Irmão de alma

Irmão de alma David Diop

Resenhas - Irmão de Alma

Isadora 28/01/2023

Pra mim foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, foi bom para ampliar meus horizontes. Gostei da leitura, é rápida, mas o final pra mim ficou um pouco confuso.

Wiliany 27/01/2023

Não formei uma opinião...
Li por conta do desafio de 2023 do Pedro Pacífico (Bookster), mas não consegui definir o que senti com essa leitura.
Gostei por sair da minha zona de conforto, achei a experiência muito parecida com a proporcionada pela TAG, por conhecer obras que dificilmente entrariam em sua lista de leituras.

Lais 26/01/2023

Pesado, doído mas viciante!!
Não tem como começar a ler Irmão de Alma e não se sentir minimamente desconfortável. As descrições sobre a guerra são 'exatas demais'. Mas o livro é completamente viciante! Li muitíssimo rápido!

Irmão de Alma conta a história de Alfa, um senegalês lutando na 1ª Guerra em favor da França. Ele vai pro campo de batalha junto com seu melhor amigo, Mademba, que morre na guerra, 'nos braços' de Alfa. Alfa fica carregando uma culpa por essa morte, pq Mademba ficou agonizando no fim e pediu diversas vezes pra que o amigo o matasse logo e ele se recusou. Alfa tem uma 'mania' diferente no campo de batalha e com o tempo isso assusta os companheiros de trincheira, ele é mandado para tratamento e lá muita coisa sobre o passado dele é revelada.
Os últimos capítulos parecem confusos, o enredo parece que mudou totalmente mas no fim o que dá a entender é que naquele final o Mademba tinha se apossado do corpo de Alfa, e aqueles últimos acontecimentos na verdade são Mademba (envolve uma cena de provável estupro... Alfa fala antes que ele conseguiu experimentar uma mulher e Mademba nunca tinha conseguido...)
Lais 26/01/2023minha estante
Aaaaah, li pelo desafio Bookster!

Fernanda 26/01/2023

Irmão de Alma
Primeiro do ano para o desafio bookster de 2023.
Leitura muito interessante. O pano de fundo da guerra me deu um leve ar de 1917, mas com uma pegada totalmente diferente. As expressões recorrentes como ?pela verdade de Deus? ou ?eu sei, eu entendi? me levavam a crer que estava diante de um narrador muito abalado, beirando à loucura, devido ao ambiente bélico.

lucianem 25/01/2023

Irmão de Alma
Dois amigos senegaleses vão lutar com os franceses na Primeira Guerra Mundial.
A narrativa começa quando um deles, Mademba, é morto em combate.
A partir do desenrolar da estória, pela visão de Alfa, vemos como uma guerra é uma coisa estúpida, as contradições que são inerentes ás situações de violência extrema e como ela acaba com quem luta, as vezes sem nem mesmo saber direito pelo quê está lutando.

Monique @librioteca 25/01/2023

Uma leitura intensa...
Uma leitura intensa que traz questões fundamentais sobre a guerra e desnuda graficamente os horrores que fazem parte dela. A guerra, com a sua selvageria caótica, tem a infeliz capacidade de modificar, brutalizar e destruir tudo que toca. Isso é o que esse livro traz... que a guerra é um pesadelo bélico que esmaga qualquer senso de humanidade, e pode traumatizar para sempre o espirito do melhor dos indivíduos, porque ela te mata por dentro.

site: https://www.instagram.com/librioteca/

PaulonoRio 25/01/2023

1 livro do Desafio Bookster 2023
Desde o ano passado que participo dos desafios do Bookster. Esse ano com a temática de livros que retratem algum período histórico, fiquei fascinado com a possibilidade de conhecer histórias que provavelmente passariam longe da minha lista de leitura.

Irmãos de Alma me conquistou logo nos primeiros capítulos. Sua escrita me levou para a guerra, como se eu fosse outro soldado lutando junto ao protagonista. Sua tristeza, angústia, revolta e violência, andaram lado a lado comigo e me deixaram impactado com tudo. Uma leitura que com certeza entra nos favoritos do ano, já!!

giooio 25/01/2023

Amei o livro. A obra consegue fazer o leitor imergir num contexto de guerra sob uma perspectiva pouco abordada, a dos negros recrutados. Com poucas páginas, o autor trouxe complexidade. Ele conseguiu incluir a crueldade da guerra e como seus eventos afetaram a sanidade do protagonista. Com certeza é uma leitura marcante que merece todos os prêmios que recebeu.

