Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

AllandaS 20/06/2024

Perfeito!
Não sei por que demorei tanto para ler esse livro.
Que perfeição, o sci-fi é pouco utilizado aqui, o foco mesmo é a jornada do protagonista e seu antagonista, contada através de cartas por uma terceira pessoa.
E que jornada... Desperta várias emoções, eu amei, odiei, senti pena, desprezo, compaixão, desespero, angústia.
A história é muito mais sobre pessoas e as consequências dos seus atos.

Guilherme2644 19/06/2024

Solidão e tristeza
Frankenstein é uma cortina de fumaça imensa para falar sobre temas de solidão, tristeza, raiva e desejos de vingança. A obra é incrível ! Traz temas que nunca imaginei que veria em um livro desse gênero. Como já havia citado em um histórico de leitura, e se você como entrou no livro com o esteriótipo de Hollywood sobre filmes, séries e animações, esse livro vai te chocar como fez comigo. Os personagens são imersivos, complexos e cheios de motivações que entram em conflito com nós mesmo, como por exemplo: no livro ele deixa muito claro que existe dois lados da moeda: o de Victor que é o criador e o lado do "monstro";

Ambos cometem erros fatais para chegarem a conclusão de desgraça para os dois. Mas depois de tudo o que li, meu sentimento de ódio por Victor continua, porque se ele, criador do "mostro" tivesse o acolhido, explicado o mundo e o conduzido para o que era a origem do coração do "mostro" (eram dedicados ao amor, gentileza e bondade), nada disso teria acontecido. Eu explicando será difícil entender, mas a criação de Victor não é um monstro de sentimentos, somente de aparência. Ele é afetuoso, tem sentimentos pelos humanos que observa em uma parte do livro e tem muitas emoções.

Enfim, o livro é maravilho e ficará marcado como um dos meus livros favoritos do gênero de terror/gótico ao lado de Drácula, sendo meu preferido.

Igor672 19/06/2024

Surpreendente
A surpresa se dá pelas ações do monstro, bem diferente do filme. A humanização do personagem é o ponto chave da trama

cris 19/06/2024

Me surpreendeu demais
Eu jurava que ia ser um livro bem chato, mas não foi.
Esse livro fez INUMERAS reflexões importantes que cabem na sociedade atual, sobre ética, sobre falta de empatia, preconceito e por aí vai.
E realmente me deixou com vários questionamentos sobre quem é o monstro? Quem errou? Quem é o vilão?
Aquele tipo de história que você se sente mal pelos personagens que fizeram coisas erradas, mas ao mesmo tempo não consegue gostar de nenhum deles, me deixou com sentimentos muito conflituosos.
Tirei meia estrela porque algumas descrições de paisagens me incomodaram por ser muitooo longas, e é isso.

Luana.Nantes 19/06/2024

LEIA MULHERES HORTOL NDIA - FRANKENSTEIN!!
Simplesmente amei…
Livros escritos em contextos sociais bem complicados…
Uma visão diferenciada do mundo…
Sobre ética…
Comportamento…
Ação e reação…

A vida seria mais fácil…
Se a sociedade não fosse tão sem noção…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#alegria
#tristeza
#preguiça

Super indico!!!

Bella 19/06/2024

Não gostei muito desse livro, as coisas acontecem muito devagar, ele é confuso e decepcionante.
Eu achei que ele iria ser bom porque ele é um clássico mas me decepcionei.

Malu.Ferreira 18/06/2024

Trabalho de biologia (Bioética)
A obra literária Frankenstein descreve a jornada do cientista Victor Frankenstein, que concebe uma criatura a partir de fragmentos de cadáveres.
A obra de Mary Shelley é sem dúvidas extraordinária, entretanto ao separar o caso de Frankenstein do livro e o analisa de maneira crítica e humanizada, é possível fazer questionamentos sobre os limites da busca pelo conhecimento.
O personagem Victor Frankenstein além de criar o "monstro" sem consentimento prévio do mesmo, ou das pessoas na qual ele violou os túmulos e corpos, ele feriu pontos importantíssimos da bioética. No ponto de vista da bioética, o cadáver não deve ser visto como um objeto, e o ato de, por exemplo, estudar um corpo, deve ser consentido pelo doador em vida e também pelos seus familiares. Ao fazer isso da forma como Frankenstein fez ele está violando os direitos à dignidade da pessoa mesmo após a morte.
Outro ponto importante é o sofrimento que o ato do cientista pode causar para os entes queridos, ao lidar com a violação do corpo do falecido. A bioética busca justamente equilibrar os estudos e avanços da ciência com o respeito e cuidado para com o falecido e sua familia.
Além disso, cadáveres podem soltar gases tóxicos, então sua manipulação feita de maneira errônea, sem o uso de EPI por exemplo, podem causar contaminação tanto para quem está o manipulando, quanto para as pessoas ao redor.
Outro aspecto marcante no caso é o abandono de incapaz. Visto que ao concluir sua criação o cientista fica completamente assustado e abandona sua criação, que ao longo do livro relata que passou fome, por não possuir noção básica
de como conseguir alimento.

