência enquanto médico voluntário do presídio Carandiru.
Crônicas

No geral, as crônicas se classificam entre situações vividas por colegas de trabalho do autor, ou por ele mesmo, assuntos típicos do cotidiano do brasileiro e temas ligados à medicina ou à biologia. São textos curtos, que não ultrapassam cinco páginas e que tem a forma de escrita típica de jornal.
Em algumas temos casos de bigamia, problemas conjugais e de convivência de colegas de Dráuzio ou presos. Em outras, aborda-se temas do dia a dia, como trânsito ou a superlotação em aeroportos. Há também questões como o uso de drogas e como elas corrompem a sociedade, a relação entre o crime e as classes sociais e a discussão sobre distúrbios da fisiologia humana.
A crônica que dá nome ao livro explica claramente o quão o comportamento humano e as questões sociais estão atreladas. Alguns personagens de outros livros de Varella, como Estação Carandiru e posteriormente Carcereiros, , aparecem em alguns textos, assim como temáticas pertinentes do autor, como teoria da evolução e câncer. Não há uma ordem específica de leitura, podendo o leitor escolher quais textos prefere ler, sem conflituar com o contexto geral.
Sobre o autor

Já acompanho o trabalho do Dráuzio há mais ou menos uns 13 anos. Seu trabalho como médico e escritor sempre me fascinaram, por sua linha de raciocínio e por sua aproximação de questões sociais e científicas, quase que na mesma proporção. Também gosto bastante da maneira como ele esmiuça e simplifica questões teóricas e acadêmicas complexas de forma acessível ao público leigo, não identificado com esses temas.
Este é o oitavo livro dele que leio. Embora tenha acompanhado a maioria dessas crônicas quando publicadas no jornal, a organização do texto e a concatenação das ideias tornou a leitura muito prazerosa. A narrativa do autor é deliciosa de ler. Varella consegue associar temas que, à primeira vista, não tem relação nenhuma. Suas descrições de cenas e personagens do cotidiano brasileiro são muito agradáveis e é possível imaginar o tempo todo sua voz narrando cada palavra.
Neste livro, Dráuzio está em sua melhor forma, conseguindo dosar humor e conhecimento. É perceptível o domínio que o autor tem com a narrativa e o formato de crônica, sempre usando de bons ganchos e uma boa criação do pano de fundo para descrever suas ideias ou casos.
Considerações

Com uma leitura muito agradável de ler, esse livro só me fez aumentar ainda mais o meu gosto pelo trabalho deste autor. As crônicas são leves e contemporâneas, fazendo com que as páginas fluam com rapidez.

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-a-teoria-das-janelas-quebradas.html