Luana.Praxedes 25/01/2023

Uau!
Nossa, que livro! É um choque de realidade do que foi viver a Primeira Guerra do ponto de vista de um soldado negro Senegalês. A escrita do autor definitivamente faz você sentir o que o narrador sente, quase como se você se ?transportasse? para o corpo dele, e isso é muito chocante. É sobre a mente humana, sobre a brutalidade da guerra e os traumas que ela deixou em quem sobreviveu a ela.

É um livro que sinceramente acho que merece uma releitura. Não sei se em uma leitura consegui extrair tudo que o autor quis passar, principalmente nos capítulos finais.

Maravilhosa indicação do Bookster (Pedro Pacífico) como primeiro livro do Desafio de 2023!
Joice.Garbin 25/01/2023minha estante
Eu também gostei muito, também tive essa sensação nos últimos capítulos

Ju Salmont 24/01/2023

Uma leitura bem forte sobre a Primeira Guerra Mundial. Traz questões religiosas, espirituais e culturais
Vilamarc 19/02/2023minha estante
Quero

Karina Greco 24/01/2023

Cara! Meu Deus... Que livro incrível! Objetivo e terrivelmente real. Os horrores da guerra totalmente desnudados. Pesadíssimo e sensacional.

A forma com que o autor escreve é uma força descomunal. Ele vai e volta, repetindo palavras, reforçando ideias, durante todo o livro ele incorpora o discurso um ao outro. E amarra tudo isso com um final que veio sendo tecido assim, desde o começo. Simplesmente genial!

Robtavares 24/01/2023

Tão triste...
"Certa manhã da Grande Guerra, o capitão Armand determinou o ataque contra o inimigo alemão. Os soldados avançam. Em suas fileiras, Alfa Ndiaye e Mademba Diop, dois escaramuçadores senegaleses, entre todos aqueles que lutavam sob a bandeira francesa. Poucos metros depois de ter saltado da trincheira, Mademba cai, ferido de morte, sob os olhos de Alfa, seu amigo de infância, seu mais que irmão. Alfa se encontra sozinho na loucura do grande massacre, sua razão foge. Ele, o camponês africano, distribuirá a morte nesta terra sem nome. Desapegado de tudo, inclusive de si mesmo, ele espalha sua própria violência, semeia o medo, a ponto de assustar seus companheiros. Sua evacuação para a retaguarda é o prelúdio para uma lembrança de seu passado na África, um mundo inteiro perdido e ressuscitado, cuja convocação é a resistência final e esplêndida à primeira carnificina da era moderna."

Bruna Maria 24/01/2023

Curto, porém denso e muito emocionante
Esse ano decidi embarcar na aventura de participar do Desafio Bookster 2023 (alô, Pedro Pacífico!). O desafio tem como objetivo lermos 12 livros juntos no decorrer do ano de 2023 seguindo o tema "A História na Literatura". Irmão de alma foi o livro escolhido pelo Pedro para o mês de janeiro, no qual viajamos para o período da Primeira Guerra Mundial, evento que marcou o século passado.

Irmão de alma (Frère d’âme, no original) foi escrito pelo franco-senegalês David Diop, possui 128 páginas e está presente na lista de livros preferidos de Barack Obama. Em 2019, o livro ganhou o Prêmio Literário Choix Goncourt du Brésil (braço da premiação Goncourt, a premiação mais antiga da literatura francesa) e, em 2021, ganhou o Internacional Booker Prizer (braço da premiação Booker Prizer, premiação que reconhece a melhor obra estrangeira traduzida para o idioma inglês).

O livro retrata os conflitos da Primeira Guerra Mundial através da visão de Alfa Ndiaye, senegalês combatente do exército Francês, que sofre as consequências psíquicas da guerra após ver o seu melhor amigo, Mademba Diop, ser morto.

Apesar de ser um livro curto (128 páginas), achei a história bem densa e me emocionei em diversos trechos ao me sentir sob a pele de alguém vivenciando a guerra como ela é, repleta de sofrimento e crueldade.

Sem sombra de dúvidas esse livro entrou para a minha lista de livros preferidos da vida!

Laís Maria Guilherme de Almeida 24/01/2023minha estante
Muito boa a sua resenha