O Chamado de Cthulhu

O Chamado de Cthulhu H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu

1 | 2 | 3 | 4

Guilherme.Maia 15/03/2021

Não existe uma fórmula para uma história de terror!
Não existe uma fórmula para uma história de terror, ela simplesmente pode causar medo no leitor, como também  pode não causar.

"Em sua casa em R'lyeh Cthulhu morto aguarda sonhando."

O fato de não existir uma fórmula ou uma combinação para sentir medo lendo um livro ou um conto, me fez sentir bastante medo no conto "O chamado de Cthulhu", confesso que não esperava muito do conto, e me surpreendeu. Fazia um bom tempo que não sentia bastante medo lendo um conto, a história simplesmente me deixou aterrorizado, o ambiente que o autor criou, o monstro, de fato foi uma junção que me fez sentir medo, fazendo o coração bater forte, e ascendendo a chama da leitura do gênero de terror.

A escrita do conto é envolvente, o suspense é na medida certa, o conto não é enrolado ou arrastado, é simplesmente perfeito.

Um ponto negativo no conto é o fato do autor ser preconceituoso, e expor isso em algumas partes do conto, mostrando bastante rancor com relação a estrangeiros.

Para os fãs de terror, ou aqueles que querem sentir uma experiência nova lendo um livro, recomendo demais, e va se preparando para uma experiência única.

"Quem pode saber do fim?
O que emergiu pode afundar, e o que afundou pode emergir."
Guilherme.Maia 15/03/2021minha estante
Obrigado por tudo, sou seu fã, aprendo demais com você.
Você que arassa ??

Bel 10/04/2020

A coisa mais assustadora é o preconceito do autor
Eu tenho costume de ler livros antigos, mas nunca vi nenhum deles ser tão racista quanto esse.
O livro é ok, mas não é muito surpreendente, o maior choque vem mesmo do ódio que o Lovecraft tem de outros povos.
José Frota 10/04/2020minha estante
Não li nada dele. O que ele fala de racismo?

Vinicius 31/08/2020minha estante
Tem razão Bel. O que mais me chamou atenção não foi a história e sim o racismo do autor contra pretos e miscigenação. Outras fontes que li, relatam que ele era admirador das ideias de Hitler.

Vinicius 31/08/2020minha estante
José Frota, ele não fala de racismo, ele é racista na história e em seus comentários. Pelo que deu para entender, para ele pretos e mestiços são humanos inferiores(para falar a verdade nem sei se considera como humanos).

_periclinho 03/01/2021minha estante
Isso também me incomodou MUITO no conto. Mas sobre isso de Hitler não tenho tanta certeza, visto que o autor teve uma única esposa, essa sendo judia. Falam até mesmo que depois de casado começou a mudar suas ideias, mas isso não acho tão verdadeiro assim

ElaManoela 14/01/2021minha estante
Faz anos que tenho curiosidade pra conhecer mais sobre o Cthulhu, mas fiquei me enrolando pra começar o conto por essa fama de racista do Lovecraft. Comecei o conto e na primeira página já tá lá escancarado. Dá até desânimo pra continuar...

Erudito Principiante 29/01/2021minha estante
Se formos levar em consideração os pecados e falhas de caráter dos autores não leríamos livro algum. Quantos dos grandes autores não eram racistas, pedófilos, misóginos, xenófobos, etc. Deve-se levar em consideração também o fato de que Lovecraft era um homem do seu tempo. Não estou defendo o autor, defendo sua obra.

Jô Santos 04/10/2021minha estante
O título da sua resenha é perfeito!

FabricioSC 22/02/2024

Terror que prende atenção
É um clássico do terror sobrenatural. Um conto dividido em 3 partes onde são apresentados relatos dos acontecimentos e narrados pelo personagem observador. Com certeza um dos melhores contos pra se ler do gênero.