Leticia 18/06/2024

Uma busca pela aceitação
"Porém, mesmo aquele inimigo de Deus e do homem tinha amigos e associados em sua desolação. Eu estou sozinho."

A criatura só precisava de simpatia e acolhimento, ver os esforços de aprender a se comunicar, a ler e a se portar e as tentativas de ser aceito são dolorosas de ler. E eu acho que o que torna esse livro um clássico é o medo em comum da solidão.
Dito isso, as adaptações no cinema são todas (sem exceção) muito mal feitas e não fazem justiça ao livro exatamente por ignorar uma parte crucial que é a simpatia pela criatura.

pedrokkjk 18/06/2024

Descreve demais da conta, demais do demais, final meio corrido e confuso, assim como a noção de tempo muito estranha do livro.

lucianem 17/06/2024

Frankenstein
Este clássico da literatura mundial já foi resenhado milhares de vezes, estão apenas darei minha opinião.
Achei uma história maravilhosa, não sei porque demorei tanto pra ler.
E também podemos fazer vários paralelos com situações do mundo atual, como por exemplo as questões éticas da pesquisa científica envolvendo clonagem humana, e também o uso da inteligência artificial.
Um clássico atemporal.

Angela.Ataide 16/06/2024

Não vou mentir... pensei em abandonar várias vezes. Sei que é um clássico, porém não me pegou muito assim, mas perto final fiquei mais atenta. Não é ruim, mas não pretendo ler novamente.

eveesss 16/06/2024

Apesar de a escrita ser um pouco mais antiga e as descrições de paisagem serem bem cansativas, é interessante ouvir a história da criação e se sentir empatia e se apegar, desejar que ele fique bem e seja feliz. a narrativa provoca sentimentos mistos e me fez questionar diversas vezes o que seria o "certo" nessa situação

Mahya.Lameira 15/06/2024

Que escrita magnífica!
A escrita da história é bastante detalhista, a ponto que em alguns momentos a leitura fica maçante por se dedicar muitas páginas a uma única cena.

No entanto você consegue sentir a angustia e todo o sofrimento de um ?erro? humano em cada personagem. São poucos, até raros, os momentos em que a autora descreve a felicidade sendo, esta, mais no plano imaginário dos personagens do que na própria realidade deles.

Todos sofrem! Criador e criatura, embora ambos estejam sempre procurando a paz e a felicidade.

Nesta versão da Darkside temos quatro contos no final do livro da mesma autora. Os dois últimos prenderam minha atenção do início ao fim. Já os dois primeiro, tive uma certa dificuldade por conta da quantidade de detalhes que me fizeram me perder um pouco na história.

Por fim, possivelmente será uma releitura do próximo ano.

Mas a pergunta que fica é: o que aconteceu com Ernest Frankenstein?

Chai B 14/06/2024

Uma Obra-prima atemporal!
Recentemente, mergulhei de cabeça no mundo da ficção gótica e me apaixonei completamente pelo gênero. ?Frankenstein?, de Mary Shelley, não só me prendeu do início ao fim, mas também me fez refletir profundamente sobre o sentido da vida e as implicações éticas de criar uma nova forma de vida. A história provocou questionamentos sobre a responsabilidade do criador para com sua criação e os limites da ambição humana. É uma obra-prima que continua relevante, oferecendo insights poderosos e atemporais.

Carlos531 13/06/2024

Muito ruim, chato. Demasiadamente horrível. Tive que ler no pdf. Enfim, não leia. Misturo de tudo que é ruim.