Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Cientifico

jess45 20/04/2021

Perfeito pra estudo
É bem legal a maneira como o Engels traz o assunto traçando uma linha cronológica dos modelos de organizações econômicas até a atual (atual dele no caso, mas que se aplica quase que 100% à nossa).
Confesso que entre os 60% a 75% fiquei meio perdida no assunto mas depois deu tudo certo kkkk. O bom é que no final ele faz um resumão de tudo e isso facilita bastante!
Não posso dizer que entendi 100% do livro, pq cita muitos eventos históricos que eu não tenho base e a linguagem do Engels achei um pouquinho mais complexa que a do Marx, mas pretendo reler quando já tiver lido O Manifesto Comunista e mais uns 2 livros da minha lista pra ter uma boa base do assunto :)

debroua 23/03/2021

Por que não li antes?
Confesso que fiquei sabendo da existência desse livro ao ver recomendações no aplicativo da Amazon, então resolvi ler. Simplesmente fantástico! Traz diversos conceitos da teoria marxista de forma mais didática, o que torna muito mais compreensível. O Engels é simplesmente genial e a todo instante ele reforça a importância de Marx! Primoroso!

"Tanto entre os capitalistas individuais como entre industriais e países inteiros, a primazia das condições - natural ou artificial criadas - da produção decide a luta pela existência. O que sucumbe é esmagado sem piedade."