Cathy 10/09/2020

Razoavelmente bom, mas...
Como fã de Dungeons and Dragons, eu decidi pular os dois primeiros contos do livro e simplesmente pular para O Chamado de Cthulhu - criatura que por diversas vezes foi o patrono dos meus personagens warlocks.

E agora essa minha sede ao pote me levou a um dilema moral: Odiar ou não Lovecraft?

No conto, vislumbrei uma escrita primorosa e poética, assim como um autor drasticamente racista. O autor fez questão de evidenciar seu preconceito contra culturas não-brancas a cada três parágrafos em O Chamado de Cthulhu.

Sempre ouvi relatos sobre o racismo de Lovecraft em suas obras, mas, como nunca tinha lido nenhuma de seus contos, sempre preferi não opinar sobre. MAS agora eu tenho conhecimento e posso concordar com isso sem receio.

Chega a ser irônico que o conto basicamente comece com a frase:

"Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a tenebrosos oceanos infindáveis e não fomos feitos para navegar muito longe."

Patricia Pietro 18/10/2021

Li bem rapidinho, de uma só vez. Gostei da construção do enredo, em que pouco a pouco são reveladas informações, fatos e relatos a respeito do grande Cthulhu. Achei bastante criativos a seita, os rituais, os adoradores e o ídolo, principalmente. Cthulhu é uma figura demoníaca, enorme e monstruosa, sendo um pouco polvo, um pouco dragão e um pouco humano. Algo grotesco de se ver.

A tensão do conto inicia-se logo no começo quando o cronista revela que veio a ter conhecimento de algo grandioso e desconhecido. E essa tensão continua constante até o final. No entanto, não costumo gostar de terror/suspense, e esse conto não foi nenhuma exceção.

Augusto 16/04/2021

Finalmente atendendo ao chamado.
Este é um daqueles livros que por alguma razão sempre acabava preterindo.
Finalmente o vi numa promoção por 2,99 no Kindle e resolvi encarar as 55 páginas (sim, pequeno).
Não me arrependi.
O Chamado de Cthulhu (boa sorte tentando pronunciar) foi publicado pela primeira vez em 1928. Faço menção a isso porque é evidente que algo escrito há tanto tempo possui, para dizer o mínimo, um ritmo diferente daquele a que estamos habituados. Mas, não? o livro não é terrivelmente lento como temi que fosse, tampouco ?excessivamente descritivo?, como dizem alguns. Lovecraft escreve bem, embora algumas pessoas possam achar estranho o estilo adotado pelo autor. Imagine-se lendo uma carta bem longa. Portanto, não espere uma narrativa convencional, nem discurso indireto, travessões introduzindo falas ou qualquer coisa do tipo. É como se de fato estivesse recebendo uma carta do protagonista apenas narrando o que lhe ocorreu.
Essa ausência de diálogos pode gerar inicialmente uma sensação de que algo que deveria acontecer não chega nunca. Ao menos comigo foi assim, mas acabei me acostumando.
De modo geral, gostei do livro.
O autor conseguiu transmitir a tensão pela ideia de algo que nos é desconhecido, mas que existe muito antes de nós e que perverte todas as leis da físicas e da lógica e destrói quaisquer ilusões de segurança que possamos ter.
Um horror tão imenso que, quando finalmente desperto, tem o poder de gerar pesadelos, pânico, visões e desespero em pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.
Mas... não é um livro que agradará a todo mundo. Quem espera um terror mais "gráfico", mais direto, talvez se frustre.

Diana279 16/01/2022

Eu nunca tinha lido nem livro desse escritor. Fui pesquisar sobre ele, achei muita indicação dos contos, e escolhi esse pra começar, e gostei muito. Totalmente diferente de qualquer ficção que eu tenha lido, é muito original, e os detalhes sobre os cultos, e o próprio Cthulhu são muito bons.

Pierri 24/10/2021

Bem confuso, tive que dar umas assistidas em resenhas pra entender um pouco mais. É um conta, escrito em 1926, tem uma escrita diferente. Demora pra entender muitas coisas, mas é uma leitura rápida.

