Purgatório

Purgatório Dante Alighieri

Resenhas - A divina comédia

xuliax 26/04/2024

........................................................................................................................

Pedro Medeiros 21/04/2024

Uma leve queda em relação ao Inferno
O livro acentua o desgaste que a leitura em versos me causa, por isso foi um desafio. Superado o obstáculo estético, a obra me agradou muito, principalmente no tocante as metáforas e conceitos defendidos. Senti uma pequena queda em relação a qualidade do Inferno, talvez porque lá houvesse mais personagens famosos. Em suma, uma boa narrativa, certamente vou absorver mais na versão em prosa.

lucaismaia 14/04/2024

Comecei a ler e não entender muito bem, mas os textos introdutórios em cansa canto ajudou muito.

Já peguei as "manha" pra ler Dante rs, e entendia alguns versos (só alguns)

Gostei dos dois últimos pq achei simbólico: pra mim representa quando saímos da ignorância, da culpa... e entramos na lucidez, criticidade...

"Puro saí das águas consagradas

Pronto a me anelar às lúcidas estrelas."
lucaismaia 14/04/2024minha estante
cada canto*

Talita 01/04/2024

O Purgatório é descrito em 33 cantos. Dante descreve nele o encontro com as almas que aguardam para serem avaliadas. O purgatório é formado por sete círculos, que representam os sete pecados capitais: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

mhsmaran 18/03/2024

Eu vou parar por aqui com a Divina Comédia. Quem sabe no futuro eu consiga reler e finalizar a história de Dante. Por enquanto não é pra mim.

Hugo 18/03/2024

Depois de saírem do inferno, Dante e Virgílio vão para o pulgatório.
Lá eles encontram várias almas que estão se purificando dos seus pecados.

Carlos531 16/03/2024

Purgatório, Dante
O "Purgatório" da "Divina Comédia" é uma obra que não é tão marcante quanto a anterior(Inferno) talvez, a menos relevante do Box.
Dante argui sua crença de como é o purgatório e retrata-o como sete círculos, que representam cada um, um pecado capital.
Também gostei da segunda parte da obra, conta com diversas referências e o achei de mais fácil entendimento e mais intuitivo(mas tenho que é por ter me "acostumado" com o estilo da obra)

Manu5 14/03/2024

Achei o primeiro muito impactante, esse nem tanto, mais não é um livro ruim, é muito bem escrito e com uma escrita muito bonita.

It's Laura 13/03/2024

Simplesmente uma das leituras mais difíceis da minha vida...
Os poemas são muito bons, isso não posso negar, mas tive muita dificuldade para compreender, muitas vezes me vi perdida e tive que voltar do início.
Uma leitura super válida para ampliar meus horizontes já que esse tipo de livro não faz parte do meu nicho habitual de leitura.

Terremoto resplandecente 12/03/2024

Nem sei velho
Só tô escrevendo isso pra contar como lido. Não quero virar escrever nada. Das vezes que fiz Review de verdade foi só pra me desafiar. Mas nunca me rendeu nada de significativo

Usagi a coelha 07/02/2024

Purgatório
Como eu disse na resenha de "inferno", é um livro interessante pois mistura mitologia grega com o inferno cristão, mas possui uma leitura muito arrastada e possui fatos históricos e acontecimentos que você precisa pesquisar por fora para entender.

Choquei.amo-te 02/02/2024

O livro em si é mt bom, achei menos confuso e complicado que a 1° parte, talvez por já ter me adequado mais a escrita e talvez também por essa parte ter menos referências aos mitos gregos ( ainda há muitas ). No geral é um livro que vale a pena ser lido

Wiven 25/01/2024

A "menos impactante" das três partes da Divina Comédia.
Purgatório, para mim foi uma leitura bem lenta, em certas partes bem cansativa de ler também, mas isso não é uma crítica negativa! Eu pude me inserir nos cenários monótonos e poucos detalhados (em comparação a Inferno e Paraíso, esses são os mais simples, por assim digamos) com exatidão, me senti na pele de Dante e dos demais personagens, a poesia épica encorpora de forma mais justa nesta parte, trazendo assim mais atenção pra para os versos da mesma, os encontros de Dante aqui para mim não foram tão marcantes quanto os de Inferno e tampouco os do Paraíso. A forma em que Dante pausava sua árdua caminhada sempre que o Sol se punha me trouxe certa sensação de sufoco. O contato maior do poeta com os anjos me instigou a continuar a leitura pois me indicava que estava mais próximo da conclusão da comédia (Paraíso), sendo assim a leitura, apesar de cansativa, bem breve.
É uma ótima leitura, rica em referências e conhecimentos anteriores e presentes da época.

BaroonaVK 20/01/2024

Massante e arrastado
Confesso que já não esperava que o livro do Purgatório fosse ser melhor que o do Inferno, mas não imaginei que fosse ser tão chato...

Adorei a leitura do livro do Inferno, as descrições dos circulos, as punições e as criaturas. Já o livro do Purgatório passa a sensação de ser o purgatório em si. Nada de relevante acontece, tem muito mais referências à cidades e acontecimentos politicos e socioeconômicos da época de Dante que nada tem de interessante para nós hoje em dia.

Nem o próprio protagonista aguentou e dormiu umas 3 vezes durante o livro, kkkkkkk