Purgatório

Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

N.I.X. 26/07/2023

Superou minhas baixas expectativas mas não muito
Tentei não comparar com Inferno mas é irremediável, uma vez que são obras da mesma trilogia (e seguidas).
No entanto, como o purgatório é uma criação católica não pertencente a Bíblia original, mas uma criação posterior durante a idade média, não há uma base teológica forte que explique como e o que ele é.

Gostei da ideia de Dante de ser como uma montanha que sobe aos céus e de você ficar preso em seus círculos se tiver algum daqueles pecados em seu coração.

Ele é bem mais arrastado que o Inferno, mas isso não é de todo mal. Reclamei em inferno que Dante correu muito e não vou ser hipócrita de reclamar nesse porque foi devagar kkkkkkkkkkkkk. O problema dele é a falta de narrativa mesmo. Mas, conseguiu me prender.

O final, no céu, eu simplesmente não gostei (pra mim foi uma ausência de qualquer emoção e interesse), o que me preocupa já que o próximo é sobre o Paraíso e se for igual a esses 4 últimos contos, Dante vai receber um 3 kkkkkkkkkkkkkkkkk.
oeuvresdart 26/07/2023minha estante
fiquei interessada qual o primeiro?

N.I.X. 26/07/2023minha estante
O primeiro livro é Inferno. É contado em poemas, essa edição tem uma tradução bem mais complicadinha. Mas tem edições de linguagem mais fácil. O primeiro livro foi muito bom

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
vixi eu e poemas não nos damos bem foi triste

Livro de 1300 e bolinha

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
eita todos os livros que eu já li antigo nesse nível foi pra escola e não gostei de nenhumkkk a escola me ensinou a odiar não apreciar

N.I.X. 26/07/2023minha estante
Tem muito a ver com a edição e como te apresentam. Mas é sempre bom lembrar que: um livro de mais de 100 anos, não foi escrito para nós. Somos nós que temos que nos adaptar a eles (no caso, esperar wue uma editora bondosa edite o livro para nós). Tem um livro muito bom, do tipo quevc gosta e é antiguissimo. Vc adoraria

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
o que estar esperando pra me recomendar eles? eu dou chance pra tudo menos poemas pq realmente não dá pra mim

N.I.X. 26/07/2023minha estante
Eu tava procurando o nome deles kkkkkkkkkkkk eu peguei emprestado na biblioteca da minha cidade e não me lembro o nome mas lembro da história (bastante hot do jeito que vc gosta)

Mas vou procurar

Um clássico com muito hot (sem soft porn) é os de Hilda Hist
Te mando uma lista no insta

Pior que este que peguei na biblioteca era um saga de 7 livros
Todos no mesmo pique

oeuvresdart 26/07/2023minha estante
ai que delícia adoro sagas ! esperando a listinha

Neferet 31/05/2020

Divino 2 x mais
Eu só queria saber como esse homem conseguiu fazer esse livro kkk
Cara que lindo como ele exaltou Beatriz , como ele coloca ela como visão divina sabe , a homenagem pra Virgílio colocando um trecho dele como coisa sagrada , olha sem palavras me emocionei bastante nesse segundo livro
Wagner 31/05/2020minha estante
Sempre tive muita curiosidade sobre a obra, mas sempre tive medo de não gostar pois não sei se a linguagem estará datada demais...

Neferet 31/05/2020minha estante
Querido eu não arriscaria ler em poema kk PRA MIM é HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL ler kkkkkk eu pesquisei em prosa na internet e amei o site que estou lendo usei o livro que comprei como base pra alguns detalhes além de poder marcar a leitura aqui

Wagner 31/05/2020minha estante
Ummmmm, show. Excelente dica... Vou procurar, obrigado ?

Costa 04/12/2020minha estante
Mas tenta reler um dia me poesia depois (só uma recomendação). Porque Dante se preocupou tanto em fazer uma métrica que rimasse daquele jeito, e pra traduzir mantendo as rimas? deve ser quase tão difícil quanto escrever. Então é até um jeito de prestigia-los

Neferet 26/01/2021minha estante
costa, um dia eu espero conseguir, mas sei que hoje, misericordia kkk NÃO DÁ, serio, eu termino o trecho e ja esqueci o que acabei de ler hahahaha

Regis 23/09/2023

Segunda parte do poema épico e teológico de Dante Alighieri
Purgatório é a segunda parte do poema épico de Dante Alighieri, onde ele, anda, em companhia de Virgílio (e a partir do quinto degrau segue também em companhia de Estácio, que recebe o perdão e permissão para adentrar o paraíso durante a passagem dos poetas) sobe o Monte Purgatório que fica no centro de uma ilha, servindo como uma escada ligando a superfície terrestre às portas do paraíso no céu.

O Purgatório foi uma criação original de Dante para sua comédia, essa região rompia com o binarismo das representações do mundo pós-morte na era medieval. Ele é Divido em sete círculos que começam no pé da montanha com os pecados capitais mais leves seguindo para os mais graves: Orgulho, Inveja, Ira,  Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

Em sua subida Dante encontra e conversa com vários dos que ali expurgam suas faltas na esperança de um dia poderem passar pelas portas do paraíso.
Muitas delas pedem a Dante por orações que ajudem a diminuir seu tempo de sofrimento na montanha.

