A teoria das janelas quebradas

A teoria das janelas quebradas Drauzio Varella

Resenhas - A Teoria das Janelas Quebradas

bellabuffon 29/02/2024

Perfeito
Sou fã dos livros do Dr. Drauzio Varella, e esse também não decepcionou. Ele possui crônicas repletas de curiosidades, histórias cativantes, trechos muito engraçados, fatos científicos interessantes e explicados facilmente. Foi uma delícia ler esse livro, super leve e indico para todos. O autor é um excelente escritor e não deixou a desejar em nada, nem neste nem em qualquer outro livro. Um sopro de cultura e histórias nacionais em meio de tantos anglicismos cotidianos.

@medusarm 24/09/2023

O buraco é mais fundo, né?!
Drauzio consegue fazer a gente entender toda uma pirâmide social.
Adoro os livros dele, pois não são apenas "crônicas", tem conhecimento e pesquisa.
Quem leu carcereiros vai identificar alguns personagens.

Super recomendo! É ótimo!!!

milton_rocha 22/09/2023

Espetacular
Nunca havia lido nada do Drauzio, mas este livro me surpreendeu pela leveza e pela complexidade que ele consegue abordar em diversas crônicas. Apesar de ser uma coletânea que acaba mostrando alguns temas levemente repetidos, achei incrível os temas que Drauzio já abordou e a maneira como escreve, mais fluida do que muitos autores por aí.

Grande recomendação para entender mais sobre medicina e os impactos na vida dos doentes, sobre sistema prisional e crimes de modo geral, essencialmente tudo é abordado!

"Se tivéssemos que pensar em cada ato para decidir se valeria a pena executá-lo, passaríamos a vida sem fazer nada.

Na verdade, não temos consciência de nossa própria inconsciência." (p. 221)

VictAria 19/10/2022

razoável
achei indiferente? mas é porque não é meu tipo de livro, de temática. são crônicas bastante sobre medicina e saúde (não sei por que eu esperava algo diferente kkkkkk erro meu) que a mim, particularmente, não me chamam atenção. mas não é ruim, é interessante. pra quem gosta do tema é um ótimo livro. eu acho que esperava algo mais crítico ao sistema carcerário, por isso me ?decepcionei?. mas não é um livro ruim, em todo caso.

Letícia 15/08/2022

o drauzio faz tudo!
Eu tô apaixonada pelos livros do Drauzio, achei uma edição antiga de ?estação Carandiru? no sebo e tive que comprar mesmo já tendo outra edição em casa.

Esse livro cheio de historinhas é bem divertido, muitas histórias para refletir, muitas informações e também muitas histórias que são nada a menos que fofocas e eu adorei!

Li aos poucos e foi uma leitura ótima, já estou com vários outros livros dele aqui em casa para ler também, esse cara é incrível!

Laura Regina - @IndicaLaura 31/03/2022

Coletânea de 55 crônicas sobre o cotidiano.

Drauzio Varella, conhecido médico da tv, também é um excelente contador de histórias - de vários tipos, como o desejo de correr, a vida em presídios e o dia a dia observados em seus mais de 70 anos.

Eu particularmente adoro as entrevistas de Drauzio, a maneira como ele consegue modular qualquer historieta numa narrativa cheia de emoção e surpresas. Aqui, temos a nata das crônicas publicadas na “Folha de São Paulo”, mostrando a visão do médico sobre o que já viveu por aí.

Então temos o que ele viu no Carandiru e no Presídio Feminino, o que conversou com amigos e desconhecidos, o que observou quando criança ou idoso, o que refletiu sobre o mundo - de um jeitinho só dele. Eu adoro, e curti muito ir lendo o livro aos pouquinhos, saboreando cada crônica.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Juliane.Motta 27/12/2021

O livro é curtinho com crônicas que carregam temas da Casa de Detenção, medicina, ciência, relacionamentos, enfim a vida ordinária narrada impecavelmente pelo Dr. Drauzio Varella.
Nas entrelinhas há sempre uma crítica social, o que torna os textos atemporais. E ao final de cada crônica, há sempre uma provocação como nas fábulas, sempre com uma moral da história, que levará o leitor a parar por alguns minutos afim de sedimentar a ideia.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 24/06/2021

Amo drauzio! Seus livros sempre são gratas surpresas e respiros pra vida. Esse livro é se crônicas, sobre coisas variadas. Muito bom!

Luiza2527 27/02/2021

A teoria das janelas quebradas
Em um ótimo livro de crônicas, Drauzio Varella reflete sobre temas de caráter científico, social, médico, além do sistema carcerário. Aqui o autor pratica um escrita simples e traz histórias e pensamentos envolventes.

Como uma objeção a essa obra, trago o fato de que algumas vezes as crônicas se tornam repetitivas e talvez fosse o caso de terem sido selecionados para o livro uma ou outra.

Amanda 11/09/2020

Duro e leve
Com boas histórias cheias de humor com jeito de boteco dos tempos de trabalho voluntário no presídio na primeira metade, e tapas constantes com luva de pelica na segunda metade com duras críticas a política, saúde, religião e à sociedade.

Drauzio Varella permeia questões delicadas com bom humor e leveza deliciosos. Vale a leitura e reflexão.

Aline 21/08/2020

Adoro a narrativa do Drauzio e me senti muito envolvida nesse livro de crônicas. Cada uma delas trata de um assunto e cada uma delas me fez ter uma sensação ou reflexão deferente. Os contextos abordados são muito variados: relacionamento, saúde, cadeia, sociedade, situações cotidianas... isso faz com que a leitura seja leve e rápida, sem deixar de ter pontos chaves que ficam martelando na cabeça depois de cada virada de página. Muito bom!!

nataliagomestwd 14/06/2020

Primeiro livro de crônicas que eu leio e o segundo que leio do autor, amo a escrita do Drauzio Varella, você começa a ler e nem percebe o tempo passar, é uma pessoa que dá vontade de ser amiga e de andar com ela no recreio kk

Lilo Dias 09/06/2020

DIFERENTE
Mais uma vez Drauzio surpreende seu leitor. Diferente de tudo que havia lido até aqui de Drauzio Varella, o livro é de linguagem mais séria com algumas crônicas de caráter científico.

Geórgia 29/05/2020

A escrita de Drauzio é maravilhosa, parece que dá pra ouvir a voz dele contando cada história pra gente. Cada crônica traz uma perspectiva interessante sobre assuntos banais ou não. Dizem que o médico que só sabe medicina, nem de medicina sabe, Drauzio Varella ilustra a importância de ir além.

Bel 12/04/2020

Vale a pena!
Um livro de crônicas que vale a pena ser lido! Ora diverte, ora emociona, ora instiga a indignação!