Cinthia 18/07/2023

Não tenho nem muito o que falar. É interessante, mas sei lá, um conto curtíssimo racista não é do meu gosto. Quando achei que iria ficar mais imersivo, acabou. Comecei com altas expectativas porque todo mundo fala bem, mas não foi pra mim mesmo.

LangDLivia 27/07/2022

Achei um pouco entediante em alguns momentos, principalmente quando o sobrinho falava do tio e sobre aquela convenção.

Eu tinha altíssimas expectativas para essa leitura, não atingiu quase nenhuma. Eu esperava algo mais parecido com a atmosfera do RPG de Cthulhu e toda a ambientação.

Não tive medo durante a leitura e esse nem é o objetivo do conto de qualquer forma.

Basicamente, nem empolgada com a história eu fiquei, só queria que acabasse logo. Enfim, acontece.

AmadoThriller 29/12/2020

Chato demais
Eu achei o conto mega chato, não dá medo, não inspira curiosidade, não prende a atenção, e não tem muito sentido. Primeira obra que leio do Lovecraft e não pretendo ler mais nenhuma!

Lucas 07/02/2020

Bom, mas esperava mais
Uma leitura rápida e gostosa. Achei que seria um pouco mais aterrorizante, mas foi de boa. Como eu já tinha ouvido falar bastante do autor, esperava um pouco mais, mas isso não diminui a qualidade da obra.

Thainá Brandão 10/12/2021

Tinha expectativas muito altas
sobre esse conto e, sinceramente, não foram alcançadas. Eu esperava sentir alguma coisa, algum medinho, mas só foi? chato.
Entendo o Hype, entendo mesmo. Mas não participo.

Carol 18/07/2021

Vale a pena ler um escritor racista?
Não existe resposta certa, nem errada. O errado é a imposição do que você pensa para outros.
Eu conhecia um pouco das mitologias Lovecraftanas, mas nunca tinha lido por querer me posicionar totalmente contra muitos dos seus pensamentos e sentimentos claramente expressos em sua obra. Mas quando a minissérie Lovecraft Country foi lançada, assisti o primeiro episódio. Na esperança de que talvez uma subversão dos absurdos preconceituosos do autor pudessem ser bem vindos. E foram!
Depois disso, parei pra refletir. Será que fechar os olhos pra algo feio o torna bonito? Dar as costas pro mau, o torna bom? Será que ainda devemos seguir a linha de raciocínio do "em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher"? Eu cheguei a conclusão de que não.
Fechar os olhos pra obras racistas, na minha visão de mundo e nas minhas capacidades como indivíduo não é o melhor modo de proceder. E acredito de coração que coisas boas podem ser tiradas de locais obscuros como esse. Lovecraft Country foi a prova de que com coragem, novos pensamentos, força, talento e excelentes profissionais até uma obra extremamente racista consegue nos ensinar sobre igualdade.
Me desculpem por falar pouco sobre o livro. Mas em tempos como esse, as vezes sentimos necessidade de nos posicionar do lado certo, mesmo que pareça ser difícil.
Então, para os despreocupados, de estômago forte, leitores acostumados com as piores formas de retratar outros seres humanos diferentes de você, aqui está uma obra clássica do terror. Uma linha de escrita totalmente diferente que deu origem a muitas outras. Que até hoje ainda consegue inspirar a cultura pop de forma geral. Espero que ela te faça pensar, te faça ser melhor, te incomode e te torne mais uma força ativa contra as atrocidades que infelizmente ainda são comuns na sociedade, ao nosso redor.
E HP Lovecraft, embora você provavelmente tenha sido um lixo como ser humano, obrigada por ter criações que hoje podem ser usadas justamente para criticar e destruir o tipo de pensamento que pessoas como você ainda têm. E que o sentimento deplorável que você demonstrava ter tenha tido o mesmo fim de seu Cthulhu!

1 | 2 | 3 | 4