Nessa segunda parte do poema o autor continua sua crítica aos governantes, os vícios do clero e a corrupção na Igreja romana. Dante faz referências ao rei da França Felipe IV, O Belo, o papa Bonifácio VIII e Clemente V antes de chegar ao paraíso (Felipe IV da França travou uma guerra com o Papa Bonifácio VIII tentando causar sua deposição e "ajudou" a eleger o Papa Clemente V para ter maior influência e livrar seu reinado do controle da igreja de Roma).

O Purgatório não possui grandes acontecimentos no decorrer da leitura, mas reserva para o final uma passagem que entretém e compensa o percurso lento e despretensioso do início.
Cheio de alegorias, referências e citações esse é um livro interessante e ajudou a despertar minha vontade de ler a Eneida, o grande épico de Virgílio encomendado pelo imperador Augusto no século I a.C

Composto por 33 cantos o purgatório é bem menos surpreendente que o Inferno dantesco tornando a leitura, dessa parte, um pouco mais lenta. Entretanto, não foi um leitura fatigante.

Recomendo para os, que assim como eu, têm curiosidade pelos clássicos.
Yanne0 23/09/2023minha estante
Excelente resenha, amg ?

Max 23/09/2023minha estante
Li a "Divina Comédia " na força do ódio...?
E nem resenha da Regis vai me fazer gostar!?

Regis 24/09/2023minha estante
Obrigada, Yanne. ?

Regis 24/09/2023minha estante
E está tudo bem, Max. É porque eu estou na vibe dos poemas épicos e estou gostando bastante de conhecer, mas reconheço que a Divina Comédia não é muito fácil. ??

lucaismaia 14/04/2024

Comecei a ler e não entender muito bem, mas os textos introdutórios em cansa canto ajudou muito.

Já peguei as "manha" pra ler Dante rs, e entendia alguns versos (só alguns)

Gostei dos dois últimos pq achei simbólico: pra mim representa quando saímos da ignorância, da culpa... e entramos na lucidez, criticidade...

"Puro saí das águas consagradas

Pronto a me anelar às lúcidas estrelas."
lucaismaia 14/04/2024minha estante
cada canto*

Reffatti de Moura 19/05/2023

Nhé
Eu li o livro "Inferno" em umas três semanas, demorei pois a tradução, é complicada de se entender e isso dificulta muito o processo, mas eu gostei do primeiro, foi muito bom. Mas esse... O livro "Purgatóri" foi uma decepção, extremamente chato e complicado, demorei quase 2 meses pra ler, e sinceramente não sei se quero ler o ''Paraíso".
Rayssa.Oliveira 23/06/2023minha estante
Não fala isso kkk o Inferno me deu uma puta ressaca literária, só vou ler os dois restantes porque não gosto de ter livros que não li na estante kkk

Lua 26/01/2023

vamos lá! Foi bem mais difícil do que o inferno, apesar de ter personagens incríveis. A leitura é pesada e tem que ser lenta, para compreender tudo e são muitas notas!!! o que as vezes atrapalhou a leitura mas foi menos do que no inferno.
Brenda 26/01/2023minha estante
Competir c o inferno é difícil, simplesmente fenomenal. Purgatório é menos, e o céu é menos ainda kkkkk

Marcão 21/06/2020

Incrível
Vale a pena a leitura , excelente livro . Dante fala com maestria sobre coisas e lugares que fiquei imaginando como seria

Susan.Appilt 01/10/2020

A parte do "Purgatório" da Divina Comédia foi um pouco mais difícil para eu conseguir me concentrar, são muitas referências e alusões à mitologia, a personagens bíblicos e pessoas da época. Mas vale muito a pena a leitura.

Ibercson 01/11/2020

Toooop
E saímos do purgatório para enfim chegar ao paraíso...
O que aguarda Dante por lá?

É uma bela continuação!!!!

Juliaklassens 11/12/2020

Escrevendo aqui só para deixar registrado... Aliás, o purgatório é bem mais leve do que o inferno hahaha

xuliax 26/04/2024

........................................................................................................................

Joao.Almeida 31/01/2021

Chegamos ao segundo livro da jornada de Dante e devo dizer que tem sido um pouco mais complexo do que eu imaginava. Sempre tive vontade de ler a divina comédia quando meus professores de literatura mencionavam o quão rico e interessante era, mas sempre fiquei com aquele pé atrás por medo de não ter capacidade cognitiva suficiente para tal... No início do mês criei coragem e sigo lendo, contudo, devo dizer que ainda tenho a sensação de não estar pronto para absorver toda a grandiosidade dessa obra. Em inferno tive muita dificuldade em me adaptar à linguagem, mas em purgatório a leitura se tornou muito mais fácil depois de acostumado e, também, notei que consegui ler mais rápido que o anterior. Desse modo, uma dica que daria seria procurar textos e vídeos de pessoas explicando um pouco mais sobre os versos, esse truque manteve meu interesse aceso até agora. Ademais, devo elogiar pelas referências mitológicas, como um leitor voraz de Rick Riordan me senti muito mais confortável na leitura ao entender essas menções.

Ramon157 02/02/2021

Purgatório
A caminhada de Dante e Virgílio pelo Inferno é sucedida pela caminhada pelo Purgatório.
Igualmente bem construído, e com essa tradução maravilhosa...
A leitura é rápida e, em minha opinião, mais "leve" que a leitura do Inferno.