Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

lucaismaia 30/08/2022

Cansativo e que só prendeu a minha atenção no final da leitura. A construção frasal dos versos é o que empaca a leitura, muito diferente da habitual. Pra quem gosta de epopeias e cantos em versos, é um bom livro!

Maria5100 30/08/2022

Brilhante, apenas.
Estive com vontade de conhecer mais sobre o universo de Dante desde que foi citado nos livros de Dan Brown: se Langdon já parecia um gênio por fazer as imersões na mitologia, Dante pode ser considerado O gênio da literatura.

Ouvi o áudiobook, mas espero ler o livro físico e poder estudar enquanto leio, pois a história é extremamente detalhista e fidedigna às literaturas, eventos históricos e outras mitologias. Me surpreende não ser uma obra tão conhecida.

Em resumo, um prato cheio de cultura, história, polícia, literatura e arte. Deveria ser de leitura obrigatória.

FlaviosParanhos 25/08/2022

Muito difícil. Mas vale o desafio.
Que leitura difícil, é assim que começo mesmo, aqui temos a primeira parte da divina comédia, Dante inicia perdido em um bosque e, logo acudido por Virgílio poeta grego que vive no inferno, pq em sua época ainda não existia o batismo, esse tem autorização do Divino a guiar Dante, pelo inferno e purgatório, no paraíso ele será guiado por Beatrice, sua musa e amor da sua vida, mesmo que ele nunca tenha tido nada com ela na vida. E pq o livro é tão difícil? Bem ele é todo em poesia, não só isso, mas também o português não é sua língua nativa e, sim o italiano, além do português usado aqui nessa edição ser do século retrasado é, praticamente uma leitura onde vc tenta desvendar o que está acontecendo, se antes de cada capítulo, não houvesse um resumo, séria para mim ao menos, impossível entender quase tudo. Claro que algumas passagens são icônicas, não só possíveis de entender como, bastante emocionantes. Dante também se aproveita para cutucar seus inimigos políticos e, religiosos. O inferno está repleto de papas, bispos e florentinos, muitos inimigos do próprio Dante e, responsáveis por ele ser banido de Florença. É um ótimo lugar para descarregar sua raiva e, revelar as injustiças pq passou, também temos várias figuras mitológicas e, uma boa descrição dos círculos do inferno. Sinceramente eu recomendo mas com ressalvas, tente ver vídeos comentados na internet, fazer uma pesquisa antes. Será mais fácil.

Paula1168 18/08/2022

Finalmente terminei!
Sempre achei que seria uma leitura densa, e tava certa. Chega até a ser simpático quando aparecem personagens de mitologias que a gente já conhece, parece familiar. O inferno não me causou medo não. E no fim das contas, acho que eu pertenço a todos os círculos.
FlaviosParanhos 25/08/2022minha estante
Eu também pensei que pertencia a todos os círculos kkkkk

Thaís 18/08/2022

O inferno de Dante
Tinha lido a divina comédia a primeira vez no 7° ano, estou relendo com uma mentalidade diferente da primeira vez. Ainda estou me acostumando com a forma de escrita, mas ainda assim é muito interessante a experiência de reler essa obra crítica com um viés novo. Antes, para mim, era apenas a história de um homem que queria salvar a sua mulher, hoje é uma obra crítica sobre a moralidade do ser humano, onde padres e ladrões se encontram no inferno pagando a mesma pena.

Wes 18/08/2022

O melhor da trilogia
A leitura é um pouco difícil, mas a edição que eu li haviam notas no rodapé que ajudavam a entender um pouco melhor. Na minha opinião é o melhor da trilogia e é espantoso no quanto as pessoas defendem um inferno como Dante descreve.

Danniela.Torres 12/08/2022

Muito difícil
Eu vou ser muito sincera. Eu sempre achei fantástico a divina comédia e sempre tive vontade de ler. Mas meu deus! Que livro difícil.

Me senti meio burra.

É impossível ler? NÃO!

Porém, a leitura é cansativa. Não estamos acostumados com esse tipo de escrita. Então por isso se torna muito lenta a leitura. E também, tem muito conteúdo histórico implícito, então para você conseguir compreender completamente vai muita pesquisa no meio da leitura.

