Inimigo Mortal

Michael T. Osterholm

Resenhas - Inimigo Mortal

Ana 31/07/2022

Todos deveriam ler
Se você busca conhecimento sobre a pandemia que estamos vivendo e as doenças que assolam o mundo esse livro é ideal.
Muitíssimo informativo. Aqui vc aprende sobre o HIV, Ebola, Malária, influenza, bactérias resistentes a antibióticos, vetores de doenças e mais uma série de questões atuais importantes.
Só não dei 5 estrelas pq a questão de os governos e empresas privadas não financiarem estudos importantes fica muito mas muito repetitivo e tbm achei um pouco desnecessário a agenda de crise global no fim do livro. Até pq nós que não trabalhamos na aérea e nem em instituições públicas não podemos fazer nada com a informação.

gabspittol 25/07/2023

Desde o primeiro contato que tive com esse livro em uma livraria eu já sabia que precisava comprá-lo, especialmente quando vi que um dos autores era o Mark Olshaker, que também auxiliou vários livros escritos pelo criminologista John Douglas, de quem sou grande fã.
Como boa estudante da área da saúde, esse assunto sempre me interessou bastante, e depois das minhas aulas de epidemiologia na faculdade eu fiquei simplesmente obcecada pelo assunto “doenças infecciosas”. E acredite, eles são de fato os piores assassinos de todos os tempos!
O livro foi escrito para ser publicado em 2019, se não me engano, e já começa com uma previsão de uma nova pandemia de influenza. O que aconteceu no ano seguinte foi uma pandemia causada por um coronavírus. Embora ele tenha errado o agente causador, Michael acertou em cheio que viveríamos uma nova pandemia e momentos de terror muito em breve, antes até do que ele próprio imaginava.
Ao longo da leitura somos levados pelo histórico de epidemias e pandemias ao redor do mundo. Ele aborda assuntos importantes como as doenças negligenciadas, especialmente em países tropicais; o descaso da grande indústria farmacêutica em desenvolver vacinas e investir pesquisas em doenças que assolam apenas uma “pequena” parte do mundo, ignorando o problema enorme que elas podem se tornar; além da falta de foco e investimento destinado apenas ao que for financeiramente rentável. Por exemplo, pra que desenvolver uma vacina para o vírus do Ebola se a maior parte das pessoas não teria como pagar por essa vacina?
Acho que essa leitura deveria ser obrigatória para todos na área da saúde! É uma leitura leve, apesar do assunto pesado, e a forma como ele faz a linha do tempo é bem envolvente. E sem querer dar “spoilers” da leitura, ele faz novas previsões bem assustadoras nesse livro. Recomendo demais para qualquer pessoa, independente da área em que atua, afinal, a responsabilidade com a saúde pública é de todos nós. Um dos melhores que li esse ano!

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Cibele 14/08/2023

Maravilhoso
É um livro esclarecedor em muitos aspectos. E também para alertar para os perigos de pandemias e também da resistência bacteriana.

Amy 12/01/2024

Inimigo Mortal
Nossa Guerra Contra os Germes Assassinos é uma obra envolvente que destaca a batalha constante contra ameaças invisíveis. Michael Osterholm apresenta uma narrativa fascinante, mesclando fatos científicos com uma abordagem cativante, destacando os desafios enfrentados na prevenção de ataques biológicos.
Sua habilidade em transformar temas complexos em leituras acessíveis torna este livro uma valiosa fonte de conhecimento, proporcionando uma reflexão necessária sobre a importância da vigilância contra pandemias.