Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Jessica1248 14/04/2024

Esse livro me fez entender a motivação dos dois personagens principais, apesar de ter sido uma leitura mais difícil pra mim, eu gostei bastante.

Aline Cristina 14/04/2024

É um clássico, e como em sua maioria bem escrito, mas muito lento para as coisas acontecerem, acabou se tornando chato e cansativo, embora a historia seja interessante.

BelleBismarck 13/04/2024

Mary Shelley, que crânio de titânio por criar essa obra!!
Esse livro é muito mais do que apenas uma leitura, é uma incrível experiência! A história é maravilhosa, um clássico atemporal que me fez questionar a ética e a moral, não só das personagens principais, mas da sociedade por completo. O enredo é viciante, não foi nada como eu imaginei que seria, foi muito mais impressionante, com certeza! A história é narrada por Victor Frankenstein, um rapaz genial, ambicioso e perseverante, essas características que no início eram positivas, levam-no para a própria ruína a partir do momento em que ele resolve desafiar as leis da natureza e brincar de ser Deus, mas seu experimento científico foi, de fato, um sucesso? Após sua experiência de trazer um ser de volta à vida ser concluído, Victor fica amedrontado com a criatura, a qual passa a ser tratada como indigna de amor e privada de ter relações sociais. Mas quem é o verdadeiro monstro, a criatura ou o criador? Não acredito que tenha um certo e um errado nessa história, o ?monstro? tem atitudes violentas e criminosas, mas o que o tornou desse jeito foi a tristeza infindável de não ter uma companhia e viver na solidão; Já o Victor, tinha medo do desconhecido e, depois do ver o que a própria criação era capaz, ficou receoso em criar uma companheira para o monstro. No geral, a história fala sobre a solidão e como a ambição pode trazer o próprio declínio, um livro muito gostoso de se ler, adorei os dois últimos contos adicionais, os dois primeiros não me prenderam muito, apesar de trazerem ótimos enredos, não me cativaram tanto, mas fora isso, foi tudo sensacional!

cruzjoanna 13/04/2024

O início do livro foi difícil de continuar, é a perspectiva do cientista Frankenstein, e me irritava a forma como ele se colocava como um coitado e jogava a culpa de tudo no monstro.

A leitura ficou mais interessante nos 40% do livro quando começamos a saber o lado do monstro, se tornando mais prazeroso ver o lado do cientista na reta final.

É um ótimo livro, não atoa é um clássico, mas acredito que precisaria revisitar, num futuro, pra ser capaz de aumentar a nota. Muito por conta do início arrastado.

Mitchelle0 13/04/2024

Simplesmente impecável, no começo vc acha um pouco entediante por só falar da família do Victor, mas depois do monstro é maravilhoso, as interações do monstro e o cientista(Victor) são impecáveis, o jeito que o monstro é tratado e de como as pessoas praticamente obrigaram ele a ser agressivo e hostil, e de como ele não entende pq não pode ser amado, É PERFEITO

James Light 13/04/2024

Frankenstein: Um clássico de suspense
A ideia de que a autora do livro tinha sonhos vividos acordada me faz me sentir mais próximo dela, ou da forma como ela via o mundo.

Eu também sou um pouco assim, quando me vejo estou imerso em cenários imaginários e facilmente me distraio com eles.

Isso me faz pensar se os escritores dentro de si vivem suas histórias dentro das próprias mentes.

Victor Frankenstein, um homem apaixonado pelo conhecimento e estudos da origem da existência desde pequeno. Nunca se veria na vida um homem tão fascinado com seus projetos.

Sozinho e através de estudos suficientemente intensos que corromperam sua saúde, encontrou de alguma forma trazer vida à matéria inerte.

Um verdadeiro Gênio somente alcançaria resultados tão rápidos, e a partir de sua dedicação incansável, conquistou um feito incrível e ao mesmo tempo terrível.

Trouxe uma criatura a vida, um ser de aparência horrenda e que lhe trouxe de imediato nojo.

A exploração do inexplorável, a medida de qual preço o homem é capaz de seguir seus objetivos?

