Inferno

Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

Isabella Rodrigues 18/07/2022

Dificilmente curioso
Antes de tudo, uma singela dica: se tiver oportunidade, escute o áudio book. Pessoalmente passei alguns dias lendo, e com dificuldade, para chegar ao canto 14 e em pouco mais de dois dias estava no mesmo ponto do áudio.

Apesar disso, o entendimento não se torna tão mais simples por ouvir alguém lendo o texto para você.

A forma como os cantos são escritos foram um verdadeiro desafio, mesmo que eu já esteja um pouco acostumada a esse tipo de escrita em prosas e rimas. É um texto antigo e cheio de metáforas e referências a tantas outras obras, personalidades mitológicas e reais de tempos passados e uma diversa mistura de religiões.

Deve ser quase impossível entender certas passagens sem notas de rodapé e de tradução, juntamente com algumas boas e generosas doses de pesquisas. E não ignore nenhum desses itens, eles são seus melhores amigos e dignos guias nessa caminhada.

Ao mesmo tempo em que todos esses fatores juntos são um desafio, também são uma certa fonte de diversão. Descobrir histórias e personagens, em especial quando você conhece um pouco daquele enredo citado ou aquela figura específica, ao longo da descida ao nono círculo do Inferno é estranhamente gratificante.

Assim como é curioso e brutal a forma com que esse cenário lhe é descrito. As expressões "queime no inferno" e "só no dia em que o inferno congelar" não poderiam ser mais verdadeiras e da mesma maneira são mais do que complementares entre si. Porque sim! Esse meio termo infernal também existe! (Um meio termo que com certeza não se aplica para sentenças e castigos, são todas de igual desconforto ao longo das descrições.)

E se é para seguir por tal caminho, comece pelo monte que está no meio da escura selva com calma e toda parcimônia que tiver. Mesmo porque depois da descida infernal, ainda tem a subida pelo purgatório em forma de montanha.

Luh 17/07/2022

O Inferno de Dante
Este livro foi uma leitura difícil devo confessar, o vocabulário e o entendimento não é nada fácil e muitas vezes tive que reler trechos e mais trechos. Apesar disso, é uma satisfação poder dizer que li um livro tão bom como esse depois de ouvir o professor de literatura falando dele. Espero em breve terminar os demais livros, tendo a certeza de que a leitura será de experiência excepcional como esta foi.

Igor14 08/07/2022

Divina Comédia - Inferno
Nesse livro acompanhamos Dante e Virgílio no caminho até a saída do inferno. Passamos por cada região do inferno e aprendemos sobre cada um dos seus círculos nesse grande clássico.

WOOLFGUM 07/07/2022

Outro livro que leio e não entendo nada só vou seguindo o fluxo, jesus o que tou fazendo da minha vida???

Kotowari 07/07/2022

Difícil de entender no início
O linguajar é mais complicado de se entender, mas ao longo do livro, você vai se acostumando com as palavras e a leitura flui.

Camila.Moscatelli 04/07/2022

Trata-se de um clássico! Vale alertar aos leitores que a divina comédia não é texto em prosa, mas sim em formato de poemas. Pode ser bem difícil pra quem não tem costume desse tipo leitura, mas basta atentar-se às pontuações (vírgulas e pontos) para ajudar na continuidade das ideias. Além disso também, basta se desprender do costume que temos em português do adjetivo depois do substantivo. Essa edição é incrível, as notas de rodapé e o texto introdutório de cada capítulo contextualizam o leitor e ajudam na compreensão do que está rolando. Da história em si o que eu mais gostei foi Dante inserindo no inferno várias figuras públicas (vivas ou mortas) numa forma de criticar suas ideias, indiretamente dizendo que suas atitudes levam ao inferno. É o mais legal. Mas algumas pessoas talvez quem conhece profundamente a cultura e história italiana entenda melhor, mesmo assim vale muito à pena a leitura!

Schimas 01/07/2022

Não fui alfabetizada pra isso
Não fui alfabetizada pra isso, eu sei que o texto é bem antigo, mas MUITO DIFÍCIL, realmente tive dificuldade de interpretar, mas é bem interessante como a história segue entre Dante e Virgílio nos 9 círculos, apesar de complexo

gabzsch 29/06/2022

o Inferno de Dante
O Inferno de Dante, a primeira parte d'A Divina Comédia, foi uma das leituras mais complicadas da minha vida.
Sim, o livro é de difícil compreensão. Mas basta ler com vídeos de apoio e descrições em prosa que geralmente estão nas edições do mesmo que fica muito mais simples de se entender.
Por mais que seja difícil, gostei muito das partes que entendi. O canto III e o XXXIV são, sem dúvidas, meus favoritos.
gica 06/07/2022minha estante
n entendeu nada e ta fazendo resenha

gabzsch 06/07/2022minha estante
mentira isso ai

gica 06/07/2022minha estante
meteu essakkjkkkk

Junjxzz 17/06/2022

Minha visão sobre
O livro é bom, do início ao meio te faz ficar preso nele, so que do meio para o fim, ele começa a ficar meio monótono, o fim dele é legal, não é mil maravilhas mas com certeza é bom, não é atoa que suas pinturas foram feitas em paredes de igrejas de Florença, acho que não dei uma nota maior por causa do meu gosto ser mais romance

Bia 28/05/2022

Inferno
Dante conta a sua passagem pelo Inferno, tem como seu guia Virgílio...
Explica cada círculo do Inferno que passa e reconhece pessoas importantes da história.

Wanderson 21/05/2022

Que perca de tempo
A história até seria interessante no caso de ser poesia, muito rabuscado, na maioria das vezes não dar para entender o que se é falado.

samucacn 07/05/2022

O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Está dividido em trinta e três cantos (uma divisão de longas poesias), possuindo um canto a mais que as outras duas partes, que serve de introdução ao poema. A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. Foi escrito no início do século XIV. Os mais variados pintores de todos os tempos criaram ilustrações sobre esta obra, se destacando Sandro Botticelli, Gustave Doré e Salvador Dalí.

kamylism 05/05/2022

Criativo e complexo
Demorei para pegar o ritmo, mas gostei da leitura. Achei bem criativo, nunca tinha lido poemas assim antes.

Alexander 03/05/2022

Nossa, que sufoco
Um livro relativamente curto, mas que demorei muito pra terminar, o tempo todo eu tinha que parar a leitura pra procurar o contexto histórico, sobre personagens, sobre alguma coisa, e isso fez uma coisa que eu poderia ler em 3h em uma leitura de 10h, nem sei se quero continuar, acho que já fiz a linha cult do ano.