Pela curiosidade vale muito a pena. Porém definitivamente não é uma leitura fácil.

isa 11/08/2022

a leitura é um pouco cansativa, tanto pelo vocabulário quando pela posição das rimas, mas eu gostei bastante do livro, traz muita história e significado.

Bibliotecário 09/08/2022

A Divina Comédia
É um poema clássico da literatura italiana com características épica e teológica escrito no século XIV. O inferno é descrito em 34 cantos com cerca de 140 versos nos quais Virgílio, autor de Eneida, guia Dante pelo inferno em direção ao purgatório.

Yury.Batista 08/08/2022

Poesia clássica
Poesia clássica da literatura mundial, um livro em horas divertido e outras reflexivo. Não é para amadores pada quem quer adentrar em poesia porém vale muita apena acompanhar a passagem dos poetas e acompanhar a forma de pensar do autor.

Maura15 01/08/2022

A divina comédia da loucura
O livro é fantástico, perfeito para quem manja de mitologia, política e filosofia.
Esse livro (por mais que eu muitas vezes ficasse boiando) me cativou muito!

Freezerburn 30/07/2022

Inferno
A minha maior dúvida é de PQ EU NAO TER LIDO ISSO ANTES!!! Não é atoa que depois de publicada colocaram a palavra Divina no título, uma das melhores obras que eu já vi em toda a minha vida, para compreender ela precisa de um largo estudo(que eu não tenho), só não dou um 5 pq não entendia mais da metade das palavras rsrsrrsrrs
E sinceramente amei a relação do Virgílio com o Dante, é muito uma relação de Mãe e Filho (diferente da relação de irmãos que se odeiam que aparece em Devil May Cry)
OBRIGADA MEMES COM O TEMA DE VERGIL QUE ME FEZ GOSTAR DA SERIE E QUE ME FEZ IR LER ESSA OBRA DIVINA

Kika.Castro 29/07/2022

No mármore do inferno
Quem nunca parou para pensar como é o inferno? A maioria das pessoas, principalmente os cristãos, já escutou alguém falando sobre o lugar, ou já mandou alguém para lá. No livro, Dante conta como é e as consequências das escolhas e atitudes ruins.
Em 33 cantos, Dante, ao lado de Virgílio, passa pelos nove círculos, três vales, 10 fossos e quatro esferas do Inferno, e a cada passo o lugar fica mais fundo e as consequências mais severas.
O trajeto de Dante atrai o leitor, pois a cada cenário, o poeta encontra importantes nomes da história e explica o motivo de estarem pagando por seus pecados. Dentro desses cenários, há espaço para as criaturas medievais e mitológicas que atuam na execução e punição dos pecadores.
A leitura, por mais que tenha algumas palavras fora do vocabulário base, mostra que, mesmo que o tempo passe e a humanidade evolua, os pecados não mudam.
Um exemplo disso é o canto XX que explana "No quarto compartimento são punidos os impostores que se dedicaram à arte divinatória.", esse trecho me lembrou os falsos profetas que utilizam a palavra de Deus para benefícios próprios distorcendo a verdadeira palavra do Senhor.
Ao fim, Dante encontra o "chifrudinho" com três cabeças, confrontando a Santíssima Trindade, e comendo os três grandes pescadores da história: Judas, que traiu Jesus, Brutus e Cássio, que traíram Júlio César.
Confesso que esperava mais do Inferno, achava que era bem pior para falar a verdade. Mas acredito que a leitura impacta cada leitor de um jeito, pois, analisando o livro, entendi (ou me conformei) que a maldade sempre vai existir, por mais que eu tente ou lute por um mundo melhor e mais correto sempre vai ter alguém que vai se agarrar ao pecado e no final vai pagar pela sua escolha.

Vanessa 25/07/2022

Realmente divina...
Há um tempo, eu não tinha o mínimo interesse em A Divina Comédia, mas depois de uma certa influência (cof cof RPG cof cof), eu comecei a me interessar e enfim li.
E eu gostei muito, mesmo tendo lido só Inferno até agora. Mesmo não entendendo algumas coisas, eu sinto que é realmente divina.