Engana a ideia da monstruosidade da criatura, apesar de tenebroso, horripilante e deformado pela criação imperfeita de um ser humano.
Ele passou a existir dotado de sentimentos, paixões e indesejos pela rejeição da humanidade a sua imagem.
É profundo e interessante.

Qual o resultado da obsessão humana, se não a insanidade?

Essa obra possui um tom de suspense muito bom, ao ponto de nos guiar pelas palavras, com uma escrita bem fluída.

As referências do livro são ótimas, vi ao Dom Quixote, As Mil e uma Noites, Dante.

Citações Favoritas:

?O que pode impedir o coração determinado e a vontade resoluta do homem??

?Ah! Nenhum mortal suportaria o horror daquela aparência. Uma múmia revivida não seria tão grotesca quanto aquele ser miserável.?

?Ouvi o discurso em extrema agonia. Era eu - não em ação, mas em efeito - o verdadeiro assassino.?

?O sofrimento embota até as mais vulgares sensações do homem.?

?Homens são cegos às mil circunstâncias minuciosas que atraem a atenção assídua de uma mulher.?

?O mundo era, para mim, um segredo que eu desejava desvendar."

Dango Yoshio 12/04/2024

Méh...
Vou começar dizendo que tem coisas interessantes, sim. Toda a temática de monstro e monstruosidade, e preconceito. Achei muito bom.

Maaaaas foi uma leitura bem chata! Enrola demais e é basicamente o Victor se lamentando e se fazendo de coitado o livro todo por coisas que ele causou.
É um livro denso não por conta da linguagem, mas por conta de ser extremamente prolixo (muitas vezes sem necessidade). Chegou uma hora que eu comecei a pular várias partes e mesmo assim conseguia entender o que tava acontecendo.

Enfim, é um clássico, vale a leitura, mas pra mim não funcionou.

Wendel.Lopes 12/04/2024

Um clássico
O livro tem uma ideia muito interessante, inovadora e intrigante, o que justifica a grande influência na cultura posterior.

Porém é nítido que o livro foi previamente escrito como um conto, e foi alongado desnecessariamente, tornando-se muito maçante e tedioso em algumas partes.

Os dois protagonistas também são bastante insuportáveis.
O narrador inicial é completamente descartável, sem função narrativa nenhuma e sem qualquer carisma.
Já Victor Frankenstein não se comporta como um humano, e muito menos como um cientista. Além de ser insuportável, dramático e chato, é bastante bizarro o comportamento dele ao criar o monstro, o abandonando e ficando inexplicavelmente doente de tristeza(!) toda vez que algo dava errado...
As partes mais interessantes, e que fazem valer a leitura, são a criação do monstro e as partes em que o mostro fala seu ponto de vista. Apesar de que este também puxou muito do talento dramático do seu criador.
Tbm me causou certa estranheza a eloquência de fala do monstro, algo que não tem muita justificativa.

Apesar dos defeitos, vale a leitura para apreciar a estória original, antes das diversas adaptações e distorções, mas é uma leitura em partes muito chata e alongada a força para ser um romance e não só um conto.

reinteraminense 12/04/2024

Completamente diferente do que eu pensava
No início pensei que o Victor iria passar o livro todo tentando construir a criatura e no final poderia dar errado ou algo assim, mas não, é totalmente diferente disso. Gostei bastante, ele foi escrito em um português mais antigo e achei isso muito bom, fugiu bastante das obras que normalmente leio. Recomendo muito.

Viczinn rodri 12/04/2024

Frankenstein, o homem ou o monstro?
O Dr. Frankenstein, era o retrato do homem do romantismo, corajoso, narcisista, dono do mundo. O livro escrito pela Mary Shelley tem um segundo título chamado prometeu moderno. O prometeu o titã das histórias gregas, foi um deus que tirou o "fogo" dos deuses e deu para humanidade, o fogo que poderia ser usado de varias formas e se tornou importante para a humanidade. O Victor Frankenstein implicitamente se achava o prometeu, ele estava próximo de descobrir o segredo que os deus guardavam, acabou que ele descobriu uma forma de dar vida aos corpos mortos, e se achava o máximo por isso, dizia que dentre todos os cientistas que procuravam a resposta, ele desvendou o segredo dos deuses. Após esses acontecimentos, ele nunca parou para pensar oque faria com o seu "Adão", porque ele criou aquele "monstro" e acabou que o abandonou, o corpo que ele deu vida, não era o monstro que Hollywood criou, um ser irracional, o Adão do Dr. Frankenstein, era um ser racional e sentimental. O Victor não explicou que o mundo não veria ele como um "humano" mas sim como um monstro. Infelizmente o livro termina com um final triste para os dois, o "demônio" foi odiado pelo seu criado e abandonado e na sua fúria tirou tudo do Frankenstein. Percebemos que o egoísmo dos homens são capazes de destruir montanhas, pessoas e famílias... Um livro espetacular criado pela Mary, no final fica uma dúvida quem é mais humano o monstro ou o doutor?

catalleeena 12/04/2024

Simplesmente um cadáver vivo
Acabei essa leitura devastadíssima, triste, xoxa, capenga e anêmica.

Victor Frankenstein é um homem que cresceu em uma família de classe alta, sempre teve tudo do bom e do melhor e um dia tem sua vida destruída. Culpa do medo de encarar seu próprio destino na figura de algo criado por si mesmo.
Em minha opinião, criatura é um ícone incompreendido! Tudo o que ele queria era ser amado e mesmo assim foi abandonado pelo seu próprio criador. Com isso, concluí-se que o ser humano faz do monstro um monstro.
Em contrapartida, a reação do Victor é compreensível, principalmente quando a criatura foi descrita, até porque, imagine só um cadáver vivo. - Assunto a parte: fico muito angustiada de não achar nem uma representação fiel à descrição da criatura. Deu vontade de eu mesma fazer uma. - E loucura pensar que isso surgiu de um sonho da própria autora, ela conseguiu transmitir muito bem seus próprios sentimentos, fazendo o leitor ficar angustiado.

Ao longo da leitura, identifiquei uma abordagem conservadora por parte da autora (justificável pela época), o que acabou interferindo no conceito de ciência colocado em segundo plano. Sinceramente, não achei isso ruim, já que é uma ótima obra para ser usada como objeto de estudo de variadas questões da época. De qualquer forma, obrigada Mary Shelley por inaugurar a ficção científica, um gênero literário tão complexo e rico de histórias.

OBS.: Esse é o protagonista mais chato que eu já vi na vida, odiei ele e sua família. Todo mundo muito chato e esquisito, por isso fiquei muito feliz em ver essa galera morrendo. Não era nem pra terem nascido.

Eduarda2316 12/04/2024

Um clássico!
Frankenstein e criatura. Um egoísta, outro querendo ser amado. Um fugitivo, outro querendo ser encontrado.
História muito diferente do estereótipo que existe em torno de Frankenstein.
Vale muito a pena a leitura, nos prende quando a história realmente começa.
E a pergunta que não quer calar: por que e para que Frankenstein criou a criatura? Apenas para dizer que conseguia? Talvez.

Raquel 11/04/2024

Frankenstein
"Se os nossos impulsos se juntassem à fome, à sede e ao desejo, poderíamos ser quase livres, mas agora movidos por todo vento que sopra e por qualquer palavra ou cena casual que essa palavra possa nos transmitir."

É interessante como a história é contada dentro de várias histórias que se entrelaçam. Criatura e criador possuem uma relação complexa que os levará a um destino cruel. Recomendo a leitura.
alice1816 11/04/2024minha estante
Quando eu li Frankenstein pela primeira vez,me acabei de chorar no final,A Criatura não merecia isso ? mas acredito que tomar a iniciativa de acabar com o próprio sofrimento era a única coisa que ele podia fazer.

Raquel 11/04/2024minha estante
Siiim! Sem seu criador e também com tanto remorso era o único final possível pra ele, já que ninguém o veria com bons olhos.